Total de visualizações de página

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

QUALQUER UM PODE EXPULSAR DEMÔNIOS?

Este é um assunto que provoca muita dúvida e, consequentemente uma sucessão de equívocos absurdos no meio cristão. E haja criatividade e fertilidade para os "achismos". Será que qualquer pessoa pode usar o nome de Jesus para expulsar demônios? Alguém poderá responder que sim, afinal, a autoridade sobre os demônios está é no nome de Jesus e não em quem o está usando. Mas, será que é tão simples assim mesmo? Afinal, a quem Jesus delegou a autoridade para usar o seu nome? Para qualquer um? Vamos ver isso com mais detalhes nesse artigo.

Entendendo autoridade e poder


Em linhas gerais todos ter direito a fazer algo não significa que fazê-lo é certo. Ser detentor de poder é ter habilidade de influenciar os outros. Já a autoridade é o direito de influir sobre os outros. Poder é motivo de conquista, autoridade quase sempre delegação. Sendo assim, podemos ter poder sem autoridade como também autoridade sem poder.

As duas esferas de autoridade, nos contextos espiritual e natural, ficou de evidenciada de maneira conclusiva e ilustrativa na passagem do encontro de Jesus  – representando a autoridade espiritual  –  com o centurião de Cafarnaum  – representando a autoridade civil romana (Lucas 7:1-10).

Autoridade e poder não são aplicados das mesmas formas quando se trata de posições eclesiásticas, embora os significados sejam idênticos. As pessoas que estão exercendo alguma autoridade, principalmente quando se trata de liderança espiritual deve ter muito cuidado para não entender que as exercem como se estivesse em uma instituição pública ou numa empresa privada, saiba que a autoridade reconhecida é conquistada e a força é fragmentada. Quero tratar neste assunto sobre o poder e a autoridade espiritual por ser a parte que mais interessa dentro desse contexto.
  • Autoridade – Direito de poder e mandar; prestigio ou influência que uma pessoa exerce sobre outros, por seus méritos.
  • Poder – É a capacidade de obrigar, por causa da sua posição ou força, os outros obedecem à sua vontade, mesmo que eles preferissem não fazê-lo.
A autoridade é diferente do poder, porque ela envolve a capacidade ou a habilidade a levar os outros a fazerem de bom grado a sua vontade. 

Autoridade espiritual


A posição de autoridade espiritual deve ser exercida de forma coesiva e compatível com a função que exerce sobre a Igreja de Deus, sabendo que ela é desempenhada sobre o corpo místico de Cristo na terra. O apóstolo Pedro ao escrever a sua primeira carta aos crentes da Ásia Menor entre 62 a 69 d.C.; escreveu também sobre a responsabilidade que o líder deveria ter sobre o rebanho de Deus (1 Pedro 5:2,3). A autoridade espiritual é delegada.

A autoridade de um homem de Deus deve ser reconhecida pelas ovelhas através da forma como ele a conduz, daí vem o respeito, a submissão, o reconhecimento, e o valor do seu trabalho (Atos 20:18,19,37).

Os excessos de autoridade têm causado muitos transtornos, falta de credibilidade e constrangimentos para igreja do Senhor, é através das atitudes descomedidas que vêm os problemas, é exatamente nesse estágio que o líder perde o comando, ou seja, deixa de ser reconhecido pelos seus liderados, o autoritarismo constrange e afasta o liderado do seu superior.

Os verdadeiros líderes cristãos estão cientes das responsabilidades que lhes são atribuídas sobre seus mordomos, ou seja, sobre os seus liderados. Na igreja de Deus as lideranças não podem estar alheias dos seus compromissos morais e espirituais, além das obrigações com a ética, as recomendações quanto às qualificações morais lhes foram passadas quando chamados para ocuparem cargos eclesiásticos conforme 1 Timóteo 3:1-10; 2 Tm 2:24; Tito 1:6; 2;7.

Paulo considerou que os dons ministeriais eram distribuídos pelo Senhor quando disse: 
"Ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores" (Ef 4:11),
pois as responsabilidades lhes foram entregues com finalidades especificas. 
Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para a edificação do corpo" (12).
O líder cristão deve ser antes de qualquer coisa, "exemplos dos fiéis" (Ef 4:12; 1 Pe 5:3), isto é: sua vida cristã e perseverança na fé devem ser mencionada na congregação como digna de imitação, porque se alguém deseja o episcopado boa coisa deseja (1 Tm 3:1) porém, deve estar consciente das suas responsabilidades, mesmo aquele que não exerça uma função ministerial, mas de um professor de escola dominical, ou líder de alguma área na igreja etc.

O povo de Deus deve desenvolver a ética cristã e a verdadeira piedade, não somente quando faz exposição da Palavra de Deus, mas também pelo exemplo dos líderes que vivem conforme os padrões bíblicos. O Pastor deve ser alguém cuja fidelidade a Cristo pode ser tomada como padrão (1 Coríntios 11:1; Filipenses 3:17; 1 Tessalonicenses 1:6; 2 Ts 3:7,9; 2 Tm 1:13), não somente na igreja. A liderança espiritual também começa dentro do lar, com a esposa, família (1 Tm 3:2,4,5), além dos de fora, e os próprios vizinhos (1 Tm 3:7). Isto posto, partamos então para a análise da pergunta do feita no título do artigo

Qualquer um pode expulsar demônios?


Em Ef 6:12 está escrito:
"Pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniquidade nas regiões celestes."
Este versículo nos mostra que satanás e os seus demônios estão bastante ativos no mundo e que eles (satanás e os demônios) estão em guerra declarada contra os servos de Deus. Isto é fato. Satanás já está condenado e, no que se refere às questões referentes à salvação, ele já foi derrotado por Jesus Cristo lá na cruz do calvário. Contudo, sua influência continua forte sobre aqueles que ainda não tomaram posse de sua nova realidade, sua nova identidade em Cristo.

Sabedor disso, devido o fato de estarmos em guerra contra as potestades malignas, Jesus nos deu autoridade para expulsar os demônios, em nome dEle, conforme está escrito em Mateus 10:8, que diz: 
"Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, limpai os leprosos, EXPULSAI OS DEMÔNIOS; de graça recebestes, de graça daí" (ênfase minha). 
Além deste versículo, temos Marcos 16:17-18, que nos diz:
"E estes sinais acompanharão aos que crerem: EM MEU NOME EXPULSARÃO DEMÔNIOS; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e estes serão curados" (ênfase minha). 

Todo cristão tem a autoridade de expulsar demônios e de repreender o maligno. Além de tudo isto, temos a proteção divina, que nos livra de todo ataque maligno, conforme nos mostra 2 João 5:18, que diz: 
"Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive pecando; antes o guarda aquele que nasceu de Deus, e O MALIGNO NÃO LHE TOCA" (ênfase minha). 
Mas o que significa "expulsar"? Expulsar significa repelir ou fazer sair à força alguém ou alguma coisa; expulsar um inimigo (www.dicio.com.br/expulsar). Quando Jesus diz que em nome dEle expulsaremos demônios, Ele está querendo dizer o seguinte: o demônio não tem escolha; ele (o demônio) vai sair e pronto, quer ele queira, quer não. Quem expulsa, não dá direito de escolha para aquele que está sendo expulso; ele vai sair à força, mesmo que seja contra vontade dele. 

É assim que precisamos tratar os demônios: devemos expulsá-los e os demônios sairão, porque os expulsamos na autoridade do nome de Jesus. Mas observem o seguinte: ➦para que uma pessoa tenha autoridade de expulsar demônios, é necessário que esta pessoa tenha entregado sua vida a Jesus, e O tenha aceitado como Senhor e Salvador pessoal. Pois trata-se de uma autoridade delegada por Jesus, não qualquer um, mas somente aos que reconhecem o seu senhorio.

➦Alguém que não tem Jesus no coração  – ou seja, que não reconhece e vive sob o seu senhorio – , não possui autoridade de expulsar demônios. É necessário que a pessoa tenha Jesus no coração (não apenas de palavras), para assim, poder usar a autoridade do nome dEle (Imprescindível a leitura de Atos 19:13-17. Já deixo até o link para ajudar  https://www.bibliaonline.com.br/acf/atos/19/13-17.). 

Jesus nos deu autoridade de expulsar os demônios, mas também necessitamos fazer a nossa parte: precisamos nos consagrar, tendo os nossos momentos de jejum e oração, como nos mostra Mateus 17:21 (Escrevi um artigo detalhado sobre essa passagem neste artigo ➡ http://circuitogeral2015.blogspot.com.br/2016/07/entendendo-mateus-1714-21-qual-relacao.html), que nos diz:
"Mas esta casta de demônios não se expulsa senão à força de oração e de jejum." 
 

Conclusão



Para finalizar, eu gostaria de explicar a diferença de expulsar e exorcizar. O termo exorcismo é um termo específico da Igreja Católica e designa o ato de expulsar demônios por intermédio de rezas e esconjuros (pt.wikipedia.org/wiki/Exorcismo). 

A Igreja Católica possui todo um ritual de exorcismo, que faz uso de rezas em latim e de água benta, dentre outras coisas. Inclusive, a Igreja Católica ensina o seguinte: o responsável pelo exorcismo precisa de uma autorização especial do clero para realizar o ritual de exorcismo. 

Por mais que eu respeite os nossos irmãos católicos, tudo o que a Igreja Católica ensina sobre exorcismo não serve para nada, muito menos para expulsar um demônio. Não há necessidade de água benta ou rezas em latim para expulsar um demônio: basta usar o nome de Jesus e nada mais. O nome de Jesus é poderoso o suficiente para expulsar todo e qualquer demônio. 

Todo o ritualismo católico de exorcismo, não passa de um monte de besteira, que não leva nada a lugar algum. Inclusive, não necessitamos de uma autorização especial por parte do clero romano para podermos expulsar demônios; Jesus já nos autorizou e nos deu toda a autoridade de que necessitamos. Não precisamos da autorização ou da benção de homem nenhum, nem mesmo do clero romano. A autorização dada por Jesus está acima de qualquer clero, até mesmo acima do Papa, Sumo Pontífice da Igreja Católica.

Esse tema, aliás, foi explorado no famoso clássico dos filmes de terror "O Exorcista" ("The Exorcist", EUA, 1973/74, direção William Friedken, Warner Bross.Picture).

É exatamente aí que está a diferença entre expulsar e exorcizar: o exorcismo se faz com uma autorização especial do clero romano e faz uso de rituais inúteis; já quem expulsa os demônios em nome de Jesus, faz na autoridade do Nome que é sobre todo o nome: o nome de Jesus. Irmãos amados, vocês têm autoridade de expulsar demônios e de repreender o maligno, e vocês não necessitam de autorização de homem algum: a autorização, o poder e a autoridade vêm do nome de Jesus, e isto já é mais do que suficiente. 

14 comentários:

  1. Obrigado por sua participação, Camila. Fico feliz que tenha gostado do artigo. Continue me dando o privilégio de acompanhar o blog. Seus comentários - quer sejam para elogiar, criticar ou sugerir - serão sempre muito bem aceitos.

    Deus a abençoe! :=)

    ResponderExcluir
  2. Nossa e complicado. Mas boa e verdade o nome do senhos Jesus Cristo e poderoso

    ResponderExcluir
  3. O melhor texto quebeu ja vi na internet sobre o assunto. Que Deus continue te usando para escrever dessa fpema.

    Eu estava com duvidas, sempre recebo revelaçoes de pessoas que eu vejobque tem coisa ruim, mas fico na dúvida se começo a sirusitu ou não.

    Pergunta: como ter certeza da possessão? Pode ser pela simples pergunta de "quem e seu Salvador pessoal que morreu na cruz para carregar os seus pecados"?

    Eu sempre ouck um sopro dizendo que a pessoa está com alguma coisa estranha, mas opto por orar e deixar Deus resolver e não partir para o confronto direto. Acontece que sinto que a cada dia, se aproxima mais o dia do confronto direto.

    Sei que Deus tem me preparado, mas é uma tarefa que eu preferia não fazer, só o farei se for a vontade do Senhor.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito e é semple bom estarmos cientes de como deve ser feito.

    ResponderExcluir
  5. Artigo bem fundamentado e objetivo. Que as bênçãos do Senhor Jesus sejam sobre a sua vida!

    ResponderExcluir
  6. Pode uma pessoas ser do mundo e expulsar demonios?

    ResponderExcluir
  7. Pode uma pessoas ser do mundo e expulsar demonios?

    ResponderExcluir
  8. Pode uma pessoas ser do mundo e expulsar demonios?

    ResponderExcluir
  9. Pode uma pessoas ser do mundo e expulsar demonios?

    ResponderExcluir
  10. Paz do SENHOR JESUS, gostei da materia, parabens e muito obrigado.

    ResponderExcluir
  11. Estou passando por provação com relação a vida do.meu pai... E difícil para mim mais a partir desse artigo creio que o Espírito Santo falou para eu jejuar e orar antes de enfrentar a batalha... estarei orando e jejuando a partir de hoje por 30 dias antes de confrontar... ajudem eu a orar ... meu nome é genifler e do meu pai percio

    ResponderExcluir
  12. Texto bem formulado mas creio que há um equívoco quanto aos poderes de Jesus de expulsar demônios só nas mãos dos que creem, em Mateus 7, 22,23 mostra claramente que alguém que possivelmente não crê usurpou do nome de Jesus;

    Muitos me dirão naquele dia: 'Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?'
    Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês que praticam o mal!

    ResponderExcluir