Total de visualizações de página

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

SER DEPENDENTE PARA TER INDEPENDÊNCIA

"Mas o que nos confirma convosco em Cristo, e o que nos ungiu, é Deus, o qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações" (2 Coríntios 1:21,22).
Não é difícil observar como as pessoas estão "carentes" de direção. Isso é visível pelas escolhas que fazem baseadas em sentimentos e nas consequências que essas escolhas geram. Basta assistir aos noticiários na TV, ler os jornais ou atentar para as conversas informais em que a "carência" é sempre um tema que se destaca.

Por poucos momentos de alegria e prazer, muitos se colocam em situações de risco, alegando que são os "donos" da própria vida. Há uma busca incessante por "algo" que preencha o "vazio" que trazem em sua alma. Eles tentam colocar coisas e pessoas para preenchê-lo, o que só faz com que acumulem frustração. O que essas pessoas desconhecem é que nada é capaz de preencher este espaço a não ser uma pessoa: o Espírito Santo. A Palavra de Deus diz:
"Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo" (Atos 1:8b).
Ser cheio do Espírito Santo traz paz, alegria, ousadia para enfrentar as batalhas espirituais. Ele não nos deixa prostrar nos desertos e nem nas adversidades = tira o temor das coisas e das circunstâncias.

Ser cheio do Espírito Santo é ter a natureza de Deus dentro de nós; é não viver nas fraquezas da natureza humana.
"Mas eu estou cheio do poder do Espírito do Senhor, e de juízo e de força, para anunciar a Jacó a sua transgressão e a Israel o seu pecado" (Miqueias 3:8). 
"E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dEle" (Romanos 8:9).
Não podemos ser indivíduos "só cumprindo um cerimonial religioso", sem a direção do Espírito Santo; isso é totalmente vão, sem valor.

A pessoa, sem a natureza de Deus, é fraco, se acovarda, tem medo. Ele fica na concordância com as coisas erradas; mesmo sabendo que são erradas, se associam a elas.

Pessoas, sem serem cheios do Espírito Santo, não cumprem a palavra de Deus porque tem que enfrentar a oposição do diabo e dos homens, e não tem direção de Deus.

Só cheio do Espírito Santo para ter força para resistir às contaminações mundanas. O homem natural não consegue buscar direção de Deus porque lhe parecem loucura. Ficam prostrados em seus pensamentos, limitados; e sujeitos a viver nas condições que são mais fáceis e favoráveis: ficam aonde não é para ficar; vão para lugares onde não é para ir; se associam com quem não tem que se associar; vivem na desobediência = tudo para satisfazer a vontade da carne.

Vivem nessa situação porque olham as promessas de Deus como impossíveis. Deus nos chama para andar por fé! E andar por fé é andar em desafio aos nossos pensamentos humanos.

Só cheios do Espírito Santo para vencermos estes desafios que estão dentro de nós


Os homens traçam planos para suas vidas: profissional, familiar, financeira; buscam um objetivo na vida.

Mas, cometem a fatalidade espiritual, que é não ter objetivo para com Deus: permanência, comunhão, andar em seus mandamentos, ser humilde, e ter total dependência de Deus.

Jacó foi homem que tinha objetivos em Deus: conquistou de seu irmão a primogenitura, e fez um voto a Deus para que o abençoasse, e Jacó foi fiel a Deus em seu voto, e Deus o abençoou.

Só cheio do Espírito Santo para ter as virtudes de Deus


Cristianismo [aqui me referindo contextualmente ao seguidores de Cristo] não é ter uma religião, mas é, ser discípulo de Jesus em toda a acepção da palavra.
"Mas quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há-de vir" (João 16:13).

O poder de Deus move o impossível

"E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus" (At 4:31).
Temos que ser a imagem e semelhança de Deus, tomando o formato, através da unção que vem do Espírito Santo, para vencermos. Anulando a sabedoria e a direção humana, e sendo dirigidos pelo Espírito Santo.
"Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis" (Ezequiel 36:26-27).
Mateus 4:1 que Jesus foi conduzido pelo Espírito Santo ao deserto para ser tentado pelo diabo. Não importa para onde o Espírito Santo te leve, sempre seremos vitoriosos.
"Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia" (2 Coríntios 4:16-18).
Precisamos renunciar; precisamos descer para subir; só se entregando de todo coração, alma e entendimento para Deus, para absorvermos as virtudes que nos está reservada, com os dons espirituais.

Porque, a maioria que estão dentro das instituições religiosas, agem e se movem por instinto de sabedoria e direção humana.
"Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo" (1 Co 2:16).
Ter a mente de Cristo é pensar e agir conforme a vontade de Deus. Ser discípulo de Cristo é: crer em Cristo e viver como Cristo. O homem, vivendo na sua forma natural e com a sabedoria deste mundo, nunca vai ter a mente de Cristo e nem vivê-la, porque lhe são loucuras.

Viver em Deus é totalmente loucura para os homens... Até os parentes de Jesus achavam que ele estava fora de si
"E foram para uma casa. E afluiu outra vez a multidão, de tal maneira que nem sequer podiam comer pão. E, quando os seus ouviram isto, saíram para o prender; porque diziam: está fora de si. E os escribas, que tinham descido de Jerusalém, diziam: tem belzebu, e pelo príncipe dos demônios expulsa os demônios" (Mc 3:20-22).
Enquanto o mundo te achar normal, você ainda não está no ponto.

O homem, sem estar cheio da palavra de Deus e sem estar cheio do Espírito Santo, não fala das coisas de Deus, mas fala das coisas dos homens. Mas, quando o mundo te achar esquisito, fora de si, é porque você está ficando cheio do Espírito Santo.

O diabo tem usado uma estratégia de manter as pessoas ocupadas e preocupadas com qualquer coisa que não seja o reino de Deus.

Se a murmuração, a tristeza, as decepções da vida, continuam dentro de você, é tempo de renunciar. É tirar o jugo do mundo que é pesado e leva para o inferno, e tomar o jugo de Jesus que é leve e traz paz, amor, gozo, e leva para vida eterna.

A sua entrega tem que ser total: alma, corpo e Espírito, e todos os seus caminhos tem que ser aprovado por Deus.

O que não é da vontade de Deus, tem que tirar fora!!!


Deus está nos chamando para sermos cheios do Espírito Santo, para que as virtudes de Deus operem através de nossas vidas, para vencermos o mundo e suas concupiscências, e sobre toda estratégia de satanás que opera com suas hostes espirituais da maldade.

Deus nos quer vitoriosos, e já nos deu tudo que precisamos para vencer. Deus já nos fez ricos com seus dons.

Mas, muitos continuam chorando, mendigando, sendo miseráveis, desprezando as riquezas que Deus nos deu = [Ele levou cativo nosso cativeiro e nos deu dons], e são com esses dons que vamos vencer.

O Espírito Deus


O Espírito Santo é o próprio Deus habitando em uma pessoa. Tê-lO é possuir a verdadeira independência, pois nEle o ser humano se torna dependente do Único capaz de suprir todas as suas necessidades. Isso não quer dizer que não se vai precisar das pessoas, mas não será mais necessário depender da aprovação e da direção delas. A dependência exclusiva de Deus ensina como se relacionar consigo mesmo e com os outros.

A pessoa cheia do Espírito Santo passa a ter equilíbrio, força, coragem, intrepidez, segurança e direcionamento, pois Ele guia toda a verdade. A humildade passa a ser sua essência e, naturalmente ela apresenta o fruto do Espírito Santo que é "amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e domínio próprio" (Gálatas 5:22).

O mais importante de tudo é que a pessoa deixa de ser criatura e passa a ser filha de Deus, pois o Espírito Santo é o "DNA Divino" e é também garantia (selo) da Salvação. Contudo é impossível ter o Espírito de Deus sem antes priorizar o próprio Deus, conhecendo e fazendo Sua vontade.

"Buscar-me-eis e me achareis..."


Não se pode buscar o Espírito Santo por aquilo que Ele tem para dar, mas, principalmente, por aquilo que está disposto a entregá-lO. O Senhor Jesus diz em Mateus 13:44:
"Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai vende tudo quanto tem, e compra aquele campo."
Quando o homem achou um tesouro escondido sacrificou o que possuía para adquiri-lo. Quando uma pessoa ouve falar do Espírito Santo, ela entrega toda a sua vida, sonhos, vontades e se submete à vontade de Deus. Quem O tem, tem tudo. Já quem não O tem, possuí uma inquietação na alma.

Muitos carregam a frustração por objetivos que não foram alcançados ou sonhos que não se concretizaram. Não ter o Espírito Santo, porém, é a maior das frustrações.
"Do que adianta ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?" (Mc 8:36).

Conclusão


Então, precisamos nos encher da vontade de Deus, da Sua Palavra e do Seu Espírito. Não podemos mais deixar nossa natureza humana, nem as ações de satanás, nos tirar do objetivo de Deus para nossas vidas.
"E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor" (Isaías 11:2).
Se encha da palavra de Deus, do Espírito Santo e seja mais que vencedor nAquele que guia e te fortalece!

Deus abençoe.

A Deus toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso. 
O uso correto da máscara não precisava ser obrigatório, por se tratar de uma proteção individual extensiva ao coletivo. É tudo uma questão não de obrigação, mas de consciência.
Respeite a etiqueta e o distanciamento sociais e evite aglomerações. A pandemia não passou, a guerra não acabou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário