Total de visualizações de página

quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

COM QUE ROUPA EU VOU, AO RÉVEILLON QUE VOCÊ ME CONVIDOU?

Deus criou todas as cores. E a nossa vida está nas mãos do Criador. 

Acho que é bom estarmos preparados para responder ao mundo a razão da nossa fé sobre todos os assuntos, inclusive sobre os comportamentos que adotamos nesta época do ano, porque satanás gosta de deturpar as coisas e planos de Deus na cabeça da humanidade, usa as superstições mundanas ("mundano" = em conformidade com o sistema) para distrair o foco da adoração e fé em Jesus Cristo como Salvador.

"Culto" ou "Show" da virada?


Ano passado, na sexta-feira anterior à noite da virada, estava eu em casa zapeando pelos canais de televisão, quando me deparei com uma cena pavorosa.

Uma determinada emissora, de responsabilidade de uma grande e internacionalmente conhecida denominação batista aqui de Belo Horizonte, estava exibindo um programa desses especiais típicos do final de ano.

Era algo que chamavam de "culto da virada", mas de culto mesmo não tinha nada mais que o título.

Era um show com a apresentação de alguns artistas, aqueles astros e estrelas representantes do famigerado mercado gospel, que faziam suas apresentações em um palco (isso mesmo: PALCO) devidamente decorado com detalhes em branco. 

E, tanto os cantores, quanto o apresentador e a plateia, estava todo mundo vestindo ou branco, ou dourado, ou a combinação das duas cores. 

Tudo feito, claro, "para honra e glória do senhor" (assim mesmo, com "s" minúsculo). Superstição? Imagine! Isso é coisa dos "ímpios", "filhos do diabo".

Fé e superstição trilham caminhos opostos


Ora, se a pessoa não passar entre 31 de dezembro e 1º de janeiro usando vestimentas brancas, o ano não lhe será de vitória?

A vitória do cristão vem do Senhor Jesus, não depende de escolha de cor de suas roupas. É de causar espanto a quantidade de crenças estéreis que existem neste mundo.

Não é certo pensar que Deus não está preocupado se o cristão acredita ou não em superstição. Não é correto dizer que Deus está interessado apenas no coração, e que basta fazer as coisas com honestidade, amor e respeito ao próximo para ser uma pessoa abençoada. Será? 

Não creio assim, porque acreditar que o branco possui poderes para fazer com que os dias fluam melhor no futuro, é o mesmo que dispensar à criação (neste caso a cor branca) atributos de divindade. E, convenhamos, há até mesmo um preconceito velado. Atribuem tudo o que é bom ao branco e tudo o que ruim ao preto. Racismo velado? Imagine!

E há os que não usam roupas brancas na virada, para "não dar na cara", mas vestem peças íntimas com as consideras "cores mágicas": branco (sorte, paz, vitória), amarelo (dinheiro, riqueza) e vermelho (amor, romance, paixão, sexo).

Para o cristão, alegar que se a pessoa comprou a peça de roupa branca e pagou, mesmo que movida por superstição, tudo bem, é um equívoco. 

A intenção é que fala mais alto, o crente deve sair fora de todo misticismo. Modismos e superstições precisam estar fora do coração do indivíduo nascido de novo. 

De fato, usar o branco ou não é irrelevante, desde que as peças de roupas sejam usadas sem extravagâncias, evitando a indecência e sensualidade, e não se deixando prender por lendas sem justificativas bíblicas.

Compro a roupa seguindo o meu gosto pelo modelo da peça de roupa. Posso romper a virada de ano com modelos em branco ou qualquer outra cor. Até mesmo o tão "temido" roxo. Para mim tanto faz se visto essa cor em dia 31 de dezembro ou outro período do ano. 

Sei que o pecado não se consiste na preferência da cor, mas na intenção que uso minhas roupas.

Eu gosto da cor branco porque ela é suave, refrescante, discreta, reflete luz, proporciona visibilidade agradável e por combinar com todas as outras cores. Sei que não existe pecado em gostar dela. Aliás, gosto de todas as cores. Entendo que podemos usar todas elas na noite de 31 de dezembro: branco, preto, amarelo, vermelho, roxo, etc. Se visto a cor preto, passo a virada do ano com a mente tranquila, porque sou livre das crendices populares.

Se os cristãos usam branco porque gostam, não há problema nenhum com essa predileção. Os cristãos gozam da liberdade em Jesus Cristo - entretanto, não devem usar dessa liberdade, que custou caríssima, diga-se de passagem, para dar lugar à carne (Gálatas 5:1, 13) -, então o uso depende do gosto de cada um, pode trajar a cor que quiser no momento que desejar.

Conclusão


Alguns pessoas aceitam a ideia de que a cor branca simboliza a harmonia, paz e pureza. No entanto, não há absolutamente nada na Bíblia que sustente tão crença. 

Os cristãos precisam, tanto na passagem de ano como o ano inteiro, independente se o símbolo seja válido ou não, cuidar para não viver em pecado, porque é o pecado que rouba a harmonia, a paz com Deus e torna o coração impuro. 

Assim sendo, ao pecar, o que se deve fazer no imediato momento seguinte e não deixar por isso mesmo, é preciso procurar a reconciliação com confissão e arrependimento (1 João 1:9).

A cor da roupa que cobre o corpo físico não quer dizer nada pois o importante é manter não branca, mas limpas (alvas) as vestes espirituais (Eclesiastes 9:8).

A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário