Total de visualizações de página

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

O HOMEM SOB TRÊS ASPECTOS DIVINOS


"Mas quem não tem o Espírito de Deus não pode receber os dons que vêm do Espírito e, de fato, nem mesmo pode entendê-los. Essas verdades são loucura para essa pessoa porque o sentido delas só pode ser entendido de modo espiritual. A pessoa que tem o Espírito Santo pode julgar o valor de todas as coisas, porém ela mesma não pode ser julgada por ninguém (...). Na verdade, irmãos, eu não pude falar com vocês como costumo fazer com as pessoas que têm o Espírito de Deus. Tive de falar com vocês como se vocês fossem pessoas do mundo, como se fossem crianças na fé cristã. Tive de alimentá-los com leite e não com comida forte, pois vocês não estavam prontos para isso. E ainda não estão prontos, porque vivem como se fossem pessoas deste mundo. Quando existem ciumeiras e brigas entre vocês, será que isso não prova que vocês são pessoas deste mundo e fazem o que todos fazem? Quando alguém diz: “Eu sou de Paulo”, e outro: “Eu sou de Apolo”, será que assim não estão agindo como pessoas deste mundo?" - 1 Coríntios 2:14, 15; 3:1-4

De vez em quando todos precisamos tirar fotos para os fins mais diversos. Daí a necessidade de se ir a um estúdio fotográfico à procura de ajuda de um profissional. Espiritualmente falando, o estúdio de Deus é a sua Palavra. Nela podemos ver o nosso retrato tal e qual somos: sem qualquer retoque. Pois a Palavra de Deus é fiel. Neste mundo o homem é classificado de muitas maneiras. É classificado de acordo com a situação em que se encontra, ou segundo os objetivos que traçou para sua vida. No entanto, Deus classifica os seres humanos sob três planos como veremos no decorrer deste estudo. Não temos como escapar dessa classificação. Ou somos o homem natural, ou o homem carnal, ou o homem espiritual. No decorrer deste estudo, identifique-se diante de Deus. Você está incluso no grupo do homem natural, espiritual ou carnal? 

Há três tipos de Homem sobre a face da Terra, segundo as Escrituras Sagradas. Observem que Digitei “Homem” e não Homens. Talvez você pergunte: Porque este substantivo masculino não se encontra no plural? Porque o Homem é um Ser tricotómo, ou seja, ele é formado de espírito, alma e corpo. Três partes em um.1 Tessalonicenses 5:23 o mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Hebreus 4:12 porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. Obs.:Juntas e Medulas se refere ao corpo. Deus é Trino em uma só essência. O Senhor Jesus confirma esta tese: João 10:30 - "Eu e o Pai somos um." A Bíblia nos diz que somos a imagem e semelhança de Deus. Deus é Trino (Trindade) o Homem que ele formou é trino (Tricotômico: um espírito, que possui uma alma e habita em um corpo). Vamos então ao estudo do [*] Homem Sob Três Aspectos Divinos, vejamos:

I - O Homem Natural 


Embora o plano mais elevado para o homem seja o espiritual, Deus começa, em sua Palavra, pelo plano mais inferior: o natural. Isto é, começa a falar do homem que vive a vida natural, a vida desse mundo e que  não tem o Espírito Santo no seu viver. 
  1. Descrição do homem natural - Ele é chamado natural porque ainda não experimentou a regeneração. Vive segundo a natureza pecaminosa e decaída desde a queda ocorrida no Éden. Ele está perdido. A menos que aceite a Jesus, não há solução para ele. Esse homem não pode ser reformado nem melhorado. Ele tem de ser transformado pelo poder do Espírito Santo (Romanos 7:18; 8:9). Não importa o quão "bom", culto, educado, experiente, moralista e religioso que seja. Se não aceitar a Cristo, estará irremediavelmente perdido e morto em seus pecados (Salmo 14:1-3; Rm 3:23; 8:9). a) O mesmo traduzido por natural em 1 Co 2:14, é traduzido por animal em 1 Co 15:44, referindo-se ali ao corpo impulsionado e controlado pela alma humana e suas paixões. O nosso termo "alma" vem do latim ánima e nada tem a ver com animal e sim criatura especial de Deus (Gênesis 1:26, 27; Sl 8:1-4); b) O mesmo termo é traduzido sensuais em Judas 19, no sentido de ser governado apenas pelos sentidos naturais da alma e não pelo Espírito Santo. "Sensual", aqui não se refere à volúpia, lascívia, cobiça carnal ou à incontinência, mas ao que é percebido pelos sentidos; c) O mesmo termo é ainda traduzido por animal em relação à sabedoria que não procede do Espírito Santo e sim da capacidade puramente humana; inteiramente da alma humana. Esses fatos bíblicos ajudam a descrever o homem chamado natural
  2. Natural também significa 'não trabalhado' - Ou seja, não transformado, não modificado, não processado, não moldado, não cultivado. Exemplo: a madeira tal qual cortada do tronco; não trabalhada, bruta. Vamos dar outro exemplo: a pedra como se encontra na pedreira; não polida, nem esculpida, sem forma definida. Assim o homem natural. Ele se acha morto em seus pecados; ainda não foi transformado pelo Espírito Santo. Ele precisa nascer de de novo (regenerar) para tornar-se agradável aos olhos de Deus.
  3. O homem natural e seus impedimentos -  a) Ele não compreende as coisas de Deus. Sua mente carnal não alcança nem valoriza as coisas divinas porque não tem o Espírito Santo. b) Ele não entende as coisas de Deus. Para entender é preciso primeiro compreende e essa compreensão só vem com a atuação direta do Espírito Santo. c) Ele não discerne as coisas de Deus porque elas  são espirituais. Na natureza carnal, não habita bem algum de ordem espiritual (Rm 7:18). Eis mais alguns textos sobre o homem natural: Atos 26:14, Efésios 2:3 e 2 Pedro 2:12. d) Ele desconhece completamente as coisas sobrenaturais de Deus. Ele só entende as coisas físicas, materiais; as coisas deste mundo; desta vida.

II - O Homem Espiritual


O homem espiritual é assim chamado por ser impulsionado, controlado e dirigido pelo Espírito Santo. O seu "eu" (ego) está vivo, mas se acha crucificado com Cristo (1 Co 2:15; Rm 6:11; Gálatas 2:20). O plano (e a vontade) de Deus é que sejamos espirituais (Rm 12:1, 2 cf Gl 6:1; 1 Pedro 2:5; Hebreus 5:14):
  1. O relacionamento do Homem Espiritual com Deus - O homem espiritual é exatamente e proporcionalmente o inverso do homem natural. Ou seja, ele relaciona-se com Deus através da atuação do Espírito Santo em seu espírito. Este relacionamento é tríplice. Vejamos: a) O homem espiritual aceitou a Cristo como seu único e suficiente Senhor [e Salvador] e nasceu de novo,  ou seja, renasceu espiritualmente (João 3:5); b) Ele submete-se inteiramente a Cristo como seu Senhor, em todas as áreas de sua vida; c) Ele é cheio [no sentido de plenitude] do Espírito Santo. Ou seja, tem vigor e vida espiritual abundantes, como ocorre com o tronco e ramos da videira (João 15:5). São como troncos juntos ao ribeiro das águas (Sl 1:1-3).
  2. A condição do Homem Espiritual diante de Deus - O homem espiritual é cheio [pleno] do Espírito Santo o qual possibilita-o a viver para Deus (princípio da santificação/consagração/separação). Sendo cheio do Espírito Santo, esse homem dá fruto espiritual automática, abundante e consequentemente para Deus, uma vez que esses frutos dos quais a Bíblia fala não vem do esforço humano; vem da natureza divina do Espírito que agem com toda a liberdade na vida do novo homem (ver 2 Pe 1:4). O homem espiritual tem a mente de Cristo. E, pelo Espírito Santo, discerne bem a tudo (1 Co 2:16). Essa é a vontade de Deus para todo crente. A Bíblia descreve a condição do homem espiritual como sentado "nas regiões celestiais com Cristo" (Ef 1:3; 2:6). Obs.: Estar sentado não indica comodismo, inércia, letargia, mas estar sobre o domínio na esfera espiritual inferior, ou seja tudo o que está sob (abaixo, debaixo, por baixo) das regiões celestiais Isto é o que significa "reinarmos com Cristo", manifestando através de nossas vidas sua justiça.

III - O Homem Carnal 


Pelo contexto bíblico vemos que o homem carnal é crente e salvo. Não obstante, sua vida cristã é mista, dividida; sua espiritualidade é rasa, superficial, instável; sua fé é vacilante, limitada. Ou seja, sua vida cristã é marcada por constantes subidas e decidas. Ele é um crente que "começa pelo Espírito e termina pela carne" (Gálatas 3:3). É chamado carnal porque a velha natureza adâmica, herdada da raça humana nele prevalece; ainda não foi subjugada pelo Espírito Santo (Rm 8:13). A natureza humana pecaminosa, existente em todo crente, embora possa ser mudada, precisa ser mortificada e vencida pelo poder do Espírito Santo (Rm 8:13; Colossenses 3:5; Gl 2:19; 6:14). Nem todo crente vive uma vida consagrada, nem se acha disposto a vencer plenamente a natureza adâmica. Na igreja em Corinto, muitos crentes eram carnais à despeito da efusão dos dons espirituais. A sua velha natureza estava livre para agir ao invés de "levar cativo todo pensamento à obediência de Cristo" (2 Co 10:3-5). Isso só há de ser obtido por nossa inteira submissão a Cristo, como nosso Senhor e pela obra santificadora do Espírito Santo em nosso ser (Rm 6:13; Gl 5:16).

Conforme está escrito em Rm 6:11, não é o pecado que morre dentro do crente; o crente é que deve morrer para o pecado e viver para Deus. Também, conforme Gl 6:14, não basta o mundo estar crucificado para o crente; o crente é que tem de estar crucificado para o mundo. Um dos grandes perigos na vida cristã consiste em se descer da cruz. Essa é uma mensagem para quem é discípulo de Cristo (Mateus 16:24; Lucas 14:27).

  1. O relacionamento do homem carnal com Deus - Ele entristece o Espírito Santo fazendo o que bem quer. O Espírito Santo não pode levá-lo à vida cristã abundante, poderosa e triunfante, porque o tal crente é imaturo e acha-se preso às coisas desta vida e deste mundo.
  2. A condição do homem carnal diante de Deus - Ele está dividido: em parte vive para Deus, e em parte vive para agradar a si mesmo. Enquanto o homem espiritual vive no plano superior das "regiões celestiais", o carnal vive mais na esfera terrena, porque a sua visão está voltada para o natural. É facilmente cobiçado pelas coisas do mundo.
  3. Sinais (frutos) do homem carnal: a) Imaturidade, infantilidade espiritual - 1 Co 3:1; b) Vive de "leite", no sentido de rudimentos (elementos, princípios) da doutrina bíblica - Hb 5:12, 13; c) É invejoso - 1 Co 3:3; d) É Contencioso e considera isso uma virtude e um direito - 1 Co 3:3; e) É sectário (intolerante) - 1 Co 3:4; f) Não se aflige ante os problemas da Igreja, como ocorria em Corinto - 1 Co 5:1-13; 6:13-20; g) O carnal, com naturalidade e facilidade, move ação judicial contra a Igreja e os irmãos na fé - 1 Co 6:1-8; h) O homem carnal vive uma vida mista, querendo agradar a si mesmo, aos outros, ao mundo e a Deus ao mesmo tempo e isto é totalmente impossível - 1 Co 10:20, 21; i) Ao contrário do que se pensa, o crente carnal, segundo a Bíblia, não é infrutífero. No entanto, os seus frutos não são de qualidade e nem podem ser "consumidos" por Cristo - Gl 6:7, 8.

Conclusão


O crente carnal deve refletir e tomar a decisão de mudar de vida e afastar-se de tudo o que desagrada a Deus (Gl 6:7, 8; Tiago 1:13-15). Pois corre o risco de abandonar a fé (1 Co 10:1-12). Segundo este estudo, essencialmente baseado na Palavra de Deus, ele tem de se separar do mundanismo e purificar-se mediante o sangue de Jesus Cristo, o Espírito Santo e a Palavra de Deus. Enfim, dever apartar-se de tudo quanto contamina o espírito, a alma e o corpo, e aperfeiçoar [constantemente, dia a dia, progressivamente] a sua santificação no temor do Senhor (2 Co 7:1).

[*] Nota: Que tipo de cristão somos: natural, espiritual ou carnal? Este artigo é mais um dos meus estudos garimpados de meu acervo manuscrito. Ele foi feito no ano de 1998 e foi ministrado em um dos acampamentos realizados com os adolescentes da então Igreja Batista do Barreiro (atual Igreja Batista da Paz) dos quais à época eu era um dos líderes. 

Um comentário:

  1. Correta, mas tem muito irmãos em cristo que não acreditam que haja crente carnal e inclusive até PASTORES.
    O que fazer?

    ResponderExcluir