Total de visualizações de página

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

A EXCELÊNCIA DA BÍBLIA SAGRADA, A PALAVRA DE DEUS

Com base no Salmo de número 119:1, 4, 5, 7, 9, 10-12, 16, 105, fiz este estudo no ano de 2000. Organizando minha pequena biblioteca eu encontrei o original impresso dobrado dentro de um dos livros (nem me lembrava mais desse estudo...) e resolvi adaptá-lo no formato de artigo para compartilhar com meus leitores no blog meu amor por essa maravilhosa Palavra.

Milhões de pessoas estão buscando uma fonte fidedigna de autoridade. Descobriram que não podem confiar em tratados entre nações nem em declarações dos cientistas. Mesmos grandes e respeitados líderes religiosos com triste frequência cometem erros. A Bíblia - a Palavra de Deus - é a única autoridade definitiva que possuímos. Provada através dos séculos, a Bíblia derrama luz sobre a natureza humana, sobre os problemas da humanidade e o sofrimento que aflige o homem. Além disso, ela revela claramente o caminho para Deus.

Mais que um livro


A palavra bíblia vem do grego 'biblos', que significa 'livro'. A Bíblia, porém, é mais do que um simples livro - ou uma coleção de livros. Ela é a revelação escrita que Deus os deixou de Sua vontade para o homem e o universo. Por trás e por debaixo, acima e além desse Livro Sagrado, está o Deus autor desse Livro, pois a Bíblia inteira fala sobre Deus - especialmente sobre o Seu Filho, Jesus Cristo -, a criação e redenção da humanidade. É, também, uma linda história de amor do Eterno a seus filhos.

Como se compõe a Bíblia


A Bíblia contém 66 livros, escritos por cerca de 40 autores, num período de composição de mais ou menos 1600 anos. Seus autores vieram dos mais variados níveis sociais e culturais, incluindo reis, camponeses, profetas, poetas, pescadores, estadistas, eruditos, um homem de negócios, um médico e missionário. É dividida em duas partes principais, sendo o marco divisor o nascimento de Jesus Cristo.

A primeira parte é chamada de Antigo Testamento (Aliança, Concerto ou Pacto). Esta parte foi escrita quase que totalmente em hebraico (com exceção de umas poucas passagens em aramaico) e foi completada cerca de 400 anos antes do nascimento de Jesus. A segunda parte, chamada, obviamente, de Novo Testamento (Aliança, Concerto ou Pacto - há teólogos que preferem usar algum desses três termos ao invés de testamento, pois testamento é deixado por alguém que morre e Jesus está vivo), foi escrita na língua grega. As Bíblias de que dispomos em nossa língua, foram em sua maioria, traduzidas diretamente das línguas originais.

A Antiga Aliança é o registro das Alianças feitas por Deus com o homem - e aponta para a vinda do Messias, o Filho de Deus, Jesus. A Nova Aliança é o registro do cumprimento das alianças na pessoa de Jesus.

Salmo 119


Embora não se saiba quem é o autor desse poema gigante do Saltério, o Salmo 119 muito ensina sobre o valor da Palavra de Deus. Neste salmo, cada letra do alfabeto hebraico dá início a uma série de oito versículos, num total de 22 estrofes. De sua leitura, pode-se entender que seu propósito é exaltar a excelência da Lei do Senhor - outro nome pelo qual a Bíblia também é referida. 

I - Porque a Palavra de Deus é excelente

  1. Ela é pura - Não há mistura na Palavra de Deus. Em toda a Escritura Sagrada, não há uma só discordância quanto à essência da mensagem. Os inimigos da Palavra já procuraram desacreditá-la, apontando supostas discrepâncias e contradições, mas em vão. As tais divergências sugeridas são apenas aparentes, porque "as palavras do Senhor são palavras puras como prata refinada em forno de barro e purificada sete vezes." Ou seja, é puríssima - Sl 12:6; 119:140
  2. Ela é reta - Ela segue uma linha de  pensamento que começando no Gênesis, termina no Apocalipse, mas sem quaisquer desvios ou mistificações apesar de ter sido escrita por cerca de 40 homens, durante quase 1.600 anos, nos mais diversos lugares. A mensagem da Bíblia é uma só: o amor de Deus e o seu plano para salvação do homem. "Porque a palavra do Senhor é reta, e todas as suas obras são fiéis" - Sl 33:4.
  3. Ela é santa - A Palavra de Deus identifica-se com a natureza divina que é santa. Os seres celestiais, no Apocalipse (e também conforme descrito pelo profeta Isaías em 6:1-3) , cantam: "Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo Poderoso, que era, e que é, e que há de vir" - Ap 4:8. A palavra do homem quase sempre tem verdade e mentira, realidade e engano, mas a Palavra de Deus é santa - Sl 105:42
  4. Ela é lâmpada e luz - Somente a Palavra de Deus tem o poder de iluminar o caminho do homem. Há muitos por aí que se dizem iluminados pelas filosofias de Buda, pelas "descobertas" de Alan Kardec e de tantos outros ilustres líderes religiosos e espiritualistas, mas, na verdade, estão em profundas trevas do engano e mergulhados num tenebroso pântano de equívocos. "Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra, e luz para o meu caminho" - Sl 119;105.
  5. Ele é a verdade absoluta - Em João 17:17, Jesus declara: "...a tua palavra é 'a' verdade." Jesus não disse ser ela 'uma' entre outras verdades, como pensam os sábios segundo o mundo, mas Ele afirmou ser a Palavra de Deus 'a' verdade no sentido absoluto, pois a revelação do Deus Criador, Onipresente, Onisciente, Onipotente, Santo, Justo e Salvador. O salmista é categórico ao afirmar - e eu faço coro com ele: "A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre" - Sl 119:160".
  6. Ela é o poder de Deus - Paulo, falando aos coríntios, foi enfático: "Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus" - 1 Co 1:18. As palavras, as filosofias, os ensinos, as idéias e os pensamentos dos mestres do mundo conseguem, no máximo, apenas reformar vidas. Mas a Palavra de Deus transforma o mais hediondo pecador numa nova criação. Ela, em si mesma, é e tem o poder de Deus.
  7. Ela é viva e eficaz - Até hoje nenhum cirurgião conseguiu descobrir onde fica a divisão da alma e do espírito. Os médicos só podem agir sobre o corpo. Quanto à mente, limitam-se a trabalhar o comportamento observável do homem, a chamada psiquê. Contudo, "...a Palavra de Deus... penetra até a divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração" - Hb 4:12. A Palavra de Deus tem vida e é eficaz, ou seja, produz efeitos, renova a mente, muda comportamentos, transforma vidas.

II - O que a Palavra de Deus produz no homem

  1. A Palavra de Deus transforma - Transformar é "dar nova forma, feição ou caráter; tornar diferente do que era; mudar, alterar..." (Dic. Aurélio). Todos os significados da palavra transformar, no sentido mais elevado do termo, podem ser aplicados ao que a Palavra de Deus produz na vida de uma pessoa que a ouve e a recebe em seu coração. (a) Dá nova vida: "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criação é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" - 2 Co 5:17; (b) Liberta do Pecado: Os que "andam na lei do Senhor não praticam iniquidade, mas andam em seus caminhos" - Sl 119:3. O poder transformador da Palavra de Deus faz com que o homem ímpio deixe os seus maus procedimentos, e passe a andar segundo a orientação de Deus. (c) A Palavra de Deus purifica o interior humano: "Como purificará o jovem o seu caminho?" O salmista faz essa indagação porque, em todos os tempos, o comportamento dos jovens sempre foi alvo da tentação do inimigo. Mas a resposta vem logo em seguida: o jovem pode purificar o seu caminho, "observando-o conforme a tua palavra, [Senhor]" - Sl 119:9. Na verdade, não só ao jovem se aplica essa verdade, mas às pessoas de todas as faixas etárias.
  2. A Palavra de Deus produz vida eterna - Jesus disse: "Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem vida eterna..." - Jo 5:24.


III - A Autoridade absoluta da Palavra de Deus

  1. Está acima da razão humana - A razão humana só aceita aquilo que pode ser percebido pelos sentidos naturais, que pode ser provado. É por isso que a Bíblia declara: "...a palavra da cruz é loucura para os que perecem!" - 1 Co 1:18. Diante disso, Deus destrói a sabedoria dos sábios e aniquila a inteligência dos inteligentes - 1 Co 1:19, 20. A Palavra de Deus contém "coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu e não subiram ao coração do homem" - 1 Co 2:9, mas que nos são reveladas pelo Espírito através dela, da Palavra.
  2. Não pode ser contestada pela Igreja -  Paulo, doutrinando o jovem pastor Timóteo, ordena-le que advirta a outros para que não ensinem outra doutrina - 1 Tm 1:3 - e não se deem a fábulas, "que mais produzem questões do que edificação em Deus" - 1 Tm 1:4. Por ignorarem tal exortação, muitos entregam-se a "vãs contendas, querendo ser doutores da lei e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam" - 1 Tm 1:6, 7. Infelizmente, não é incomum, hoje em dia, encontrar pessoas na igreja dando ouvidos a todo o vento de doutrinas estranhas e resistindo às verdades da Bíblia Sagrada. Para o nosso próprio bem, é preferível que nos submetamos totalmente a ela e quebremos as resistências, sejam elas carnais-humanas ou diabólicas. Bíblia não é para ser contestada ou questionada, é para ser obedecida e praticada.
  3. Não pode ser questionada pelo misticismo - o misticismo tem tomado conta da nossa época e tem procurado ultrapassar, suplantar a Palavra de Deus. Isso não tem sentido, pois a Palavra á está completa. Não se deve modificá-la sob pena de incorrer-se em castigo severo - Ap 22:18, 19. Não a Palavra que deve se adaptar "aos novos tempos" e sim o contrário uma vez que os princípios, critérios e valores de Deus são imutáveis, inegociáveis, incorruptíveis.
  4. É a única regra de fé e prática - Para o verdadeiro cristão, livros podem ser escritos e lidos; pensamento podem ser expostos. Mas nada toma o lugar da Palavra do Senhor. A Igreja Cristã, ao contrário das seitas, só tem a Bíblia - a Palavra de Deus - como única regra de fé e prática. Fora da Bíblia nada prevalece como doutrina ou ensino a ser seguido. A Bíblia é o nosso manual de instruções práticas - básico, necessário e impreterível. É a nossa bússola. Não adianta também apenas lê-la. Para que a Palavra de Deus seja uma realidade aos outros, é preciso que antes ela seja uma realidade a nós e só iremos conseguir isso tornando-a uma realidade em nós - Tg 1:19-25.
  5. Sua ética é a mais elevada do universo - Ética é a parte da Filosofia que estuda o que é certo e errado. A ética humana parece um pântano sem fim. O que era certo há poucos anos, agora é errado; o que era errado, agora é certo. Adultério não é mais crime. É aceito amplamente pela ética humana. O aborto, crime inominável, é legal em muitos países. A homossexualidade e com toda a complexidade e incertezas que a cercam é a bola da vez no ziguezague da ética humana. Graças a Deus que a Bíblia em termos de ética é inabalável, impecável, incomparável. Abominação é abominação ontem, hoje e eternamente. As obras da carne - Gálatas 5:19-21 - jamais deixaram de ser contrárias à Lei do Senhor.

Conclusão


A Palavra de Deus é excelente sob todos os aspectos que se possa considerar. Individualmente ela deve ser acatada com fé, amor, reverência e profunda gratidão. Coletivamente deve ser aceita como única regra de fé e prática. No culto cristão, deve ter prioridade máxima. Infelizmente, em muitos cultos, quase não há espaço para a exposição da Palavra de Deus. A cantoria, os eventos, as apresentações, as "oportunidades" tomam conta do tempo. A Palavra fica em último plano, espremida entre tantas outras coisas que envolvem o culto. Que sejamos gratos a Deus por Sua Palavra e que a coloquemos em prática para que assim possamos mais e mais nos ampliar a visão de Sua imagem e semelhança em nós. A Bíblia é um livro, uma História. A História de Deus. Por trás de cada acontecimento se acha Deus, o construtor da História. O Autor dos séculos. Ela é a maior história de amor jamais escrita. É a história do amor de Deus pela humanidade, tem, portanto, a dimensão do universo e plenitude da eternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário