Total de visualizações de página

domingo, 2 de dezembro de 2018

QUEM TE CHAMOU?

Por mais simples que possa parecer a resposta a esta pergunta não é tão fácil quanto se pensa. Ainda há no meio cristão quem ainda vacile para respondê-la e até quem não a aceita a única resposta bíblica possível, como sendo a resposta cabível. Dentro do contexto do exercício ministerial no Reino de Deus, quem nos chamou? Deus ou os homens? Vamos entender isso detalhadamente no texto deste artigo.

O chamado de Deus


Vocês sabem sobre o que a Bíblia se refere quando fala do "Chamado de Deus"? Ela se refere nada mais nada menos que a vocação que o cristão recebe quando aceita Jesus como Senhor e Salvador de sua vida. É aquilo no qual o cristão foi chamado para realizar/exercer dentro da sua vida com Jesus. Resumindo, significa que TODO cristão é chamado para algo. Por exemplo, todos nós que cremos em Jesus somos chamados para servir, amar e evangelizar os quatro cantos do mundo (conforme Atos 1:8).
"Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus" (Romanos 1:1, NVI).
Como podemos ver neste versículo de Romanos, Paulo foi um dos discípulos de Deus que foi chamado para pregar o evangelho. Mas temos vários outros exemplos de homens de fé que foram separados por Deus, como:
  • Moisés, que foi chamado especialmente para tirar o povo da escravidão do Egito;
  • Josué, que foi escolhido para liderar o povo de Israel em direção a terra prometida;
  • Samuel, que foi usado para ser o último grande Juiz da nação Hebraica e ajudar o povo a escolher o primeiro rei de sua história;
  • Jonas, que foi chamado para pregar a um povo estranho às alianças de Deus, o povo de Nínive;
  • Os doze apóstolos, que foram chamados por Jesus para estarem ao seu lado e, também, para serem os primeiros fundamentos de sua Igreja;
  • Timóteo, o jovem companheiro do apóstolo Paulo, que foi chamado para trabalhar na causa do Evangelho;
  • João Batista, que foi chamado para converter os filhos de Israel mostrando quem era o verdadeiro Messias e preparando-os para a Sua vinda;
  • Paulo, o apóstolo aos gentios, que foi chamado pelo Senhor para sofrer pelo Seu nome.

O testemunho de Paulo


"Irmãos, quero que saibam que o evangelho por mim anunciado não é de origem humana. Não o recebi de pessoa alguma nem me foi ele ensinado; ao contrário, eu o recebi de Jesus Cristo por revelação. 
Vocês ouviram qual foi o meu procedimento no judaísmo, como perseguia com violência a igreja de Deus, procurando destruí-la. No judaísmo, eu superava a maioria dos judeus da minha idade, e era extremamente zeloso das tradições dos meus antepassados. 
Mas Deus me separou desde o ventre materno e me chamou por sua graça. Quando lhe agradou revelar o seu Filho em mim para que eu o anunciasse entre os gentios, não consultei pessoa alguma. Tampouco subi a Jerusalém para ver os que já eram apóstolos antes de mim, mas de imediato parti para a Arábia e voltei outra vez a Damasco. 
Depois de três anos, subi a Jerusalém para conhecer Pedro pessoalmente e estive com ele quinze dias. Não vi nenhum dos outros apóstolos, a não ser Tiago, irmão do Senhor. Quanto ao que escrevo a vocês, afirmo diante de Deus que não minto. A seguir, fui para as regiões da Síria e da Cilícia. 
Eu não era pessoalmente conhecido pelas igrejas da Judeia que estão em Cristo. Apenas ouviam dizer: 'Aquele que antes nos perseguia, agora está anunciando a fé que outrora procurava destruir'. E glorificavam a Deus por minha causa" (Gálatas 1:11-24, NVI - grifos meus).
Esse texto escrito aos Gálatas compõe uma grande seção autobiográfica em que Paulo narra parte de sua trajetória tanto dentro do judaísmo como do cristianismo. Seu propósito é claramente oferecer elementos históricos que comprovem a sua autoridade apostólica que, como se sabe, estava sendo atacada pelos falsos mestres que atuavam dentro das igrejas da Galácia.

Nesse trecho que Paulo narra, percebe-se que houve um momento em que o Deus que separou Paulo antes dele nascer e o chamou por Sua graça, também lhe revelou Seu Filho. Tal revelação, conforme se depreende do texto, foi especialmente feita com o propósito de habilitar Paulo como pregador aos gentios.

Vemos então,o grande e importante fato, no qual queria ressaltar: O Deus que separa e chama é também o Deus que capacita para a obra. DEle é o plano ao escolher; dEle é a voz ao chamar, e dEle são os recursos ao tornar Seu servo pronto para o serviço. Aliás, essa verdade deve ser gravada de forma que nunca venhamos a deletar da nossa mente, de que todo o que trabalha em prol do Reino de Cristo terá como resultado gratidão por ser contado entre aqueles que o Senhor preparou.

Assim, percebe-se nos versículos 23 e 24 a felicidade que Paulo sentia ao pregar, ensinar e ver os frutos do seu ministério terreno, no qual foi chamado e designado para fazer, onde todos os cristãos o conheciam e viam a sua mudança de vida e caráter, glorificando e louvando ao Pai por sua causa. Neste trecho, o Apóstolo Paulo mostra nitidamente como ele que inspirava terror passou a inspirar louvor; como ele que arrancava gemidos de angústia passou a estimular orações de gratidão.

Por isso, devemos aceitar o propósito de Deus para a nossa vida e viver o chamado que Ele tem para nós, pois temos como obrigação participar da ação de Deus no Seu propósito de salvar o mundo. Temos que aprender a escutá-lO mais, nos tornando filhos mais obedientes, que colocam em primeiro lugar o Reino do seu Pai.

Se foi Deus quem nos chamou, Ele é o único com autoridade a nos "liberar do chamado"


Outro fato concernente ao exercício ministerial, é o de que no decorrer da trajetória cristã, há muitos os que querem desistir do seu chamado por uma série de motivos apresentados - como bem diz a letra de uma conhecida canção da pastora Ludmila Ferber: 
"...cansaço, desânimo (...) a mistura de um desgaste com um contra ataque do mal, a dor de uma perda, ou a dor da traição, uma quebra de aliança, que é a raiz da ingratidão..."
Podemos ainda colocar na lista a frustração por não ter alcançado algo que se esperava e ainda a queda pelo cometimento de algum pecado, enfim, muitos são os "motivos" e/ou as "justificativas" para que muitos "tirem as suas mãos do arado". Então, quando isso acontece, vão até aos pastores ou líderes e pedem para liberá-los. 

Mas, se foi Deus quem nos chama, ao que eu entendo, Ele é o único com autoridade para nos liberar. Se fomos chamados por Deus, não há homem algum habilitado para nos liberar, logo, se eu quero desistir do exercício ministerial, eu preciso pedir a Deus que me libere, não a homens.

E aí é que está o dilema. Deus já tem a resposta a esse pedido. Veja o que Ele disse:
"Jesus respondeu: 'Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus'" (Lucas 9:62, grifo meu).

Conclusão


Cada cristão salvo por Jesus é chamado para ter uma vida diferente. Deus nos chamou para vivermos em paz com ele, espalhando seu amor e pregando o evangelho para outras pessoas. essa vida nova que Deus preparou para nós é muito melhor que qualquer outra coisa que podemos imaginar!

Versículos que mostram que Deus nos chamou:


Clique nos linques e leia com bastante atenção a cada um deles.
Analisando todos os exemplos que temos na Bíblia, percebemos que todos os homens que foram chamados por Deus tiveram que abrir mão de algo deste mundo para agradar a Deus, pois Ele nos escolheu antes mesmo de sermos formados no ventre materno, onde fomos separados para Ele antes mesmo de nascermos, por isso, cada dia ao levantar, diga: "Deus, você é suficiente para mim."

Todos nós somos chamados para servir a Deus, mas ao mesmo tempo somos chamados por inúmeras coisas que satisfazem os desejos da nossa carne, por isso, neste momento, esteja refletindo sobre a sua vida, e analise em qual desses chamados você está vivendo agora; você tem escutado a voz de Deus? Você tem colocado Ele em primeiro lugar na sua vida? Ore, louve e adore ao Senhor, busque constantemente entender o chamado dEle para você.

Deus nos chama para crermos em Jesus e sermos salvos. Quando atendemos esse chamado, nós nos tornamos filhos de Deus, herdeiros da vida eterna.

A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.

Um comentário:

  1. E meu nobre a pessoa reconhecer o verdadeiro chamado e exercelo como Deus determina não é fácil, hoje tem muitas pessoas exercendo o cargo errado e causando um verdadeiro causo ministerial, lembro de 1 Coríntios 7,20 cada um fica naquilo que foi chamado

    ResponderExcluir