Total de visualizações de página

sábado, 26 de janeiro de 2019

"BENEFÍCIOS NA ANGÚSTIA" - MENSAGEM MINISTRADA NO CULTO DE TERÇA-FEIRA, 15/01/19

Resultado de imagem para imagem de pessoa angustiada

Oseias 5:15; 6:1-3


O texto deste artigo é baseado no esboço da palavra que eu ministrei no culto realizado na terça-feira, 15 de janeiro de 2019, na igreja onde congrego. Como todos sabemos, a vida cristã é caracterizada pelos muitos desafios que nos apresenta. É um ledo engano alguém pensar que virá para a presença de Deus e terá todos os seus problemas resolvidos em um passe de mágica. 

Sei que esse é o falso evangelho que muitas igrejas pregam e sei que esta é a mensagem que a maioria quer ouvir. Esse tipo de mensagem colorida é a que atrai as grandes multidões. Para muitos, Jesus é agenciador matrimonial, agente de concessionária de veículos, empresário, banqueiro, corretor imobiliário, curandeiro e o gênio da lâmpada. É assim que Ele tem sido apresentado pelos propagadores da famigerada teologia da prosperidade. Mas eis que vem a Bíblia e vaticina:
"Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. (...) Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência, Perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio, e em Listra; quantas perseguições sofri, e o Senhor de todas me livrou; E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições" (2 Timóteo 3:1.10-12).
Cadê a vida boa? Cadê as mamatas prometidas pelos pregadores do falso evangelho sem cruz, sem renúncia, sem deveres? Estes falsos profetas só apresentam os direitos e ainda ensinam seus seguidores a fazerem reivindicações e exigências ao Senhor, como se o Senhor fosse o servo que devesse a eles obediência.

Há benefícios em meio a angústia?


A resposta é um sonoro SIM, afinal
"E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos. E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito" (Romanos 8:26-28, grifo meu).
"O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco. Ora, muito me regozijei no Senhor por finalmente reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade. 
Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece" (Filipenses 4:9-13, grifo meu).
Assim é fundamental reconhecer os erros cometidos durante a trajetória cristã e a necessidade do arrependimento e de uma intervenção por do Senhor. Quando somos escolhidos, até na angústia encontramos uma excelente oportunidade de crescimento e desenvolvimento da nossa fé (2 Co 6:4,5). Alguns dos muitos benefícios em tempo de angústia são:

1. Intensificamos nossa comunhão com Deus - Os 5:15 conforme Rm 8:31-39; 2 Co 4:8-10; 16-18.


O relacionamento com Deus deve estar em primeiro lugar, e uma das bases que sustenta esse relacionamento é a oração. Quando estamos agitados e ansiosos com tantas ocupações, facilmente nos esquecemos do Senhor. Entretanto, percebemos um incrível resultado quando desaceleramos um pouco e separamos um tempo para orar. 

Mesmo tendo, aparentemente, bons resultados, essa não é a melhor forma para agirmos, não podemos passar nossos momentos com Deus em oração apenas quando temos vontade ou estamos passando por alguma aflição – oração não é botão de emergência.

2. Somos restaurados - Os 6:1,2 conforme Salmo 120:1.



O objetivo da restauração de Deus é para que sejamos para o louvor da sua glória. Deus não nos restaura para restituir algo que perdemos ou para nos exaltar, mas para o seu Nome seja exaltado e honrado (Ezequiel 36:22,23). Precisamos ser restaurados ao nosso estado original idealizado por Deus na nossa conversão. 

Não podemos nos tornar aquilo que éramos antes de sermos convertidos pelo Espírito Santo. A busca pela regeneração é uma viagem de volta ao primeiro amor, onde descobrimos em que estamos errando e voltamos à prática das primeiras obras. O primeiro amor precisa ser restaurado dentro de nós (Apocalipse 2:4,5).

3. Somos fortalecidos . Os 6:3 conforme Hebreus 4:14-16 e 2 Co 12:9,10.


A Bíblia nos mostra que precisamos nos fortalecer no Senhor para que possamos vencer as diversas situações que nos rodeiam todos os dias em nossa vida. São as mais diversas situações que vivenciamos seja de ordem emocional, espiritual e física. Fortalecermos no Senhor significa ganhar força, sermos fortes diante das situações porque é Ele que nos dá vitória, como declara o texto de Neemias 8:10 
"a alegria do Senhor é a vossa força"
Quando estamos fortalecidos no Senhor, somos capazes de vencer qualquer situação, recuperar o que nos foi roubado, reconstruir o que foi destruído. A força do Senhor está sobre a nossa vida. Para Deus não existe impossível. Quando entendemos que a força não é nossa, mas que vem de Deus seremos capazes de experimentar o seu agir. Pois assim estaremos na sua total dependência.

Conclusão


Finalizando, para muitas pessoas ser dependente do Senhor parece que está diretamente ligado a sinal de fraqueza ou falta de capacidade, porém o que precisa ficar em claro é que a questão não é esta. Ser dependente do Senhor é a única forma de conseguirmos de viver bem neste mundo. Quem está sob a responsabilidade de Deus seja qual for a situação, sempre obterá a vitória em tempo oportuno (Ro 8:26-28).

A Deus, o Pai, toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
    E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário