Jesus veio para libertar o ser humano de todas as cadeias. Ele inovou, quebrou paradigmas do judaísmo, mostrou o caminho da salvação e deu a receita certa de como segui-lO para obtê-la. E não fez acepção de pessoas.
Seu ensinamento alcançou a crianças, jovens, adultos, anciãos, homens e mulheres. Com as mulheres, sua postura foi singular, pois Ele colocou-as em nível de importância elevado, dando-lhes dignidade e abrindo, assim, a possibilidade para que elas O seguissem e atuassem em seu ministério de uma forma muito intensa.
Seu ensinamento alcançou a crianças, jovens, adultos, anciãos, homens e mulheres. Com as mulheres, sua postura foi singular, pois Ele colocou-as em nível de importância elevado, dando-lhes dignidade e abrindo, assim, a possibilidade para que elas O seguissem e atuassem em seu ministério de uma forma muito intensa.
Esse comportamento, apesar das rígidas leis judaicas, foi seguido por seus apóstolos depois que Ele retornou para o Pai. Em todo o Novo Testamento, o ministério das mulheres se mostra atuante na expansão do cristianismo. Como exemplo, pode ser citado Atos 16:14, que trata da primeira conversão ao Evangelho ocorrida na Europa: "Certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia". Lídia e sua família foram grandes colaboradores de Paulo no ensino e na pregação da palavra.
A maneira com a qual o Senhor e os apóstolos lidavam com as mulheres foi sem precedentes no judaísmo. Jesus deixou que elas O tocassem e O seguissem, falou com elas e a respeito delas sem restrições, mas com grande afeição. Defendeu-as quando eram mal compreendidas e atendeu a seus apelos por várias vezes, operando milagres, ensinando e libertando-as, para que O seguissem e, também, realizassem a sua obra.
Ajudadora
Em Gênesis 2:22, o papel da mulher é claramente definido: "E da costela de Adão que o Senhor tomou do homem, formou a mulher e a trouxe a Adão: Disse Adão: Esta é agora osso do meus ossos e carne da minha carne; ela será chamada mulher, pois do homem foi tomada, e serão os dois uma só carne. A mulher, dessa forma, foi formada para ser companheira, ajudadora e amiga de todas as horas."
Com o passar dos séculos, o ensinamento judaico foi colocando o homem como figura mais importante na sociedade, eliminando a prática da mensagem inicial de Deus. Essa distorção somente foi quebrada através de Jesus, que passou a dar à mulher um tratamento mais igualitário, de amor e carinho, de perdão e reconhecimento. Ele soube, como ninguém o fizera antes, tratar a mulher com o respeito e a dignidade merecidas por todo ser humano.
O ministério
As mulheres sempre estiveram ao lado do Senhor Jesus. Desde o seu nascimento, elas o acompanhavam. Quando Ele foi apresentado no templo, a Bíblia relata que ali estava a profetisa Ana, segundo registro de Lucas (2:36-38). Elas o serviam: "Então Maria, tomando uma libra de unguento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pós de Jesus e enxugou-lhe com os cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do unguento" (João 12:3); para sustentar a obra com suas ofertas: "…e também o seguiam algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madelena, da qual saíra,m sete demônios; Joana, mulher de Cusa, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam com suas fazendas" (Lucas 8:2,3).
Na sua morte e também na ressurreição, elas estavam presentes. Em Mateus 27:55, 56, podemos ver: "Estavam ali, olhando de longe, muitas mulheres que o tinham seguido desde a Galiléia, para o servir. Entre elas estavam Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago e de José e mãe dos filhos de Zebedeu." No Evangelho de João, vê-se com detalhes o trabalho das mulheres no ministério do Senhor Jesus. Ele as amava e foi a uma mulher que Ele apareceu pela primeira vez após a ressurreição: "Disse-lhe Jesus: 'Maria'. Ela, voltando-se, disse-lhe: 'Mestre...' Maria foi e anunciou aos discípulos que vira o Senhor."
A evangelista samaritana
O papel das mulheres na vida de Jesus merece destaque em todos os relatos das Escrituras. Um dos exemplos de amor tem como figura central exatamente uma pessoa que tinha tudo para ser relegada ao desprezo está registrado no capítulo 4 do evangelho narrado por João. Ao chegar ao poço Jacó, na cidade de Sicar, região de Samaria, Ele nos mostra como mudar conceitos sem fazer acepção de pessoas. Além de pagã, samaritana (inimiga dos judeus), de vida desregrada, era do sexo feminino. Jesus quebra costumes para salvar os pecadores para, na condição de salvo, estarem com Ele.
Ao acolher a samaritana, naquelas condições, Jesus abriu caminho para que ela pregasse o seu Evangelho ao povo a que ela pertencia, o que pode ser visto em João 4:26-29: "Deixou pois a mulher o seu cântaro e foi à cidade e disse àqueles homens: Vinde e vê um homem que me disse tudo quanto tenho feito; porventura não é este o Cristo? Saíram, pois, da cidade e foram com ter com ele".
Mateus 1:1-17
No livro da genealogia de Jesus consta o registro de 4 mulheres às quais destaco abaixo: Tamar (3), Raabe, Rute (5) e Maria (16), pois suas histórias são singulares e nada óbvias.
1. Uma História de Justiça - Tamar (Gênesis 38)
Entendendo o contexto.
B. O texto fala da prática do Levirato, Deuteronômio 25:5-10: "Se um homem morre sem o seu herdeiro, o próximo irmão deve casar-se com a viúva para um herdeiro ao irmão morto. Seu marido Er que era perverso veio a morrer. Onã não queria deixar um filho para Er, também morreu. Judá prometeu então o seu filho que ainda era novo: Então, disse Judá a Tamar, sua nora: Permanece viúva em casa de teu pai, até que Selá, meu filho, venha a ser homem. Pois disse: Para que não morra também este, como seus irmãos. Assim, Tamar se foi, passando a residir em casa de seu pai".
C. Neste período morreu a esposa de Judá.
D. Judá toma Tamar como uma prostituta cultual (sagrada) e, depois, informado de que ela está grávida, disse: "Tirai-a fora para que seja queimada". Foi neste momento que ela apresentou os pertences de Judá dizendo que o dono dos mesmos era o pai de seu filho.
E. "Mais justa é ela do que eu". E ela concebeu gêmeos: Perez e Zera.
F. Esta história é uma crítica da moralidade. Aquele que tem tudo e boa reputação na comunidade pode todas as coisas. Tamar, que não pode ser louvada pela sua atitude, não encontra nenhum meio legal de fazer valer os seus direitos. Ela comete o pecado que "as pessoas de bem" condenam, mesmo que elas tenham cometido o mesmo pecado que agora condenam
G. Tamar mostra que a velha justiça que sanciona a opressão em nome da propriedade não serve para nada. Ela é a sombra Daquele que virá trazendo um nova justiça.
H. De Tamar nascem Acã, aquele que destrói a comunidade e Jesus Cristo, o construtor de uma nova comunidade. A comunidade onde a justiça é marca registrada.
"Todavia, um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos" (Apocalipse 5:5).
2. Uma História de Fé - Raabe (Josué 2:1, 6; Salmos 87:4, 89:10; Hebreus 11:31; Tiago 2:25)
A. 2:1 - "De Sitim enviou Josué, filho de Num, dois homens, secretamente, como espias, dizendo: Andai e observai a terra e Jericó. Foram, pois, e entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e pousaram ali".
B. Sabedora de que Israel haveria de invadir Jericó, o texto afirma: "Ouvindo isto, desmaiou-nos o coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o SENHOR, vosso Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra".
C. Salmo 87:1-4 - "Fundada por ele sobre os montes santos, o SENHOR ama as portas de Sião mais do que as habitações todas de Jacó. Gloriosas coisas se têm dito de ti, ó cidade de Deus! Dentre os que me conhecem, farei menção de Raabe e da Babilônia; eis aí Filístia e Tiro com Etiópia; lá, nasceram."
D. Hebreus 11:31 - "Pela fé, Raabe, a meretriz, não foi destruída com os desobedientes, porque acolheu com paz aos espias".
E. Tiago 2:24, 25 - "Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente. De igual modo, não foi também justificada por obras a meretriz Raabe, quando acolheu os emissários e os fez partir por outro caminho?"
F. Raabe é uma simples mulher, que perdida em seus delitos e pecados, encontra uma porta aberta. Uma porta que daria a ela um novo futuro e uma nova vida. Agarra-se a esta porta com fé.
3. Uma História da Previdência - Rute
Entendendo o contexto.
A. Rute 1:15-17 - "Disse Noemi: Eis que tua cunhada voltou ao seu povo e aos seus deuses; também tu, volta após a tua cunhada. Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o SENHOR o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti".
B. Rute é uma estrangeira que agarra-se a Noemi e ao Deus de Noemi porque sabe que é melhor caminhar ao lado daqueles que conhecem a Deus, mesmo que passando por circunstâncias adversas, do que seguir aos deuses do passado.
C. Rute vem a casar-se com Boaz e nasce um filho: "As vizinhas lhe deram nome, dizendo: A Noemi nasceu um filho. E lhe chamaram Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi".
D. Nesta história vemos que Deus está providenciando em todos os emaranhados da vida. Na viuvez, na fome, na incerteza do futuro, vemos a mão de Deus governando o destino daqueles que fazem parte do seu projeto: a vinda do Messias ao mundo.
4. Uma História de um Mundo Novo - Maria
Entendendo o contexto.
A. Lucas 1:26-35 - "No sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado, da parte de Deus, para uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com certo homem da casa de Davi, cujo nome era José; a virgem chamava-se Maria. E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: 'Alegra-te, muito favorecida! O Senhor é contigo'. Ela, porém, ao ouvir esta palavra, perturbou-se muito e pôs-se a pensar no que significaria esta saudação. Mas o anjo lhe disse: 'Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai; ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim'. Então, disse Maria ao anjo: 'Como será isto, pois não tenho relação com homem algum?' Respondeu-lhe o anjo: 'Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus'".
B. Maria, uma simples jovem, que recebe de Deus a mais extraordinária das notícias e responde a esta invasão da sua vida com estas palavras: "Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra. E o anjo se ausentou dela".
C. Ela é a bem-aventurada entre todas as mulheres. Ela é a mãe do nosso Senhor Jesus Cristo.
D. Maria é a serva de Deus que reconhece no Senhor a sua soberania e entrega-se totalmente aos mistérios divinos. Ela sabe que Deus faz todas as coisas certas.
5. Quatro Mulheres
Raabe - aquela que crê na fidelidade de Deus.
Rute - aquela que crê nas providências de Deus.
Maria - aquela que crê que Deus sabe o que está fazendo.
Conclusão
Aprendendo com estas mulheres
A. Aprendemos que Deus não olha para as nossas fraquezas ou limitações.
B. Aprendemos que as nossas fraquezas ou limitações não impedem que Deus nos use para o mover da sua história no mundo.
C. Aprendemos que para fazer parte da história de Deus é preciso um ato de fé, um gesto de coragem, uma atitude determinada. É preciso romper com o convencional e crer que Deus é soberano em todas as coisas.
Estes momentos foram decisivos na história do nascimento de Jesus Cristo. Hoje, as mulheres que são herdeiras de Tamar, Raabe, Rute, Maria e todas as outras citadas continuam escrevendo a história de Deus no mundo através de suas vidas dedicadas ao Senhor Jesus Cristo. Glória a Deus pela vida de todas elas!
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