Total de visualizações de página

domingo, 21 de janeiro de 2024

CONTÉM SPOILERS — EDIÇÃO ESPECIAL: "UM ENCONTRO COM LACAN"

Como estudante de Psicanálise, eu sempre deixei bem claro o quanto me identifiquei com as teorias lacanianas. Essa identificação fez com que eu me debruçasse em pesquisas por saber um pouco mais sobre Lacan: quem foi, de onde veio e, principalmente, o que fez, qual foi seu legado e sua contribuição para a Psicanálise Contemporânea.

Eis que, em minhas pesquisas, eu encontrei esse excelente documentário que traz um resumo biográfico sobre ele. Em contribuição para os meus colegas acadêmicos — e também para quem seja apenas um simpatizante pelo tema —, apresento essa edição especial da minha série de artigos "Contém Spoilers".
O documentário "Rendez Vous Chez Lacan (Um Encontro com Lacan)", de Gérard Miller, foi produzido em 2011. Com 52 minutos de duração, o filme, classificado como um curta-metragem, conta a história do psiquiatra, nascido em uma família católica de classe média no século 20, que se destacou no exercício prático e teórico da psicanálise defendendo teorias que geraram fortes polêmicas entre colegas de profissão.
O filme traz depoimentos de antigos analisandos de Jacques Lacan e dos psicanalistas Eric Laurent, Jacques-Alain Miller e Judith Miller (✩1941/✞2017).
Com a ajuda do irmão, Jacques-Alain, um dos maiores pupilos de Lacan, Gérard Miller tenta desvendar a personalidade do psiquiatra francês que até hoje é considerado um dos mais instigantes e controversos pensadores da história da psicanálise.

Quem foi Jacques Lacan


Lacan: o inconsciente como linguagem 
Foto: Metaética – Flickr – USP Imagens

Enquanto criava e desenvolvia as bases teóricas e práticas da psicanálise, Sigmund Freud (✩1856/✞1939) se correspondia e participava de encontros com colegas e discípulos. 

O grupo promoveu congressos regulares a partir de 1908 e formou a Associação Psicanalítica Internacional. Das ramificações desse núcleo surgiram as gerações posteriores de psicanalistas, uma delas tem como principal representante o médico francês Jacques Lacan (✩1901/✞1981).
"Numa época em que a psicanálise buscava fundamentações na Biologia, Lacan escolheu a lingüística e a lógica para reconfigurar a teoria do inconsciente"
Foto: Arquivo pessoal
afirma Christian Dunker, psicanalista e professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP).

Sua obra foi responsável por construir alicerces filosóficos para a psicanálise e transbordou sua influência a outros campos das ciências humanas.

Com Lacan, que se considerou um comentador de Sigmund Freud, propondo um retorno a suas ideias, a psicanálise bateu asas de sua fundamentação nas ciências biológicas e encontrou desenvolvimento na relação com a linguística. 

Sua afirmação de que o inconsciente se estrutura como linguagem, somada às noções de simbólico, imaginário e real, são algumas das contribuições decisivas de seu trabalho.

Seu nome completo era Jacques Marie Émile Lacan, nascido na cidade de Paris em 1901, em plena belle époque. Formado em medicina, especializou-se na psiquiatria com uma tese de doutorado defendida em 1932 que não fez eco entre os pares, mas acertaria direto na cabeça dos surrealistas, um encontro que tingiria decididamente os rumos teóricos de Lacan.

Por mais de 20 anos, manteve um seminário semanal, sensação entre a intelectualidade perambulante pela França, reunindo frequentadores que iam do antropólogo Claude Lévi-Strauss (✩1908/✞2009) ao cinemanovista Glauber Rocha (✩1939/✞2009), passando por entidades como Michel Foucault (✩1926/✞1984) e Gilles Deleuze (✩1925/✞1995). 

Foi nesses encontros públicos que realizou a maior parte de sua obra, já que publicou pouquíssimos livros. Disse até o fim que era freudiano, realizando uma radicalização das ideias e do projeto de Freud, uma afirmação que até hoje provoca controvérsias na psicanálise. Morreu em 9 de setembro de 1981.

Crítica e cisma


O psicanalista francês Jacques Lacan 
Imagem: CEA – Flickr – USP Imagens
Para compreender a trajetória de Lacan, é preciso ter em vista que a psicanálise se instala tardiamente na França em relação a países como Inglaterra, Alemanha, Itália e Estados Unidos. 
Em grande parte, por conta do influente Pierre Janet (✩1859/✞1947), psicólogo concorrente de Freud que chegara mesmo a acusar o austríaco de plágio.
"Na França, a psicanálise entra de uma maneira diferente de outros países"
explica Dunker. 
"Ela entra na cultura ligada ao Surrealismo, às vanguardas críticas e à epistemologia marxista, a uma psiquiatria inquieta com a sua própria época, uma psiquiatria que é ao mesmo tempo teoria da cultura."
Dessa forma, quando Lacan começa a ganhar reconhecimento, nos anos 1950, a psicanálise já estava assimilada à psiquiatria e à psicologia em diversos países, ainda que chegando atrasada na França. 
"Podemos caracterizar Lacan como uma espécie de crítico da psicanálise da sua época — de reinventor da psicanálise para alguns –, alguém que recolocou a psicanálise no debate com a ciência, com a filosofia, com a cultura e com a literatura"
comenta o professor.

Lacan soube articular a psicanálise a diferentes campos do saber, como arte, literatura, ciência e filosofia, sendo lembrado como um importante representante da psicanálise do século XX e um dos seus principais representantes.

Sobre o documentário


O documentário "Um encontro com Lacan", relata um pouco da história de vida de Jacques Lacan, como também relata a sua relevância para a psicanálise, relatos de alguns analisados e o quanto para muitos ele era considerado o maior psicanalista desde Freud.

Para a psicanálise os sintomas têm um sentido e se relacionam com as experiências do sujeito, sendo assim ele repete pelos sintomas tudo que criou em sua vida. O sintoma é uma formação de compromisso entre desejo, recalque e sua realização, pois quando o sujeito deseja algo que não pode ser realizado, ele recalca e como não recalca por completo, as falhas vêm como sintomas.
O trabalho do analista está na tentativa de fazer com que o paciente dê um novo sentido ou direção, fazer com que ele veja os sintomas de outro ângulo, de forma que ele saia do discurso repetitivo e dê um novo sentido ao sintoma. 

Nos relatos de seus pacientes pode-se perceber este trabalho e o quanto ele é importante no tratamento, quando eles diziam que ele dava atenção para as questões consideradas banais por eles, fazendo-os enxergar que não são banais e sim relevantes ao seu tratamento, dando então uma nova direção ao sintoma.

Conclusão


Jacques Lacan – Foto: Reprodução – USP Imagens
Evidentemente, a centralidade da linguagem na teoria lacaniana desova diretamente na prática terapêutica. 

O resultado é uma abordagem atenta à forma e à maneira como o paciente fala, voltada para ajudá-lo a escutar o que está dizendo, para além das intenções de sua própria vontade.

No documentário "Encontro com Lacan", o diretor Miller revela ainda que Lacan foi amigo do antropólogo, professor, filósofo e sociólogo Claude Lévi-Strauss (✩1908/✞2009); do pintor, escultor, ceramista, cenógrafo, poeta e dramaturgo Pablo Picasso (✩1881/✞1973) e do filósofo, escritor e crítico francê Jean-Paul Sartre (✩1905/✞1980)

Lacan nasceu em berço católico e sua família burguesa pôde proporcionar todas as experiências, inclusive dentro da psiquiatria, para suscitar seu interesse pela psicanálise.
Jacques Lacan, hoje, talvez seja o psicanalista mais controverso desde Freud, entretanto, sua teoria moderna e escrita barroca proporciona uma leitura fabulosa sobre os mistérios do inconsciente. 

Esse documentário é uma autêntica lição de história, recomendo você reservar um tempinho para ter um encontro com Lacan e desvendar um pouco sobre a história da psicanálise.


 

Ficha Técnica


  • Produção: Gerard Miller, Leslie Grunberg
  • Fotografia: Arthur Cemin, David Perressetchenshy
  • Som Direto: Laurent Meyer
  • Empresa(s) produtora(s): 2 Cafes L'Addition, PMP - Penelope Morgane Productions
  • Direção de Produção: Cecile Deborde
  • Assistente de Direção: Anais Feuillette
  • Pós-produção: Christophe Plebs, Fabrice Ferreira, Nicolas Ambroziewicz
  • Montagem: Damien Thoumas, Jerome Brehier
[Fonte: Psico Educa, Jornal da USP, original por Luiz Prado, acessado em 21/04/2024, YouTube]

Ao Deus Todo-Poderoso e Perfeito Criador, toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blogue https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário