Total de visualizações de página

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

PERSONAGENS BÍBLICOS — AFINAL, QUEM FOI ZAQUEU?

"Como Zaqueu, eu quero subir o mais alto que eu puder só pra Te ver, olhar para Ti e chamar Sua atenção para mim. Eu preciso de Ti Senhor, eu preciso de Ti, oh Pai. Sou pequeno demais, me dá Tua paz, largo tudo pra Te seguir. Entra na minha casa, entra na minha vida, mexe com minha estrutura, sara todas as feridas. Me ensina a ter santidade, quero amar somente a Ti porque o Senhor é meu bem maior. Faz um milagre em mim".
Essa é a letra da famosa música 'Faz Um Milagre em Mim' — que foi faixa do CD "Compromisso" (2008) e deu título a outro álbum gravado ao vivo (2009) — , do cantor e compositor Regis Danese. A canção, da autoria de Joselito e Kelly Danese, fez grande sucesso, ganhando prêmios (Troféu Talento: Música do Ano, 2009; Prêmio Música Digital: Categoria Música Religiosa mais Vendida, 2009), e chegou a ser gravada até mesmo por cantores (Gusttavo Lima, Mc Marcinho), duplas (Simone & Simária) e grupos seculares (Pique Novo), ganhando novas versões, por exemplo, pagode e até funk. Ela também foi gravada pelo padre Marcelo Rossi).

Pois é, que a tal música foi um mega hit, não se discute. Esta música foi inspirada numa passagem bíblica, na história de Zaqueu. Entretanto, muita gente andou cantando ela sem saber absolutamente do que se tratava. Eu, particularmente, não gosto dessa música. Escrevi um artigo específico sobre ela ➫ aqui. Pois bem, mas, vamos deixar essa música pra lá e vamos conhecer um pouco sobre a história desse famoso personagem bíblico.

Zaqueu, na Bíblia


Ao iniciar o estudo sobre Zaqueu, logo algumas palavras me chamaram a atenção. O texto de Lucas 19 descreve que Zaqueu queria ver quem era Jesus, mas não podia por causa da multidão, e porque ele era de pequena estatura. Na verdade, não se tem muito o que dizer sobre esse cara, a não ser o que a Bíblia já nos indica.

Zaqueu era um homem rico e tinha um bom cargo, ele era chefe dos publicanos de Jericó. Publicanos eram cobradores de impostos do Império Romano. Os Judeus não gostavam deles pois eles eram corruptos e roubavam dinheiro do povo.

Quem eram os publicanos?


Eles pagavam um certo montante de dinheiro à Roma, e passavam a ter o direito de cobrar impostos, mas faziam isso geralmente com práticas extorsivas, enriquecendo às custas da miséria dos Israelitas, pondo um fardo pesado sobre o povo.

Os publicanos também eram responsáveis por supervisionar as construções e as obras públicas, e muitas vezes forneciam suplementos às legiões do exército que era inimigo de Israel, o exército Romano.

Por isso, eles eram considerados traidores do povo de Deus, e eram contados com os impuros e pecadores. Não eram mais considerados Judeus, ou seja, não eram mais vistos como filhos de Abraão.

Jericó fora um eixo comercial importante visto que era uma interseção de várias rotas (entroncamento). Era uma cidade abastarda por seu mercado de bálsamo. Essas eram razões para Zaqueu, um coletor de impostos, viver ali.

O encontro entre Jesus e Zaqueu


Jesus estava a caminho de Jerusalém, mas antes decidiu passar em Jericó. Todos ficaram sabendo e foram correndo para ver Jesus, alguns subiam em pedras outros em bancos e cadeiras, mas como Zaqueu era muito baixo ele não enxergava Jesus. Zaqueu correu na frente da multidão e subiu em uma árvore para conseguir ver Jesus.

Zaqueu era odiado por seus compatriotas, e poderia ser espancado, ou apedrejado. Por isso ele temia a multidão. Ele não possuía um porte físico de um guerreiro, e ficaria em uma situação de fragilidade.

Zaqueu morava e trabalhava no distrito de Jericó. Importantes rotas comerciais passavam naquela região, que também contava com um palácio herodiano. Aliás, Herodes o Grande e seu filho Arquelau, realizaram obras significativas naquela região.

Segundo o historiador Flávio Josefo, Jericó também possuía um importante polo de produção de palmeiras e bosques de bálsamo. O unguento derivado do bálsamo de Jericó era muito desejado na época. Tudo isso significa que aquela área era uma fonte de impostos muito significativa. Jericó era uma das três principais coletorias de impostos da Palestina, e Zaqueu era um dos principais responsáveis por essa arrecadação.

Como foi dito, a Bíblia diz que ele era um "chefe dos publicanos". Essa designação traduz o grego architelones indica que ele era um subcontratante de outros coletores. Portanto, Zaqueu tinha sob sua supervisão alguns coletores responsáveis por arrecadar os impostos indiretos para o governo romano. Isso significa que Zaqueu era um homem importante, uma pessoa proeminente em sua região. Por isso o texto bíblico completa a informação dizendo que ele era um homem rico.

Jesus foi até a árvore que Zaqueu estava, chamou-lhe pelo nome e mandou ele descer, pois naquela noite Jesus queria se hospedar em sua casa. Zaqueu desceu o mais rápido possível, ficou muito feliz com a notícia e levou Jesus até sua casa. A multidão não gostou e nunca imaginaram que Jesus iria se hospedar na casa de um homem que roubava, de um corrupto.

Chegando em sua casa, Zaqueu e Jesus conversaram. Zaqueu se arrependeu, confessou seus pecados e disse a Jesus que iria dar metade de seus bens aos pobres e que iria devolver quatro vezes mais o valor que havia roubado das pessoas. Jesus ficou muito feliz e declarou que a salvação chegou naquele lar.

Porque Jesus passou em Jericó?


A rota mais difícil, de quem vinhada Galileia para a cidade de Jerusalém, descia pelo vale do Jordão, seguindo o rio Jordão até chegar em Jericó. Esse território era conhecido por Jesus. Anos antes, ele esteve com João Batista nessa região.

Fora dali, no deserto de Judá, que Ele subiu numa montanha no episódio da tentação, por 40 dias e noites. Assim, Jesus conhecia bem a região de Jericó. Talvez essa seja a razão de que, quando Ele chegou na cidade, uma multidão o recebeu prontamente.

Zaqueu, o puro, impuro


Zaqueu, portanto, era assim considerado impuro, se bem que o seu nome em Hebraico é זַכַּי — Zacai, que vem da raiz זָכַך — Zachar, que significa limpo, puro. Esse nome era muito usado na época do Segundo Templo (logo após o retorno dos Judeus do Exílio Babilônico), como vemos no livro de Esdras:
"Estes são os filhos da província, que subiram do cativeiro, dentre os exilados, que Nabucodonosor, rei de babilônia, tinha transportado a babilônia, e tornaram a Jerusalém e a Judá, cada um para a sua cidade" (2:1).
"Os filhos de Zacai, setecentos e sessenta" (2:9).
No encontro com Jesus, Zaqueu demonstrou realmente a natureza de seu arrependimento genuíno. Esse arrependimento não ficou apenas na teoria, ou se limitou a palavras vazias. Ele revelou esse arrependimento na prática ao declarar estar doando, naquela mesma hora, metade de suas possessões aos pobres. Ao contrário do que interpretam os espíritas, ele não estava tentando obter a salvação através de boas obras, mas estava entregando diante de Jesus simplesmente sua oferta de ação de graças.

Mas Zaqueu não parou nesse ponto. Ele se comprometeu a devolver quadruplicada qualquer quantia que tivesse defraudado de alguém. Normalmente a Lei Mosaica exigia que numa restituição fosse acrescentado um quinto do valor a ser restituído como um tipo de juros (Levítico 6:1-5; Números 5:7). Zaqueu, no entanto, decidiu fazer ainda mais do que isso. Ele não ofereceu um quinto de acréscimo em sua restituição, mas quatro vezes mais.

Considerando o fato de ele ter doado metade de suas posses aos pobres, e declarado na presença de todos uma restituição tão generosa, parece claro que Zaqueu tinha sido desonesto ao longo de sua vida. Direta ou indiretamente, o chefe dos cobradores de impostos havia permitido uma cobrança excessiva.

Porque "Filho de Abraão"?

"Jesus lhe disse: 'Hoje houve salvação nesta casa! Porque este homem também é filho de Abraão'" (Lc 19:9).
Tem muita gente que acredita equivocadamente, que essa fala de Jesus sobre Zaqueu, significa que ele era um tipo de "crente desviado" da época. Mas, não é absolutamente nada disso.

Obviamente o objetivo de Jesus não era dizer que o publicano Zaqueu era um descendente físico do grande patriarca Abraão. Mas ao dizer que ele também era um filho de Abraão, Jesus estava se referindo ao sentido espiritual. Naquele dia Zaqueu estava se juntando pela fé no Filho de Deus à verdadeira descendência de Abraão (cf. Gálatas 3:9,29).

Conclusão

Ensinamentos dessa história


Muitas pessoas se esforçam para tentar provar que Zaqueu não teria sido um extorquidor, um ladrão, como se Cristo não pudesse, jamais, ter olhado para um corrupto. Todavia, todo o contexto da história de Zaqueu aponta para outra direção. 

Naquele dia Jesus mostrou compaixão para com alguém que certamente não merecia. Sim, Jesus entrou numa casa que ninguém mais dentre o povo gostaria de entrar. 

Podemos levar para nossas vidas alguns aprendizados com a história de Zaqueu:
  • A humildade que ele teve ao descer daquela árvore para receber Jesus até sua casa.
  • Podemos ver que Jesus ama a todos e que Ele veio para salvar, mesmo Zaqueu sendo um homem odiado por todos, Jesus o amava, se hospedou em sua casa e levou o arrependimento e salvação.
  • Vimos que a multidão julgava os pecados de Zaqueu, mas não viam que eles também eram pecadores.
  • A vida com Jesus é diferente, quando Jesus chega em nossas vidas, ele trás transformação de atitude, Ele pode mudar a pessoa mais odiada.
  • Quem encontra Jesus verdadeiramente em seu coração, passa por transformação profunda no seu caráter.
  • É impossível alguém ter um encontro com Jesus e permanecer o mesmo, porque Ele tem o poder de transformar o mais impuro pecador em uma árvore frutífera, que dão frutos para a vida eterna.
Esse foi o mérito de Zaqueu, o mérito de ter sido encontrado por Deus. Ele olhou pra Deus, e Deus o encontrou. Essa é a história de Zaqueu contada pela Bíblia, é preciso saber mais alguma coisa? Para mim, não!

A Deus, toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso. 
O uso correto da máscara não é opcional, é obrigatório! 
Respeite a etiqueta e o distanciamento sociais e evite aglomerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário