Total de visualizações de página

sábado, 29 de setembro de 2018

ZAQUEU E OS BONS FRUTOS DE UMA FIGUEIRA BRAVA

Resultado de imagem para Imagem de Zaqueu no sicômoro
Na Bíblia, o único registro a respeito de Zaqueu, encontramos no evangelho segundo Lucas, em 19,1-10 a narração de sua confissão de pecador e da sua conversão a Deus, a partir do encontro que tem com Jesus em sua casa continua sendo inspiração para muitas ministrações e já foi até tema de uma famigerada música que virou um hit nacional até mesmo fora dos círculos evangélicos (sobre a tal música, escrevi um artigo ➫ aqui).

Uma história de corrupção


Dele só sabemos que era chefe dos publicanos, o que indica que fazia um trabalho de supervisão da coleta dos impostos que eles efetuavam. Esse seu trabalho causava uma impopularidade e até indignação da parte dos judeus, uma vez que os cobradores de impostos retinham uma parte da arrecadação para si e repassavam ao governo romano apenas a parte estipulada no contrato e muitas vezes, por isso, a cobrança de impostos era abusiva, também para garantir o que deveria ser repassado. A parte a ser paga era estipulada pelo governo, com base em uma estimativa das rendas e era inferior ao que era arrecadado e por isso eles enriqueciam.

Zaqueu não era apenas um simples cobrador de impostos, era fiscal (chefe) dos cobradores que arrecadavam impostos, ele trabalhava para o Império romano. Zaqueu era desprezado pelos Fariseus, o nome dado a um grupo de judeus devotos à Torá, surgidos no século II a.C. (a Tora é o livro dos judeus que contém os 5 primeiros livros: Gênesis, Êxodo, Números e Deuteronômio). Jericó ficava na fronteira com a Transjordânia, uma região próspera nessa época e Zaqueu, portanto, ganhava uma gorda porcentagem sobre o trabalho de todos os demais publicanos do distrito. 

Jericó era a principal cidade da Judeia oriental, servindo como principal alfândega para mercadorias que entravam na Palestina vindas do Oriente. Sua importância econômica e geográfica a tornaria num importante centro para cobrança do tributo romano, que era vital para financiar seu império mundial. Os judeus se opunham ao pagamento dessas taxas, por terem de sustentar um governo secular com deuses pagãos, mesmo assim eram forçados a pagar. 

Os cobradores de impostos estavam entre as pessoas mais impopulares de Israel. Judeus de nascimento, os publicanos escolheram trabalhar para Roma, por isso eram considerados traidores de Israel. Zaqueu era o chefe dos publicanos, exercendo um cargo de supervisão. O texto diz que ele era rico, um fato muito suspeito para um membro de uma classe que era conhecida por sua extorsão (Lc 19:2). Como chefe dos publicanos, Zaqueu era tanto um proscrito social quanto religioso, pois era visto como auxiliar do governo de Roma.

Pelos relatos acima, nada temos de especial sobre a vida de Zaqueu, a não ser o fato dele não ser mais considerado pelos judeus como um deles, após ter-se "vendido" e se tornado funcionário de Roma. Mas, a partir do versículo 3, as atitudes desse maioral dos publicanos nos traz lições maravilhosas sobre o cristianismo. Vejamos, ou melhor, aprendamos-nas:

1. Não existem obstáculos quando Jesus é o foco (19: 3,4)


Ao saber que Jesus estava passando em Jericó, Zaqueu procurou saber quem era esse famoso profeta de Nazaré, mas havia um problema: Sua baixa estatura era um obstáculo considerável, diante da multidão que afluía até Jesus. Não se dando por satisfeito, ele enxergou numa figueira brava (ou sicômoro) de 2 metros de altura, como a única oportunidade para vencer aquele obstáculo. Como prêmio por essa disponibilidade e voluntariedade em ver Jesus, o próprio mestre afirmou que jantaria em sua casa.

Com isso, aprendemos que não existe obstáculo quando o nosso objetivo é agradar (ver) a Jesus. Sabe aquele ditado popular que diz: "Quando se quer, dá-se um jeito"? Pois bem, é desse jeito que devemos nos portar quando fazemos algo para Deus. E o Senhor recompensa a todos os que o buscam voluntária e espontaneamente.

2.Não existe pessoa "perdida" para Jesus (19:5-7)

Quebrando os paradigmas sociais


Quando Jesus disse a Zaqueu que "ficaria em sua casa" (v. 5) naquela noite, houve uma verdadeira revolta da multidão, por tudo aquilo que aquele maioral dos publicanos representava para os judeus. Uma verdadeira "contradição", pois em vez de ficar com a sociedade "agradável", Jesus preferiu jantar com um trapaceiro. Nem o próprio Zaqueu esperava que o Mestre se envolvesse com uma classe tão desprezada pelos judeus.

Apesar de Zaqueu ser um trapaceiro e renegado, Jesus o amou e, em resposta, esse cobrador de impostos se converteu. Pois é, não existe pessoa perdida para Jesus. Todas elas são alvos do Seu amor!

Quantas vezes essas queixas dos judeus são registradas, por Jesus sentar e compartilhar momentos com os pecadores! Enquanto os judeus esperavam que Jesus proclamasse o Seu Reino em Jerusalém, Ele era convidado - ou melhor, se convidava - do principal agente do tributo romano, um corrupto ladrão para um jantar.

Em toda sociedade, certos grupos de pessoas são considerados intocáveis ou indesejáveis por causa de suas opiniões políticas, de seu comportamento moral ou estilo de vida. Não devemos ceder à pressão social que nos faça evitar tais pessoas. Jesus as ama, e elas precisam ouvir as Boas Novas. É bestial a inversão de valores no contexto cristão atual, pois os perdidos, muitas vezes não são recebidos na Casa do Mestre por seus reles mordomos, mesmo tendo sido por Ele convidados! Jesus não veio buscar popularidade. Ele veio buscar e salvar o perdido. Já seus mordomos, estes sim querem a fama, o status e o reconhecimento...

3. Quem conheceu a Jesus, nunca mais foi o mesmo (19:8,9)

Os frutos da verdadeira conversão


Depois que conheceu Jesus, Zaqueu percebeu que sua vida precisava ser completamente corrigida. Ao ofertar aos pobres com generosidade, e fazer as devidas restituições àqueles a quem enganou, ele demonstrou mudança interior por meio de uma ação exterior.

Além de dar "metade dos seus bens", como uma atitude generosa de quem não mais tinha o coração preso às riquezas, Zaqueu prometeu restituir "quatro vezes mais" a todos aqueles a quem os tinha defraudado.

Ao dizer que Zaqueu era um filho de Abraão (vs. 9, 10) que estava perdido, Jesus deve ter chocado seus ouvintes, que não devem ter gostado de reconhecer que aquele publicano impopular era um irmão e que um filho de Abraão pudesse se perder. A fala de Jesus deixou claro que nenhuma pessoa é salva porque nasceu em uma boa família nem condenada devido a uma herança ruim, mas sim pela fé em Jesus. A fé é mais importante do que a genealogia.

Conclusão

O que podemos aprender com Zaqueu?


  • Não desistir – Zaqueu enfrentou obstáculos para ver Jesus mas ele não desistiu; na vida surgem obstáculos mas não devemos desistir de seguir Jesus (Hebreus 10:35).
  • Humildade – para receber Jesus em sua casa, Zaqueu teve de descer de sua árvore, revelando sua baixa estatura perante Jesus e a multidão; muitas vezes, para sermos abençoados por Jesus, precisamos largar nosso orgulho e reconhecer nossas falhas. 
  • Jesus ama todos – a multidão não gostou quando Jesus ficou na casa de um odiado publicano mas Jesus disse que tinha vindo para salvar quem estava perdido (Lc 19:10).
  • Uma vida com Jesus é diferente – depois que conheceu Jesus, Zaqueu abandonou o pecado e decidiu viver de forma honesta; Jesus pode transformar a vida até da pessoa mais odiada (2 Coríntios 5:17)!
Finalizando, é por meio da fé que os perdidos podem ser perdoados e transformados em novas criaturas.

A Deus toda glória.

Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário