Total de visualizações de página

sábado, 23 de dezembro de 2017

RELAXAMENTO: A MALDIÇÃO DO OBREIRO


 
"Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente" (Jeremias 48:10, grifo meu).
Esta palavra final negritada, encontrei em outras versões como "fraudulosamente" ou "enganosamente".

Em todas, podemos dizer que o sentido é o mesmo, ou seja, não fazer a obra do Senhor com temor, de verdade, levando a sério as coisas de Deus, brincando de ser crente.

Na atualidade o que mais vemos são obreiros tentando fazer a obra de Deus, perdoe-me a expressão, "nas coxas", isso quando não estão levando tudo com a "barriga".

São pastores, líderes, músicos, noto um aglomerado de pessoas com uma má preparação espiritual, sem conhecimento bíblico e também com a intenção, com o propósito, com a motivação errada.

Síndrome de Garfield


Para quem não sabe, Garfield é o famoso personagem de animação, um gato gordo, folgado, bonachão e cuja principal característica é a preguiça. O meio cristão tem sua gataria de Garfields.

No meio evangélico é comum as pessoas não se prepararem para ocupar algum cargo na Igreja. Infelizmente, sobram exemplos de pessoas fazendo a obra de Deus relaxadamente.

Pregadores que sobem ao púlpito sem ter sequer uma mensagem, ou que substituem o preparo bíblico por técnicas motivacionais. Ministrantes de louvor tocando ou cantando de má vontade quando o público é pequeno.

Passa-se meses e anos, e cada vez mais precisamos de novos "guerreiros" para enfrentar o inimigo nas questões espirituais.

Um detalhe chama a atenção: Algumas pessoas se conformam em fazer o básico, apenas para cumprir uma tarefa, e acham que estão fazendo muito. Isso é desconsiderar a importância da obra do Senhor, fazendo relaxadamente as coisas de Deus.

O que isso quer dizer para os dias atuais? 

Os fatos


No meio evangélico, existem muitas pessoas atrasadas e paradas no tempo. São aqueles irmãos que não gostam de estudar para se aperfeiçoar na obra, também não são pontuais nos compromissos do ministério, que dizem que não precisam ensaiar, basta pegar o microfone e seguir em frente.

Creio que a obra de Deus não pode ser feita de qualquer maneira. Este princípio é ensinado por toda a Bíblia. Tudo deve ser feito de todo coração e com todo o capricho para o Senhor, com ordem e decentemente.

Fazer a Obra de Deus relaxadamente, é um perigo para o cristão.

Em Colossenses 3:23 está escrito: 
"E tudo quanto fizerdes, fazei-o de coração, como ao Senhor, e não aos homens". 
Temos que matar nossos pensamentos medíocres de que para Deus qualquer coisa vai, tudo serve, que Ele não se importa com o que oferecemos a Ele. A propósito, tudo isso é reflexo do nosso coração.

Jesus orientou os apóstolos a ensinarem os discípulos a 
"guardar todas as coisas que vos tenho ordenado" (Mateus 28:19-10). 
Em outra ocasião, ele disse:
"Se me amais, guardareis os meus mandamentos [ordenanças]" (João 14:15).
Fazer a obra de Deus relaxadamente, é o atestado de perdição total.

Conheço determinados pregadores que nunca leram a Bíblia inteira! Eu já disse isto em um artigo pretérito, mas repito porque o número de pastores que não conhecem a Bíblia só tem se alastrado.

Logo no início de uma pregação sabemos se o cidadão tem ou não conhecimento da Palavra ou se é uma pessoa de oração. O que mais tenho me deparado são com pregações teologicamente rasas, onde o poder de Deus não opera por falta de consagração, por falta de preparo.

Quando vamos para a parte musical vejo algo semelhante a um picadeiro! Um verdadeiro circo. É uma utopia de alguns achando que vão alcançar o "estrelato" gospel montando uma bandinha "estilo Oficina G3", um ministério "estilo Toque no Altar" ou um grupo de rap.

Acham que fazer a obra de Deus é só ser um músico. Um artista. Ora, porque então não se inscrevem em um desses tantos reality shows que estão sendo exibidos pela televisão? Eu sei porquê. É porque para participar de um programa desses tem que ter muito mais do que talento. Tem que ter dedicação, perseverança e disciplina. Se encontra isso na Igreja? Não precisa responder. Os fatos falam por si. Não meu caro, não adianta nada cantar ou tocar bonito se nunca ganhou uma vida para Cristo, Ele nos chamou antes de qualquer coisa para pregarmos o evangelho.
"E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores; E disse-lhes: 'Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.'Então eles, deixando logo as redes, seguiram-no" (Mateus 4:18-20, grifo propositalmente acrescentado).
Alguns gostam de se defender dizendo que estão pregando o evangelho com a música, porém o que percebo, é que isto não passa de uma mentira, pois nem eles mesmos estão convertidos!

São músicos que não oram, não leem a Bíblia, não vivem uma vida de santidade, não escutam a pregação (porque estão sempre fora do culto no momento da Palavra, ou seja, acabam de tocar e para eles o culto acabou).

Com Deus não é assim! Há bandas ditas "cristãs" que são conhecidas, porém isto não quer dizer que Deus está com elas, pois a maioria são músicos com intenções adversas dos princípios bíblicos, que faz anos que não colocam seus pés para participar de um culto, cear. Negociam a unção, corrompem os princípios.

Vejo obreiros, músicos, e até mesmo pastores rebeldes, que não respeitam quem são autoridades espirituais em suas vidas. Refiro-me aos próprios pais, bem como líderes espirituais.

As intenções perversas dos seus corações são manifestadas com suas atitudes de orgulho e ganância! Quantos são os que "fazem a obra de Deus" pensando só no dinheiro e na fama, no estrelato, no status? MUITOS!

Poderia citar uma avalanche de textos bíblicos que corroboram com tudo que tenho dito aqui, mas não o farei, pois creio que este artigo é um bom resumo dos maus obreiros que vemos hoje em dia. E eu não estou acusando nem julgando a ninguém. Estou me valendo dos fatos e contra fatos não há argumentos.


Conclusão


Cabe a cada um de nós perseverar, orar intensamente, e nos deixar ser usados pelo Espírito Santo para passar isso a eles. Fazer a obra de Deus relaxadamente, é o mesmo que negar ao propósito do evangelho.

Deus tem dado aos servos dEle, nos dias de hoje, uma missão de misericórdia e amor. Nós devemos anunciar as boas novas que oferecem a salvação aos homens perdidos, para que possam evitar a condenação eterna e participar do privilégio da comunhão eterna com Deus.

Todos os cristãos fiéis devem trabalhar incansavelmente. Todos os discípulos de Cristo são obreiros, cooperadores no trabalho dEle. Uma vez que compreendemos o sacerdócio de todos os cidadãos do reino de Cristo, entendemos que todos são obreiros.

O perigo de ser obreiros malditos não é apenas um problema de pastores, músicos e evangelistas. É um perigo que todos os cristãos enfrentam! Se formos negligentes, desonestos ou preguiçosos no nosso serviço a Deus, seremos condenados por Ele. O verdadeiro discípulo é conhecido pela sua obediência. O apóstolo João disse que sabemos que temos conhecido Cristo por isto: 
"Se guardamos os seus mandamentos [ordenanças, ensinamentos]" (1 João 2:3).
Portanto, você foi feito para a glória de Deus e serviço de Seu Reino. Não pode fazer parte do Reino de Deus, aqueles que O servem de modo relaxado.

Termino fazendo um alerta, de Deus não se zomba e Ele não toma por inocente quem tem culpa (Gálatas 6:7-10), por isto, quando colocar suas mãos no arado, o faça com zelo, amor, disciplina, obediência, temor e tenha consciência de quão precioso é fazer a obra de Deus (2 Coríntios 15:57,58).

Será que temos dado pouco crédito a obra de Deus? Se é o nosso caso, mudemos nossas atitudes e busquemos realizar o ministério de Deus que Ele colocou, confiou em nossas mãos, da melhor maneira possível, com muita fé, amor, disciplina, obediência e dedicação.

Que o Senhor nos abençoe e nos guarde não só dos maus obreiros, mas, principalmente, de virmos a ser maus obreiros.

Pensemos nisso e sigamos em frente.

A Deus toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.

Um comentário:

  1. Com toda sinceridade,gosto muito de ler as matérias que você escreve porém, dificilmente tenho tempo para fazer um comentário mais, torço pelo seu sucesso em nome de Jesus.

    ResponderExcluir