Total de visualizações de página

terça-feira, 1 de janeiro de 2019

"TRANSFORMAI-VOS" - MENSAGEM MINISTRADA NO CULTO DA VIRADA


Imagem relacionada

Mensagem do Culto da Virada 2018/2019


Esta mensagem foi ministrada por mim no culto realizado no dia 31 de dezembro de 2018 para o dia 1º de janeiro de 2019, na igreja onde congrego. Também é a abertura oficial do tema e lema da igreja para o novo ano: TransformAção. 
  • Tema: "Transformai-vos!" 
  • Texto Base: Romanos 12:2 
"Não se amolde ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação de sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."

Conceito de "transformação":


Ação e efeito de transforma (fazer algo ou alguém mudar de forma, transmutar algo em noutra coisa). No contexto cristão, ser transformado, ter uma mudança de mente e de vida é quando somos moldados pela Palavra de Deus, pela renovação do nosso entendimento para que, então possamos experimentar qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

A transformação só se dá, na vida de uma pessoa, pelo poder do Espírito Santo e é realizada de dentro para fora e não ao contrário, como pensa a maioria. Não conseguimos uma real mudança de vida senão pelo poder de Deus que opera na vida das pessoas.

Quem tem sua vida transformada pelo poder do Espírito Santo, tem principalmente sua mente renovada pelo mesmo poder, assim não vive mais uma vida de pecado e sim uma vida de retidão na presença de Deus. Assim podemos dizer que a transformação realizada pelo Espírito Santo, faz nascer uma nova pessoa (à essência), não mais com seus desejos carnais, mas sim espirituais, pois é nascida de Deus. 

1) Transformação para expressar a glória de Deus 

"E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito" (2 Coríntios 3:18).
O Evangelho é o poder de Deus para a salvação, e, infelizmente, muitas igrejas tem vergonha de proclamá-lo (Romanos 1:16). Como resultado, talvez não experimentemos os frutos da transformação em nossas igrejas que normalmente é associada ao evangelho (Colossenses 1:4-6; 2 Pedro 1:3-9). A transformação pelo Evangelho normalmente é encontrada na companhia da proclamação do Evangelho.

O Evangelho pode (cuidadosamente) ser resumido da seguinte maneira: Deus enviou seu Filho, Jesus Cristo, para viver nossa vida, morrer nossa morte e ressuscitar triunfante para reunir, pelo Espírito Santo, pecadores perdoados em uma nova vida como o povo de seu Reino, debaixo de seu gracioso reinado.

O foco do Evangelho não é na incapacidade da humanidade (incluindo a transformação), mas na glória de Deus. Eu sou transformado quando vivo de acordo com o Evangelho (Gálatas 2:14) – evitando tanto o legalismo como a libertinagem – e buscando a alegria encontrada ao render completamente a minha vida desregrada em troca de expressar graciosamente a vida justa de Cristo em cada aspecto da minha caminhada como cristão (2:20).

O Evangelho é o que nos endireita perante Deus (justificação) e também é o que nos liberta para nos deleitarmos nele (santificação). O Evangelho muda (transforma) tudo!

2) Transformar para testemunhar de Cristo 

"Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus" (Mateus 5:16).
Conhecer Jesus faz toda a diferença! Com Jesus na vida as coisas presentes, desconcertantes, não serão as mesmas no futuro. Ele tem o poder de mudar todas as coisas. Quem compreende quem Jesus é, entende a necessidade de recebê-lo em sua vida e experimenta a alegria de uma vida plena e significativa, porque o Senhor Jesus tem o poder da transformação e concessão de uma nova vida.

A abrangência desse fato na vida de tantos, se dá, pela compreensão de que o próprio Jesus preparou o coração dos seus para compartilhar do Evangelho da graça. Ele ofereceu uma vida de liberdade para todos os que creem e aqueles que são seus, testemunham com alegria o poder de transformação e vida plena que Jesus oferece.

Testemunhar não é forçar doutrinas ou ideias. Isto é religião. Significa crentes atenciosos que desfrutam do amor e da graça, compartilham das Boas-Novas, que redime e salva pessoas, sem distinção. Jesus redime a pessoa e lhe concede vida abundante e eterna. Todo crente está capacitado a compartilha de Jesus expondo a sua Palavra e se expondo como testemunha de sua própria experiência com Cristo.

Os salvos têm um testemunho regado de autoridade que não se alicerça na aprovação do mundo. Todo pensar e agir do mundo se opõe e resiste a qualquer testemunho a respeito de Cristo. Os crentes por vezes são intimidados por seus algozes a silenciar-se, impedindo-os de falar de Cristo. Mas autoridade da pregação vem de Deus. Ele usa você para torná-lo conhecido.

3) Transformar para obedecer a Deus 

"Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável. Não me expulses da tua presença nem tires de mim o teu Santo Espírito. Devolva-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer" (Salmo 51:10-12).
A transformação envolve a mudança da velha vida de pecado para uma nova vida de obediência a Jesus Cristo. 
"Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" (2 Coríntios 5:17). 
Aquele que realmente é transformado pelo poder do Espírito Santo está liberto da escravidão do pecado, e passa a ter uma nova vida, desejando obedecer a Deus e seguir a direção do Espírito Santo. Desde a primeira vez em que foi proclamada, a fé em Cristo traz consigo o sentido da obediência. Por isso nos deparamos com a indagação (e indignação) do Senhor Jesus: 
"Por que não fazeis aquilo que eu mando?" (Lucas 6:46). 
Se O reconhecemos como "Senhor", então devemos obediência a Ele, e ponto final! Foi para isto que fomos chamados. O que caracteriza um discípulo de Cristo é a sua obediência ao Seu ensino. O ministério de ensino é importantíssimo e foi ordenado pelo próprio Cristo, mas deve levar as pessoas à prática!

O apóstolo Paulo se referiu à fé como um ato de obediência em dois textos bíblicos distintos:
"Por intermédio de quem viemos a receber graça e o apostolado por amor do seu nome, para a obediência por fé entre todos os gentios" (Romanos 1:5). 
"E que agora se tornou manifesto, e foi dado a conhecer por meio das Escrituras proféticas, segundo o mandamento do Deus eterno, para a obediência por fé, entre todas as nações" (16:26).
Fomos chamados à obediência pela fé! Esta deve ser a forma de caminhar de todo cristão! Escrevendo aos efésios, Paulo menciona a condição anterior à nossa conversão, e, para descrever a forma como vivíamos, ele usa o termo "filhos da desobediência":
"Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais" (Efésios 2:1-3).
Concluímos assim que não adianta passarmos horas a fio, sentados na igreja, ouvindo a Palavra de Deus, agindo como quem diz "sim" a tudo o que o nosso Pai Celestial nos ordena que façamos, se, depois, não obedecermos e não fizermos essas coisas! A aparência de obediência não está entre os pecadores, e sim entre os cristãos! No entanto, a obediência verdadeira nem sempre está conosco!

Conclusão 


A transformação é essencial na vida do ser humano. Devemos buscar ser transformados e melhorar nas várias áreas de nossa vida, Mas a maior e mais importante transformação só pode ser feita por Deus. 

O Senhor está conduzindo a sua igreja com segurança para fazer a obra que foi determinada. Portanto, somos comissionados para tonar conhecida, a obra prima da transformação e vida que Jesus realiza. Não podemos nos omitir, nem mesmo ignorar ou abafar o que está em nossas mãos para ser feito.

A mensagem será anunciada e o Senhor toma a Sua Palavra, fiel e digna de toda aceitação; Ele usa a ação ou poder do Espírito Santo sobre o testemunho do crente e infunde a Sua soberania para que compartilhemos de algo que se constitui num grande privilégio, compartilhar de Jesus que transformar e da vida eterna.

Contudo, apesar de Deus ser Todo-Poderoso, Ele nunca vai nos forçar a mudar. Para que mudemos, temos que permitir que Ele trabalhe em nós. Por vezes, a transformação irá doer, Deus vai querer trabalhar em partes delicadas da nossa vida. Mas se deixarmos Deus operar, certamente experimentarmos as grades coisas que Ele tem para nossa vida, não só em 2019, mas até que nos venha a eternidade.

A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog 
https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.

2 comentários:

  1. Amém, lendo aqui a sua ministração sobre Romanos 12 me recordei de que poucos dias atrás fiz essa mesma leitura pra dar uma correção na igreja pois, os crentes de hoje não estão vivendo uma vida de retidão à Deus, o tempo está passando e muitos estão vivendo de qualquer maneira, não estão procurando saber qual é a vontade de Deus.

    ResponderExcluir