Total de visualizações de página

quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

CANÇÕES ETERNAS CANÇÕES — "I WANT TO KNOW WHAT LOVE IS", FOREIGNER

Há canções que passe o tempo que passar, sempre que a ouvirmos, elas mexem com nossas emoções, nos remetem a recordações — quer sejam elas boas ou não — e suscitam em nós um sentimento de nostalgia que nos envolve por inteiro. Este, sem dúvida é o caso dessa canção sobre a qual irei falar em mais um capítulo da minha série especial de artigos "Canções Eternas Canções".
A maravilhosa música 'I Want To Know What Love Is', da banda Foreigner, é uma poderosa balada de rock que se tornou um dos maiores sucessos da década de 80. 
A letra da música reflete uma jornada pessoal de autodescoberta e a busca pelo verdadeiro significado do amor. 

O narrador expressa um desejo profundo de entender o que é o amor, algo que parece ter sido elusivo em sua vida até então. A repetição do refrão 
"...I wanna know what love is, I want you to show me..."
funciona como um apelo emocional, indicando a necessidade de uma experiência genuína e transformadora do amor.

Sobre a banda


O Foreigner, banda anglo-americana, é uma das bandas mais representativas do universo do hard rock dos anos 70 e 80, criada em 1976.

Em sua formação original, os músicos Mick Jones (guitarrista), Ian McDonald (saxofonista), Dennis Ellioth (baterista), Al Greenwood (tecladista), Ed Gagliardi (baixista) e Lou Gramm (vocalista) já venderam mais de 75 milhões de cópias de discos em toda a carreira.

Sobre a canção


'I Want to Know What Love Is' foi lançada em 1984, parte do quinto álbum de estúdio dos músicos, intitulado "Agent Provocateur". O hit gravado no Reino Unido atingiu o topo das paradas britânicas e americanas.

A faixa fez sucesso ao ponto de tornar-se uma das músicas que mais permaneceram na programação de rádios do mundo todo. A canção ainda fez parte do Top 25 no ranking da Billboard Hot Adult Contemporary Tracks durante três anos seguidos — 2000, 2001 e 2002. 

Ela também foi incluída na trilha sonora do longa "Rock Of Ages: O Filme" (2012), do diretor Adam Shankman, protagonizado pelo astro Tom Cruise e que contou com a participação do também astro Alec Baldwin.

Aqui no Brasil, ela compôs as trilhas sonoras três novelas: 
  • "Um Sonho a Mais" (1985), na versão original com o Foreigner;
  • "Pecado Capital" (o fracassado remake de 1998/99), com a Tina Arena e
  • "Viver a Vida" (2009/10), na pavorosa versão cantada pela inaudível Mariah Carey
Enfim, não é à toa que ela é considerada pela maioria — dentre os quais, me incluo — como o melhor hit para se ouvir a vida toda.

A Letra

'I Want To Know What Love Is'


I've gotta take a little time
A little time to think things over
I better read between the lines
In case I need it when I'm older

Ooh, ooh

Now this mountain I must climb
Feels like the world upon my shoulders
Through the clouds, I see love shine
It keeps me warm as life grows colder

In my life, there's been heartache and pain
I don't know if I can face it again
Can't stop now, I've traveled so far to change this lonely life

I wanna know what love is, I want you to show me
I wanna feel what love is, I know you can show me
Oh, oh

I'm gonna take a little time
A little time to look around me
I've got nowhere left to hide
It looks like love has finally found me

In my life, there's been heartache and pain
I don't know if I can face it again
I can't stop now, I've traveled so far to change this lonely life

I wanna know what love is, I want you to show me
I wanna feel what love is, I know you can show me
I wanna know what love is, I want you to show me
(And I wanna feel) I wanna feel what love is
(And I know) I know you can show me

Let's talk about love (I wanna know what love is)
Love that you feel inside (I want you to show me)
And I'm feeling so much love (I wanna feel what love is)
No, you just cannot hide (I know you can show me)

Oh, oh
I wanna know what love is (let's talk about love)
I know you can show me
I wanna feel it too (I want to feel what love is)
I wanna feel it too
And I know, and I know, I know you can show me
(Show me that it's real, yeah) I want to know what love is

I wanna know, oh, oh (I want you to show me)
I wanna know, I wanna know, I wanna know (I wanna feel what love is)
I wanna feel

A Tradução

"Eu quero saber o que é o amor"

Preciso de um tempo
Um tempo pra repensar as coisas
É melhor eu ler nas entrelinhas
Caso eu precise disso quando for mais velho

Ooh, ooh

Essa montanha eu tenho que escalar
Parece que o mundo está nas minhas costas
Através das nuvens eu vejo o amor brilhar
Me mantém aquecido enquanto a vida esfria

Na minha vida já tive desilusões e dor
Eu não sei se consigo encarar isso de novo
Não posso parar agora
Viajei tão longe para mudar essa vida solitária

Eu quero saber o que é o amor, eu quero que você me mostre
Eu quero sentir o que é o amor, eu sei que você pode me mostrar
Oh, oh

Eu vou dar um tempo
Um tempo pra olhar ao meu redor
Não tenho mais onde me esconder
Parece que o amor finalmente me encontrou

Na minha vida já tive desilusões e dor
Não sei se consigo encarar isso de novo
Não posso parar agora
Viajei tão longe para mudar essa vida solitária

Eu quero saber o que é o amor, eu quero que você me mostre
Eu quero sentir o que é o amor, eu sei que você pode me mostrar
Eu quero saber o que é o amor, eu quero que você me mostre
E eu quero sentir, eu quero sentir o que é o amor
E eu sei, eu sei que você pode me mostrar
Vamos falar sobre amor

Eu quero saber o que é o amor, o amor que você sente por dentro
Eu quero te mostrar, e eu sinto tanto amor
Eu quero saber o que é o amor, não, você não pode esconder
Eu quero que você me mostre, sim
Eu quero saber o que é o amor, vamos falar sobre amor
Eu quero que você me mostre, eu quero sentir também
Eu quero sentir o que é o amor, eu quero sentir também
E eu sei e eu sei, eu sei que você pode me mostrar
Me mostre que o amor é real, sim
Eu quero saber o que é o amor

A história


O significado principal da canção 'I Want to Know What Love Is' de Foreigner é que o narrador está à procura de uma melhor compreensão do amor. Reconhece a dificuldade desta viagem, com referências a uma montanha que tem de escalar e a uma dor de coração que precisa de ultrapassar. 

Pede-lhe que lhe mostrem o que é o amor e que o sintam, para que possa experimentar e abraçar a emoção, que ele acredita que lhe permitirá mudar a sua vida, de outro modo solitária.

Sim, Freud explica!


A canção começa com o narrador tomando um tempo para refletir sobre sua vida, sugerindo que ele está em um ponto de transição ou crise. Ele fala sobre a necessidade de "ler nas entrelinhas" e enfrentar as dificuldades que a vida apresenta, como uma montanha que ele deve escalar. 

A metáfora da montanha sugere os desafios e o peso das responsabilidades que ele carrega. No entanto, mesmo diante das adversidades, ele consegue ver um vislumbre de amor que o mantém aquecido e esperançoso.

A música também aborda a dor e o sofrimento que o narrador experimentou em sua vida, o que o torna hesitante em se abrir novamente para o amor. No entanto, ele reconhece que não pode parar agora, pois já percorreu um longo caminho para mudar sua "vida solitária". 
A letra sugere que o amor é a chave para transformar sua existência, e ele está pronto para descobrir e sentir o amor verdadeiro. 
A intensidade emocional da música é amplificada pela performance apaixonada do vocalista Lou Gramm e pelos arranjos musicais que incluem um coral gospel, adicionando uma dimensão espiritual à busca do narrador pelo amor.

Entendeu? Sim, senhor! Embora não seja uma música de temática religiosa, ela faz uma referência subjetiva que o verdadeiro amor só pode ser encontrado em Jesus, por isso a participação do sensacional coral gospel New Jersey Mess Coyer! 

Polêmica


O ex-vocalista do Foreigner Lou Gramm afirmou que foi cortado dos créditos de composição do hit 'I Want To Know What Love Is'. A música é creditada exclusivamente ao guitarrista fundador, Mick Jones, e foi lançada em novembro de 1984 como o single principal do quinto álbum do grupo, "Agent Provocateur".

Lou Gramm falou sobre sua suposta falta de contribuição para a faixa durante entrevista ao "The Jeremy White Podcast". Ele disse (conforme transcrito pelo Blabbermouth.Net): 
"Trabalhei pra caramba em 'I Want To Know What Love Is', acho que tive uma forte presença naquele álbum e estava contribuindo com ideias para o arranjo também e não ganhei nenhum crédito nessa música. 
A música era nº 1 no mundo inteiro e a realidade é que Mick ganhou cem por cento dos royalties da música. Fui cortado dela completamente."
Gramm continuou dizendo que 
"Mick foi muito justo... no que diz respeito a dividir os créditos de composição nos primeiros anos da banda. Quando 'I Want To Know What Love Is' foi lançada, ele me ofereceu 95-5, e eu disse, 'Eu não quero 5%.' Então ele ficou com 100%."

Conclusão


Em 2021, 'I Want To Know What Love Is' foi considerada a música mais tocada nas rádios brasileiras nos 10 anos antecedentes, ou seja desde 2011. À época, o ranking foi revelado numa pesquisa do ECAD (Escritório Central de Arrecadação de Direitos), tomando como base nas rádios que estão em dia com os pagamentos de Direitos Autorais.

Já considerada um clássico, a canção atingiu a primeira posição tanto na parada americana quanto na britânica e se tornou o maior sucesso do Foreigner. Eu não tenho nenhuma dúvida que hoje, quatro anos depois, esse ranking já foi superado, pois, sem dúvida, essa continua sendo uma das canções mais executadas por rádios como Antena 1, Alvorada e Light, emissoras FMs especializadas na execução de músicas antigas, tanto nacionais, quanto internacionais. 

Além disso, essa é uma das canções "obrigatórias" na maioria — quiçá, em todas — as coletâneas de músicas românticas da década de 1980. Ao menos nas de quem tenha um mínimo de bom gosto musical. 
Nas minhas playlists, pode ter certeza que ela está presente, nas versões original, estendida (ou remix) e também ao vivo, por isso é claro que vai levar meu seleto carimbo de
[Fonte:Portal Letras, original acessado em 10/09/2023;Rádio Antena 1, original por Sabrina Laranjeira, acessado em 12/10/2023;Whiplash.Net,originalpor Emanuel Seagal, acessado em 18/01/2024]

Ao Deus Todo-Poderoso e Perfeito Criador, toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blogue https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário