Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

ANÁLISE BÍBLICA E EXEGÉTICA DO HIT GOSPEL "SABOR DE MEL"



"O agir de Deus é lindo / Na vida de quem é fiel / No começo tem provas amargas / Mas no fim tem o sabor do mel / Eu nunca vi um escolhido sem resposta / Porque em tudo Deus lhe mostra uma solução / Até nas cinzas ele clama e Deus atende, Lhe protege, Lhe defende com as suas fortes mãos
Você é um escolhido / E a tua história não acaba aqui / Você pode estar chorando agora / Mas amanhã você irá sorrir. 
Deus vai te levantar das cinzas e do pó / Deus vai cumprir tudo que tem te prometido / Você vai ver a mão de Deus te exaltar / Quem te vê há de falar / Ele é mesmo escolhido. / Vão dizer que você nasceu pra vencer / Que já sabiam porque você / Tinha mesmo cara de vencedor / E que se Deus quer agir ninguém pode impedir / Então você verá cumprir cada palavra / Que o Senhor falou,  
Quem te viu passar na prova / E não te ajudou/ Quando ver você na benção / Vão se arrepender Vai estar entre a plateia / E você no palco / Vai olhar e ver / Jesus brilhando em você / Quem sabe no teu pensamento / Você vai dizer / Meu Deus como vale a pena / A gente ser fiel / Na verdade a minha prova / Tinha um gosto amargo Mas minha vitória hoje / Tem sabor de mel. / Tem sabor de mel / Tem sabor de mel / A minha vitória hoje / Tem sabor de mel." 
Certamente você já teve a infeliz oportunidade de ouvir – quiçá de cantar! – essa pérola do gospel atual acima. Afinal, há tempos que essa música grotesca tem frequentado os primeiros lugares nas rádios evangélicas, desde seu lançamento. A música foi o primeiro single da cantora gospel pentecostal Damares e foi a faixa de trabalho do seu primeiro CD, chamado "Apocalipse". A autoria é do compositor Agailton Silva.

Logo que surgiu no infrutífero cenário da música gospel nacional com essa música, Damares explodiu. Participou de vários programas de auditório e teve "sua" música cantada por crentes e descrentes Brasil afora. A música também está presente em 11 de cada 10 coletâneas de músicas gospel. Também ainda é a música que não pode faltar nas apresentações que a musa da música pentecostal faz.

E lá se vão oito anos do lançamento dessa infâmia sonora. Mas a canção não agradou a todos. Na internet tem inúmeros artigos em sites e blogs rechaçando esse descalabro bíblico em forma de música. Graças a Deus por isso. É a prova de que nem tudo está perdido, que ainda existe cristãos sinceros que defendem a sã doutrina e não se curvam aos modismos do gospel. Como o assunto ainda é polêmico, sou mais um dos que cujos joelhos não se dobraram (e os meus jamais se dobrarão) a esses astros e estrelas do [sub]mundo gospel, por mais alto que voem e por mais forte que brilhem.

Análise Bíblica e Exegética


A igreja humanista (cujo deus é o próprio ego, o próprio "eu") gosta de cantar música. Muita música! Músicas que não são direcionadas ao Deus Santo Criador do universo, mas ao próprio povo que ouve a música – incluindo os próprios ouvidos. É o tipo de música que mexe apenas com a auto-estima da pessoa – e nada mais. É o culto humanista. Do homem, para o homem. Da terra, para a terra.

Eu fico chocado quando escuto uma música que doutrina erros, que doutrina outro evangelho, que doutrina a respeito de um outro deus, que não é o Deus da Bíblia! Por ser uma música, a doutrina entra rapidamente na mente das pessoas e aqueles sem discernimento acabam usando os trechos da música nas suas próprias vidas. 

As vezes a letra da música não está em contradição clara com a Palavra de Deus, mas ela dá um sentido errado, um contexto errado, um entendimento errado acerca do ensino da Palavra e do nosso modo de ver o mundo. É algo que certamente os apóstolos na Igreja primitiva combateriam até à morte se fosse preciso. 

Aprofundemos a análise 


  • "...No começo tem provas amargas, mas no fim tem o sabor do mel..." 

Esta é a principal máxima da música humanista: não importa o hoje, amanhã terá sabor de mel. No final da história, tudo acaba bem: você não morre, você não adoece, você não perde, você terá um bom emprego, você terá dinheiro, casa, carro, etc. Ter sabor de mel no fim não implica necessariamente contradizer a Palavra, mas há muitos casos de provas amargas no fim das vidas de muitos homens santos da Bíblia – por exemplo, os apóstolos, que foram decapitados. Agora, se a música está querendo dizer que o sabor de mel é o sabor após a nossa morte (ou após a nossa ressurreição para a vida eterna), concordo plenamente, mas saiba agora de uma máxima cristã: música humanista não fala de céu! 

  • "...Eu nunca vi um escolhido sem resposta..." 

Um escolhido que ouve esta música e ainda não teve resposta de Deus deve tremer de medo. Eu creio que o silêncio de Deus pode ser algo bom. Quero dizer, se há silêncio de Deus é porque isso certamente é bom! Afinal, "todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus" (Romanos 8:28), inclusive Deus não responder. Sendo Ele soberano e Senhor, só responderá quando e se quiser. 

  • "...Porque em tudo Deus lhe mostra uma solução..." 

Como já disse, isso não necessariamente contradiz a Bíblia, mas nem sempre Deus mostra uma solução. Tudo depende da Sua vontade. "Fé é a certeza das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem" (Hebreus 11:1). "O justo viverá da fé e não por vista" (Romanos 1:17) e não das soluções que Deus apresenta. 

  • "...Você é um escolhido e a tua história não acaba aqui..." 

E se acabar, você está preparado para se encontrar com o Senhor Jesus? Será que o apóstolo Paulo estava delirando quando disse: "Porque para mim, o viver é Cristo e o morrer é lucro! Caso continue vivendo no corpo, certamente apreciarei o fruto do meu labor. Mas já não sei o que escolher. Sinto-me conclamado pelos dois lados: desejo partir e estar com Cristo, o que é infinitamente melhor..." (Filipenses 1:21-23a, grifos meus)? Ou ainda, quando cantou: "Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor" (Romanos 8:38,39)? É, talvez Paulo não estava batendo bem da bola.

  • "...Você pode estar chorando agora, mas amanhã você irá sorrir..." 

Esta é novamente a principal máxima da música humanista, só que com outras palavras. E se esse amanhã não chegar? De novo, se a música está falando sobre o céu, concordo, mas pelo contexto de toda a letra, tenho certeza de que não está. 

  • "...Deus vai te levantar das cinzas e do pó, Deus vai cumprir tudo que tem te prometido, Você vai ver a mão de Deus te exaltar..." 

Com essa repetição toda da palavra "vai", a música quer passar a impressão que devemos pensar positivo. Mas será que Deus "vai" mesmo? Será da vontade de Deus? E, além disso, o que Deus te prometeu? Foi Deus mesmo quem te prometeu ou um homem? Deus ou você mesmo? Deus ou um pregador humanista que só está preocupado em te agradar? 

  • "...Vão dizer que você nasceu pra vencer que já sabiam porque você tinha mesmo cara de vencedor..." 

"...somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou..." (Romanos 8:37b) e não por causa da nossa 'cara'. Aliás, analisemos esse versículo na íntegra: 

"Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas [ou seja: a angústia, a perseguição, a fome, a nudez, o perigo, a espada, ser entregue à morte todo o dia, ser reputado como ovelha para o matadouro] somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou" (Romanos 8:33-37, grifos e comentário meus). 

  • "...Quem te viu passar na prova e não te ajudou, quando ver você na benção vão se arrepender..." 
Esta frase para mim é a mais infeliz da música! A questão de receber algo bom de Deus não é mais uma bênção por pura misericórdia e graça de Deus! Quem canta isso não tem um doce sabor de mel, mas um amargo sabor de vingança: "Vocês vão se arrepender!!!" "Vocês me pagam!" 

Jesus Cristo não morreu só por você. Deus tenha misericórdia e quando Ele te der algo que você não merece (como podemos merecer alguma coisa de Deus depois de matarmos o Seu Filho?), você agradeça a Deus em primeiro lugar e compartilhe com os seus irmãos (aqueles que você diz que tanto ama) a sua bênção. Se eles não te ajudaram, perdoe-os como Cristo te perdoou, mostre a eles que sentiu falta deles na sua hora difícil e ore por eles.

Mas, e quanto aos inimigos? Com a palavra, Jesus: "Vocês ouviram o que foi dito: 'Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo'. Mas eu digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem..." (Mateus 5:43,44, grifo meu).

E o apóstolo Paulo aprendeu direitinho: "Amados, jamais procurai vingar-vos a vós mesmos, mas entregai a ira a Deus, pois está escrito: 'Minha é a vingança! Eu retribuirei', declarou o Senhor. Ao contrário: 'Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porquanto agindo assim amontoarás brasas vivas sobre a cabeça dele. Jamais te entregues ao mal como vencido, mas vence o mal com o bem!" (Rm 12:19-21, grifos meus)

O perigo sutil na letra dessa música 


O "crente gospel" de hoje tem sido doutrinado não com a Palavra de Deus, mas com os achismos do seu próprio coração maligno. Uma das consequências desse fato é que as músicas cantadas nas igrejas são filtradas: as músicas que exaltam a Deus são parte do passado e as que têm diálogos palco-plateia, como a deste artigo, ocupam quase todo o tempo de louvor de um "culto". Falo diálogos palco-plateia porque se prestarmos atenção, veremos que essas músicas nada mais são do que uma conversa entre o cantor e aqueles que ouvem (o cantor inclusive). Podemos até resumi-las assim: "ei, preste atenção, Deus vai te dar vitória".

Ora, se podemos resumir a música assim, então ela não foi para Deus, mas para você. Então, quando vamos a igreja humanista você não louva a Deus porque Ele é Grande, Poderoso e Santo, mas porque você tem interesse num Deus para resolver seus problemas e melhorar sua vida de vaidades. "Os que são da carne se inclinam para as coisas da carne" (Rm 8:5a). "Arrepende-te, pois, dessa tua iniquidade, e ora a Deus, para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração" (Atos 8:22). 

Não é por acaso que esta canção se tornou um mega hit gospel, pois ela trata exatamente do que boa parte da igreja evangélica busca hoje em dia. Não, não estou falando de Jesus, renúncia, entrega, compromisso, santidade ou cruz e sim de vitória e conquista. Eis o segredo para quem deseja o sucesso no meio gospel ultimamente. 

O motivo da crítica não é pela suposição de que as "vitórias" não estão nos planos de Deus para nossas vidas, mas que nem de longe este fato trata-se da ênfase do Evangelho de Cristo. O evangelho realça a cruz, a renúncia, a santidade e a necessidade de salvação para a vida de todo ser humano e isso sim é a vitória verdadeira. Todo e qualquer outro modelo de vitória trata-se de um assunto periférico. 

Continuando a análise 


A música inicia-se fazendo considerações baseadas, especialmente, em Salmos 30:5. 

"Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã". 

A respeito disso nenhuma crítica poderia expressar, pois se trata de uma verdade bíblica que deve ser ensinada continuamente. 

Porém, considerando a letra da canção como um todo as verdades expressas em seu contexto geral é exatamente ai que se iniciam os problemas. 

O tema central, obviamente, é a vitória daquele que é fiel, isto fica bem claro durante toda a canção. Apesar de vitória não ser a ênfase do Evangelho, não posso questionar o fato de ela existir, entretanto é essencial entendermos que ela não pode invalidar outras verdades bíblicas, outros conceitos cristãos e é exatamente isto que acontece, senão vejamos: 
  • "'...Quem te vê há de falar Ele é mesmo escolhido...' 'Vão dizer que você nasceu pra vencer, que já sabiam porque você tinha mesmo cara de vencedor...' 'Vai estar entre a plateia e você no palco'..." 
A começar da segunda estrofe, inicia-se um processo de exaltação do ser humano, como se ele possuísse algum mérito em tudo que faz. Estas passagens são chaves para a introdução desta doutrina disfarçada de piedade, pois, em especial esta última frase, demonstra algo totalmente desfocada daquilo que o Evangelho espera dos filhos de Deus. 

A figuração entre plateia e palco não significa outra coisa que não seja exaltação ao homem. Além disso é possível perceber uma certa inclinação para a proposta que grosseiramente chamarei de "esfregar na cara", que acontece justamente no contexto imediatamente anterior da frase em questão: 
  • "...Quem te viu passar na prova e não te ajudou, quando ver você na benção vão se arrepender..." 
Em contraposição, a Bíblia ensina que: "Pois busco eu agora o favor dos homens, ou o favor de Deus? ou procuro agradar aos homens? se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo" (Gálatas 1:10). 

Sinceramente não vejo propósito algum nesta afirmação, pois Deus não nos livra das provações para que outros vejam e sintam-se envergonhados, mas porque o propósito dEle já foi alcançado. Não existe a necessidade de provar ou de "esfregar na cara" dos irmãos as nossas vitórias. Quanto aos conceitos que me referi anteriormente, de exaltação do ser humano, a ponto de ser mencionado na letra desta música a relação plateia e palco, vejamos o que a Bíblia diz: "Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser tornar-se grande, será esse o que vos sirva" (Marcos 10:43, grifo meu). "É necessário que Ele [Jesus] cresça e que eu diminua" (João 3:30, grifo meu). 

Como podemos perceber, não é exatamente num palco, para ser aplaudido pelos irmãos, que Jesus espera nos colocar, antes é na posição de servos uns dos outros. A relação divina correta é: quanto mais humilde, maior no Reino de Deus, quanto mais exaltado pelos homens, menor no Reino de Deus. Ora, o próprio Jesus homem afirma ser necessário se humilhar, ser o menor de todos, para que nEle, Deus cresça. E o que dizer do ensinamento de Jesus no clássico, conhecido e famoso episódio do lava pés (Jo 13:1-17)? 

Conclusão 


Creio não ser necessário análises adicionais, pois o contexto desta canção está bem claro. Deus abençoe a todos e nos ensine a nos esvaziar de nós mesmos... Você, que por ventura goste dessa música, pode até discordar de mim (não estou nem um pouco preocupado com isso, diga-se), mas não tem como discordar da Bíblia. 

Por tudo isso, "Sabor de Mel" está não por mim, mas pela Bíblia Sagrada:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário