Total de visualizações de página

quinta-feira, 23 de julho de 2020

PERSONALIDADE RELIGIOSA ― REVERENDO AUGUSTUS NICODEMUS

Augustus Nicodemus Lopes Podcast | Free Listening on Podbean App
Uma triste realidade fácil de se constatar no atual cenário cristão, especificamente no segmento protestante (ou, como preferem muitos, evangélico), é a falta de representantes que não sejam reconhecidos por polêmicas nas quais se envolvem, mas sim pelas obras que edificam seus legados.

O teólogo, escritor, conferencista, pastor e professor brasileiro Augustus Nicodemus Lopes, está entre as raríssimas exceções, sendo um dos nomes mais respeitados da teologia calvinista. Nascido em 1954, em João Pessoa (PB), o autor possui uma grande formação acadêmica e livros renomados. 

O que é Calvinismo?


Calvinismo é uma teologia baseada na interpretação da Bíblia de alguns grupos protestantes. O Calvinismo recebe seu nome de João Calvino (1509/1564), seu defensor mais conhecido. As igrejas reformadas (ou presbiterianas) ensinam o Calvinismo.

Durante a Reforma Protestante, surgiram diferenças de opinião entre Martinho Lutero e João Calvino sobre alguns assuntos da Bíblia. Algumas igrejas apoiaram as ideias de Martinho Lutero e outras apoiaram Calvino. Atualmente, o Calvinismo está associado principalmente à Igreja Presbiteriana.

O que o Calvinismo ensina?


O ensinamento principal do Calvinismo é que Deus é soberano sobre tudo. Ele está no controle de todas as coisas e nada acontece se não for Sua vontade. Baseado nesse princípio, os calvinistas defendem cinco pontos principais, afirmados no Sínodo de Dordt:
  • 1. Depravação Total ― Todos pecamos e estamos poluídos pelo pecado. Por causa do pecado, tudo ficou corrompido e nos tornamos escravos do pecado. Sozinhos, não temos capacidade para mudar e nos purificar totalmente do pecado (Romanos 7:18-20).
Nesse sentido, depravação total não significa que todos somos psicopatas horríveis, incapazes de fazer coisas boas. No Calvinismo, depravação total significa que estamos manchados pelo pecado e não há nada que podemos fazer para reparar o dano.
  • 2. Eleição Incondicional ― Deus já escolheu ("elegeu") quem será salvo. Ele predestinou alguns para receberem a salvação de Jesus, dando-lhes a fé que precisam para que isso aconteça. A escolha de Deus não depende das obras nem do caráter da pessoa (Efésios 2:8-10). Deus dá a salvação de graça a quem Ele quer, sem exigir condições.
  • 3. Expiação Limitada ― Jesus morreu para que todos aqueles que crerem sejam salvos (João 3:16). Sua morte não salva aqueles que não se arrependem. Apenas os eleitos são salvos pelo sacrifício de Jesus.
  • 4. Graça Irresistível ― Basicamente, aqueles que foram escolhidos por Deus serão salvos. Quando Deus chama um dos eleitos, este não irá rejeitar o chamado e será salvo. A conversão não é simplesmente a escolha da pessoa; é o resultado do chamado poderoso de Deus, que não pode ser resistido. Quem não aceita a mensagem da salvação não recebeu a graça de Deus, que sempre resulta em conversão.
  • 5. Perseverança dos Santos ― Não é possível perder a salvação. Aqueles que foram escolhidos por Deus vão se manter fieis até ao fim, porque a salvação vem pela graça de Deus, não pela força de vontade da pessoa. Logo, nenhum salvo precisa ter medo de perder a salvação; já está garantida (Rm 8:38,39).
Isso não significa que os salvos podem pecar o quanto quiserem, sem medo de perder a salvação. Quem é realmente salvo vai mudar de vida e vai lutar contra o pecado.

Calvinismo e a Bíblia


A Bíblia diz que Deus é soberano sobre todas as coisas e nada acontece se Ele não permitir. Mas Deus também nos permite ter liberdade de escolha, ou livre-arbítrio. Deus chama e faz o trabalho todo para podermos ser salvos mas Ele também nos dá espaço para fazermos escolhas reais e significativas. Deus não quer que ninguém se perca mas Ele permite (Ezequiel 18:31,32).

Em Sua soberania, Deus decidiu usar nossas decisões para realizar Seus planos. O Calvinismo foca muito na soberania de Deus mas não devemos esquecer que nossas escolhas também são importantes e fazem uma diferença.

A vida acadêmica do autor 


A carreira acadêmica de Augustus Nicodemus se iniciou por um caminho que passava bem longe da teologia. Sua primeira formação foi na área de desenho industrial e chegou a cursar Engenharia Elétrica. 

Porém, sua história começou a pender para outra direção quando o pastor se graduou em Teologia do Seminário Presbiteriano do Norte. A partir dali, sua carreira acadêmica continuou, chegando ao mestrado e ao doutorado, ambos cursados em instituições estrangeiras de grande reconhecimento.

Augustus possui livros voltados para estudo, para edificação pessoal, exortação e instrução da igreja, bem como obras direcionadas às famílias e missões. Na área de estudos teológicos, Nicodemus é um professor respeitado e suas obras são utilizadas como base em diversos níveis de cursos. Um de seus principais livros é a obra "O poder de Deus para a Salvação", uma das publicações mais recentes do autor.

Após terminar seu doutorado no Westminster Theological Seminary, Nicodemus voltou a Westminster para desenvolver sua pesquisa. O tema era o apostolado no Novo Testamento e seu desenvolvimento na história de igreja. Posteriormente, essa pesquisa resultou na obra literária "Apóstolos".

Augustus é professor no Curso Fiel de Liderança, dando os cursos "Apóstolos" e "Princípios da Pregação".

Foi preletor em algumas Conferências da [Editora] Fiel. Ele também é o responsável pelo blog De Volta ao Evangelho, onde posta vários artigos e estudos nos mais variados temas, todos de cunho essencialmente cristãos.

Currículo acadêmico e teológico


Augustus Nicodemus é bacharel em teologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte, em Recife, mestre em Novo Testamento pela Universidade Cristã de Potchefstroom, na África do Sul, e doutor em Hermenêutica e Estudos Bíblicos pelo Seminário Teológico de Westminster, na Filadélfia (EUA), com estudos adicionais na Universidade Reformada de Kampen, na Holanda. Posteriormente, foi chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie por dez anos. Atualmente é professor do Centro Presbiteriano de Pós Graduação Andrew Jumper e pastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia.

Conheça algumas das obras de Augustus Nicodemus 


Segundo o próprio autor, "aprender a ler" é primordial para estudar teologia  bem como qualquer outra área. Afinal de contas, é partir de muito estudo e dedicação que se chega a resultados satisfatórios dentro de uma disciplina que tem séculos de pesquisa: o cristianismo.

Em sua avaliação de natureza reformada, argumenta que a infalibilidade das escrituras dá-se apenas nos originais, e acredita no fim da revelação divina através de dons espirituais como profecia, bem como não acredita na manifestação de línguas estranhas como sinal de atuação do Espírito Santo para os dias modernos. Por esse motivo, é considerado por escritores pentecostais como cessacionista em sua interpretação das Escrituras. Considerado por parte dos protestantes como teólogo de linha mais fundamentalista (e/ou tradicional).

Sua obra aborda as questões exegéticas, teológicas e práticas a partir de uma perspectiva reformada. Sua linha de interpretação segue o método gramático-histórico em oposição ao método histórico-crítico de interpretação. Além de questões exegéticas e teológicas, Augustus Nicodemus aborda questões práticas como família, missões, santificação e plenitude do Espírito e culto.

Em 2010, reproduziu no site da universidade um artigo do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil criticando o PLC 122, que visa criminalizar a homofobia, que foi posteriormente retirado do ar.

Alguns dos livros de sua extensa bibliografia, os que li são:


"A Bíblia e Seus Intérpretes", Cultura Cristã, 2004, 288 pág. — Uma "história da interpretação" indispensável para professores, estudantes de teologia, e para crentes em geral interessados no estudo de hermenêutica e da própria Bíblia. Válido destacar que:
  1. Este livro foi escrito do ponto de vista reformado. Isto significa que seu autor reconhece a inspiração e infalibilidade das Escrituras e adota os princípios hermenêuticos utilizados pelos reformadores.
  2. Este não é meramente um livro de história. Ao descrever os intérpretes da Bíblia e seus modelos hermenêuticos o autor faz uma análise deles à luz dos pressupostos mencionados acima.
  3. Este livro tem como um de seus alvos demonstrar que o método gramático-histórico é o que melhor se adapta ao caráter divino e humano das Escrituras. Somente uma hermenêutica que leve a sério a inspiração e infalibilidade das Escrituras, a historicidade dos relatos bíblicos e a intencionalidade dos textos em comunicar sentido proposicionalmente, poderá abranger todos os aspectos envolvidos na interpretação de um texto divino e humano ao mesmo tempo. E o método gramático-histórico atende a estes requisitos.
  4. Este livro procura mostrar que embora existam semelhanças entre a hermenêutica praticada pelos autores bíblicos do Antigo e Novo Testamento e o método gramático-histórico, devemos admitir o caráter especial da primeira devido ao fenômeno da inspiração divina.
"Polêmicas na Igreja", Mundo Cristão, 2015, 224 pág. — Em "Polêmicas da Igreja", ele apresenta sua visão sobre os principais temas que desafiam a Igreja em nossos dias e que podem comprometer a fé cristã, caso não sejam adequadamente analisados. 

Nesta obra você descobre como a Bíblia pode nos ajudar a compreender assuntos diversos e críticos, como homossexualidade, fé e cultura, espiritualidade e religiosidade, céu e inferno, verdade e pluralidade, dons espirituais, unção e outros que florescem em discussões acaloradas entre cristãos.
"Livres em Cristo", Vida Nova, 2016, 320 pág. Este comentário da Carta aos Gálatas é o resultado de exposições bíblicas voltadas para o público brasileiro contemporâneo, o qual, em muitos sentidos, se parece bastante com os destinatários da carta de Paulo. 

Paulo combateu em sua carta a mensagem de missionários judeus que se diziam cristãos e ensinavam que a salvação não se dava somente pela fé em Cristo Jesus, mas também pela obediência à Lei de Moisés. 

Hoje enfrentamos mensagem semelhante, defendida e disseminada pelos chamados judeus messiânicos e por pseudoapóstolos, os quais reintroduzem as cerimônias judaicas no culto cristão e obrigam os crentes em Cristo a se sujeitar à mesma Lei a que o Senhor deu pleno cumprimento na sua morte e ressurreição. 

Nossa oração é que Livres em Cristo: a mensagem de Gálatas para a igreja de hoje seja útil aos crentes brasileiros que desejam permanecer firmes na graça de Deus e na obra completa e suficiente de Jesus Cristo para nossa salvação.
"Cristianismo Descomplicado: Questões difíceis da vida cristã de um jeito fácil de entender", Mundo Cristão, 2017, 224 pág. — Ele traduz o hermético teologuês para o português do dia a dia, mostrando com isso que a teologia é para todos. 

"Cristianismo Descomplicado" desvenda um emaranhado de assuntos que desafiam a cosmovisão cristã, como ideologia de gênero, sofrimento, divórcio e novo casamento, submissão feminina, sexualidade sadia, possessão demoníaca e suicídio. 

A formação intelectual e o conhecimento teológico do autor tornam-se acessíveis graças a sua singular clareza de pensamento, que permite ao leitor compreender uma perspectiva bíblica sobre as questões que mais confrontam o cristão nos dias atuais.
"Cristianismo Simplicado: Respostas diretas a dúvidas comuns", Mundo Cristão, 2018, 208 pág.  — Nesta obra em que o autor prossegue em sua jornada de apresentar de modo compreensível os principais tópicos da fé cristã e suas aplicações no dia a dia. 

Seu método é simples, mas não menos eficaz: questionamentos complexos no campo da fé são respondidos de forma leve, objetiva, coloquial e acessível, aproximando a teologia do cristão leigo. 

"O que significa negar Jesus?"; "Como escolher a melhor igreja?"; "Como a igreja deve lidar com o dinheiro?"; "Religião pode se misturar com política?"; "Por que, como e com que objetivo a igreja deve disciplinar os desobedientes?"; "Mulheres podem ser ordenadas ao ministério pastoral?"; "Como devo enxergar a Igreja Católica Apostólica Romana?" e "O que será a marca da besta?" são apenas alguns dos assuntos que Augustus não se furta a responder neste livro.
"Cristianismo Facilitado: Respostas simples para questões complexas", Mundo Cristão, 2019, 160 pág. — Esta obra é a continuação de Cristianismo descomplicado e Cristianismo simplificado. Como o tema da série sugere, ela tem como objetivo responder, de maneira fácil, simples e compreensível, perguntas que os cristãos e o público em geral fazem acerca de Deus, da Bíblia, das pessoas, do mundo, da Igreja e do futuro. 

As perguntas foram selecionadas entre as centenas respondidas no programa "Em poucas palavras", veiculado inicialmente por uma emissora de rádio de Goiânia ― cidade em que, na época, ele pastoreava ― e, posteriormente, por meio de redes sociais e sites da internet. No programa, ele encorajava o público a enviar suas dúvidas e tentava responder da maneira mais coloquial possível.
"O Poder de Deus para s Salvação", Vida Nova, 2019, 560 pág. — Escrita por volta de 57 d.C, a Carta aos Romanos foi endereçada por Paulo a cristãos que ele não conhecia pessoalmente. No entanto, mais que uma igreja de desconhecidos, o apóstolo escrevia para uma igreja rachada pelas tensões entre cristãos judeus e gentios. 

Dessa forma, essa epístola nasce da necessidade do apóstolo de apresentar suas credenciais aos cristãos de Roma, o que ele faz ao mostrar a essência da sua pregação: o evangelho — uma mensagem que para Paulo não era motivo de vergonha, mas, sim, sinônimo de "salvação para todo aquele que crê" (Rm 1:16). 

Neste volume, Augustus Nicodemus expõe os 7 primeiros capítulos dessa mensagem poderosa de Paulo aos cristãos de Roma para nos lembrar que a salvação oferecida pelo evangelho só pode ser alcançada mediante a união com Cristo, em sua morte e ressurreição.

Conclusão


Augustus Nicodemus Gomes Lopes é casado com Minka Lopes, com quem tem 4 filhos, Hendrika, Samuel, David e Anna. Mesmo que você (como eu) não concorde com toda a doutrina calvinista, imbróglios teológicos à parte, o fato é que Nicodemus é sem dúvida uma das grandes vozes que soam com muita autoridade no meio cristão da atualidade.


A Deus toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso. 
O uso correto da máscara não é opcional, é obrigatório! 
Respeite a etiqueta e o distanciamento sociais e evite aglomerações.

Um comentário:

  1. como sempre amei saber mais sobre ele, como disse no PDF, temos algumas discordâncias, mas gosto muito do material dele, riquissimo para aprendizado

    ResponderExcluir