"Senhor, deste-me tanto. Dai-me uma coisa a mais: um coração agradecido" (George Herbert — ✩1593/✞1633).
O teólogo Matthew Henry (✩1662/✞1714) certa vez foi assaltado por um grupo de ladrões, onde levaram a sua carteira. Nessa noite ele escreveu em seu diário:
"Estou grato por quatro motivos:
- Por ter sido a primeira vez que fui assaltado;
- Por terem me tirado a carteira e não a vida;
- Porque, embora me levassem tudo, não foi muito;
- Porque fui eu o roubado e não eu quem roubou."
Na presente narração, observamos um homem que passou por sérios apuros, e conseguiu reagir da melhor forma possível.
Ante uma ação maligna sofrida, com um grande livramento divino, Henry não visualizou apenas um motivo para agradecer a Deus. Ele viu mais, e pelos olhos da fé, entendeu que haviam 4 razões específicas, para se tornar plenamente grato.
Por que agradecer?
Jogue a palavra "gratidão" no Google e se surpreenda com as pouquíssimas fontes cristãs com referência ao assunto. Seja em livros, vídeos, artigos, etc, é incrível como nós, cristãos, falamos pouco sobre o assunto de maneira aprofundada. Em contrapartida, você se surpreenderá com o vasto conteúdo online sobre gratidão em sites e blogs de outras religiões, principalmente, espírita e espiritualidades esotéricas.
Quando o tema é gratidão, qual o último artigo ou livro que você leu? Qual o vídeo ou música mais recente que você apreciou? Está difícil lembrar? Será que isso revela que estamos muito aquém do que deveríamos, quando o assunto é agradecer? Será que os não cristãos são mais gratos que os cristãos? Claro que uma simples busca no Google não nos permite responder com precisão a essas perguntas. Mas, no mínimo, revela que nós, cristãos, não estamos sendo a referência para o mundo sobre "gratidão".
Porque agradecer!
Só o fato de você está utilizando aqui sua visão em toda plenitude, já é mais do que motivo para ser grato ao Deus todo poderoso, pois muitos não podem mais ver e há também os que nunca tiveram sequer a oportunidade de ver.
Nossa vida dever ser um ato de gratidão ao Senhor, pois pela misericórdia divina estamos vivos. Devemos agradecer o fato de estarmos sendo alimentados, enquanto muitos neste mundo, mesmo sendo à noite, ainda não tiveram a primeira refeição diária. Temos vida, e com condições de realizarmos os nossos sonhos e amarmos aqueles que nos são preciosos.
É importante agradecer ao Nosso Senhor por podermos respirar ar puro, onde tantos não possuem a mínima condição para isso. Alguns estão em leitos de hospitais, dependendo de um balão de oxigênio e lutando bravamente pela sobrevivência.
Há situações que, mesmo simples e corriqueiras, são altamente edificantes neste mundo, tais como (listando apenas algumas):
- Caminhar;
- Comer;
- Nadar;
- Beber o líquido precioso (água);
- Conversar;
- Passear;
- Viajar;
- Namorar;
- Amar;
- Ler.
Enfim, várias situações benéficas, e na maioria das vezes, nem nos damos conta disso. É preciso, às vezes, passarmos por perdas e privações (como o atual momento, por exemplo), para que possamos dar valor àquilo que tínhamos e não reconhecíamos o seu intenso valor. Agradeça penhoradamente ao SENHOR pelas mínimas bênçãos diárias, que chegam até você.
Aprendendo a linguagem da gratidão
A natureza canta agradecendo ao Deus da criação, e os pássaros gorjeiam sons melodiosos e inexprimíveis saudando o maior de todos: "Jesus Cristo".
Então, teimamos em declinar a bondade divina, colocando prioritariamente em nossa existência, a importância de sermos totalmente gratos ao: AUTOR E CONSUMADOR DE NOSSA FÉ (Hebreus 12:2)!
Conclusão
"Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco" (1 Tessalonicenses 5:18, grifo meu).
Gratidão é sinônimo de adoração. Para muitos, ouvir e dizer um "muito obrigado" é comum e corriqueiro. Mas sabe aquele "muito obrigado" que vem do fundo do coração e torna a gratidão quase que palpável? É disso que estou falando.
Contudo, ação de graças é mais que um simples "muito obrigado". Dar graça em tudo implica, então, em reconhecer que nossa vida está nas mãos do Deus Pai, que vivemos sob o senhorio de Cristo e somos sustentados pelo Espírito Santo. Mesmo em meio às lutas podemos dar graças, não como meio de negar o sofrimento e a dor, mas como submissão a Deus e como meio de alcançarmos seu gracioso consolo e força, apesar das aflições. "Bora" começar a agradecer agora?
A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.
Use máscara! Mas use corretamente.
Terminando de lê me vi me perguntando: eu tenho sido grato? Pois é realmente excelente reflexão acredito que não tenho sido grato como deveria... Obgda por me ajudar a reconhecer isto
ResponderExcluir