Total de visualizações de página

segunda-feira, 28 de março de 2016

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE 'SER BATIZADO COM FOGO' É UMA BÊNÇÃO?

      
Certamente você já se perguntou: O que é o batismo com fogo citado em Mateus 3:11? Aliás, esta é uma daquelas passagens peculiares da Bíblia que dá margem para um leque de interpretações e muitas delas completamente equivocadas e descontextualizadas que geram muita confusão e originam a criação de doutrinas erradas. 

Alguns afirmam - a maioria, vá lá que seja -  que seria o batismo com o Espírito Santo seguido do falar em línguas. Ou seja, o falar em línguas estranhas (glossolalia) a principal evidência do batismo com o Espírito Santo. Contudo, há muitos irmãos que ficam um pouco confuso com relação a isso, pois afirmam serem crentes fieis a Deus, mas nunca falaram em línguas. Será que existe algum problema com eles? Todo crente deverá ser batizado com fogo ou só alguns que serão? O que é ser batizado com o Espírito Santo e com fogo?

Façamos uma análise correta do texto citado acima (Mateus 3:11), bem como de todo o contexto. Dessa forma conseguiremos esclarecer facilmente o significado dessa expressão usada por João Batista. O texto citado é este: "Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo." Vamos começar a nossa análise:

O que é ser batizado com fogo?


1] A primeira pergunta que temos de responder é a seguinte: para quem João Batista dirigiu essa palavra? Observando o contexto, vemos que muitos iam até João Batista e, arrependidos de seus pecados, eram batizados por ele com água (Mateus 3:5-7). Mas entre estes, alguns iam até João com outros propósitos; estes são identificados como os fariseus e saduceus (Mateus 3:7). Foi diretamente a eles que João disse essa palavra, que começa no verso 7: "Vendo ele, porém, que muitos fariseus e saduceus vinham ao batismo, disse-lhes: Raça de víboras, quem vos induziu a fugir da ira vindoura?"

2] João questiona veementemente a falsidade e hipocrisia do arrependimento dos fariseus e saduceus (Mateus 3:8-9). Eles estavam ali com outros objetivos, não com o de se arrependerem dos seus pecados e viver uma nova vida. Nesse contexto João diz algo interessante a eles que nos ajudará a compreender o que significa batismo com fogo: "Já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo" (Mateus 3:10). O fogo citado aqui, claramente aponta para o julgamento de Deus e a justa condenação dos ímpios.

3] Dentro desse contexto João continua sua fala aos fariseus e saduceus e, claro, para aqueles que deveriam estar ali ouvindo toda essa conversa, explicando a eles da vinda do Messias, que seria maior do que ele (Mateus 3:11). Esse Messias estaria apto a oferecer dois batismos, sendo: o batismo com o Espirito Santo - é o batismo do arrependimento, a morte para a velha vida, a purificação dos pecados, a nova vida, etc (neste contexto, absolutamente nada a ver com os "retetés" pentecostais comumente associados ao mover do Espírito Santo no meio de uma congregação). E o batismo com fogo - esse é o batismo no qual os perversos serão batizados, conforme o próprio João explica na sequência: "A sua pá, ele a tem na mão e limpará completamente a sua eira; recolherá o seu trigo no celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível" (Mateus 3:12) - ou seja, absolutamente nada a ver com o fogo comumente associado à unção.

4] Esse trigo que será recolhido no celeiro são os salvos, os batizados com o Espírito Santo, os selados pelo Espírito Santo da promessa (Efésios 1:13). Já a palha que será jogada em fogo inextinguível são os ímpios, batizados com o fogo do juízo de Deus. Como vimos, todo o contexto usa o fogo como símbolo do juízo de Deus sobre os perversos.

5] Sabemos que nas Escrituras Sagradas o fogo é usado com diversos significados. Por exemplo, como símbolo de poder, de purificação, da provação, do juízo, etc. Para que o sentido da palavra fogo seja corretamente atribuído a um texto é importante avaliar cada contexto para não cometer erros. Como vimos claramente nesse texto que analisamos neste artigo, o batismo com fogo é claramente identificado como o batismo que Deus aplica nos ímpios, um batismo de condenação justa.

6] Assim, o crente verdadeiro não deve ser batizado com esse fogo citado nesse texto, pois se o for, nem mesmo poderá mais ser chamado de crente, pois, na verdade, nunca o foi. Antes, se for batizado com esse fogo citado por João Batista, será um batismo de condenação.


Conclusão



Para que entendamos as Escrituras é necessário que façamos uma análise dos contextos das passagens para que não incorramos em erros ao interpretá-las. É indiscutível que o fogo em vários textos da Bíblia, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento é um símbolo do poder de Deus.

O grande avivalista Edwin Orr, certa feita, pregava à uma grande multidão. Para espanto dos presentes, chamou um pastor imersionista e outro aspersionista e perguntou: Qual de vocês usa mais água no batismo? Antes que o constrangimento se instalasse, ele disse: Não importa a quantidade de água. A água só lava o interior. É preciso receber o batismo com fogo, porque o fogo queima e purifica o interior. Terminada essas palavras, ele voltou-se para a multidão e disse, vocês precisam ser batizados com fogo.

Deus sempre se revelou através do fogo. Ele selou sua aliança com Abraão no meio do fogo. Ele revelou-se a Moisés através do fogo. Ele conduziu o povo pelo deserto por uma coluna de fogo. O fogo do altar não podia apagar-se. Quando Moisés consagrou o templo, o Senhor respondeu com fogo. Elias foi levado para o céu numa carruagem de fogo. Deus é como uma coluna de fogo ao redor do seu povo. Deus é fogo. O trono é fogo. Sua Palavra é fogo. Ele faz dos seus ministros labaredas de fogo. Jesus batiza com fogo. O Espírito Santo desceu sobre a igreja em labaredas como de fogo. Nós precisamos desse batismo de fogo.

Jesus falou-nos de vida abundante. Deus promete-nos a suprema grandeza do seu poder. A Bíblia fala de sermos tomados de toda a plenitude de Deus. Não basta falar de poder. Precisamos ser possuídos por esse poder. O Reino de Deus consiste não de palavras, mas de poder. O Espírito que recebemos é espírito de poder.

4.Quais são as implicações do batismo com fogo?

  1. O fogo ilumina - o crente deve ser luz (Mt 5:14);
  2. O fogo purifica - o crente deve ser santo (2 Co 7:1; 1 Pe 1:15, 16);
  3. O fogo aquece - o crente deve ser "quente" (Lv 6:12, 13);
  4. O fogo se alastra - o crente deve "alastrar" (Jo 15:16).
Entretanto, dentro do contexto da passagem proposta o fogo é sinônimo de juízo e, portanto, para o verdadeiro crente em Jesus, não é uma bênção. Só para citar algo que está registrado no livro do Apocalipse sobre o fogo: "Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte" (Apocalipse 21:8). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário