Total de visualizações de página

domingo, 12 de abril de 2020

TETÉLESTAI: NENHUMA CONDENAÇÃO HÁ! EIS O VERDADEIRO SENTIDO DA PÁSCOA


"Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito" (João 19:30 – ARA). 
"... havendo riscado o escrito de dívida, que era contra nós nas suas ordenanças, o qual de alguma maneira nos era contrário, e o tirou do meio de nós, cravando-o na cruz..." (Colossenses 2:14).
Não há dúvida que a exclamação de Jesus: 
"Está consumado!" 
está no centro daquele evento (na cruz) e, assim, traz a mensagem central deste texto. Em grego, é uma só palavra; "TETÉLESTAI!" Nesta exclamação, "TETÉLESTAI", ocorreu a culminância da PAIXÃO DE JESUS por nós, sendo também a expressão máxima do AMOR DE DEUS por toda a humanidade! Por isso, é contextualmente válido o subtítulo: A Consumação do Amor de Deus!

Entendendo o contexto


"TETÉLESTAI" é uma expressão grega que pode ser traduzida como "está consumado", "totalmente pago" ou "dívida cancelada". No século I, quando um criminoso era preso, seus delitos eram registrados em um papiro conhecido como "cédula de dívida" ou "escrito de dívida". 

Ao cumprir a pena e chegando a ocasião de sua liberdade, o juiz responsável pela soltura do condenado, riscava a cédula, especialmente na parte onde os crimes estavam apontados, e, no rodapé, escrevia TETÉLESTAI. Pronto! O indivíduo não devia mais nada à justiça. Estava livre da condenação e, agora, poderia desfrutar da paz e da liberdade.

A mensagem central do Evangelho de João que resume tudo é: 
"Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna" (João 3:16 – NTLH).
"Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16 – ARA).
Onde está o ápice? O apogeu? A paixão? Está na expressão 
"...que deu o seu único Filho"/"que deu o seu Filho unigênito...". 
Deus entregou como sacrifício o seu próprio Filho, nisso consiste o seu amor, a sua paixão.

A imolação do Cordeiro


E à medida que o dia do sacrifício de Jesus se aproximava, Ele deixa claro aos seus discípulos que, naquele momento culminante do derramamento do amor de Deus no mundo, Ele ficaria sozinho:
"Pois chegou a hora de vocês todos serem espalhados, cada um para a sua casa; e assim vão me deixar sozinho. Mas eu não estou só, pois o Pai está comigo" (16:32).
E, no capitulo 17:1, Jesus começa a sua oração assim:
"Pai, chegou a hora..."
Portanto, a partir deste momento sucedem-se os eventos que o levam à cruz, onde, finalmente, exclama: 
"TETÉLESTAI!"  "Acabou!" "Está consumado!" ou: "Tudo está completado!"

Substituição vicária e absolvição 


O apóstolo Paulo se apropria desta figura jurídica para nos transmitir a profundidade do alcance da obra redentora de Cristo, pois como pecadores que somos, contra nós também havia uma "cédula de dívida", a saber, uma série de transgressões cometidas ao longo da vida. 

Esta cédula constitui-se em um poderoso instrumento de acusação. Ela nos silencia, nos humilha, pois não há como contradizê-la, não há como negá-la. Nela se registram todas as nossas maldades, todas as nossas mentiras, toda perversidade que praticamos. Ela aponta para a destruição dos que ali constam (Apocalipse 20:12). 

Entretanto, o apóstolo Paulo declara que Cristo 
"...riscou o escrito de dívida, tirando-o do meio de nós, cravando-o na cruz". 
Ou seja, Jesus Cristo com sua morte vicária (substitutiva), pagou a dívida que tínhamos para com Deus. Vale a pena lembrar novamente que foi justamente na cruz do Calvário, segundo o Evangelho de João, que Cristo declarou 
"Está consumado!" (TETÉLESTAI!)
sendo, inclusive, sua derradeira palavra.

O que foi "consumado", "completado", "terminado", "concluído", "realizado"?


Está claro, que Cristo não foi um mártir ("pessoa submetida à pena de morte por recusar-se a renunciar a uma convicção pessoal"), e que Sua morte tenha sido um mero assassinato, um acidente, ou, então, um exemplo. Pelo contrário, Seu sofrimento e morte tiveram um propósito definido (cf. Jo 16:16-24). Foi por isso que Jesus exclamou: "TETÉLESTAI!"

Consumado! Totalmente pago! Esta é a nossa verdadeira situação em Cristo no que consiste a satisfação da justiça divina. Não importa o que tenhamos feito. Não importa a extensão e a gravidade do nosso pecado, em Cristo Jesus 
"...nenhuma condenação há..." (Romanos 8:1). 
Portanto, quando lembranças ruins de um passado distante ou recente surgirem e nos sentirmos culpados e ameaçados em nossa paz, basta nos lembrarmos do que Cristo fez por nós. Basta nos lembrarmos da sua última palavra proferida a nosso respeito: TETELESTAI! Todos os nossos pecados foram perdoados pelo precioso sangue do Senhor Jesus Cristo. Sangue este que riscou a cédula que nos era contrária, nos livrando da condenação de uma vez por todas. De uma vez para sempre!

Perdão efetivo, não "sensitivo"


É comum encontrarmos cristãos inseguros quanto ao fato de se sentirem plenamente perdoados por Deus. Alguns têm a impressão de que precisam orar mais uma vez para, quem sabe, serem realmente perdoados pelo Senhor. Porém, as Escrituras Sagradas não nos orienta a "sentir o perdão" de Deus e, sim a crer que, em Cristo, Ele já nos perdoou. 

Portanto, não é uma questão de sentimento, mas sim de fé na pessoa de Jesus Cristo e na eficácia da obra que Ele realizou. Outra questão que também atormenta alguns irmãos é o receio de que, dependendo do que fizeram no passado, estes precisam "quebrar alguma maldição" ou "anular algum pacto", pois, do contrário, sempre estarão sujeitos a alguma investida de satanás e poderão ter algum tipo de influência maligna em suas vidas. 

Assim, para tais, a qualquer momento, o diabo poderá vir "cobrar a fatura" sendo, portanto, necessário participar de algum culto ou corrente de libertação. Esta prática, embora comum, principalmente em comunidades neopentecostais, é estranha ao ensino da Escritura Sagrada. Paulo, afirma que a dívida foi cancelada, além disso, no versículo 15 do capítulo 2 da carta aos Colossenses, o apóstolo insiste que 
"...tendo despojado os principados e as potestades, os expôs publicamente ao desprezo, e deles triunfou na cruz..." 
Se no versículo 14, Paulo utiliza uma cena jurídica, como já dissemos acima, neste ele usa uma realidade militar bastante conhecida na época, pois quando duas nações entravam em guerra, era comum o exército vencedor trazer ao seu território o exército vencido e, numa cerimônia pública, os soldados derrotados tinham suas roupas e demais pertences retirados até ficarem completamente nus. 

Este despojamento tinha o objetivo de humilhar o inimigo derrotado, demonstrando que estava totalmente subjugado. É exatamente isto que Paulo está ensinando aos crentes de Colossos! Cristo derrotou e humilhou o diabo, despojando-o de toda e qualquer autoridade que tinha para nos acusar, tentar e prejudicar. Cristo fez dos seus inimigos, o "estrado de seus pés" (Efésios 1:20-22). Não precisamos temer o diabo. Ele está derrotado, despojado e humilhado pelo Senhor Jesus Cristo. A dívida está paga! TETÉLESTAI!!!

Conclusão


"TETÉLESTAI!" EIS A CONSUMAÇÃO DO AMOR DE DEUS!!!! "Jesus, a paixão maior!" E que paixão! "Tetélestai!" Em seu amor apaixonado por nós:
  1. Ele venceu o pecado, com o seu sacrifício;
  2. Venceu a morte, que é a consequência do pecado;
  3. Venceu Satanás e o inferno, que estavam e estão por trás do pecado e da morte.
E, agora, se é isto que você e eu cremos, então:
  1. Estamos livres de toda e qualquer escravidão;
  2. Buscaremos servir a Jesus diariamente com paixão.
Aleluia! Todos os nossos pecados foram perdoados! Que coisa boa! Todas as nossas maldições foram levadas à cruz e ali aniquiladas (Isaías 53). Que maravilha! Estamos livres! Livres para viver a plenitude da vida de Cristo. A Ele, e somente a Ele, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o poder. Tudo isso apontava para um dos propósitos da vinda de Jesus, sofrer pelos nossos pecados, libertando-nos da sua escravidão. Com isso, Jesus cumpriu a promessa feita por Deus através do profeta Isaías (53:4-6). Eis o verdadeiro sentido da Páscoa, algo incomparavelmente superior aos chocolates e coelhos.
'Jesus Prevaleceu' (Daniel Souza) – Daniel Souza, faixa do CD "Frutos do Espírito IV – Olhando Para Jesus", Independente, 1997

'Ressurreição' (Sônia Hernandes) – Renascer Praise, faixa do CD "Renascer Praise - 7 – Ressurreição", Gospel Records, 2000
 
'Nenhuma Condenação Há' (Armando Filho) – Eyshila, faixa do CD "Deus Proverá", MK Music, 2001


'Eu Nasci de Novo' (Ana Paula Valadão) – Diante do Trono, faixa do CD/DVD "Quero Me Apaixonar", DT, 2003

A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.

E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário