Total de visualizações de página

domingo, 19 de julho de 2020

53 ANOS E OUTROS MAIS DE ETERNIDADE

Hoje eu completo 53 anos de idade. Olhando para trás, sinto-me privilegiado por Deus me conceder a oportunidade de viver cinco décadas e mais três anos. Isso é para poucos, meu caro, e, por isso, não sinto o menor constrangimento ou desconforto em estar, digamos, à caminho da melhor idade. Mais sete anos e já estarei no seleto hall dos idosos! Velho? Que nada: maduro, experiente!

Não sou o tipo que tem medo da velhice, muito pelo contrário, quero recebê-la como uma premiação do meu Criador. Mesmo porque, lutar contra o tempo é uma batalha inútil, enfadonha e inglória. Melhor encarar e pronto. Parafraseando uma canção do mestre Guilherme Arantes
'...Meu momento é agora, meu caminho é feliz, se há uma crise lá fora não foi eu quem fiz, então viver é um lance legal, tem de ter um certo sabor, muita calma durante loucuras nos final...' ("Lance Legal"  Guilherme Arantes, 1982, grifo acrescido para efeito de ênfase).

Holding Back The Years


Cara, sinceramente, como não se sentir privilegiado? Nasci no auge do disco de vinil, fui ao "seu enterro" e também testemunhei "sua ressurreição". Vi os "nascimentos" e as "mortes" da fita cassete e do CD, vi "o parto" da música digital que ainda está em seu desenvolvimento. 

Sou quase da mesma idade da televisão brasileira (ela teve seu início comercial no Brasil em 18 de setembro de 1950): vi ela em preto e brando, depois recebendo as cores (19 de fevereiro de 1972). Vídeo-cassete? Tive o meu. Ostentação pura. Coitado, perdeu a batalha para o DVD, que viria a ser, com pouco tempo de vida, definitivamente derrotado para as plataformas de streamings (o velho vídeo-cassete, enfim, foi vingado). 

Cinema de rua, vídeo locadora, lan-house... "velhos tempos, velhos dias".

Ditadura militar, anistia, democracia, Diretas já: pintei a cara e fui pra rua ao som de "Coração de Estudante", do Milton Nascimento! Sim, fui um jovem politizado, mas não manipulado e com muito pé no chão. 

Guerra das Malvinas (1982), Serra Pelada, o Eldorado brasileiro (1980), atendado na World Trade Center (11 de setembro de 1993): assisti horrorizado pela televisão a queda do imponente gigante vulnerável. Parecia uma cena de ficção de um filme catástrofe, do tipo que Hollywood sempre produziu tão bem. Era real! O homem e sua bestialidade visceral exposta ao mundo sem censura.
  • 21 de abril de 1995: vivi, enfim a experiência do novo nascimento. Reiniciava-se então a minha contagem dos anos para a eternidade.
Aleluia!
'...Eu nasci de novo, eu nasci de novo, em Ti, sou mais que vencedor...' ("Eu Nasci de Novo  Diante do Trono, 2003).
E quando eclodiu o embrião da internet? Ah, eu vi também. Estava lá. Internet discada... nossa, que luta! Do Orkut ao Instagram: eis-me! E na telefonia então? Orelhão de ficha, orelhão de cartão, telefone fixo de disco, telefone fixo de teclas, telefone fixo sem fio... celular que foi rebatizado com o pomposo nome de smartphone, para fazer mais jus ao que se transformou: algo muito além do que um simples telefone. 

Computador... MS Dos... Internet Explorer... PC (Personal Computer), notebook (servem para o que mesmo essa traquitanas tecnológicas?...)... 

Epidemia da Aids: sobrevivente! Faltava o que então? Uma pandemia? Não é que veio?! E cá estou eu: SOBREVIVENDO!... 

1967, o ano em que eu nasci


Mas, enfim, nessa data tão especial e importante para mim (sinceramente, me permita a franqueza, nada me importa que não seja para os outros...), resolvi dar uma revisitada nos acontecimentos que marcaram esse ano, que já finalizava uma década tão emblemática como foi a de 1960. 

Pesquisando, vi que, além do meu nascimento, o que por si só já torna esse ano um espetáculo, muitas coisas movimentaram o Brasil e o mundo. Acompanhe comigo essa breve retrô do insubstituível ano de 1967.

História Política


A Guerra do Vietnã continuava. No final do ano, o número de soldados norte-americanos atingem 463.000 com 16.000 mortes em combate até à data. Por esta altura, mais de um milhão de soldados americanos têm girado em Vietnã, com o tempo de serviço para recrutas sendo um ano, e a maioria dos americanos servindo em unidades de apoio. 

Estima-se que 90.000 soldados do Vietnã do Norte infiltrado no Sul através da fuga de Ho Chi Minh em 1967. No geral Viet Cong / força das tropas NVA em todo o Vietnã do Sul é agora estimado até 300.000 homens.

No Brasil, em 24 de janeiro de 1967 foi aprovada uma nova constituição. 
"Esse novo documento era autoritário e podia ser emendado por Atos Institucionais, normas elaboradas pelos comandantes das forças armadas. Os Atos anteriores a constituição foram incorporados a ela".
Foi a 6ª Constituição do nosso país, e o nome do Brasil agora passa a se chamar: República Federativa do Brasil e vigorou até a próxima Constituição em 1988.
  • Em 15 de março — Sai o primeiro desses presidentes Castelo Branco para assumir a presidência o general Arthur Costa e Silva que foi marcado por vários protestos e manifestações sociais, entre elas a UNE (União Nacional dos Estudantes) que organizou a passeata dos 100 mil no Rio de Janeiro, contra o regime militar. Assumiu a presidência em 15/03/1967 até 1969. É o início de uma fase mais dura e ditatorial militar do País.
  • 22, Fevereiro — O presidente indonésio Sukarno entrega toda a autoridade política do país ao ditador Suharto. No ano seguinte, Suharto é eleito presidente, cargo que mantém até à sua demissão em 1998.
  • 21, Abril — Golpe de estado na Grécia seguido da implantação de uma ditadura militar liderada por George Papadopoulos, na sequência do qual o Rei Constantino II é obrigado a fugir.
  • 08, Outubro — Che Guevara, chefe de guerrilha na América Latina, é capturado, juntamente com os seus companheiros nas proximidades de La Higuera, na Bolívia.
  • 09, Outubro — Um dia após a sua captura, Che Guevara é executado por ordem dos serviços secretos norte-americanos após vários anos de combate em defesa dos seus ideias de esquerda revolucionária.

Ciência e Tecnologia


Na industria automobilística  Surge o Galaxie. O Carro que revolucionou o ano dos brasileiros. 
"Seu fabuloso silêncio interno e maciez de funcionamento eram completamente desconhecidos, até então, entre nós."
Eureka! É inventado o microondas! E ele está aí, até hoje reinando nas cozinhas dos lares no Brasil e no mundo.
  • 27, Janeiro — Um incêndio na Apolo1, durante um teste de lançamento, mata os astronautas Ed White, Virgil Grissom e Roger Chafee. 
  • 23, Abril — O cosmonauta soviético Vladimir Komarov morre durante um voo da Soyuz-1.
  • 03, Dezembro — Na cidade do Cabo, na África do Sul, o cirurgião Christian Barnard e a sua equipa realizam, com êxito, o primeiro transplante de um coração humano. O paciente, Louis Washkansky, sobreviveu 18 dias.

Artes, Cultura e Entretenimento


Chamado de Verão do Amor (Summer of Love) foi 
"um fenômeno social com manifestações em várias partes do mundo em meados de 1967, durante o verão do hemisfério Norte. A passeata pel paz realizada no di 15 de abril (na primavera) de 1967 em Nova York é considerada um marco do início desse fenômeno social Essa manifestação reuniu cerca de 300 mil participantes, sendo o maior ato político realizado nos Estados Unidos até então."
A banca britânica The Beatles (nunca fui fã, mas, não tem como não falar deles...) lança em 1º de junho de 1967 seu primeiro álbum conceitual, em que todas as canções estão ligadas. O polêmico (desde a capa) "Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band" foi um dos álbuns mais vendidos em toda a história da música popular. No mesmo ano o grupo registra a canção 'All You Need Is Love', enquanto John Lennon produz o filme "Magical Mystery Tour" estrelado também pelos outros membros do quarteto.

Ainda na música, mas, agora aqui no Brasil  as músicas mais tocadas por aqui nesse ano foram (clique nos links e ouça todas):

Nascimentos

  • 18, fevereiro — Nasce Roberto Baggio, um das lendas do futebol italiano; celebrizou-se ao serviço da Fiorentina e da Juventus, tendo passado também pelo Inter de Milão e pelo AC Milan.
  • 19, julho — Nasce Leonardo Sérgio da Silva... 
(Quem? Eu, ora! Que pergunta...)

Falecimentos


Morte de acidente aéreo do ex presidente Castelo Branco – um dia antes do meu nascimento, em 18 de julho , notícia que chocou o país e uma das mais comentadas nesse ano. É a vida e seus ciclos... uns nascem, outros morrem... vida que segue.
  • 19, Abril c Morre na cidade alemã de Rhöndorf, Konrad Adenauer, primeiro chaceler da República Federal da Alemanha e grande responsável pela reconstrução do país e pela consolidação da democracia no pós II Guerra Mundial.

Conclusão


Enfim, se você assim como eu também nasceu em 1967, ou já existia por lá, pôde então fazer uma pequena retrospectiva do que aconteceu ao nosso redor, por aqui no Brasil e no Exterior. Afinal, já dizia o poeta
"recordar é viver".
Quanta evolução eu acompanhei e participei, claro, pois, modéstia à parte, não me contentei ou simplesmente me limitei a ser uma mera testemunha da história. Optei por participar dela, como mero figurante, ok, mas e daí? Para mim, o único protagonista da história é Deus. E que Ele continue protagonizando sublime até a eternidade que nos une, no lugar que é todo dEle, no trono do meu coração.
'...Mais meu Deus é a minha força 
E a resposta, eu continuo de pé...' ("A Resposta"  Banda Resgate, 2002).
'Sobre o Tempo' — Nenhum de Nós (1990)
A Deus toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso. 
O uso correto da máscara não é opcional, é obrigatório! 
Respeite a etiqueta e o distanciamento sociais e evite aglomerações.

Um comentário:

  1. Parabéns 🎂🎂🎂🎂, que Deus te abençoe sempre 🙏🏽❤️ muitos anos de vida, saúde e paz, te amo muito meu tio querido ❤️❤️❤️❤️❤️

    ResponderExcluir