Total de visualizações de página

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

DISCOS QUE EU OUVI - ESPECIAL: GEORGE MICHAEL - "FAITH"


Imagem relacionada

E morre mais um dos grandes expoentes da música pop internacional. O mundo da música foi surpreendido na noite do último domingo, 25, em pleno natal, pela notícia da morte do cantor britânico George Michael aos 53 anos, em sua casa, em Oxfordshire, na Inglaterra. Nascido Georgios Kyriacos Panayiotou, de filiação grega, George Michael teve o auge de sua carreira nas décadas de 1980 e 1990. Sua brilhante passagem pela música pop foi cheia de altos e baixos em seu contexto pessoal. 

George nunca foi santo. Muito pelo contrário. Quando surgiu no efervescente e disputado cenário da música pop internacional - que já tinha seus astros e estrelas, a lembrar: Michael Jackson (✰1958-✞2009), Madonna, Prince (✰1958-✞2016), Cindy Laupper e (porque não?) até o camaleão David Bowie (✰1947-✞2016), que em sua fase oitentista foi pop até a alma sim senhor - e não deixou nada a desejar. Sua primeira aparição foi com a bem sucedida dupla Wham! ("Wake Me Up Before You Go-Go", "Freedom", "Everything She Wants"), onde ele tinha como parceiro o amigo de faculdade Andrew Ridgeley. Foi um arraso total.

As moçoilas adolescentes suspiravam com aquele rapazola louro de olhos claros, cabelos compridos e argolas, saltitando de camiseta e shortinho apertado ao cantar o frenético, grudento e inesquecível refrão: 
"Wake Me Up Before You Go-Go / Don't leave me hanging on like a yo-yo..." 

Freedom

 

Mas era apenas o começo do furacão George Michael. Ele foi um dos maiores nomes da história da música pop, atravessou mais de três décadas, sempre com muito sucesso e, principalmente, muita competência. Senão, vejamos. Nos 80's, quando ele mais esteve em evidência, foram vários hits com o Wham!, A banda durou de 1981 a 1986, quando ele se lançou em carreira solo. 

E mostrou que seu sucesso não foi por acaso. Emendou uma fileira de hits. Logo em seu primeiro disco como cantor solo, "Faith" (1987), George Michael emplacou 'Faith', 'Father Figure', 'I Want Your Sex (I & II)', 'One More Try' e a "maravilhosa" 'Kissing a Fool'. "Faith" é considerado um dos discos mais importantes história da música pop. Ganhou o Grammy na categoria Álbum do Ano em 1989 e vendeu 20 milhões de cópias em todo o mundo. Depois disso vieram 'Freedom'90', 'Heal The Pain', 'Jesus to a Child', 'Amazing', 'Too Funky', a "provocadora" 'Outside' e outras. 

E o que dizer da "sensacional" participação de George Michael no Tributo a Freddie Mercury, em 1992? Ele cantou '39', 'These Are the Days of Our Lives' (ao lado de Lisa Stansfield) e 'Somebody To Love', ao lado do Queen, com Brian May (guitarra), John Deacon (baixo) e Roger Taylor (bateria). Um ano antes, ele se apresentou aqui no Brasil, no Rock In Rio 2. 

Mas entre escândalos sexuais (em 2008 foi "flagrado" praticando sexo oral em um cara num banheiro público de um parque em Beverly Hills) e páginas policiais (por causa do seu envolvimento com álcool e drogas), certo é que o cantor, um dos primeiros grandes nomes da música a assumir publicamente sua homossexualidade - para a decepção das moças que o tinham como um sex simbol (quantas não sonharam ouvi-lo surrando no ouvido a emblemática letra de 'I Want Your Sex', um de seus mais polêmicos hits?), deixa um legado impressionante, uma coleção de grandes sucessos e o mundo pop cada vez mais restrito. E para quem morre justamente no Natal, nada mais propício que ser "presenteado" com uma edição especial na série Discos Que Eu Ouvi. E o disco escolhido não podia ser outro: 

"Faith"



Resultado de imagem para imagem do disco faith de george michael

Título: Faith
Ano de Lançamento: 1987
Gêneros: Pop, Soul
Após sua saída do Wham!, George Michael começa a se aventurar na sua carreira solo em 1987, com o vindouro disco "Faith", uma rica mistura de Pop, Soul e R&B que mostrou pra Michael Jackson e Prince que eles não eram os únicos nomes que dominavam o estilo não. 

Vamos às faixas 

1. 'Faith': com uma entrada parecendo um hino de igreja começa a primeira faixa do trabalho, com um trabalho de violão muito legal falando sobre a beleza do corpo feminino em uma música divertida e positiva com um excelente bridge e um refrão viciante que marcou uma geração, terminando com um riff legal com influências country com vocalizações de George Michael, antes do último refrão. 

2. 'Father Figure': já no começo do disco temos sua melhor faixa, uma balada emocional sobre ser a figura paterna de alguém que você ama. É uma música com lindos versos, um bridge forte e um refrão épico com um coral acompanhando a performance vocal de George Michael. 

É uma música rica em conteúdo com letra impecável, uma mensagem profunda, acentuada no delicado refrão 
"serei sua figura paterna, coloque sua mãozinha na minha, eu serei seu pregador e professor, qualquer coisa que você tiver em mente, estou farto de crimes, eu serei aquele vai amá-la até o final". 
A música ainda conta com um belo solo de violão perto de seu fim com uma nova sessão de versos em melodia diferente que coloca a intensidade da música lá em cima em seu último refrão e o resultado final é uma música incrível, que merece reconhecimento por sua excelência. 
  • Fez parte da excelente trilha sonora internacional da novela "Vale Tudo", de Gilberto Braga, a mais marcante da década de 1980 (quiçá a mais marcante das últimas 3 décadas), exibida em 1988, no horário da 20h:00, pela Rede Globo.

3. 'I Want Your Sex': uma das músicas mais populares de 1987 tem uma letra sexual sem partir pra vulgaridade com imensas influências de Prince em sua sonoridade cheia de sintetizadores e com ótima batida. Os versos crescem com o passar da música e se tornam mais divertidos e eu não posso me esquecer do ponto alto da música, o excelente bridge que esbanja carisma. 

Após um tempo da música uma voz feminina começa a acompanhar George Michael e a torna ainda mais divertida. Os falsetes que George usa durante toda a música são excelentes e encaixam perfeitamente na proposta da mesma, ainda é acrescentado a sonoridade da música saxofones em sua segunda metade, para logo depois abaixar o tom para uma sonoridade mais sexy, partindo pra um trecho que é Michael Jackson puro e terminando com versos com melodia diferente e uma última sessão instrumental. É interessante notar também que é a maior música do disco com mais de 9 minutos. 
  • Fez parte da trilha sonora internacional da novela "Brega & Chique", de Cassiano Gabus Mendes, exibida em 1987, também pela Rede Globo.
4. 'One More Try': a música que empata com 'Father Figure' como melhor faixa do disco é uma balada emocional e delicada com letra falando sobre a declaração de amor a outra pessoa, a declaração que precisa de alguém na sua vida mas se a pessoa não quer você, por favor, a deixe sair desse dilema. 
A música usa "professora" como palavra pra definir a pessoa pelo qual se está apaixonado mas não deixa claro se trata-se de uma paixão adolescente por uma professora de verdade ou é uma metáfora para alguém mais experiente que o personagem que George Michael encorpora. O instrumental é lento e lindo e a música ganha intensidade com o passar dos minutos com uma performance cada vez mais forte de George Michael que esbanja emoção em seu belo vocal.
5. 'Hard Day': a música mais animada do disco começa com um instrumento que não tenho discernimento suficiente pra dizer do que se trata, logo passando pra um carregado Pop levado nas costas por uma excelente linha de baixo e versos com mais uma letra sexual, dessa vez mais sutil que a mais explicita I' Want Your Sex', chegando em seu topo de sexualidade na frase
"Não podemos apenas fazer amor ao invés disso? Diga que sim porque é o que fazemos melhor e eu tive um dia difícil" 
próximo ao fim da música ganhando a resposta feminina pra seus pedidos, e a mistura entre a melodia forte e o vocal bem feito de George Michael, e a adição de um vocal feminino leva a uma sonoridade marcante, densa e muito interessante. 

6. 'Hand to Mouth': mais uma música muito inspirada, com um excelente instrumental levado a piano, bateria e baixo em uma música com letra profundamente política sobre desigualdade social e o quanto uns tem mais que outros em um mundo onde o capitalismo comanda e a caridade é quase inexistente. Sim, é profunda assim mesmo. Ela acompanha uma carinhosa performance vocal de George Michael e tem um ótimo refrão. Esse é o topo de inspiração lírica da carreira de George Michael com uma letra cheia de críticas e com muito embasamento nelas. 

7. 'Look at Your Hands': mais uma música que demonstra muita inspiração de Prince e Michael Jackson, fala sobre dificuldade em ser rejeitado por alguém que devia ser sua, em uma música influenciada por Rock com sintetizadores típico dos anos 80. É a música mais modesta até aqui e não tem o mesmo brilho das faixas anteriores mesmo com seu excelente solo de piano que da muita classe a música. 

8. 'Monkey': uma música pouco inspirada com péssimas metáforas pra sexo, a não ser que você ache inteligente se referir a uma vagina como macaco e pedir pra liberá-la. Não é seu típico sexy sem ser vulgar e é uma música vazia que tem como único e grande trunfo os versos inteligentes e criativos. 

9. 'Kissing a Fool': uma música de Soul com excelente letra falando sobre ser trocado por alguém inferior a você, como se estivesse contando a sua história pra uma multidão. É uma música bem feita com um excelente trabalho de piano e uma bateria leve como uma pena e um crescimento de intensidade e profundidade conforme os versos passam e um excelente final, fecha o disco em grande qualidade. 

  • Destaques: "Faith", "Father Figure", "One More Try", "Hard Day", "Hand to Mouth" e "Kissing a Fool". 

Conclusão 


Os 100 milhões de álbuns que George Michael vendeu ao longo de sua carreira discográfica relativamente pequena (foram apenas oito discos) devem muito à MTV. Um dos artistas que mais frequentou a emissora musical, fez ao menos um clipe histórico ('Careless Wispers', 1984). Para além de seu próprio repertório, foi o único dos (vários) que tentaram chegar próximo a Freddie Mercury que conseguiram: sua interpretação de 'Somebody to love', junto ao Queen, em 1992, em tributo ao vocalista morto um ano antes, é impecável.

Não, George Michael não era deste mundo. Hoje, sua trajetória soa um tanto anacrônica nestes dias de música rápida e substituível. Como a maioria dos seus pares, morreu vitimado por uma overdose de drogas (heroína). Lamentável! A mim, só resta dizer (mesmo que soe sem sentido): descanse em paz, George Michael.

A Deus, o Pai, toda glória! 
E nem 1% religioso. 

Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário