Total de visualizações de página

domingo, 9 de setembro de 2018

SABEDORIA, UMA DÁDIVA DE DEUS



Resultado de imagem para imagem de bíblia aberta e farol


"Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de Sua boca procedem o conhecimento e o discernimento" (Provérbios 2:6). 
"Deus, em sua sabedoria, providenciou para que o mundo nunca O encontrasse através da inteligência humana. E então Ele se manifestou e salvou todos quantos comprovadamente levaram a sério sua mensagem. Essa mesma que o mundo considera absurda e ridícula" (1 Coríntios 1:21, ambos os grifos acrescentados por mim). 
Alguns na igreja em Corinto estavam tentando fazer o Evangelho intelectualmente respeitável à sociedade. Sua preocupação em serem inseridos culturalmente neste mundo os fez sensíveis aos aspectos da mensagem cristã, que eram ofensivos para os filósofos, os "formadores de opinião" da época. 

A igreja de Corinto não havia pensado em abandonar a sua fé, só redefini-la de modo a se tornar mais digerível aos intelectuais. (Qualquer semelhança com os dias atuais, não é mera coincidência.)

Paulo caiu duramente sobre esta igreja, por sua iniciativa de tentar casar a sabedoria do mundo com a de Deus. Ele sabia muito bem que a obtenção do status intelectual resultaria em uma perda de poder espiritual e finalmente levaria ao colapso da fé verdadeira. 

Evangelho escandaloso


Resultado de imagem para imagem de mundo redondo e bíblia quadrada
Vamos ser francos! Há muita coisa à cerca da mensagem cristã que é considerado escandaloso para os judeus e idiotice para a sociedade. E não para aí, a maioria dos cristãos não é o que o mundo chamaria de sensato, instruído ou razoável. Cedo ou tarde nós temos que enfrentar o fato de que, em vez de pertencer à intelligentsia, somos considerados tolos, ridículos, de mente estreita, de fato desprezados, não falamos nada que faça sentido a sociedade. 

Mas o maravilhoso é que Deus usa essa mensagem, que parece ser idiota, quadrada para salvar os que genuinamente creem. E Deus usa pessoas como nós para cumprir Seus propósitos. Ele confunde toda a pompa e pretensão deste mundo, eliminando qualquer possibilidade da nossa glória humana, e assegura que somente Ele receberá o crédito.

O conhecimento humano 


Resultado de imagem para imagem de mundo redondo e bíblia quadrada
Isto não quer dizer que não há lugar para o conhecimento humano. Claro que há. Mas a não ser que a erudição esteja incondicionalmente submissa à Bíblia, torna-se a uma coisa mortal e perigosa. Quando a erudição julga ou condiciona a Palavra de Deus, alegando, por exemplo, que apenas alguns textos bíblicos ou a ciência são fontes mais confiáveis, esse conhecimento representa um concreto afastamento da verdade de Deus. Quando nós crentes, nos submetemos ao tribunal de aprovação da sociedade, estamos vulneráveis a todo modelo de heresia. A Bíblia é confiável em sua integralidade e essência, já a ciência...

Ciência é o conhecimento que explica os fenômenos obedecendo a leis que foram verificadas por métodos experimentais. Aristóteles define a ciência como o "conhecimento das causas pelas causas. É o conhecimento demonstrativo".

A ciência é composta por três componentes: a observação, a experimentação e as leis. Visa a união entre o conhecimento teórico, a prática e a técnica. Não se utiliza de suposições, mas da comprovação após a aplicação do método científico.

Foi o próprio Aristóteles quem definiu que as ciências (no plural) estão relacionadas à maneira de realização do ideal de cientificidade de acordo com os fatos investigados e os métodos empregados.

Paulo não desembarcou na igreja de Corinto com um discurso que fazia sentido a sociedade da época. Em vez de escolher uma mensagem que faria consenso, Paulo escolheu o caminho mais difícil e "menos coerente" e/ou científico: Jesus Cristo e este crucificado! Ele sabia que o poder estava na apresentação simples e direta do Evangelho, e não na ocupação com temas desejados pela maioria ou teorias inúteis, ou no culto do intelectualismo. 

O entendimento humano não ajuda em nada na compreensão de Deus 


Resultado de imagem para imagem de mundo redondo e bíblia quadrada
Sente-se um pouco de elitismo na implicação de que os eruditos têm vantagem sobre as pessoas comuns no campo espiritual. Será que Deus está confinado aos da alta erudição? Esses "eruditos" jamais promoveram os humildes servos de Deus, que conhecem nosso Senhor e andam em obediência à Palavra de Deus. Deus não se impressiona com as credenciais acadêmicas deste mundo. Então, que tragédia é a Igreja ter chegado a valorizar tão altamente a sabedoria deste mundo, a ponto das escolas cristãs e até mesmo seminários comprometerem a verdade, a fim de se tornarem credenciados pelos inimigos da Cruz. Deus tem critérios totalmente diferentes. 

Conquanto a erudição possa ser benéfica em assuntos seculares, ela nada tem a ver com o conhecer, obedecer e agradar a Deus. Abraão, "o amigo de Deus" (Tiago 2:23), não foi um erudito. De fato, a sabedoria deste mundo é um real empecilho ao conhecimento de Deus e às coisas reveladas pelo Espírito Santo. Paulo, um respeitado e conceituado erudito, que assentou nas fileiras acadêmicas romanas e teve como mestre o respeitado rabino Gamaliel escreveu: 
"…destruirei a sabedoria dos sábios… Onde está o sábio, onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? …os gregos buscam sabedoria… lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus [aqui o apóstolo deixa claro uma colossal distinção entre a sabedoria humana e a sabedoria de Deus]. Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens… Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias… para que nenhuma carne se glorie perante Ele" (1 Coríntios 1:19-21; grifos e acréscimo entre colchetes de minha autoria). 
Jesus disse: 
"…Se não vos converterdes e vos não fizerdes como meninos [ou seja, se submetesse a apreender os ensinamentos do evangelho; nada a ver com imaturidade e/ou infantilidade], de modo algum entrareis no reino dos céus" (Mateus 18:3 - acréscimo entre colchetes de minha autoria). 
Ele disse também: 
"…Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelastes às criancinhas [e, aqui, "criancinhas" é uma figura de linguagem para definir os seus discípulos; denota humildade]…" (Lucas 10:21 - grifo e acréscimo entre colchetes de minha autoria). 
O oposto exato desse andar humildemente com Deus tem sido a característica dos peritos em erudição. Deus declara: 
"Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo. 'Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos… Porque a minha mão fez todas estas coisas, e assim todas elas foram feitas, diz o Senhor; mas para esse olharei, para o pobre e abatido de espírito, e que treme da minha palavra'" (Isaías 57:15; 66:2 - grifo meu). 

Conclusão 


Resultado de imagem para imagem de mundo redondo e bíblia quadrada
A sabedoria que ansiamos para nos guiar em todas as nossas decisões a fim de prosperarmos não vem de homens, mas, sim, de Deus. 
"Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida" (Tiago 1:5 - grifo acrescentado por mim). 
Ele é quem derrama sabedoria, entendimento e discernimento para sabermos distinguir entre o bom e o mau caminho. Como Salomão, rei de Israel, precisamos priorizar, em nossas orações, um coração sábio (1 Reis 3:9), muito mais do que dinheiro e bens. Ele atenderá o nosso clamor. 

A sabedoria que buscamos não é egoísta, invejosa ou cheia de maledicência. Buscamos uma sabedoria celestial, que é pura, pacífica, humilde, amável, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera (Tiago 3:17). A Palavra promete que, se pedirmos com fé, Ele nos ouvirá. Sabemos que o Aba Pai tem um estoque inesgotável de bençãos para derramar sobre nós, basta termos um coração rendido e disposto a ouvir e seguir o Seu chamado. 

Sobre aqueles que se lançam para amar a Deus, Ele concede sabedoria, entendimento e felicidade (Eclesiastes 2:26). Não busquemos em outros deuses o que apenas Ele pode nos dar! Que estejamos com Ele, no secreto, diariamente, de joelhos no chão, crendo que Suas mãos estão estendidas sobre nossas vidas e receberemos o que Ele nos prometeu em Sua Palavra. 

A Deus toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário