Total de visualizações de página

segunda-feira, 1 de junho de 2020

PALAVRA DE FÉ — "POR QUE EU SOU TENTADO?"

O texto deste artigo é baseado na mensagem que eu ministrei no culto dominical de ontem (31 de maio de 2020). Estamos o tempo todo enfrentando tentações, vindas de todos os lados e que nos atacam constantemente e em todas as áreas das nossas vidas.

E, não adianta tentar fugir delas, pois, decerto — e de acordo com a Bíblia — nós não iremos ficar livres delas. Jesus nunca assumiu conosco o compromisso de nos livrar das tentações. O compromisso que Ele fez conosco foi o de nos potencializar espiritualmente a vencê-las (João 16:33).

Muitos de nós — e afirmo sem medo de errar, a maioria de nós — quer viver como se estivéssemos livres das tentações. Aliás, muitos são os crentes que acham que o Reino de Deus é uma colônia de férias, um "SPA espiritual". São os crentes que com a "síndrome da rainha Ester", que acham que a vida cristã é um tratamento estético.

Mas, o fato é que as tentações estão aí e não há como evitá-las. Nosso desafio é, enfrentá-las e vencê-las (Mateus 6:13, 26:41). Mas, a pergunta que sempre nos fazemos é: "Por que eu sou tentado?" A resposta virá no texto deste artigo.

A tentação de Jesus no deserto


No texto registrado no Evangelho de Lucas 4:1-13 (conforme Mat 4:1-11), satanás provoca Jesus, ao questioná-lO sobre o Seu poder fazendo, inclusive, um uso inapropriado e descontextualizado do conhecido e famoso Salmo 91 (10,11). 

Ele O desafia a transformar pedras em pães para matar sua fome. Contudo ouve o que não gosta, pois Jesus lhe diz que 
"...nem só de pão o homem viverá, mas de toda a Palavra de Deus".
Não se dando por vencido, do alto do pináculo do Templo em Jerusalém, satanás desafia novamente Jesus e Lhe diz — tentando colocá-lO em dúvido sobre Sua identidade — que se Ele fosse esmo o Filho de Deus deveria se atirar lá. Usando as palavras das Escrituras, afirma que Deus daria ordem aos Seus anjos para que O livrassem, mas Jesus responde:
"Não tentarás ao Senhor teu Deus!".
Satanás então, tentando Jesus no orgulho, mostra a Ele, do alto do monte, todos os reinos do mundo e afirma que Lhe daria todo poder, glória e domínio, caso Ele se prostrasse e o adorasse. Então, Jesus o expulsa de Sua presença e afirma que serve e adora somente a Deus.

Por que Jesus foi tentado?


O projeto de Deus por meio do Espírito Santo, levou o Senhor Jesus ao deserto para ser tentado pelo diabo. Quando eu li pela primeira vez essa passagem nas Escrituras, eu fiz a seguinte pergunta: 
"Por que Jesus foi tentado pelo diabo?" 
A resposta não me veio de imediato, ela veio no tempo certo em que eu estaria pronto para entendê-la, e para absorvê-la. Primeiro eu entendi que Jesus não foi tentado como Deus e sim como homem, nas suas necessidades físicas e depois entendi que ele deveria ser tentado pelo diabo, uma vez que Deus não tenta ninguém (Tiago 1:1-8, 12-15). 

Mas, conhecendo seu Filho, sabia que Ele seria aprovado. E por que Ele fez isso? Na verdade, Deus permitiu que Jesus sofresse as tentações para nos deixar um modelo a ser seguido quando estivermos diante dos problemas comuns da caminhada na Fé. O próprio Filho de Deus, sem pecados, venceu aquele deserto e o mesmo também deve acontecer conosco, pecadores.

O porquê do deserto


O deserto é uma região onde recebe pouca quantidade de chuva, em virtude desta condição climática, a umidade é muito baixa e a vegetação pouco se desenvolve. O solo do deserto é pouco fértil, principalmente por causa da areia e das rochas.

É também uma região de extremos. Durante o dia as temperaturas costumam ser muito elevadas e a noite muito baixas. Com essas condições a vida torna-se complicada tanto para seres humanos quanto para os animais.

Os desertos tem reputações de serem locais capazes de suportar pouca vida. E ainda há a presença de animais peçonhentos: escorpiões e serpentes.

Comparando-se com regiões mais úmidas, isso até pode ser verdade, porém se analisarmos os detalhes, eles abrigam uma riqueza de vida que normalmente parece escondida.

Fazendo do deserto uma analogia espiritual para a vida do cristão, as características acima fazem muito sentido.

Frequentemente ouço cristãos dizendo que estão no deserto ao se referirem a situações difíceis. Mas, fica tranquilo pois Jesus nos ensina que existem momentos em nossas vidas que está acontecendo uma limpeza (trabalhar dEle).

É o próprio Deus que faz com que o seu povo passe por este deserto, isso mesmo, você não leu errado, é Deus que permite por variados motivos ou circunstâncias que o seu povo passe pelo deserto (Deuteronômio 1:31, 8:2). Deus nos leva ao deserto, para nos provar; ver nossa atitude para com Ele.

Deus sustentou o povo faminto no deserto por meios anteriormente desconhecidos por eles, porém hoje através da revelação de Sua Palavra podemos saber os motivos reais pelo qual Ele nos permite passar por esta prova.

Veremos alguns motivos pelo qual o cristão passa pelo deserto. Todos os argumentos aqui utilizados, são fundamentados nas 7 regras altamente eficazes para um bom estudo bíblico:
  1. O deserto é um lugar de escuta (Números 1:1, 9:1; Oseias 2:14);
  2. O deserto é um lugar de crescimento (Lc 1:80);
  3. O deserto é um lugar de preparação (3:4);
  4. O deserto é um lugar de libertação (Jeremias 31:2).
  5. O deserto é lugar de descanso (isso mesmo, por mais paradoxal ou antagônico que possa parecer, um lugar deserto é o ideal para que descansemos — Marcos 6:31). 
  6. O deserto é lugar provação (Mt 4:1).
  7. O deserto é lugar sinais, graça e glória (Nm 14:22).
Como vimos, o deserto, dentro do contexto do que estamos estudando, é um lugar de preparação. Só após passar por este campo de preparação que Jesus foi liberado para dar oficialmente início ao exercício de Seu ministério terreno.

Todo cristão passa por desertos (assim mesmo, no plural) — embora, muitos de nós também não queiramos passar por eles —, período em que parece que os problemas não têm fim. Às vezes, ficamos solitários, sem receber a ajuda de ninguém, e vivemos dias difíceis em que a sensação é de estar enfrentando tudo sozinho. Mas é nesses momentos que devemos depositar toda a nossa Fé, confiança e dependência em Deus e fortalecermos assim a comunhão com Ele.

O diabo — relés figurante nessa história toda — sempre vai nos tentar na nossa fraqueza, como fez com Jesus quando via a fome dEle, mas devemos reagir da mesma forma, ou seja, não cair na armadilha dele, que tudo o que quer é fazer com que percamos nossa identidade de filhos de Deus e também que saiamos do propósito dEle para conosco. Assim como Jesus fez, devemos confrontar as tentativas do diabo praticando a Palavra de Deus.

As estratégias do diabo nas tentações


Vimos nessa passagem que o diabo usa a Palavra de Deus, mas sempre fará isso de forma distorcida (assim como fazem os líderes de seitas), para enganar as pessoas. Por isso, é necessário ter comunhão com Deus e a presença do Espírito Santo. É Ele quem pode nos dar discernimento para que compreendermos a voz do deturpada do diabo e não caiamos em seus enganos.

Conclusão

Qual é o seu deserto? Quais têm sido as suas tentações?


Seja qual for o seu problema, faça como Jesus fez: santifique sua vida a Deus e esteja conectado com a Palavra dEle. Consagre-se ao Senhor e seja cheio do Espírito Santo. E lembre-se: o deserto não é para sempre. De repente, você se vê no deserto, as lutas e desafios vieram, os problemas acumularam, você perdeu a sua paz, ou pior; você tem a sensação que Deus o abandonou no deserto, e então se vê cercado por areias e cactos, com um sol escaldante sobre a sua cabeça, como se sua morte fosse dada por certa.

Lembre-se, que o mesmo Deus que conduziu o povo de Israel ao deserto, para que eles alcançassem o favor do Senhor e a sua liberdade, é também o Deus que por vezes te coloca neste deserto.

Não para te castigar ou punir, mas para que você o possa procurar e ouvir as orientações que Ele tem para a sua vida.

Quando Deus te leva para o deserto é para te abençoar. transformar o teu deserto em mananciais. Mas antes, Ele quer te mudar, para que você seja ainda mais semelhante a Seu Filho Cristo Jesus.

Depois de enfrentar a fome e as tentações por 40 dias, Nosso Salvador foi aprovado pro Deus que ordenou aos anjos que O servissem (em linha com o que está escrito no Salmo 23:5a). Então, permaneça fiel a Deus, pois, mesmo sendo provado, você também será aprovado. 

Lembre-se: se Deus te permite passar por desertos e tentações, é porque Ele confia em você.

A Deus toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário