Total de visualizações de página

terça-feira, 2 de janeiro de 2024

PAPO RETO — O ANO É NOVO, MAS E AS ATITUDES?

Fim/início de ano geram em nós a sensação de um novo ciclo e um bom momento de revisitar os projetos de mudar e/ ou implementar algo em nossas vidas. Um ano novo chega como uma nova promessa, cheio de novas possibilidades, mas nada muda se não for por meio das nossas ações.

Na maioria das vezes, sabemos que precisamos nos movimentar, mas simplesmente não conseguimos sair do lugar. Nem sempre por nossa culpa — mudar é realmente algo muito difícil. São comportamentos arraigados e padronizados, como um costume difícil de ser alterado, e com isso permanecemos insatisfeitos, na mesma condição, por anos.

Ao invés de saltar ondinhas, suba degraus


Mudar é um processo difícil, que requer esforço, disciplina, privações, determinação e várias outras atitudes que são imediatamente desprazerosas e sacrificantes.

Não é fácil quebrar a inércia e abandonar padrões repetidos por anos. Além disso, é preciso lidar com a possibilidade do fracasso, e algumas pessoas, por serem perfeccionistas e não se permitirem errar, temem inconscientemente a mudança por receio de não dar conta dela — preferem a zona de conforto conhecida, ainda que desconfortável, ao risco de não conseguir êxito na tentativa de sair dela.

Porque mudar?


Acredite que você pode mudar! Tudo começa por identificar o que você pode fazer para a sua vida ser mais prazerosa, se tornando, construtivamente, uma pessoa mais feliz.

Tudo começa no nosso cérebro, acionado pelos sistemas que envolvem os pensamentos. Pensar sobre o que queremos é desenhar o caminho da realização.

Uma boa dica para estruturar, é escrever o que você quer. Isto pode ser feito como uma lista, para que você leia sempre e fixe na memória, mas é preciso estar bem claro!

Bom... mas você sabe que desejos não caem de paraquedas. Então, parta para a ação! É preciso a partir daí, de fortes doses de comprometimento.

Vários sistemas no nosso cérebro são acionados para que tenhamos determinado comportamento. Criar a sua realidade e se comprometer com os seus resultados, com suas responsabilidades e suas atitudes, é construir o seu destino.

Seja um protagonista da sua vida, e não deixe que a vida te leve por aí de qualquer jeito. É você quem cria o seu mundo!

"Deixa a vida me levar, vida leva eu..."?


Este conhecido refrão da música de famoso cantor do samba e pagode, embalou o ritmo de muita gente, porém, essa filosofia "sugerida" pela canção, não deve sob nenhuma hipótese ou contexto ser seguida. 

Se você quer alcançar seus sonhos, não pode ser levado pelos acontecimentos. Se você deixa a vida te levar, em especial a vida profissional, dificilmente vai alcançar seus sonhos.

Aliás, sobre a tal música, se fizermos uma análise de sua letra
(coisa que, mesmo sendo importante, pois, toda composição musical, com um mínimo de inteligência artística e criativa, sempre tem uma mensagem a passar, já que a música é uma das formas de comunicação)
Entenderemos que o tal cantor, quando fala
"Deixa a vida me levar, vida leva eu...",
que ele não estaria incentivando a viver sem planejamento algum.

Se pararmos para analisar detalhadamente a música, lá, em um dos trechos, ele diz que
..."se a coisa não sai do jeito que eu quero, também não me desespero...".
Esta última expressão da música mostra que ele pensou antes sobre a vida e pensou em algo que ele queria que fosse e, em certo sentido, isso é um planejamento.
Percebi assim que ele não estava dizendo sobre não ter planejamento, mas como reagir emocionalmente e psicologicamente quando algo que planejamos, e gostaríamos que fosse daquela maneira, não dá certo.
Logicamente esse é só um ponto de vista e bem pessoal. Há outros pontos de vista.

Ou seja, está nas nossas mãos o tal "segredo" do seu sucesso. O mundo lá fora pode estar em pé de guerra, mas se desenvolvermos internamente, dentro de nós, estratégias para lidar com estas interações, pode acreditar que estaremos mais tranquilos e tereremos serenidade para decidir, porque estaremos comprometidos com os nossos objetivos.

O comprometimento é uma força propulsora e muito poderosa, mas precisa ser alimentada todos os dias para gerar a motivação para cada ação que compõe o nosso desejo.

O que mudar?


Como já dito acima, nós sabemos que não é fácil mudar, e que existem métodos que aproximam a teoria da prática. Por isso vamos dar aqui dicas que você pode seguir. Mas, lembre-se: quem tira do papel e coloca em pratica é você!
  • 1. Queira — Saia da sua zona de conforto e queira fazer o que precisa ser feito. Treine mentalmente, sempre conversando internamente com você mesmo sobre o que você deseja fazer e o que sente, pra encontrar as soluções.
  • 2. Não dê desculpas — Não foque nas barreiras que encontrar, visualize onde você quer chegar! As pessoas vencedoras não enrolam na cama. Elas têm paixão por vencer, e transformam horas que seriam improdutivas em produtivas.
  • 3. Resiliência/Aprender — Como tudo na vida, nada vem de mãos beijadas. Você poderá receberá diversos nãos, mas não desista! Pode aparecer um mar de incertezas e desconforto, e você precisará de resiliência para conseguir. O sucesso demanda tempo e trabalho.

Conclusão


Sem mais delongas, lute pelo que você quer, busque parcerias pra te ajudar. Vá encontrando formas de dar certo. O sucesso é uma questão de como você enxerga o resultado. Entre firme em 2024 e... foco na sua capacidade de realização!!!

Ao Deus Todo-Poderoso e Perfeito Criador, toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blogue https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário