Total de visualizações de página

quinta-feira, 2 de julho de 2020

ROMPENDO EM FÉ, EM LINHA COM A PALAVRA

Desde que comecei a minha caminhada cristã, uma das decisões que tomei foi a de tentar ao máximo permanecer sempre em linha com a Palavra de Deus, custasse o que custasse. Minha submissão à Palavra é um dos principais alicerces da minha fé. É um princípio que não negocio sob nenhum argumento, nenhuma circunstância ou pressão.

Assumi com o Senhor esse compromisso de permanecer fiel a Sua Palavra, mesmo se ela depusesse contra mim em decorrência de algum possível desvio de conduta moral, ética e/ou outra. E é isto o que venho buscando fazer nessas quase três décadas de trajetória cristã, pois sei que Deus não vai abençoar as minhas ideias, por mais mirabolantes que sejam, mas sim as dEle. Tenho a compreensão da necessidade vital de viver em linha com a vontade de Deus que está revelada em Sua Palavra.

O exemplo dos heróis da Fé


O salmista disse:
"Guardo a Tua palavra no meu coração para não pecar contra Ti" (Salmo 119:11). 
Por quê? A Palavra de Deus vai trazer temor do Senhor para dentro de nós, para que não cedamos ao desejo de pecar. Eu tenho temor de pecar voluntariamente. E você? Cuidado com o seu procedimento. Viva limpo diante do Senhor e diante dos homens. Não pegue nem um parafuso sequer no seu emprego e leve para sua casa sem que seu chefe saiba. 

A Palavra nos traz vida. Isto significa o caráter de Deus expresso pelo nosso caráter. E Davi  cogitado como um dos possíveis autores do Salmo 119 (os outros que, de acordo com estudiosos, também podem ter sido o autor desse salmo são Esdras ou Daniel), o maior do saltério, cujos 150 versos são todos voltados justamente em exaltação à Palavra de Deus  não foi o único dos heróis da fé no Antigo Testamento, que tinham a Palavra de Deus como sua fonte. Veja, por exemplo, o que disse o próprio Senhor ao líder hebreu Josué: 
"Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então prosperará em todos os seus caminhos  e você será bem-sucedido" (Js 1:8). 
Além desse, temos ainda os registros do sábio rei Salomão no livro dos Provérbios (3:1; 7:1). Só para citar alguns. Já no Novo Testamento, encontramos os apóstolos sendo diligentemente fiéis à Palavra e TODOS eles fizeram dela o pilar central de sustentação da doutrina apostólica. O apóstolo Paulo definiu isso muito explicitamente no seguinte versículo de sua epístola aos Romanos:
"...Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos..." (10:8). 
Em linha com Deuteronômio 30:14:
"Porque esta palavra está mui perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprires."

A Espada do Espírito


A Palavra também 
"...é a espada do Espírito..." (Efésios 6:17; Hebreus 4:12).
Mas, precisamos entender o que isto significa. Antigamente, quando eu era muito religioso, eu já chamava minha Bíblia, o livro, de minha espada. Uma vez esqueci de leva-la para o culto e, quando cheguei na congregação, pensei: "Ah meu Deus! Esqueci a minha espada em casa!" Mas, irmãos, a Palavra só é espada quando ela sai da nossa boca mediante a fé no nosso coração. 

Quando você declara a Palavra com confiabilidade e autoridade, aí sim você usa a espada do Espírito. Porém, o livro em si, é igual a qualquer outro livro. Por exemplo, aberto sobre um móvel no Salmo 91, "comendo" poeira, nada mais é que um amuleto e terá o mesmo efeito que uma ferradura pendurada na porta, ou seja, absolutamente, nenhum. Mas, se aquelas letras forem colocadas para dentro do seu coração pela meditação, a Bíblia será, como Paulo disse, 
"A Palavra da fé que pregamos, que deve estar na nossa boca e no nosso coração". 
O conhecimento da Palavra também nos liberta de sofismas e tradições. Não pregue e nem acredite em doutrinas falsas ou o que você acha. Pregue e absorva apenas a Palavra. O Espírito Santo revela somente a Palavra, pois Ele é o Espírito da Verdade (João 16:13). Quando falamos a Palavra, como está escrito, o Espírito Santo se move sobre ela iluminando e libertando as pessoas que a ouvem. 

Jesus também ensinou:
"Se permanecerdes na Minha Palavra, sois verdadeiramente os Meus discípulos" (8:31). 
Vamos permanecer firmes na Palavra! Depois, Ele disse:
"E conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará" (8:32). 
Muitas pessoas pensam: "Eu preciso de libertação nessa área, então, eu vou para aquele culto de libertação e lá irão orar por mim". Eu mesmo, durante muito tempo acreditei nisso. Mas, o verdadeiro culto de libertação é o culto no qual a Palavra de Deus será anunciada, privilegiada, priorizada. 

Não há absolutamente nada que seja mais importante e que mereça mais atenção em um culto além da Palavra e, sabe por quê? Porquê a Palavra e o Senhor são um em sua essência (1:1-4). Qualquer um que se identifique como obreiro (seja em qual exercício ministerial for) no Reino de Deus, precisa saber manejar bem a Palavra (2 Timóteo 2:15). Para isso, é preciso que estejamos sempre estudando, nos alimentando da Palavra, pois, assim, quando formos ministrar, seremos inspirados e lembrados pelo Espírito e falaremos não necessariamente o que as pessoas queiram, mas, sem dúvida alguma, o que elas precisam ouvir. E se a Palavra de Deus não for o suficiente para nos libertar, não há fórmulas dogmáticas alguma que serão. 

Vivendo a Palavra 


Vamos seguir o que a Palavra fala em vez do que os homens falam. Não faça algo porque todo mundo está fazendo, mesmo que seja lícito. Faça apenas se for a vontade de Deus para você e no tempo oportuno. Pastores, não façam eventos ou projetos na sua congregação somente porque deu certo na congregação de outros pastores. Se não é o que Deus mandou você fazer. Ele não vai abençoar. 

Quando eu era novo na fé, sofri durante muito tempo lutando para me livrar de hábitos que não eram mais condizentes com minha nova vida em Cristo. Vivi durante muito tempo atormentado com isso. Havia um espírito de acusação que sempre encontrava brechas para me acusar. Muitos homens e mulheres de Deus impuseram as mãos sobre mim. Quase fiquei careca de tanta imposição de mãos e nada. Campanhas? Fiz muitas! Votos? Também! Não sei de quantas rodinhas de exorcismos eu participei. Subidas ao monte, congressos, retiros, encontros... Tudo isso eu tentei e sabe qual foi o resultado? Nenhum! 

Mas, quando eu comecei a descobrir na Bíblia o que e quem eu sou em Cristo, o que tenho nEle e o que posso fazer pela Palavra, aí sim, os resultados vieram. Fui livre quando descobri que o Maior habita em mim, que Ele está sempre comigo, cuidando de mim e que tem o controle sobre minha vida, meus sentimentos, minhas emoções e que absolutamente nada pode me separar do Seu tão grande e incomparável amor. E, nada é nada (Rm 8:38,39). 

Fui  e sou diariamente  liberto pelo poder da Palavra. Algumas vezes, essas mazelas espirituais tentam voltar, mas eu resisto firme na fé a qualquer pensamento e sentimento contrário ao que a Palavra diz, falando o que está escrito, e tudo isso vai embora ligeiro. Eu não tenho de ficar repreendendo, queimando ou amarrando o diabo, basta apenas que eu me submeta a Deus e à Sua Palavra (Tiago 4:7). 

Eu amo a Palavra. Eu tento viver a Palavra  digo tento porque sei das minhas limitações  e o que eu mais gosto de fazer é ministrar a Palavra. Ela é como fogo dentro da minha alma. Eu amo o ministério, amo minha família, amo os irmãos, mas amo muito mais a Palavra. É por ela que eu vivo. Eu procuro estar sempre pronto para pregar a Palavra. Só rejeito um convite para pregar, se Deus falar comigo para não aceita-lo. Aí, não vou nem sob tortura, seja onde for. Agora, se eu receber o aval, a autorização e o amém dEle, então, meu caro, eu vou até os confins da terra. Com Ele no comando, vou pregar no deserto, na fornalha, na cova dos leões, no vale dos ossos secos... e até nos confins da Terra. 

Conclusão 


Vamos anunciar a Palavra. Vamos viver a Palavra. Vamos pregar o Evangelho. Muitas pessoas estão sofrendo por falta de conhecimento. Precisamos nos comprometer com as congregações pelas quais estamos responsáveis em não abrir mão sob nenhuma hipótese da pregação e do ensino da Palavra. Precisamos evangelizar, pregando a Palavra nas ruas e aonde quer que formos ou estivermos. Mas, principalmente, pregando com a nossa vida em linha com Ela.

A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso. 
O uso correto da máscara não é opcional, é obrigatório! 
Respeite a etiqueta e o distanciamento sociais e fuja de aglomerações.

2 comentários: