Total de visualizações de página

domingo, 28 de janeiro de 2024

OS "HERÓIS DESCONHECIDOS" DA BÍBLIA — PRISCILA E ÁQUILA

Inicio aqui mais uma série especial de artigos. Na série "Os 'Heróis Desconhecidos' da Bíblia", vou traçar o perfil biográfico de personagens que tiveram uma importante e, porque não dizer fundamental, participação nas histórias de grandes homens, estes muito conhecidos por seus atos em defesa da Fé, no cumprimento de seus respectivos exercícios ministeriais.

Em síntese, os Heróis da Bíblia também chamados de Heróis da fé. Foram homens e mulheres que ultrapassaram barreiras e tiveram grande intimidade com Deus. Todos eles deixaram exemplo de fé para todos aqueles que desejam viver uma verdadeira comunhão com o Senhor.

O que é um herói

Herói é o termo atribuído ao ser humano que executa ações excepcionais, com coragem e bravura, com o intuito de solucionar situações críticas, tendo como base princípios morais e éticos.
Além de bravura e coragem, um ato é reconhecido como genuinamente heróico quando a pessoa desempenha ou toma determinada atitude de modo altruísta, ou seja, sem motivos egoístas ou que envolvam o seu ser, mas apenas o bem-estar ou segurança de terceiros.

De acordo com a mitologia grega, os heróis eram vistos como semideuses, figuras míticas que se destacavam por serem supostamente filhos dos deuses. Para os gregos, uma atitude baseada num pensamento e lógica não egoísta era considera "sagrada", excedendo os limites das capacidades e dons humanos.

Aliás, etimologicamente, o termo herói se originou a partir do grego hrvV, que mais tarde foi adaptado para o latim heros. A partir desta etimologia, o herói também servia para designar o protagonista de uma história, seja obra literária, teatral, cinematográfica e etc.

As grandes narrativas gregas, como a Odisseia e a Ilíada, contam histórias de importantes personagens consideradas como heróis gregos, como Aquiles, Teseu e Hércules, por exemplo.

Os chamados super-heróis

Quem nunca sonhou em ter superpoderes? É uma fantasia tão antiga quanto a própria humanidade.
Atualmente, a figura dos super-heróis são bastante populares entre as pessoas de todas as idades e em todo o mundo. Os super-heróis são personagens fictícios que foram popularizados graças as histórias em quadrinho, principalmente nos anos que se seguiram ao pós-Guerra.

Super-heróis já existiam muito antes de histórias em quadrinhos os popularizarem e do cinema transformar figuras como Homem-Aranha, Super-Homem e Mulher-Maravilha em máquinas de fazer dinheiro.

Milhares de anos atrás, gregos, romanos, nórdicos, indígenas americanos e centenas de outras culturas já criavam seus heróis com poderes sobre-humanos.

Na verdade, muitos de nossos super-heróis contemporâneos, suas características e habilidades foram inspirados nesses personagens clássicos e, em alguns casos, foram copiados diretamente, como o Thor, da Marvel.

Dotados de poderes especiais, os super-heróis vistos nos quadrinhos têm o dever de salvar a humanidade de todos os tipos de perigos e inimigos. Normalmente, as histórias são permeadas pela constante luta entre o bem e o mal (herói contra vilão).

Entre os super-heróis mais populares está o Superman, o Batman, o Homem-Aranha, os X-Men, entre muitos outros.

Eu, particularmente, não sou fã dessas famosas franquias de super-heróis.

Definição de herói na pespectiva bíblica


Os Heróis da Bíblia (ou Heróis da fé) são todas as pessoas que se destacaram por sua vida de fé. Vamos de maneira mais clara entender como as Escrituras Sagradas conceituam e/ou caracterizam um herói.

Para a tradicional cultura grega o herói situa-se na posição intermediária entre Deus e o homem. Ou seja, o herói é aquele que possui a dimensão semidivina. São inúmeros os heróis da Bíblia. Todas se superando em atos, atitudes e pensamentos.

O capitulo de Hebreus 11 explica como os grandes heróis da Bíblia no Antigo Testamento se destacaram por sua fé. Sem fé eles nãos seriam lembrados e nem visto os milagres de Deus na sua vida e na vida do povo de Israel.

A fé essencial para a vida cristã dedicada e santa


Nessa conhecida lista — também chamada de "galeria" — incluem profetas e muitas pessoas que nem seus nomes foram citados. Elas viram grandes milagres e enfrentaram grandes dificuldades.
Apesar de tudo e nunca verem as promessas do Senhor cumpridas em Jesus. Eles não abandonaram a sua convicção em Deus. Pois não viam com olhos humanos, mas com os olhos espirituais e por nós foram aperfeiçoados (11:39).
A Galeria dos Heróis da Fé conforme descrito em Hebreus 11, fala sobre importantes exemplos de fé do antigo testamento. O escritor de Hebreus mencionou os nomes de alguns heróis da Bíblia e outros de forma generalizada.

Faz parte dessa galeria tanto homens e quanto mulheres usadas de forma sobrenatural por Deus. Contudo, embora tanto admiremos Noé, José, Moisés, Rute, Sansão, Ester, Daniel, Davi e outros heróis da Bíblia, não vamos, não podemos e não devemos jamais nos esquecer que todos eles apontam para o super-herói supremo de todos — Jesus. Ele é o nosso maior modelo. Como um Ser sem pecado, Ele viveu uma vida perfeita da qual podemos imitar.

Entendido o conceito sobre herói (e super herói), passemos aos primeiros personagens que abrem essa série especial de artigos: o casal

Áquila e Priscila.


No Novo Testamento, encontramos um casal muito especial, que foi importante na expansão do evangelho durante o primeiro século; e o que me impressiona é que sempre são mencionados os dois, nunca em separado. 

Esse pequeno detalhe fala muito sobre o relacionamento entre eles; eu teria gostado de conhecê-los pessoalmente visto que sempre fizeram tudo juntos; entenderam com precisão o significado do casamento exatamente como Deus o estabelecera.

O segundo pormenor é que algumas vezes o nome da mulher precede o do marido. Num tempo em que as mulheres não tinham praticamente qualquer valor para a sociedade (Jesus e os primeiros cristãos foram aqueles que lhes devolveram a dignidade), quando um dos apóstolos falava sobre eles, não tinha qualquer problema em mencionar a esposa por primeiro. Isso fala muito sobre o casamento!

Suponho que, com essas duas "pistas", você já saiba de quem estou falando: Áquila e Priscila (ou Prisca). Esta é a apresentação deles no livro de Atos 18:1-3.

Primeira observação importante: Paulo encontra os dois e toma conhecimento de que eles, assim como o próprio Paulo, fabricavam e consertavam tendas. Além disso, como em outros casos no livro de Atos, eram pessoas hospitaleiras; assim, Paulo permanece com eles em várias ocasiões para trabalhar… e para falar de Jesus e orar. Dessa forma não fica qualquer dúvida! Porque a Bíblia diz que, depois de muitos dias juntos, o casal foi em viagem missionária com o apóstolo (18:18-28).

Paulo os deixou em Éfeso onde havia uma igreja nascendo. Ele tinha toda a confiança neles porque amavam ao Senhor e haviam se comprometido com a Sua Palavra. Tanto foi assim que, quando Apolo começou a pregar, eles o ajudaram a entender melhor o plano de Deus. 

Fizeram isso de maneira correta e cheia de unção ("...eles o chamaram à parte…", não o acusaram em público) e o fortaleceram (despertaram nele o entusiasmo) de tal maneira que Apolo chegou a desempenhar um papel importante na expansão do evangelho. Lucas diz que ele falava de Jesus "com precisão". Não era um evangelista comum!

O legado do casal herói


Apesar de Priscila e Áquila serem "apenas" fabricantes de tendas, eles estudaram e compreenderam de uma forma extraordinária a Palavra de Deus. Tanto é que o próprio apóstolo Paulo os chama de seus "cooperadores": 
"Saudai Priscila e Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus" (Romanos 16:3). 
Com o tempo, Áquila e Priscila ficaram conhecidos em toda a região porque a igreja se reunia na casa deles. 
"As igrejas da Ásia vos saúdam. No Senhor, muito vos saúdam Áquila e Priscila e, bem assim, a igreja que está na casa deles" (1 Coríntios 16:19). 
Abriram seu lar para as reuniões onde se adorava o Senhor e se estudava a Palavra de Deus, além de ajudar a todos os necessitados. E tudo isso sem deixar de fabricar tendas, sem abandonar o seu trabalho.

Priscila e Áquila são mencionados sempre juntos na Bíblia e são um bom exemplo de um casal atuante na obra de Deus. Áquila era judeu natural de Ponto; já Priscila não teve sua origem revelada na Bíblia (At 18:2). O casal morava em Roma e teve que sair da cidade após o decreto do imperador Cláudio, que ordenou a expulsão dos judeus da capital romana.

A fim de fugirem da perseguição, Priscila e Áquila foram para Corinto, onde conheceram Paulo de Tarso. Paulo e o casal tinham a mesma profissão e passaram a trabalhar juntos na fabricação de tendas (18:3). Paulo passou a morar com o casal em Corinto — é provável que Priscila e Áquila tenham se convertido nesse período.

Depois que Paulo passou a se dedicar totalmente à pregação, o casal navegou com o apóstolo para Éfeso. Em seguida, estabeleceram-se na cidade, e o apóstolo continuou sua viagem missionária (18:18-21).

Em Éfeso, o casal conheceu Apolo, um judeu de Alexandria. Apolo só conhecia acerca do batismo de João — foram Priscila e Áquila que lhe ensinaram o Evangelho (18:24-26). E, depois dessa experiência, Apolo passou a pregar com vigor que Jesus é o Cristo (18:28).

Conforme já vimos, mas é válida a repetição, a igreja em Éfeso se reunia na casa de Priscila e Áquila, tornando-se uma base importante para sua edificação. Alguns estudiosos acreditam que o casal continuou seu ministério em Roma após a morte do imperador Cláudio, em 57 d.C.

Paulo enviou diversas cartas com saudações ao casal (Rm 16:3; 1 Co 16:19; 2 Timóteo 4:19). O apóstolo chegou a relatar que Priscila e Áquila arriscaram suas próprias vidas para salvá-lo (Rm 16:4). 
Assim, os dois nos dão um grande exemplo de como é possível exercer um ministério como casal.

Conclusão


Priscila e Áquila não mediam esforços para servir ao Senhor. Sempre estavam prontos para auxiliar, seja com recursos financeiros ou com seus ensinamentos. Sua casa sempre foi um suporte para as viagens missionárias, funcionando como uma igreja.

Entre tantos exemplos de famílias cristãs que temos nas Escrituras Sagradas, nenhuma é tão impactante quanto Priscila e Áquila, que, por essa devoção e paixão, tiveram a alegria de receber em casa dois dos maiores pregadores de todos os tempos, Paulo e Apolo. Que possamos aprender com esse casal, e que também possamos ter a alegria de acolher grandes homens e mulheres de Deus.
Como seria diferente a evangelização na contemporaneidade se houvesse mais trabalhadores que conhecessem dessa maneira a Palavra de Deus e a proclamassem com entusiasmo!
[Enciclopédia Significados, original acessado em 28/01/2024. Viver e Crer, original por Isaías Gomes, acessado em 28/01/2024. BBC News Brasil, original acessado em 28/01/2024. Ministérios Pão Diário, original acessado em 28/01/2024.]

Ao Deus Todo-Poderoso e Perfeito Criador, toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blogue https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário