Falar da banda Resgate é razoavelmente fácil para mim, pois sou fã do trabalho da banda desde seu início, lá nos idos da década de 1980. Isto mesmo. Tudo começou nos anos 80 quando José Bruno e Hamilton Gomes foram estudar música. Juntando-se eles a Marcelo Amorim (baixo) e Jorge Bruno (bateria), nascia o Resgate.
O Resgate é praticamente o precursor do rock na música gospel no Brasil, além de manter a mesma formação desde o início. Durante toda sua trajetória, sem abrir mão do autêntico rock'n'roll, mesclou outras tendências em seus trabalhos, como baladas, canções românticas, louvor e adoração, além de estilos alternativos.
Com o tempo, conseguiu amadurecer, sem envelhecer. A prova da "juventude" da banda é a idade média da galera que frequenta os shows até os dias de hoje: predominantemente teens e jovens abaixo de 30 anos.
Apesar de um trabalho bem segmentado - ou seja, a música do Resgate é essencialmente cristã, não deixando dúvida alguma às referências bíblica e espiritual dos caras. Quem ouvir um disco do Resgate irá saber muito bem qual é deles.
Apesar de um trabalho bem segmentado - ou seja, a música do Resgate é essencialmente cristã, não deixando dúvida alguma às referências bíblica e espiritual dos caras. Quem ouvir um disco do Resgate irá saber muito bem qual é deles.
Eu estava devendo um trabalho do Resgate nessa série e fiquei pensando sobre qual iria falar, pois os álbuns deles - em sentido anti-horário: "25 Anos" ('15), "Aos Vivos" ('13), "Este Lado para Cima" ('12), "Pretérito, Imperfeito, Mais Que Perfeito" ('11), "Ainda Não é o Último" ('10), todos pela Sony Music; "Até Eu Envelhecer - Ao Vivo" ('08), "Até Eu Envelhecer" ('06), "Ao Vivo" ('03), "Eu Continuo de Pé" ('02), "Acústico" ('01), "Praise" ('00), "Resgate" ('97), "On The Rock" ('95), "Novos Rumos" ('93), "Vida, Jesus & Rock'n'Roll" ('91), todos pela Gospel Records - são todos muito bons (tanto os de estúdio quanto os ao vivo). Mas, então escolhi um que foi muito aclamado tanto pelo público quanto pela crítica especializada em música sem rótulo.
"Este Lado Para Cima"
É sem exagero o melhor CD da banda RESGATE desde o lançamento do CD homônimo de 1997, o CD "Este Lado para Cima" trouxe de volta a raiz e a força do rock'n'roll para o Resgate, desta que é a banda mais cristã e protestante de todas, e em contrapartida a menos evangélica/cheia de blablablá/gospel-comercial/ irracional/ levada por vento de doutrinas e modinhas.
"Tecnicamente" falando
A produção musical/engenharia de gravação e parte da mixagem foram realizados por Paulo Anhaia que ajudou muito na parte referente ao resgate do peso das guitarras, este é um CD com pegada forte, guitarras marcantes e letras ótimas que sempre foram o ponto mais importante na história da banda Resgate. Os riffs de guitarra, o sincronismo do baixo e o peso da batera deixa claro que a banda entende do que faz.
Faixa a faixa
{01} Eu Estou Aqui - Começa com uma entrada forte das guitarras, estas são mais distorcidas que nos últimos CDs, com riffs bem legais durante a execução, com uma pegada forte do baixo e bateria (Jorge Bruno fazendo uma das melhores viradas já gravadas por ele) , o solo bem ajustado no tema da música deixa a música justa e direta, tipicamente um rock'n'roll.
A letra desta música, talvez seja uma (ou a letra) que baseie a existência da banda, e o por que de depois de mais de 24 anos de existência eles continuem tocando por amor, não se importando com palcos/dinheiro e fama, "sem esperar ter nada em troca", quem conhece a banda sabe dos inumeros shows que ainda fazem, sem cobrar nada.
{02} Eu Só Preciso Acreditar - Menos pesada e mais melódica, esta música é simples, fala daquilo que seria o mais simples na teoria, fala sobre a fé. Ótima música, o solo é um dos pontos altos, traz de volta muito do que era feito no rock n´ roll puro por volta dos anos 80.
{03} Errando e Aprendendo - Começa com bandolim e voz, com o Zé Bruno muito afinado "assobiando", ótima música cheia de detalhes, ótima cadência; O "solo" é feito por "pet" sofone (realizado por Zé Bruno, Hamilton e Paulo Anhaia), a letra muito interessante fala sobre o tanto que a vida nos ensina em momentos que erramos, e que muitas vezes não percebemos que as lições (que muitas vezes não aceitamos) não são só para o presente.
{04} O Que Não Precisa - Uma das melhores canções do CD, a união de violão e guitarras deixa a música "cheia", a cozinha muito bem executada, o baixista Marcelo Amorim nesta música tem uma das melhores participações no CD.
A letra é muito boa, alerta sobre a não necessidade de viver aquilo que não se precisa viver, de que muitas vezes nos chama atenção é apenas o que os olhos vêem e a importância dada a coisas sem valor.
{05} Em Nome de Quem - Música mais puxada para um hard rock tem o instrumental muito bom, a letra fala sobre o tamanho/quantidade do sacrifício que o planeta é submetido para trazer bem estar.
{06} Fora do Sistema - Instrumental muito bom, baixo (ótima linha) e bateria muito eficiente, guitarras/violão com ótima melodia. A letra faz um jogo de antagonismo de ideias, onde existe a principal ideia é a de que quando menos você é, na realidade mais você tem e mais próximo está. "Fora do sistema, longe, eu caminho mais perto".
- {07} Eles Precisam Saber
Esta música merece uma análise especial, pois ela é desconfortante de tão confrontadora. Começa com um som de órgão + sons sinfônicos e o vocal, os instrumentos entrando aos poucos na música enquanto ela cresce e ganha peso.
Os solos virtuosos e impressionantes (parecem que saíram direto da época do CD "On The Rock" de 1995, que foi o CD mais pesado da banda), com técnica, velocidade e duetos vão ditando o fim da música, (para aqueles com saudade do "peso" do Resgate, creio que todos concordam que essa música poderia ter mais alguns minutos instrumentais... o instrumental dessa música é irrepreensível...).
A letra - Talvez seja a melhor do CD (e uma das melhores da história da banda), afirma a necessidade que todos têm de conhecer a verdade, lembra que aquilo que muitas vezes aparece na mídia não é o cristianismo na sua essência, que Deus não se move por aquilo que você tem pra dar, mas sim por compaixão, que a fé não se vende e que Deus não pode ser comprado e/ou manipulado, que muitos são/estão inocentes sem saber que tem o direito de conhecer a Verdade, pensar e se libertar. É uma música simplesmente sensacional!... Confira abaixo:
Continuando...
{08} Inocente - Guitarra e voz na maior parte da música, depois completa a música elementos sinfônicos. Música muito bela. Letra simples e mais poética do CD. Eu diria que é uma canção que daria para ser ministrada tranquilamente em um culto de adoração ao Senhor.
{09} Sempre Tem Uma Assim - O título pra mim se refere totalmente ao som da banda, uma música pesada, com ótimos riffs e letra direta... Realmente sempre tem uma música assim nos CDs da banda.
A música é ótima e uma das minhas favoritas, solo com bastante harmônicos e bem expressivo, a letra é rica e guarda uma das melhores frases do CD que é:
"O perdão chegou mais cedo que a minha culpa!"
{10} Este Lado Pra Cima - Faixa tocada ao contrário. A faixa no andamento normal aparece no fim da ultima música aos 6:50 minutos da faixa. É, sem dúvida, uma crítica inteligentíssima à patacoada sobre mensagens subliminares em músicas.
{11} Quem Sou Eu - Ótima balada que entra para as grandes baladas que o Resgaste sempre fez e faz, instrumental impecável. A letra fala sobre nossa pequenez, em relação a tudo, onde é impossível com nossa humanidade e falhas entendermos Deus. A música é bem ao estilo à famosa "5:50 AM".
{12} Recomeçar - Balada muito boa, que tem alguns momentos mais intensos, solo justo a proposta da música; a letra relata que muitas vezes desperdiçamos nosso tempo sem perceber, por ingenuidade, até o ponto de entender e optar por aquilo que vai ser pra sempre.... Ótima música.
Conclusão
As letras como na maioria dos CDs da banda, foram compostas principalmente por José Bruno. O encarte do CD muito bem produzido, portanto um CD que vale a pena ter o original pois o trabalho completo é muito bom.
- Track List do CD:
"Eu Estou Aqui"
"Eu só Preciso Acreditar"
"Errando e Aprendendo"
"O que não Precisa"
"Em nome de Quem?"
"Fora do Sistema"
"Eles Precisam Saber"
"Inocente"
"Sempre Tem uma Assim"
"Este Lado para Cima"
"Quem sou Eu?"
"Recomeçar"
Nenhum comentário:
Postar um comentário