Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de abril de 2020

ADVOGANDO PARA O DIABO: ELE É INOCENTE DA ACUSAÇÃO DE ROUBO, MORTE E DESTRUIÇÃO!

"Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: 'Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas. 

Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram.

Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.

O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância'" (João 10:7-10 — grifos meus). 
O título deste artigo pode ter causado estranheza a alguns, mas fiz isso de propósito mesmo. E se você ler o texto com atenção até o final, irá ver que ele é bem relevante com o seu contexto. Devido a extensão do assunto, vou dividi-lo em três capítulos. Vamos ao primeiro.

A culpa é do diabo?


As perguntas que não querem se calar. Quem veio matar, roubar e destruir? A resposta é simples e fácil: o ladrão! Porém, há quem divulgue que o diabo é quem veio matar, roubar e destruir. Seria o diabo o ladrão que Jesus faz referência?

É comum ouvirmos mensagens enfatizando que o diabo veio para matar, roubar e destruir a saúde, a família e as finanças do homem. Outros alegam que o diabo veio para matar, roubar e destruir a paz, a fé, a esperança, o amor, a salvação, etc., do cristão. Seria isto verdade?

A Bíblia nos garante que Cristo é a nossa paz, fé, esperança, amor e salvação. O diabo seria capaz de roubar, matar e destruir o cristão?

As parábolas e a missão de Jesus

Entendendo o que é parábola


As parábolas de Jesus são ensinamentos onde nosso Senhor tratou de forma simples, objetiva e ao mesmo tempo elaborada, os temas essenciais da mensagem do Evangelho.

Através de suas parábolas, Jesus ensinou acerca do amor; da graça; da misericórdia de Deus; do reino dos céus e o seu governo; do novo padrão de vida que deve caracterizar seus seguidores; a realidade de sua segunda vinda iminente e o destino final e eterno de todos os homens.

As parábolas de Jesus não podem ser comparadas a nenhuma outra parábola existente, devido à tamanha originalidade e propósito.

De forma geral, as parábolas de Jesus possuem uma mensagem central bastante clara acerca das coisas do reino de Deus, mas ao mesmo tempo também são muito profundas em suas aplicações. Por isso somente os verdadeiros seguidores do Senhor Jesus podem compreendê-las plenamente.

Geralmente a lista das parábolas de Jesus contém cerca de 40 parábolas. Sem dúvida, as parábolas de Jesus Cristo são fundamentais a todo cristão verdadeiro, pois revelam a vontade e a Palavra de Deus.

Parábola é uma pequena história inventada com o objetivo de comunicar uma mensagem ou ensinar uma lição. Nos textos bíblicos existem muitas parábolas, do Novo ao Antigo Testamento. Por conta disso muitas pessoas ficam em dúvida sobre o que é uma parábola.

Apesar de serem histórias fictícias, as parábolas são ilustrações que se baseiam em episódios reais do cotidiano. As parábolas utilizam esses episódios comuns para estabelecer uma comparação que transmite entendimento e sabedoria. A seguir, entenderemos melhor o que é uma parábola, e quais são as parábolas da Bíblia.

A palavra parábola vem do grego parabole, que em sua etimologia significa "comparação", "colocar as coisas lado a lado" ou "fazer um paralelo".

Podemos definir uma parábola bíblica como sendo uma narração simples e objetiva. A finalidade das parábolas bíblicas é ensinar uma verdade moral ou espiritual. Na Septuaginta, versão grega do Antigo Testamento, o termo grego parabole foi utilizado para traduzir o hebraico mashal, e seus diversos significados ficaram unificados no termo parabole.
A diferença entre parábola e alegoria

Basicamente os significados de parábola e alegoria se assemelham muito. Uma alegoria é dizer dizer coisas de uma maneira diferente. Embora o significado e o sentido de parábola e alegoria sejam praticamente o mesmo, pode-se dizer que a parábola está mais ligada às histórias breves e descritivas que transmitem uma única verdade ou respondem a uma única pergunta. Já a alegoria é uma história mais elaborada que fornece comparações possíveis em vários ou todos os detalhes contidos dentro dessa história.

De forma geral, mesmo podendo haver essa distinção, as narrativas bíblicas com tais características e finalidades são chamadas popularmente de parábolas. O fato de uma alegoria ser comumente denominada como parábola, não altera o seu propósito e significado.

Diferença entre parábola e fábula


Diferentemente da parábola, a fábula é uma narrativa onde objetos estáticos ou inanimados e seres irracionais, são descritos demonstrando comportamento, sentimento e razão humana. Isso significa que a fábula trás uma ideia totalmente imaginária.

Um exemplo de fábula pode ser encontrado em Juízes 9:7-15. Esse texto fala de árvores que ungem um rei: 
"Foram uma vez as árvores a ungir para si um rei, e disseram à oliveira: Reina tu sobre nós". 
Outro exemplo de fábula está em 2 Reis 14:9. Essa fábula é chamada de “o cardo e o cedro”.

Símile e metáfora


Quando estudamos sobre o que é parábola, também é interessante compreendermos o que são símile e metáfora. Símile é uma comparação de coisas que se assemelham. Na símile uma coisa é equiparada a outra para trazer um significado. Em Isaías 53:7 temos um exemplo de símile: 
"Como uma ovelha que permanece muda na presença dos seus tosquiadores ele não expressou nenhuma palavra."
A metáfora é uma figura de linguagem na qual o significado de um vocábulo é utilizado para descrever outro. Isso acontece por meio de comparações implícitas. Encontramos um exemplo de metáfora em Mateus 7:15: 
"Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores." 
Comparado à parábola, tanto a símile quanto a metáfora são breves, enquanto a parábola é mais extensa.

As parábolas no Antigo Testamento


Algumas pessoas não sabem, mas no Antigo Testamento as parábolas já eram utilizadas pelos escritores bíblicos. O uso das parábolas como recurso literário é muito antigo. Nos escritos rabínicos, por exemplo, muitas parábolas podem ser encontradas. Os rabinos geralmente utilizavam as parábolas para explicar verdades presente nas escrituras. Após dizer aos escribas e fariseus qual era a sua missão, Jesus propõe uma parábola a eles.

A missão de Jesus


A missão de Jesus é clara: 
"Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não veem vejam, e os que veem se tornem cegos" (Jo 9:39). 
O que Jesus quis dizer com estas palavras, se Ele mesmo disse que a ninguém julga (Jo 8:15).

Ora, os textos abordam aspectos diferentes da missão de Jesus. Quando Ele diz que ‘a ninguém julga’, evidência que o mundo já foi julgado e está sob condenação (3:18; 16:11Romanos 5:18). E, quando Ele diz que "veio ao mundo para juízo", demonstra que a sua presença neste mundo é cumprimento cabal das Escrituras.

Jesus veio ao mundo conforme o previsto nas Escrituras, de modo que por diversas vezes Ele sinaliza que veio ao mundo em função da sua missão prevista (Marcos 2:17Jo 10:1012:27,46,46,4718:37

Ou seja, todas as vezes que Jesus faz referência ao motivo pelo qual veio, tal motivo vincula-Se a salvação dos homens. Como a salvação é promessa exarada nas Escrituras, Cristo veio para salvar cumprindo e sendo o cumprimento das Escrituras, de modo que, os que não veem passam a ver e, os que veem, torna-se cegos (Salmo 146:8; Isaías 29:8; 42:7; 43:8; 56:10).

Ao dizer: 
"Eu vim a este mundo para juízo"
Jesus estava dizendo por parábola que convinha cumprir toda a justiça (Mt 3:15), pois Ele não veio ab-rogar, pois é o cumprimento das Escrituras (17,18).

Quando os fariseus ouviram as palavras de Jesus, entenderam que era algo pejorativo ser cego, mas Cristo lhes fala novamente por parábola, segundo o que profetizou o profeta Isaías: 
"Se fôsseis cegos, não teríeis pecado; mas como agora dizeis: Vemos; por isso o vosso pecado permanece" (Jo 9:41 cf. Is 56:10).
Lembrando Jesus nada falava aos fariseus sem utilizar parábolas 
"E sem parábolas nunca lhes falava; porém, tudo declarava em particular aos seus discípulos" (Marcos 4:34), 
propôs um nova parábola 
"E ele disse: 'A vós vos é dado conhecer os mistérios do reino de Deus, mas aos outros por parábolas, para que vendo, não vejam, e ouvindo, não entendam'" (Lc 8:10).
A Deus toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário