Total de visualizações de página

terça-feira, 20 de outubro de 2020

MUITOS ESTÃO PREOCUPADOS EM COMO COMEÇAR, MAS, O IMPORTANTE NEM SEMPRE É COMO SE COMEÇA E SIM COMO IRÁ TERMINAR

"E agora eis que o Senhor me conservou em vida, como disse; quarenta e cinco anos são passados, desde que o Senhor falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e agora eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos" (Josué 14:10).
''Melhor é o fim das coisas do que o seu princípio; melhor é o paciente do que o arrogante" (Eclesiastes 7:8). 
"Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda (2 Timóteo 4:7,8).
Na minha caminhada de quase três décadas como discípulo de Cristo, galgando os degraus rumo a eternidade, infelizmente, tenho sido testemunha ocular de muitas pessoas, homens e mulheres, que começaram bem a escrever suas histórias como integrantes do Reino de Deus. Pessoas que demonstraram grande vocação ao exercício do chamado ministerial e que até mesmo tiveram a oportunidade de viver grandes experiências com Deus. 

Entretanto, com o passar do tempo, essas pessoas acabam perdendo seu referencial, se deixando corromper moral ou espiritualmente, levando-os a negociar princípios que em sua essência são inegociáveis, chegando até, como já descrito na Palavra, vindo a se apostatarem da fé, ou seja, a negação daquilo que cria anteriormente:
"O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios" (1 Timóteo 4:1).
Assim, essas pessoas, que começaram tão bem suas histórias com Deus, que tinham tudo para deixar um legado para as gerações vindouras, mas que acabam terminando de maneira tão infame, que poderiam ser honradas em seus memoriais, mas que acabam, quando lembradas, sendo pelo seu triste fim. No texto deste artigo, proponho uma reflexão sobre esse tema: o importante nem sempre é como se começa e sim como se termina.

Josué e Calebe


Calebe tinha aproximadamente 40 anos quando ele foi enviado a espiar a terra de Canaã, de todos os espias que foram enviados a terra, somente Josué e Calebe trouxeram noticias positivas, os demais pararam nos gigantes que tinham na terra, de fato Josué e Calebe reconheceram que tinham gigantes, mas o propósito que eles carregavam falou mais alto levando-os a crerem que Deus os havia entregado aquela cidade em suas mãos.

A nós também nos foi outorgada a salvação, a vivermos neste mundo pra fazer a diferença e sermos diferentes, então não importam os gigantes que temos que enfrentar, os desafios que estão a nossa frente, o investimento em tempo de  oração (diálogo, relacionamento com Deus), leitura da palavra e de consagração, pra vivermos e mantermos um padrão de santidade…

Tudo é possível ao que crer…


Quando Calebe entrou em Canaã ele tinha 85 anos, não importa quanto tempo que tenhamos que cumprir o propósito de Deus, o importante nem sempre é como começamos, mas sim como vamos terminar a carreira que nos esta proposta. Não importa como começamos o importante é como terminamos.

A Bíblia está cheia de exemplos de pessoas que começaram bem e terminaram mal. Estes exemplos não foram ocultos, pelo contrário, foram explícitos de tal forma que todos tenhamos conhecimento a fim de aprender como não errar. 

Por exemplo, ninguém entra num casamento para se tornar uma pessoa infeliz. Ninguém começa uma amizade pensando em se torna inimigo. Ninguém começa um negócio pensando em falir. Quantos cursos se começam e não são terminados? Quantos livros começam-se a ler e ficam no meio do caminho? etc. A Bíblia esta cheia de exemplos que começaram bem e terminaram mal, mas eu quero citar seis deles, cujos exemplos nos são muito emblemáticos:
  • 1º. Satanás — Satanás começou como querubim e terminou como um demônio.
  • 2º. Adão e Eva — Começaram bem tendo um jardim só para eles, Deus os visitava todos os dias na viração do dia e terminaram expulsos do jardim.
  • 3º.  Jonas — Terminou seu exercício profético com frustração e derrota.
  • 4º. Saul — Ele teve a oportunidade de ser o rei de uma das maiores nações do mundo, mas acabou sua vida como um dos piores exemplos de gestão.
  • 5º. Judas Iscariotes — Começou como um discípulo e terminou como um traidor.
  • 6º. Himeneu, Fileto e Alexandre — Pela forma com que são mencionados na Bíblia, é possível que esses três influentes homens tenham exercido algum papel de liderança na comunidade cristã da época. Porém, eles rejeitaram e se desviaram da verdade, apostataram da fé e acabaram suas vidas como mestres perniciosos que tentavam perverter os cristãos efésios.

O que fazer para começar e terminar bem


Um bom exemplo que temos é o de Saulo de Tarso. Ele começou mal, perseguindo os cristãos, torturando e matando-os. Mas terminou como Paulo, um grande apóstolo, servo de Deus. Ele disse: 
"Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé..."
O sempre tão citado apóstolo Paulo — sem dúvida o mais citado dentre todos os demais apóstolos — nos deixou um testemunho e um legado de fé que ainda hoje nos serve como orientações e nos alimenta o espírito. Ele também é uma prova inconteste de que como terminamos pode ser bem mais importante do que como começamos a nossa carreira. Mas, como fazer para que possamos atingir esse êxito?

1º. Não sendo indeciso, não deixando que outros decidam por nós


Tiago 1:5-7 diz:
"E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa" (Ênfase acrescentada).
Deus não abençoa pessoas indecisa. Isto porque, a indecisão acumula problemas, preocupações, agressões e elas não resolvem nada, a falta de decisão é tão fatal quanto a má decisão.

Podemos arrepender-nos de decisões erradas que tomamos na vida, mas se temos uma coisa que não podemos arrepender é por ter sido uma pessoa indecisa.

Poucas coisas nesta vida conseguem deter um homem decidido. Uma pessoa decidida é capaz de romper as leis naturais e contrariar a lógica.
Jó 22:27-28 diz: 
"Orarás a ele, e ele ti ouvirá, e pagarás os teus votos. Determinarás tu algum negócio, e ser- te- á firme, e a luz brilhará em teus caminhos."
Sabe quem disse isto? Um homem que era a imagem, o retrato do fracasso aos olhos humanos. Jó havia perdido todos os seus bens, enterrado, num só dia, 10 filhos e ficava deitado debaixo de uma bananeira coçando com cacos de telhas por tantas feridas em seu corpo. Mesmo na dor, na perda ou no sofrimento, você tem a decisão de como reagir.

Uns decidem pela amargura, ódio, vingança, tristeza, depressão, pelo desânimo, pela desistência pela angústia. Estes sentimentos não entram em nossa vida a força. Eles entram porque nós decidimos por eles, preferimos ficar amargurados, ressentidos, angustiados, depressivos.

Enquanto o filho de Davi estava doente ele chorou, orou e jejuou mas ao saber da morte da criança, '
"...Davi levantou do chão, lavou- se, perfumou- se e trocou de roupa. Depois entrou no Santuário do Senhor e O adorou" (2 Samuel 12:18-20).
Vejamos o exemplo de Habacuque 3:17,18, este que é um dos mais conhecidos e referenciados do Novo Testamento
"Porquanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas. Todavia, eu me alegrarei no Senhor: exaltarei no Deus da minha salvação".
Dado o cenário descrito, seria compreensível e até justificável que o profeta dissesse: "eu vou deprimir", mas ele disse: "eu me alegrarei no Senhor." A decisão é nossa, vamos fazer a escolha de como vamos reagir diante dos desafios impostos pelas circunstâncias adversas.

2º. Declarando coisas novas em nossa vida, profetizando bênção sobre nosso futuro


Para mim, um dos maiores privilégios em ser filho de Deus é o de ter acesso ao Reino onde Ele está e, pela fé, 
"...chamar à existência coisas que não são como fossem" (Romanos 4:17b).

3º. Abençoando-nos a nos mesmos

"De sorte que aquele que se abençoar na terra, pelo Deus da verdade é que se abençoará; e aquele que jurar na terra, pelo Deus da verdade é que jurará; porque já estão esquecidas as angústias passadas e estão escondidas dos meus olhos" (Isaías 65:16).
Nesse versículo, vejo um princípio duplo que pode ser considerado em cada área em que desejamos vitória. Nenhuma palavra tem tanta autoridade como a que nós pronunciamos sobre nós. Profetize sobre o seu futuro. Refiro-me a profetizar primeiro para si mesmo: enquanto se dirige para o trabalho, limpa a casa, trabalha no quintal, mexe no carro ou faz sua rotina diária. Fale palavras cheias de fé, crendo. Fale sobre vida e não sobre morte.

No restaurante lotado, no estacionamento, na proposta de emprego, no exame médico ou diante de uma muralha, profetize sobre a situação. O Senhor sempre terá um desfecho abençoado para aqueles que O temem. Deus planejou nossa vida com um fim abençoado.
Joel 2:25 diz: 
"Restituir-vos-ei os anos foram consumidos pelo gafanhoto, a locusta, e o pulgão e a aruga, o meu grande exército que enviei contra vós."
Quando Joel escreveu o texto da restituição a situação era contrária. A terra estava assolada por gafanhotos, fome, seca, pessoas morrendo. O desespero era tão grande que os homens começaram a se embriagar para esquecer o sofrimento.

Enquanto as pessoas olhavam para o momento, o profeta olhava para o futuro e dizia e falava em restituição. Noutras palavras ele estava dizendo: "gente, o melhor de Deus ainda está por vir."

Conclusão


Ambientes de milagres são criados, então crie um ambiente de milagre na sua vida. Quando Davi tocava a harpa Saul era liberto (1 Sm 16:14-23), há poder nos sons emitidos por nós, libere sons de adoração, e profetize sobre sua vida sons de vitória, quando você controla os sons que saem de sua boca você controla o ambiente.

Talvez ao longo do caminho muitos já pararam, muitos já se entregaram, mas eu te convido, eu te incentivo a ir até o fim, porque a salvação é uma herança nossa, a salvação acontece no espirito, porem a conversão acontece na alma, então vamos em nome de Jesus destruir os inimigos da nossa alma e viver uma vida no Espirito, isso quer dizer, na vontade de Deus. Procurar a vontade de Deus é o melhor começo, encontrá-la é o melhor meio e nela permanecer, o único final que justifica a razão de nossa existência.

[Fonte: Duna Press, por Luiz Gustavo Chrispino]

A Deus toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso. 
O uso correto da máscara não precisava ser obrigatório, por se tratar de uma proteção individual extensiva ao coletivo. É tudo uma questão não de obrigação, mas de consciência.
Respeite a etiqueta e o distanciamento sociais e evite aglomerações. A pandemia não passou, a guerra não acabou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário