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sábado, 22 de dezembro de 2018

PAPO RETO - 4: "MENSAGENS SUBLIMINARES" O QUE SÃO E ATÉ ONDE O CRISTÃO DEVE ACREDITAR NELAS?



Até onde vai a criatividade da mente humana? No caso de alguns evangélicos, essa resposta é algo além do infinito, do inimaginável. Se alguns crentes usassem a criatividade que têm em benefício do crescimento da fé ou da expansão do Reino de Deus, certamente a realidade da igreja de Cristo seria bem diferente da pasmaceira que tem sido. 

"Mensagem subliminar": esse é um assunto que tira o sono de muita gente e que há tempos tem gerado nas pessoas uma grande paranoia. Os que são da minha geração, devem se lembrar bem que essa pauta tinha um "mestre" entre os evangélicos. Um tal pastor chamado Josué Yrion, na década de 1990, ganhou muito dinheiro com seus livros, mídias (fitas VHS e cassete) e enchia igrejas com seus congressos e seminários sobre este tema. Sumido da mídia gospel, hoje ele mora na Califórnia-EUA, onde, até onde sei, continua o seu exercício de seu ministério dito missionário.

Mensagem Subliminar: o que é isso? 


A Mensagem Subliminar é toda informação veiculada de forma oculta, que não pode ser captada diretamente pela mente humana, sendo absorvida de forma "inconsciente" (espero estar usando o vocábulo certo). Ou ainda, Mensagem Subliminar é a definição usada para o tipo de mensagem que "não pode ser captada diretamente pelos sentidos humanos (ou seja, que não conseguimos captar de uma forma consciente)". 

Subliminar é tudo aquilo que está abaixo do limiar, a menor sensação detectável conscientemente. Não é de hoje que muito se fala acerca de mensagens subliminares. Muitos partidários do uso desse tipo de mensagem, - metidos a mega espirituais, acima da média, aqueles a quem Deus - "revela o o oculto e o escondido" - bate na tecla (já quebrada) e insistem em ficar procurando pelos em ovos... 

O pior é que ainda hoje, em plena era da tecnologia e da informação instantânea, ainda há quem insista em continuar acreditando nessa patacoada. Enfim, no texto desse artigo, vou expor meu parecer e quero trazer um pouco de luz sobre essa questão através de uma análise direta e verdadeira sobre essas famosas mensagens subliminares.

A inteligência do diabo ou a imbecilidade dos crentes?


Dentre as várias mensagens subliminares atribuídas 
ao refrigerante 
Coca-Cola, a mais ridícula e mais famosa é essa
Muitas pessoas acham essas "supostas mensagens sublimares" em rótulos de refrigerante, embalagens de produtos, CDs, filmes, músicas, símbolos, etc. Muitos acreditam que essas "mensagens" teriam o poder de influenciar de alguma forma as vontades e decisões das pessoas, fazendo-as agir quase que sem pensar, motivadas por essas mensagens. É o que chamam de "possessão mental e/ou psicológica".

Pessoalmente, não creio que uma imagem ou mensagem que não se consegue perceber racionalmente possa nos incentivar [ou obrigar-nos] a fazer alguma coisa sem pensar e contra a vontade. Será que um disco rodado ao contrário e que possa aparentar conter alguma frase satânica ou diabólica pode representar algum risco para mim? De forma nenhuma! Ou será que ver um filme da Disney (eu já assisti há muitos) em que o autor escondeu um quadro com uma mensagem imperceptível no andamento normal do filme pode fazer alguma coisa ruim comigo. Definitivamente, não!

Xuxa, e Rouge: ouça o disco ao contrário e "encontrará 'mensagem diabólica'"


Também "encontraram" mensagem subliminar na embalagem do
shampoo Seda: mulheres cristãs, não usem, "é consagrado!"
Na década de 90, aqui no Brasil, uma das artistas que mais sofreram com os caçadores de teorias conspiratórias do inferno, certamente foi a apresentadora Xuxa Meneghel, que foi acusada pelo líder de uma certa denominação de ter pacto com o diabo (tendo, inclusive, recentemente, ganhado um processo movido contra o jornal dessa mesma denominação, por causa de uma matéria publicada, na qual ela era acusada de fazer pactos satânicos; curiosamente, ela hoje é contratada pela rede de televisão desse mesmo líder, sendo um dos principais nomes em seu cast). 

Diziam que se a música 'Ilariê' (faixa do disco "Xou da Xuxa - 3"), um de seus maiores hits - a criançada amava "o clássico" -, fosse ouvido ao contrário (o que só seria possível no disco de vinil), podia se ouvir frases diabólicas. Essa polêmica toda trouxe problemas para o compositor de música baiana - que atualmente é convertido ao cristianismo, mas evita falar sobre o assunto - o músico Cid Guerreiro.

Já nos anos 2000, muitas adolescentes saracoteavam os esqueletos ao som do dançante hit 'Ragatanga', do grupo Rouge, cujo refrão esquisito, segundo os defensores das teorias de conspiração do inferno, faz invocações ao capiroto e sua turma. Mas não somente as "músicas seculares" foram acusadas de conter mensagens ocultas em seu conteúdo. O compositor Regis Danese também foi acusado de introduzir mensagens subliminares demoníacas na (horrível, na minha opinião) canção 'Faz Um Milagre em Mim', gravada em um de seus discos de maior sucesso: "Compromisso".

A busca por conteúdos que possam atingir e prejudicar o homem por meio de seu inconsciente tornou-se frequente, especialmente entre cristãos. Além de discos e CD's, desenhos animados, filmes e até mesmo rótulos de refrigerantes são motivos de preocupação para muitos pais de crianças e jovens. Há pastores e líderes que chegam ao cúmulo de proibirem o consumo de determinadas marcas de produtos, por causa de suas supostas mensagens subliminares. Mas, será que tudo isso é verdade, será que faz algum sentido?

Pelo contrário, a letra da música rodada normalmente é que pode representar incentivo a alguma ideia ou ação errada! Ficar tentando ver se no símbolo da Coca-Cola tem alguma mensagem do demônio é ridículo! Beber muita Coca-Cola é que vai trazer danos a sua saúde - quer você seja crente ou ateu! Assistir o filme "Rei Leão" 10 (ou um milhão de) vezes  para tentar achar uma mensagem diabólica é perda de tempo. O que realmente prejudica sua vida é ficar afundado em um sofá assistindo filmes - seja ele qual for, inclusive os de conteúdo cristão - o tempo todo!

Pode até haver algumas mensagens subliminares colocada nesses locais, mas não creio que posso ser manipulado por ela se não a percebo racionalmente. O que realmente pode prejudicar a vida de alguma forma são os efeitos diretos que essas coisas podem causar! É muito melhor preocupar-se com as mensagem diabólicas [diretas] que têm sido anunciadas abertamente - inclusive dentro de muitas igrejas evangélicas - nesse mundo e aceitas como normais! E como temos mensagens desse tipo que são aceitas normalmente, enquanto muitos estão rodando discos ao contrário para achar mensagens!

Disney, Galinha Pintadinha, Bob Esponja, Hello Kit, Hellman's, Fido Dido, Pepsi... (e tudo o mais que a imaginação permitir)


Novamente a Coca-Cola: dessa vez conseguiram
encontrar uma sugestão bem pornográfica nesse
cartaz do refrigerante. O negócio foi tão sério, 
que em alguns países, a tal peça publicitária 
foi proibida de ser veiculada!
A busca por conteúdos que possam atingir e prejudicar o homem por meio de seu inconsciente tornou-se - principalmente com o advento da internet, onde o que não falta é gente perdendo tempo com esse besteirol (e é de se impressionar o quanto que esse tipo de conteúdo atraí) - frequente, especialmente entre cristãos. Como eu já disse, além de discos e CD's, desenhos animados, filmes e até mesmo rótulos de refrigerantes são motivos de preocupação para muitos pais de crianças e jovens.

Explicação científica


As mensagens subliminares podem, de fato, influenciar as escolhas e decisões individuais, de acordo com um estudo publicado nesta quinta-feira na revista especializada norte-americana "Neuron".

O trabalho realizado por Mathias Pessiglione, da Unidade "Motivação, cérebro e comportamento" do Inserm (Instituto Nacional de Pesquisa Médica), mostra que é possível, graças a um sistema de recompensas, condicionar a escolha dos indivíduos, com a ajuda de desenhos abstratos, não percebidos de maneira consciente.

No final da década de 50, publicitários norte-americanos disseram ter aumentado suas vendas ao veicular por meio de flashes, sem o conhecimento dos telespectadores, mensagens subliminares de "coma pipoca". Também no cinema, esse tipo de jogada de estratégia é muito utilizada como marketing. Cito aqui o clássico filme "Blade Hunner - O Caçador de Androides" (1982), um dos ícones dos filmes de fantasia e ficção científica, de Ridley Scoth, estrelado por Harrison Ford. Nesse longa, os produtores usaram e abusaram da inserção de mensagens subliminares com a publicidade de algumas marcas famosas, em meio ao cenário e às cenas futurísticas abarrotadas de efeitos especiais.

Até então, ainda não havia sido provado cientificamente que os efeitos subliminares têm uma influência nas escolhas e decisões voluntárias dos indivíduos. Contudo, a publicidade mostrando diretamente o produto é mais eficaz.

Em contrapartida, o pesquisador vê um uso para esclarecer algumas patologias, como a síndrome de Gilles de la Tourette [transtorno crônico de tiques] ou o mal de Parkinson, onde os mecanismos de aprendizagem inconscientes são perturbados.

Experimento


Em um grupo de 20 britânicos, com idades entre 18 e 39 anos, os pesquisadores utilizaram um sistema de recompensas/punições monetárias para condicionar sua escolha. A cada teste, um índice escondido (um desenho abstrato) foi exposto, rapidamente, como um flash, para que os voluntários não o percebessem de forma consciente.

Os voluntários deveriam pressionar, ou não, um botão de resposta. Se não se mexessem, não ganhariam nada. Se apertassem o botão, poderiam ganhar, ou perder, um euro. Na realidade, um dos índices expostos de maneira subliminar anunciava a recompensa (1 euro, para quem apertasse o botão) e o outro, a punição (perda de 1 euro, se apertassem o botão).

Ao longo do teste, os voluntários apertavam mais – e de maneira bastante significativa – em resposta ao índice que anunciava a recompensa.

Graças às técnicas de imagem por ressonância magnética (IRM), Mathias Pessiglione e seus colegas identificaram alguns componentes do circuito cerebral que operam o condicionamento subliminar.

O "aprendizado instrumental" (com uma ação) é, assim, um processo mental que pode acontecer sem nosso conhecimento, afirma o estudo. Mas isso não absolutamente nada de espiritual. É tudo dentro do campo científico.

Conclusão


Abaixo algumas imagens de marcas com supostas mensagens subliminares. Analise, tire suas próprias conclusões e paute sua decisão com equilíbrio, sabedoria e  racionalidade:


De novo a Coca-Cola...
Resultado de imagem para imagem de mensagem subliminar na apple
Resultado de imagem para mensagem subliminar apple logo
Resultado de imagem para mensagem subliminar apple logo
É o tridente do capeta!
Imagem relacionada
Na logo da Unilever, não "se esconde" apenas, mas uma "legião" de mensagens subliminares.
Imagem relacionada
Na logomarca da Copa do Brasil 2014, havia uma suposta mensagem subliminar do PT.
Onde? Não sei. Pergunte para quem fez a façanha de decifrar esse enigma.

Baseando-me na primeira carta escrita pelo apóstolo Paulo aos Coríntios 10, pontuo quatro questionamentos que devem direcionar o cristão quando este deparar-se com qualquer um desses materiais midiáticos. São eles: 
  1. ''É lícito, mas convém?'' (10:23a); 
  2. ''Edifica minha vida?'' (10:23b); 
  3. ''Posso dar graças a Deus por isso?'' (10:30); 
  4. ''Glorifica a Deus?'' (10:31b).
Creio que a ética paulina é uma boa lente pela qual podemos ler o assunto em pauta neste artigo.

Domínio próprio e sensibilidade são outros dois fatores importantes no combate às más influências que determinados conteúdos podem trazer aos lares cristãos. Deve haver um constante cuidado para que o mal não seja subestimado ou o emocional "satanizado''. 

Equilíbrio é o nosso grande desafio. Todo o extremo nos é prejudicial. Há o perigo de, se não observarmos os princípios da intenção e da associação, "psicologizarmos" o mal, ou então "satanizarmos" aquilo que é puramente emocional. A síntese é: "Até quando que aquilo que me é psicológico abre frestas para o maligno? Até quando dou brechas para o diabo esfrangalhar as minhas emoções?''

Para mim esse negocio de mensagens subliminares só serve para fazer as pessoas perderem tempo. Gastam mais tempo tentando achar "chifre em cabeça de cavalo" que buscando e praticando a vontade de Deus que é clara nas Escrituras. Vamos usar nosso tempo para achar a vontade de Deus lendo a Bíblia! Fazendo assim estaremos sempre andando na direção do Pai, na direção correta e nada poderá nos fazer mal: 
"Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam" (Salmos 23:4).
Por último: a mente de Cristo, é incorruptível e não pode ser manipulada:
"...'quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo?' Nós, porém, temos a mente de Cristo" (1 Co 2:16).

A Deus toda glória.
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E nem 1% religioso.

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