Total de visualizações de página

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

PAPO RETO - 7: TATUAGEM É PECADO?

Imagem relacionada

Uma das perguntas que sempre ouço das pessoas é se o cristão pode fazer tatuagem ou não. Diante de tantas dúvidas e opiniões próprias, precisamos tomar cuidado para não julgarmos precipitadamente. 

O assunto da tatuagem sempre gerou muita polêmica e discussão dentro das igrejas. 

A verdade é que (para o desespero de muitos) não existe na Bíblia nenhuma passagem que proíba ou autorize essa prática. Por isso, antes de você decidir fazer uma tatuagem, acredito que é preciso analisar alguns pontos para que essa decisão não se transforme em um problema e, principalmente, não desagrade a Deus.

  • Que tipo de tatuagem será feita?

Muita gente não presta atenção nisso quando vai fazer uma tatuagem, mas a verdade é que existem muitos desenhos que carregam fortes simbologias vindas até mesmo do satanismo. Por isso, se você quer fazer uma tatuagem, procure saber muito bem qual a origem do desenho a ser feito e peça a opinião de várias pessoas que você considera espirituais. Não faça nada precipitadamente!

  • A tatuagem vai escandalizar?

Essa questão do escândalo é muito subjetiva, pois o que pode escandalizar uma pessoa pode ser totalmente normal para a outra. Porém, Paulo nos deixou um bom ensinamento a respeito desse assunto em 1 Coríntios 8:1-13, quando falou sobre a nossa liberdade cristã, principalmente em relação às pessoas mais fracas na fé.

No texto, ele fez duas conclusões importantes que podem ajudar você que está pensando em se tatuar: 
"Contudo, tenham cuidado para que o exercício da liberdade de vocês não se torne uma pedra de tropeço para os fracos. (...) Portanto, se aquilo que eu como, leva o meu irmão a pecar, nunca mais comerei carne, para não fazer meu irmão tropeçar" (8:9,13).
Com isso, Paulo quis nos ensinar que o Reino de Deus é formado por uma família de muitos irmãos e não podemos pensar de forma egoísta. Então, se você quer fazer uma tatuagem, avalie se essa decisão vai trazer mais problemas do que bênçãos para sua vida, e para o meio em que você está. Na dúvida, o ideal é conversar com o seu líder espiritual.

  • Você sente a paz de Cristo no coração?

Se você quer fazer uma tatuagem, porém, tem mais dúvidas do que certezas, preste atenção ao que a Palavra de Deus diz: 
"Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações" (Colossenses 3:15a). 
O dicionário diz que árbitro é aquele que tem capacidade de julgar e apontar a direção certa sobre algo. Com isso, a Bíblia coloca a paz de Jesus como uma excelente forma de nos guiar quando precisamos tomar uma decisão importante.

A dúvida, geralmente, tira a nossa paz. Então, se a dúvida é maior do que a certeza em relação a fazer uma tatuagem em seu corpo, pode ser que Deus não queira que você faça. O importante é você sempre obedecer a vontade de Deus, para não se arrepender no futuro. 

Vale lembrar que essa paz de Cristo, citada acima, vêm através da nossa comunhão com o Senhor, à medida em que O buscamos. Por isso ore e esteja com o coração aberto para ter a confirmação de Deus ou para ouvir um "não". Porém, se a sua consciência estiver pesada e mesmo assim você fizer, então você pecou. Veja:
"Assim, seja qual for o seu modo de crer a respeito destas coisas, que isso permaneça entre você e Deus. Feliz é o homem que não se condena naquilo que aprova. Mas aquele que tem dúvida é condenado se comer, porque não come com fé; e tudo o que não provém da fé é pecado" (Romanos 14:22,23).

A minha opinião


Acredito que os pontos acima dão referenciais suficientes para você decidir se irá fazer ou não uma tatuagem. Eu tinha muita vontade de fazer tatuagens, mas sempre me faltou coragem o bastante. Hoje, não faço, por uma questão óbvia de bom senso. Com meio século de vida nos ombros, não acredito ser conveniente me permitir a certos desfrutes. Como eu era jovem e muito impulsivo, certamente hoje eu teria o meu corpo todo tatuado (fiz coisas bem piores do que tatuagens, das quais ainda me arrependo e tenho de arcar com as consequências), mas hoje agradeço a Deus por não ter feito, pois eu sei que seria algo mais para que me arrepender. 

Uma vez conheci um homem muito abençoado, estudioso da Palavra de Deus, que fez muitas tatuagens, sendo a maioria delas religiosas, como cruz e versículos, mas ele disse que se arrependeu amargamente de ter feito e que não aconselharia ninguém a começar. Ele até citou o versículo: 
"Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém" (1 Co 10:23). 
O pastor, compositor, cantor e multi instrumentista Rodolfo Abrantes, que tem o corpo todo tatuado, nos dá uma palavra que é a síntese de tudo o que estou escrevendo aqui:
Então, o meu conselho é que você analise bem, pois marcar o corpo para o resto da vida é algo muito sério! Não dá para voltar atrás. É diferente do que como cortar o cabelo, por exemplo, pois ele logo crescerá. Fazer tatuagem não é pecado, desde que esteja de acordo com os pontos abordados acima. Você também não irá para o inferno por causa de tatuagens, mas acredito que, mais cedo ou mais tarde, você poderá se arrepender por isso.

Muitos cristãos não fazem tatuagem porque pensam que precisam conservar o corpo para a ressurreição com Jesus, mas essa é uma forma errada de pensar. Em 1 Coríntios capítulo 15 vemos que o nosso corpo será glorificado, ou seja, lá no Céu não teremos um corpo "restaurado", mas sim um corpo completamente novo! Se não fosse assim, o que seria das pessoas que morreram em um incêndio, explosão ou em um acidente? Veja o que Paulo disse:
"Há corpos celestes e há também corpos terrestres; mas o esplendor dos corpos celestes é um, e o dos corpos terrestres é outro. O primeiro homem era do pó da terra; o segundo homem, do céu. Os que são da terra são semelhantes ao homem terreno; os que são do céu, ao homem celestial" (40,47,48).
Há outras pessoas que dizem que o cristão não deve fazer tatuagem porque o corpo é templo do Espírito Santo (6:13-20). No entanto, esse contexto bíblico está falando sobre o dever de nos afastarmos dos pecados sexuais, pois o Deus que habita em nós é santo, e a tatuagem não entra nesse contexto.

Conclusão


Esse tema sempre foi muito polêmico e, como toda polêmica, dá margem para uma infinidade de achismos. Portanto, sempre haverá muitos que concordam e outros tantos que condenam. Como não abro mão do equilíbrio, busquei ao máximo um lado ao qual defender, mas ative-me ao que as Escrituras nos orientam sobre esse assunto.

O fato é que a Bíblia não fala absolutamente nada sobre isso. Nem no antigo e nem novo testamento. O versículo mais usado para condenar o uso de tatuagens é:
"Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor" (Levítico 19:28).
Tem até algumas traduções da Bíblia onde "marca" foi substituído por "tatuagem". No entanto, esse verso (isolado de todo o seu contexto), não pode ser utilizado como garantia total de que tatuagem é pecado. Entenda que usar esse único versículo isolado, sem conhecer o contexto ou obedecer apenas ele e negligenciar os outros também não é certo, sendo que isso ainda é referente à Lei, dada ao povo judeu e unicamente para eles em específico, com propósito de tratar da característica, já que vinham do Egito após viver longos séculos naquela terra.

Fica claro que as marcações eram atos em adoração a deuses, costumes provavelmente egípcios, que criam em sacrifícios de luto para que pessoas entrassem em um "mundo dos mortos". Por isso o verso acaba com "EU SOU O SENHOR" sinalizando que a mensagem principal era afirmar que o Senhor é o único Deus, em contraponto com o politeísmo egípcio, e que só a Ele devemos prestar culto!

Outro versículo similar pode ser levado em comparação como;
"E morrerão grandes e pequenos nesta terra, e não serão sepultados, e não os prantearão, nem se farão por eles incisões, nem por eles se raparão os cabelos" (Jeremias 16:6).
Então deixamos claro que tatuagem NÃO É pecado.

Os adeptos a tatuagem, defende a mesma com o versículo de Apocalipse 19:16:
"E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores".
Que sinceramente não é o melhor para versículo para defender o uso da mesma. Esse verso reflete a soberania de Jesus sobre as nações. "Tem em seu manto e na [que é sobre a] sua coxa" que é algo de pano, como uma faixa, como um selo, uma patente de general! Nem forçando a interpretação desse verso, podemos entender que ele está se referindo a uma tatuagem. Não mesmo! 

Chegamos ao ponto de que, na Bíblia, não encontramos nada que apoie ou que condene a tatuagem. Mas um cristão deve ter uma boa conduta cristã, uma doutrina (testemunho) irrepreensível, pois, parafraseando o apóstolo Paulo, somos cartas lidas pelos nossos irmãos e pela sociedade (2 Co 3:2,3). A tatuagem em si pode não ser pecado, mas pode trazer e/ou induzir alguns erros, fora as consequências de uma vida inteira marcada.

Você tem que saber o que está fazendo. "Porque?" "Onde?" e "O que?" são perguntas que devem acompanhar que deseja fazer uma tatuagem, pois a Palavra ensina que não devemos causar escândalos (Mateus 18:7). Que não podemos ser pedras de tropeço para os nossos irmãos (1 Co 10:32) e que tudo o que façamos deve ser para a glória de Deus (10:31). 

Esse princípio citado pelo apóstolo Paulo deve ser aplicado em absolutamente todas as nossas ações - inclusive quando se decide fazer uma tatuagem. Se ela está relacionada apenas à vaidade, ou se é um ato de rebeldia contra algo ou contra alguém, ela não deve ser feita, pois não será para a glória de Deus. O Senhor leva muito em consideração a motivação em que fazemos nossas escolhas, pois Ele sabe que uma motivação errada fatalmente nos levará para o caminho errado. Então, antes de se tatuar você precisa se perguntar?
  • "A minha decisão de me tatuar vai glorificar o nome do meu Deus?"
  • "Meus pais autorizaram?"
  • "Minha igreja e meus irmãos na fé não irão se escandalizar?"
  • "Tenho idade suficiente e não irei infringir nenhuma lei?"
Se todas as respostas a essas perguntas forem positivas, ore a Deus, e que seja da paz com Ele o seu juízo (Colossenses 3:15).

Para resumir: reflita sobre a sua verdadeira motivação, veja se ela irá escandalizar os irmãos e se você sente a paz de Cristo no seu coração.
  • Já escrevi sobre este assunto ➫ aqui.
A Deus, o Pai, toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
     E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário