Total de visualizações de página

quinta-feira, 18 de junho de 2020

GRATIDÃO, UMA LINGUAGEM DO CÉU

"Senhor, deste-me tanto. Dai-me uma coisa a mais: um coração agradecido" (George Herbert — 1593/1633).
O teólogo Matthew Henry (1662/1714) certa vez foi assaltado por um grupo de ladrões, onde levaram a sua carteira. Nessa noite ele escreveu em seu diário:
"Estou grato por quatro motivos:
  1. Por ter sido a primeira vez que fui assaltado;
  2. Por terem me tirado a carteira e não a vida;
  3. Porque, embora me levassem tudo, não foi muito;
  4. Porque fui eu o roubado e não eu quem roubou."
Na presente narração, observamos um homem que passou por sérios apuros, e conseguiu reagir da melhor forma possível. 

Ante uma ação maligna sofrida, com um grande livramento divino, Henry não visualizou apenas um motivo para agradecer a Deus. Ele viu mais, e pelos olhos da fé, entendeu que haviam 4 razões específicas, para se tornar plenamente grato.

Por que agradecer?


Jogue a palavra "gratidão" no Google e se surpreenda com as pouquíssimas fontes cristãs com referência ao assunto. Seja em livros, vídeos, artigos, etc, é incrível como nós, cristãos, falamos pouco sobre o assunto de maneira aprofundada. Em contrapartida, você se surpreenderá com o vasto conteúdo online sobre gratidão em sites e blogs de outras religiões, principalmente, espírita e espiritualidades esotéricas.

Quando o tema é gratidão, qual o último artigo ou livro que você leu? Qual o vídeo ou música mais recente que você apreciou? Está difícil lembrar? Será que isso revela que estamos muito aquém do que deveríamos, quando o assunto é agradecer? Será que os não cristãos são mais gratos que os cristãos? Claro que uma simples busca no Google não nos permite responder com precisão a essas perguntas. Mas, no mínimo, revela que nós, cristãos, não estamos sendo a referência para o mundo sobre "gratidão".
  • Em tempo: tenho feito minha parte aqui no Conexão Geral. Segue a relação dos links com artigos já escritos e postados por mim aqui (e você, já se interessou em ler ao menos um deles?): 1) aqui, 2) aqui, 3) aqui, 4) aqui e 5) aqui. E agora mais este entre na lista.

Porque agradecer!


Só o fato de você está utilizando aqui sua visão em toda plenitude, já é mais do que motivo para ser grato ao Deus todo poderoso, pois muitos não podem mais ver e há também os que nunca tiveram sequer a oportunidade de ver. 

Nossa vida dever ser um ato de gratidão ao Senhor, pois pela misericórdia divina estamos vivos. Devemos agradecer o fato de estarmos sendo alimentados, enquanto muitos neste mundo, mesmo sendo à noite, ainda não tiveram a primeira refeição diária. Temos vida, e com condições de realizarmos os nossos sonhos e amarmos aqueles que nos são preciosos.

É importante agradecer ao Nosso Senhor por podermos respirar ar puro, onde tantos não possuem a mínima condição para isso. Alguns estão em leitos de hospitais, dependendo de um balão de oxigênio e lutando bravamente pela sobrevivência. 

Há situações que, mesmo simples e corriqueiras, são altamente edificantes neste mundo, tais como (listando apenas algumas):
  • Caminhar;
  • Comer;
  • Nadar;
  • Beber o líquido precioso (água);
  • Conversar;
  • Passear;
  • Viajar;
  • Namorar;
  • Amar;
  • Ler.
Enfim, várias situações benéficas, e na maioria das vezes, nem nos damos conta disso. É preciso, às vezes, passarmos por perdas e privações (como o atual momento, por exemplo), para que possamos dar valor àquilo que tínhamos e não reconhecíamos o seu intenso valor. Agradeça penhoradamente ao SENHOR pelas mínimas bênçãos diárias, que chegam até você. 

Aprendendo a linguagem da gratidão


A natureza canta agradecendo ao Deus da criação, e os pássaros gorjeiam sons melodiosos e inexprimíveis saudando o maior de todos: "Jesus Cristo".

Então, teimamos em declinar a bondade divina, colocando prioritariamente em nossa existência, a importância de sermos totalmente gratos ao: AUTOR E CONSUMADOR DE NOSSA FÉ (Hebreus 12:2)!

Conclusão

"Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco" (1 Tessalonicenses 5:18, grifo meu).
Gratidão é sinônimo de adoração. Para muitos, ouvir e dizer um "muito obrigado" é comum e corriqueiro. Mas sabe aquele "muito obrigado" que vem do fundo do coração e torna a gratidão quase que palpável? É disso que estou falando. 

Contudo, ação de graças é mais que um simples "muito obrigado". Dar graça em tudo implica, então, em reconhecer que nossa vida está nas mãos do Deus Pai, que vivemos sob o senhorio de Cristo e somos sustentados pelo Espírito Santo. Mesmo em meio às lutas podemos dar graças, não como meio de negar o sofrimento e a dor, mas como submissão a Deus e como meio de alcançarmos seu gracioso consolo e força, apesar das aflições. "Bora" começar a agradecer agora?

A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso. 
Use máscara! Mas use corretamente.

Um comentário:

  1. Terminando de lê me vi me perguntando: eu tenho sido grato? Pois é realmente excelente reflexão acredito que não tenho sido grato como deveria... Obgda por me ajudar a reconhecer isto

    ResponderExcluir