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sábado, 12 de março de 2016

NOSSO FINAL É SIMPLES, TCHAU!

Última formação: Guilherme, Kim e Júlio C.
É... Você certamente já ouviu a velha máxima que diz "tudo o que é bom um dia acaba". Então, esse dito popular cabe ao momento da clássica banda de pop rock Catedral. A Banda Catedral foi um dos principais grupos evangélicos e foi o pioneiro a passar uma mensagem religiosa de uma forma, digamos, mais sutil. As letras de suas canções, apesar de inquestionável viés bíblico, não faziam uma menção explícita à religiosidade dos integrantes da banda. Tanto é que por um período da carreira eles até desistiram do rótulo de "banda gospel" e ganharam o público secular. 

Depois de 25 anos de estrada o trio resolveu gravar um vídeo informando o encerramento da carreira, porém lançaram um DVD em comemoração aos anos de trabalho e fizeram uma turnê visitando diversas cidades do Brasil. O último trabalho da banda recebeu o nome de "Música Inteligente ao Vivo – 25 anos" e será distribuído pela Mess Entretenimento. "Tudo um dia tem que acabar e chegou o dia da Banda Catedral dar um tchau".

A gravação do DVD foi realizada em Recife (PE) no dia 13 de junho e em Belém (PA) no dia 20 de junho de 2015. Depois do lançamento deste trabalho o grupo visitará algumas cidades e encerrará de vez suas atividades. É uma pena, pois a banda Catedral é sem dúvida alguma uma das mais expressivas em letras e músicas. Polêmicas à parte - e não foram poucas às que a banda se envolveu (ou nas quais foi envolvida) -, as músicas do Catedral - tanto as do "gospel" (convenhamos, as músicas da banda nunca mereceram esse rótulo pejorativo) quanto as do "secular" (idem) - são excelentes. Sou suspeito até suspeito para falar, pois gosto da maioria. Mas, vamos à...

História da banda


Formação original: Júlio C., Kim, César e Guilherme
A banda foi formada inicialmente pelos irmãos Kim (voz, guitarra base e violão), Cézar (guitarra solo) e Júlio Cézar (baixo elétrico), junto com mais dois amigos, Guilherme Morgado (bateria) e Glauco Mozart (tecladista da banda até o terceiro LP, Catedral III). Tiveram sua origem na igreja presbiteriana de Nilópolis, Rio de Janeiro, tendo sua temática voltada totalmente para o mercado gospel.

Com menos de um ano de formada, e Júlio tendo apenas dezesseis anos, lançaram "Você", pela gravadora Pioneira Evangélica, de Guilherme, que alcançou o disco de ouro e ao longo dos anos vendeu muito bem, mostrando o potencial da banda. Em 1989, lançaram "Aos Ouvidos dos Sensíveis de Coração", pela gravadora Doce Harmonia, mostrando muito mais ousadia em suas letras, demonstrando seu descontentamento com as injustiças do mundo, explícito principalmente na faixa que fecha o trabalho, "Mundo vazio". 

Dois anos após a banda voltou a gravar pela Pioneira Evangélica, e lançou seu terceiro trabalho, "Catedral III", que consolidou a banda no meio evangélico. Durante este período o som da banda era bastante influenciado pelos grandes expoentes e precursores do rock cristão brasileiro, como Rebanhão, Exodus e Sinal de Alerta. Em 1992, com cinco anos de carreira, o Catedral grava seu primeiro álbum ao vivo. Mesmo sem muita estrutura, a banda consegue novamente uma excelente vendagem, e isso os lança definitivamente como um ícone da música cristã no Brasil, marcando a primeira apresentação da banda em uma grande casa (o tradicional Canecão, no Rio de Janeiro). Este álbum foi intitulado "Catedral 5 Anos – Ao Vivo".

O último LP pela Pioneira Evangélica veio em 1993. O "Está Consumado I e II" foi um divisor na carreira da banda. Outro sucesso de vendas, mesmo sendo lançado para o mercado gospel, mostrava a vontade de popularização da banda. Vinha então a...

Era MK


Em 1994, o Catedral chega à [então] MK Publicitá, para ser um dos principais artistas da [então] maior gravadora de música cristã da época. No mesmo ano a banda lança seu primeiro álbum pela gravadora, sendo o sexto na carreira. "Contra Todo Mal" mostra mais uma vez o lado político e crítico da banda, com algumas canções trazendo letras fortes e reflexivas, voltadas ao social, como "Rio de Janeiro a Dezembro", que demonstra a indignação da banda com a violência na cidade maravilhosa, ou então a música "Sempre Comigo", que chegou a fazer parte da coletânea da MK Publicitá, "Louvor de Todos Nós", em que a banda mostra um estilo de música mais tradicional do meio musical cristão. 

Em 1995 a banda lançou seu primeiro grande sucesso pela MK, "O Sentido", mostrando seu lado popular, mesmo dentro do mercado gospel (tendo inclusive gravado uma versão de "Catedral" - aquela mesma que projetou a cantora Zélia Duncan ao sucesso - de Tanita Tikaram). No ano seguinte, a banda realiza um mega show ao lado da cantora Marina de Oliveira (herdeira a MK) na antiga casa de espetáculos Metropólitan ainda em divulgação do álbum "O Sentido" e já anunciando o disco que viria ainda naquele ano, o CD "Eterno" (que por sinal também com estrondoso sucesso), que seguiu com músicas românticas, sem deixar de mostrar o lado rock da banda. 

Este ano também foi marcado nascimento da primeira filha de Kim, chamada Karen. Em 1997, a banda lançou seu segundo álbum ao vivo, "Catedral 10 Anos – Ao Vivo", desta vez com muito mais estrutura. A obra conta com um momento acústico e outro elétrico, e foi gravado no Imperator, outra grande casa de shows do Rio de Janeiro e conta com a participação especial do saxofonista Zé Canuto. Já em 1998 a banda lança o álbum "Catedral en Español", voltado para o mercado latino, com grande sucesso nas rádios da América do Sul, principalmente na Argentina.

Ainda em 1998 o Catedral encerra sua marcante presença na MK Publicitá e no mercado evangélico com o álbum "A Revolução", o mais popular da banda dentro do mercado gospel. Assim, o grupo sai no mercado gospel com mais de 2 milhões de discos vendidos e como a principal banda de rock cristão do Brasil na época. Finda-se a era MK e inicia-se a polêmica...

Era Warner


Abertura para o mercado secular Em 1999 a banda retira o rótulo "gospel" de sua música e assina contrato com a multinacional Warner Music. Esta atitude provocou polêmica entre os fãs, que questionavam o motivo de a banda ter abandonado a música cristã. Nesse mesmo ano a banda lança seu primeiro trabalho dentro do âmbito da música secular, o álbum "Para Todo Mundo", nome bastante sugestivo para o momento que a banda vivia. Com o disco, a Catedral começa a escrever seu nome dentro do mercado popular, lançando dois videoclipes na MTV Brasil, sendo que ambos chegaram ao topo do Disk MTV (que era o programa onde a extinta emissora só passava o clipes mais pedidos pelo público, sinal que a banda estava agradando e muito o novo público-alvo).

Em 2001 o Catedral lançou um outro grande sucesso de vendas, "Mais do que Imaginei", e emplacou um de seus maiores hits, "Eu amo mais você", videoclipe que deu a banda suas primeiras indicações ao VMB da MTV como Banda Revelação, e na principal categoria da premiação, a Escolha da Audiência, que conta com os videoclipes mais votados do ano.

No começo de 2003 a banda lançou seu terceiro e último trabalho pela Warner Music Brasil, "15º Andar", produzido por Carlos Trilha, mostrando o amadurecimento da banda, mesclando o rock com as baladas românticas. A obra rendeu ao Catedral mais dois videoclipes na MTV ("Tchau" e "Um minuto"), esse último mostrando mais uma vez o lado social da banda, pois o videoclipe traz como tema principal as crianças desaparecidas em nosso país. 

O CD, embora considerado um dos melhores por boa parte dos fãs do Catedral, foi pouco divulgado pela Warner. Foi também o último disco do grupo na gravadora. O grupo encerra sua passagem na multinacional com mais de 360 mil discos vendidos , incluindo os álbuns e coletâneas lançadas durante os anos. 

A saída da Warner e a morte trágica de Cézar

'Juízo divino'
'A volta - a era Line Records'


22 de julho de 2003 ficou marcado pelo dia no qual, em um acidente de carro, morreu o guitarrista José Cézar Motta aos 33 anos, deixando a mulher Alessandra e dois filhos, Jéssica e Alex, além de milhares de fãs. Foi o momento mais difícil para a banda, havendo dúvida se haveria forças para continuar. Posteriormente, o Catedral voltou à ativa em meados de 2003 para lançar "Acima do Nível do Mar – 15 Anos", o terceiro disco ao vivo do grupo e primeiro DVD, com uma homenagem a Cézar Motta explícita na canção "A Tempestade e o Sol". 

Este trabalho ficou marcado também como a volta da banda a uma gravadora cristã. As homenagens a Cézar continuaram com o lançamento do álbum "A Resposta de 1 Desejo", produzido por Carlos Trilha, pela New Music, que foi gravado pelo músico, tendo sido lançado em meio a muitas expectativas. Em 2005, a banda idealiza um outro projeto, resgatando grandes sucessos com o álbum "Atemporal", também produzido por Carlos Trilha, da marcante passagem do grupo pelo mercado gospel, contando ainda com quatro músicas inéditas. 

(Mais polêmicas...)


O disco não teve o resultado esperado por muitos, devido a pouca divulgação da gravadora, mas mesmo assim já chegou a mais de 40 mil cópias, resultado mais do que suficiente para uma coletânea nos dias atuais. No início de 2006, a banda anuncia sua saída da New Music. Essa notícia trouxe um pouco de ansiedade aos fãs, pois poucos sabiam para onde iria a banda agora, já que havia sido anunciado para novembro aquele ano um novo CD. Algumas gravadoras se interessaram, porém, a banda voltou atrás e adiou o lançamento do novo CD para março de 2007. O novo disco, intitulado "Enquanto o Sol Brilhar" causou certa polêmica desde o lançamento, pela capa, que desagradou a uma pequena parte dos fãs, e pela influência da música popular brasileira, causando forte impacto na audição dos fãs. 

Porém, segundo pesquisa no blog oficial do vocalista Kim, o disco alcançou aprovação de mais de 90%, sendo considerado um dos três melhores CDs da época pop/rock do trio carioca. No dia 16 de Janeiro de 2008, Kim anuncia, em seu blog, a criação de sua própria gravadora, a Carroussel Music. Criada junto com o baixista Júlio, a Carrousel Music, segundo o vocalista, poderá lançar até três trabalhos extra-carreira da banda, além dos discos da carreira solo do vocalista e outros projetos. Kim afirma ainda que a criação do selo da banda era um sonho antigo agora concretizado. 

Em 2008 a Banda Catedral lançou pela New Music um trabalho extra denominado "The Elvis Music", um álbum tributo a Elvis Presley. Canções do rei são interpretas pela banda com uma nova roupagem e trouxe boa aceitação pelos fãs de Elvis no Brasil todo. Em 2008 a banda lançou mais um trabalho comemorativo, um projeto composto por dois CDs e DVD intitulado "20 Anos na Estrada", gravado ao vivo no Teatro da Rede Record, em São Paulo, que contou com participações especiais dos cantores Vinny, Luka, Liah e da banda Sinal de Alerta. No final do ano divulgaram a saída da gravadora New Music, por onde gravariam mais um trabalho, lançado este ano. 

Em 2010 lançou o álbum de estúdio "Pedra Angular", com 12 faixas, sendo 6 músicas inéditas e 6 novos arranjos para antigos sucessos da primeira fase do grupo. Com a proposta de ser uma homenagem aos fãs e um resgate das origens musicais da banda traz um conceito delicado, primoroso e letras eminentemente poéticas. Sendo um trabalho onde Kim e Júlio Cézar assinam a produção artística onde prometeram que a obra traria novidades no meio instrumental. Assim, a banda encerra sua passagem pelo selo Line Records/New Music/Record Music com mais de 900 mil CDs e DVDs vendidos (entre Catedral e Kim) e com hits que até hoje fazem sucesso com o público como "Quem disse que o Amor pode acabar?", "Atemporal", "Enquanto o Sol brilhar", "A Resposta de um desejo" entre outros, e ganhando vários prêmios, como disco de platina (CD "Acima do Nível do Mar -  15 anos"), DVD de ouro ("Acima do Nível do Mar - 15 anos") e disco de ouro ("A Resposta de Um Desejo"). 

Em 2012 é lançado o disco "M.I.M. – Maior Idade Musical - O álbum azul", em edição especial com número limitado de apenas 3.000 copias, sendo um trabalho totalmente independente e exclusivo para os fãs da banda. Em 2013, a Sony Music assina com a banda e fica responsável pela distribuição do álbum no Brasil. Ainda em 2012, a canção "Galhos Secos", que foi gravada e lançada no álbum duplo "Está Consumado I e II", de 1993, torna-se um meme da internet. Sendo o Catedral um dos intérpretes da canção da Banda Êxodos, foi lançado então pela banda um single contendo a regravação da faixa. 

A [curta] era Sony Music


Em 2014, a banda lança seu primeiro EP intitulado "Epílogo", pela Sony Music, o EP ainda teve a regravação do hit "Contra Todo Mal", com a letra totalmente contextualizada com a realidade e novos arranjos. No fim de Abril de 2015, pela falta de investimento da gravadora Sony Music com a banda e pelo índice baixo de vendas dos CD`s, a banda e a gravadora rescindem o contrato, deixando assim muitas expectativas entre os fãs sobre qual gravadora iriam lançar o CD e DVD comemorativo de 25 anos, prometido para o mesmo ano. 

No dia 22 de maio 2015, a banda anuncia contrato com a gravadora MESS, para gravação do cd e dvd "25 Anos Musica Inteligente Ao Vivo", e no mesmo dia anuncia que esse será o ultimo trabalho da banda, que depois disso não gravaria mais álbuns, anunciando assim o fim da banda. 

Formação 


  • Joaquim Cezar Motta (Kim) – (voz, guitarra base, arranjos e produção); 
  • Eliaquim Guilherme Morgado (Guilherme Morgado) – (bateria e arranjos); 
  • Júlio Cezar Motta (Júlio Cezar) – (Contrabaixo, arranjos e produção). 

Ex-integrantes oficiais 


  • Glauco Mozart – Teclados (1987-1991). Segundo o vocalista Kim, a saída de Glauco foi motivada por diferenças ideológicas.
  • José Cezar Motta (Cezar) – Guitarra (1970-2003 - falecido em acidente automotivo.

Discografia Álbuns de estúdio 


  • 1988 – Você 
  • 1989 – Aos Ouvidos dos Sensíveis de Coração 
  • 1991 – Catedral III 
  • 1993 – Está Consumado – Volumes 1 e 2 
  • 1994 – Contra Todo Mal 1995 – O Sentido 
  • 1997 – Eterno 
  • 1998 – A Revolução 
  • 1999 – Para Todo Mundo 
  • 2001 – Mais do que Imaginei 
  • 2002 – 15º Andar 
  • 2004 – A Resposta de 1 Desejo 
  • 2006 – Atemporal 
  • 2007 – Enquanto o Sol Brilhar 
  • 2010 – Pedra Angular 
  • 2011 – M.I.M. – Maior Idade Musical - O Álbum Azul 

Álbuns ao vivo 


  • 1992 – Catedral 5 Anos – Ao Vivo 
  • 1997 – Catedral 10 Anos – Ao Vivo 
  • 2003 – Acima do Nível do Mar – 15 Anos 
  • 2008 – Catedral 20 Anos de Estrada – Ao Vivo 

EPs 


  • 2014 – Epílogo - Coletâneas 
  • 2013 – M.I.M. – Maior Idade Musical (2°Edição Sony Music) 
  • 2009 – Catedral – Série Ouro Relançamentos
  • 2008 – Catedral – O Melhor do Início  
  • 2008 – Está Consumado (1993 – Pioneira Evangélica / 2008 – Line Records) 
  • 2006 – Warner 30 Anos – O Melhor do Catedral 
  • 2006 – Catedral – Nova Série 
  • 2004 – O Sonho Não Acabou – O Melhor do Catedral 
  • 1998 – Catedral en Español 
  • 1994 – Catedral – 16 Grandes Sucessos 

Outros projetos 


  • 2013 – CD e DVD Mais que Amigos = Irmãos (Catedral & Novo Som) 

Conclusão

Tchau, Catedral!


Apesar de haver me convertido ao cristianismo de tradição protestante antes mesmo de começar a escrever meus artigos e de ter um blog, sempre fui desconfiado de qualquer coisa parecida com o que é conhecido como "segmento gospel". Nunca cogitei me alinhar com tal target nem mesmo como consumidor e, se você me permite generalizar, sempre achei que a música evangélica era, no fundo, uma saída fácil para que artistas sem chance no mundo pop pudessem dar seus autógrafos, ter seus produtos licenciados e viver seu sonho de star.

O chamado "rock gospel" do início dos anos 1990 não diminuiu minha antipatia, muito pelo contrário. Música para mim sempre foi assunto sagrado demais para ser profanada por pseudos. 

Mas aconteceu que em 1999 a gravadora WEA anunciou a contratação do Catedral, embalado naqueles típicos projetos de marketing vergonhosos vindos de grandes gravadoras: a multinacional queria oferecer a banda como uma espécie de substituta da Legião Urbana, especialmente do lado mais espiritualizado e "conselheiro" da banda de Brasília – dali alguns anos, de fato contrataria o tecladista da Legião, Carlos Trilha, para produzi-los e reforçar a conexão. Do lado do quarteto evangélico, o desejo declarado era romper com o mercado dito gospel e avançar para o mercado dito secular, passo que se anunciava já havia alguns anos, em músicas cuja temática religiosa eram mascaradas em letras de amor.

O Catedral havia surgido em 1988 fazendo um som que em nada lembrava a Legião nem suas matrizes estéticas. Mas encontrou seu nicho de mercado no mesmo balaio que deu certa (má) fama ao grupo Cogumelo Plutão, por exemplo, o de pretensos estepes do grupo de Brasília. Em tempos em que o "serviço de implantação de novos produtos no mercado" andava de vento em popa entre as gravadoras e as rádios, a música "Eu quero sol nesse jardim" já tocava em FMs jovens. Nem a Legião Urbana soaria tão caricaturalmente Legião Urbana quanto naquela balada de violãozinho com vocal empostado e letra sobre jardins, luz da manhã e azul do céu. Marcelo Bonfá chamou o grupo de "cópia paraguaia"; Dado Villa-lobos de "Denorex" (o xampu do slogan "parece, mas não é").

Mas o que era o Catedral então "naqueles tempos"? Nada mais que quatro carinhas querendo atingir um número sempre maior de pessoas. Na verdade, penso hoje eu, o Catedral tentava fazer na época, com o talento de que dispunham, o que um número razoável de bandas cristãs brasileiras tenta fazer atualmente (Thalles Roberto que o diga...): dar um passo fora do seguro target gospel, dialogar com a sociedade, e influenciá-la como fizeram Bob Dylan ou o U2. Mas o Catedral não sabia se explicar e ninguém parecia muito interessado em entendê-los. 

O que aconteceu com o Catedral é que a maldade em direção a banda me levaram a conhecer as profundezas do farisaísmo gospel. A "notícia" de que o Catedral haveria "renegado", "apostatado". "desviado" e "zombado do Corpo de Cristo" grassou com uma velocidade absurda, por causa de uma polêmica e mal conduzida e editada entrevista ao extinto site Usina do Som, que recebeu maldosamente o título "A igreja é uma merda", como sendo uma frase atribuída ao Kim. Sem tempo para contextualizar a frase infeliz, a banda foi "levada à fogueira da inquisição" por grande parte de seus fãs do gospel.

À época, aquele foi o conteúdo mais acessado do tal site. As rádios evangélicas repercutiu a notícia, nunca consultando a banda, sempre em tom de impiedade e condenação. A gravadora MK Publicitá, responsável pelo lançamento dos seis álbuns anteriores do grupo, aproveitou para fazer marketing e anunciou imediatamente o recolhimento dos álbuns, por causa da "quebra de compromisso" do grupo com a igreja. Vários pastores e músicos vieram a público praticar o velho esporte de arvorarem-se santos diante do que supunham ser o desvio dos outros.

A repercussão foi tanta, e as pressões da gravadora tamanhas contra o site que, de fato, dependia da simpatia das companhias, que seus administradores decidiram retirar a tal reportagem do ar, deixando um rastro impressionante de destruição.

O Catedral lançou outros discos pela WEA, frequentou o Disk MTV e o Rock Gol, tornou-se ainda mais parecido com a Legião Urbana, processou a MK Publicitá, ganhou, e entrou na década de 2010 com um trânsito razoável entre os dois mercados. (O gospel brasileiro é o único gênero musical em que os próprios artistas pensam em termos de "mercado" como se fosse um contingente artístico.) 

Moral da história


Os músicos brasileiros de matriz cristã consideram o "evento Usina do Som" como um marco para que outros nomes se acovardassem em dar o passo fora de seu segmento. O site Usina do Som, gastando em banda pelo sucesso de público e sem ideia de como reverter isso em receita, foi diminuindo de tamanho até fechar em 2005. Assim, após 25 anos, a banda Catedral saiu de cena com certa dignidade deixando uma lacuna na música inteligente. 

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