Total de visualizações de página

terça-feira, 8 de março de 2022

ORAR NO MONTE: DOUTRINA, MISTICISMO OU LEGALIMO?

Cristão que é cristão sabe muito bem que, sem oração, a vida não avança. Isso porque o "combustível" que fomenta a intimidade com Cristo é a oração. Quanto mais a pessoa ora, mais entende o que o Senhor deseja para a sua vida. Os grandes homens da Bíblia tiveram esse discernimento. Foi assim com Moisés, Abraão, Noé e outros.

Que tal subir ao monte para orar? É desta forma que vários cristãos fazem, inspirados pelo que Jesus fazia quando queria ficar a sós com o Pai (Mateus 14:23; Lucas 9:18). Para Cristo, não seria possível orar livremente em casa, pelo assédio constante do povo, e menos ainda dentro das sinagogas (Lc 6:12; 22:44), onde não era bem-vindo. Mas, por que Jesus escolheu orar no monte?

Jesus orando no monte


A resposta está em Mateus 8:20, referenciado também em Lucas 9:58: 
"E disse Jesus: as raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça".
Então Jesus subia ao monte para orar sozinho porque não tinha um quarto onde podia se isolar e orar. Ele subia ao monte para orar e, geralmente, fazia isso sozinho.

Quando decidiu chamar mais alguém (Pedro, João e Tiago), Ele o fez por saber que era o momento da transfiguração. Podemos encontrar várias passagens bíblicas que falam sobre o assunto (Lc 6:12; 9:28). 

O maior sermão já pregado, o maravilho e emblemático "Sermão da Montanha" (ou "Sermão do Monte") — Mt 5-7 —, não podia ter sido proferido por outra pessoa que não Jesus, o maior montanhista. Os homens sempre subiram em locais altos para se achegarem a Deus. Foi assim na igreja primitiva e é assim nos dias de hoje.

Orar no monte, sim ou não, porque?


A dúvida é antiga. No evangelho de João 4:20-24, encontramos Jesus conversando com uma mulher samaritana, que lhe indagou:
"Nossos pais adoravam neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar."
Em resposta, o Mestre disse: 
"Crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem".

Momento único


Longe dos misticismos, o fato é que aqueles que como eu já passaram pela experiência garantem ser um momento único de intimidade com Deus e mover do Espírito. Eu classifico o monte como um lugar de retiro, de consagração — obviamente que a oração no monte não é mais poderosa e que no monte não existe nenhum poder especial, isso é cretinice de quem faz essa afirmação estapafúrdia.

Mas, o fato é que toda vez que Jesus subiu ao monte foi para falar com Deus, buscar Sua presença, não simplesmente para buscar poder. O poder é consequência de uma busca por Deus. Assim, se a pessoa buscar e adorar Deus, independentemente de onde estiver orando, o poder do Senhor se manifestará, inclusive no monte.

Infelizmente, existe um pensamento no meio evangélico — principalmente na vertente pentecostal — acerca do "monte de oração", que é místico e legalista. Vamos entender essa patacoada.

  • Misticismo  

Geralmente, grande maioria dos evangélicos sobe ao "monte" para orar, por acreditar ter algo de sobrenatural nele.

Pois veja bem, quantos de vocês já viveram a experiência de ver alguns de nossos irmãos, dizendo assim: 
"você tem que se preparar antes de subir no monte, pois o monte é coisa séria".
Ou seja, o sujeito entende que existe algo místico no monte.

Tanto é, que muitos antes de subirem fazem uma oração primeiro no pé do monte, como se fossem entrar em um lugar sobrenatural (quem nunca fez isso, que atire a primeira pedra — já joguei todas as minhas no chão).

Mas compreenda, que acreditar que existe algo de sobrenatural no monte, é a mesma coisa de acreditar que as águas de Caldas Novas tem um poder místico que cura as enfermidade de quem mergulhar nelas. Isso não é cristianismo, mas sim superstição e misticismo .

Aprenda uma coisa, em lugar nenhum das Escrituras Sagradas, temos como verdade essa crença que a oração no monte é mais poderosa (Ah, e por favor, amado, não me venha citar as experiências de Moisés e Elias, pois, tais experiências absolutamente nada tem a ver especificamente com os montes onde eles estavam, enquanto espaço geográfico.).

Na verdade, essa ideia veio de textos isolados da Bíblia, onde narra que Jesus se retirava para orar no monte (os textos já citados anteriormente).

Então com base nisso, o sujeito acha que a oração no monte é mais poderosa. Porém ele esquece de ler os contextos, onde vai nos mostrar que Jesus se retirava para orar no monte, por uma questão de liberdade, pois estava rodeado de pessoas, então para orar a sós com Deus, Ele se retirava para lugares isolados.

  • Legalismo

Os mesmos que acham haver algo de sobrenatural no monte, também acham que são ouvidos por causa do sacrifício que fazem de ir no monte. Por acaso você já viu alguém achar, que por causa do sacrifício que ele faz de ir no monte, orar no monte, vai fazer Deus responde-lo?

Pois é, isso é legalismo! Pois veja bem, acreditar que Deus vai ouvir sua oração por causa do sacrifício que você faz de ir no monte, ou de orar no monte, é a mesma coisa de acreditar que a sua salvação é pelas obras, ou seja, legalismo (vide o que Jesus falou com a samaritana em João 4)!

Aprenda uma coisa, Deus não ouve nossas orações por causa dos sacrifícios que nós fazemos. Mas sim por causa da santidade de Jesus que na cruz libertou a gente das nossas culpas.

Conclusão


Portanto, estar no monte tem somente um objetivo, buscar e ouvir a voz de Deus. Seja no quarto, no templo ou no monte, Deus está pronto a ouvir os Seus filhos. Deus é onipresente, existe em todo lugar ao mesmo tempo. Portanto, estará com você sempre, quando e onde você estiver com Ele.

Se você quiser subir no monte por uma questão de liberdade, ótimo, faça isso! Agora, se você subir no monte por achar que pelo seu sacrifício Deus vai responder, ou porque no monte existe algo sobrenatural, certamente, você estará caindo em uma heresia de legalismo e misticismo! Simples assim!

A Deus toda glória.

Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.
O uso correto da máscara não precisava ser obrigatório, por se tratar de uma proteção individual extensiva ao coletivo. É tudo uma questão não de obrigação, mas de consciência.
Respeite a etiqueta e o distanciamento sociais e evite aglomerações. A pandemia não passou, a guerra não acabou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário