Total de visualizações de página

sexta-feira, 3 de abril de 2020

UAI, CADÊ O AVIVAMENTO HÁ TEMPOS TÃO "PROFETIZADO"?

"Tocai a trombeta em Sião, e clamai em alta voz no meu santo monte; tremam todos os moradores da terra, porque o dia do SENHOR vem, já está perto (...) 
E o Senhor levantará a sua voz diante do seu exército; porque muitíssimo grande é o seu arraial; porque poderoso é, executando a sua palavra; porque o dia do Senhor é grande e mui terrível, e quem o poderá suportar? Ainda assim, agora mesmo diz o Senhor: 
'Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal. 
Quem sabe se não se voltará e se arrependerá, e deixará após si uma bênção, em oferta de alimentos e libação para o Senhor vosso Deus? 
Tocai a trombeta em Sião, santificai um jejum, convocai uma assembléia solene. Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai as crianças, e os que mamam; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva do seu aposento. 
Chorem os sacerdotes, ministros do Senhor, entre o alpendre e o altar, e digam: Poupa a teu povo, ó Senhor, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que os gentios o dominem; por que diriam entre os povos: Onde está o seu Deus? 
Então o Senhor se mostrou zeloso da sua terra, e compadeceu-se do seu povo. E o Senhor, respondendo, disse ao seu povo: Eis que vos envio o trigo, e o mosto, e o azeite, e deles sereis fartos, e vos não entregarei mais ao opróbrio entre os gentios. 
Mas removerei para longe de vós o exército do norte, e lançá-lo-ei em uma terra seca e deserta; a sua frente para o mar oriental, e a sua retaguarda para o mar ocidental; e subirá o seu mau cheiro, e subirá a sua podridão; porque fez grandes coisas. Não temas, ó terra: regozija-te e alegra-te, porque o Senhor fez grandes coisas'" (Joel 2:1; 11-21  grifos meus).
O que quero fazer aqui não é uma crítica leviana e vazia, nem muito menos me posicionar superior a absolutamente nada e ninguém, pois, eu também me incluo no contexto aqui exposto. Meu propósito é estimular uma busca de Deus, sincera, intensa e transparente, para perguntar-Lhe: por que o tão aclamado, "profetizado", alardeado, cantado e dançado avivamento não vem e para fazer alguns ajustes imediatos e radicais da nossa vida a ele?

Tempo de reflexão


Os últimos dias para mim tem sido de muita reflexão. Confesso que não tenho orado muito – não tanto quanto muitos podem considerar que eu deveria orar – mas, tenho me colocado na posição de ouvinte de Deus, assim como a Maria, irmã de Lázaro e Marta, quando recebia o mestre Jesus em sua casa (Lucas 10:38-42). Nossa, e como Ele tem falado comigo!

Tenho sentido uma profunda preocupação no meu coração, na minha mente e no meu espírito, há algum tempo, com mais ênfase agora, por motivos óbvios, quanto à perspectiva de Deus em relação ao tempo em que vivemos. O que Ele está dizendo? Como Ele enxerga as coisas? Durante os últimos meses, venho fazendo algumas perguntas a Deus, observando a situação atual e permitindo que o Espírito Santo me ensine e me leve a algumas conclusões.

Uma das coisas que tenho observado com grande interesse é o surgimento dos movimentos de oração. Existem números que chegam aos milhões de pessoas que dizem que estão orando por avivamento. Ministérios têm se levantado para alistar exércitos de cristãos à oração. No entanto, o avivamento tarda.

Muitas pessoas sinceras têm nos afirmado o seguinte: se milhões de cristãos suplicarem diante do Trono de Deus, o Senhor "forçosamente" enviará o avivamento. Quero fazer uma outra afirmação: 
  • Deus não vai fazer coisa alguma forçosamente.
Precisamos de uma abordagem totalmente diferente, uma que implica em passar tempo na presença de Deus para perguntar por que a situação continua como está ou indo cada vez mais de mal a pior.

Alguns têm dito que se Deus não julgar o mundo de hoje, Ele terá de "pedir desculpas a Sodoma e Gomorra", tamanha a extensão e a perversidade do pecado por toda parte, inclusive na igreja! É por isso que faço esta pergunta: 
  • Por que tarda o avivamento? Por que Deus não age em resposta às orações?
Já vi algumas pessoas praticamente acusando a Deus em suas orações. O teor das palavras é mais ou menos este: 
"Ó Deus, tu nos prometeste mas não cumpriste tuas promessas". 
Aí citam alguns textos isolados da Bíblia e dizem: 
"Tu disseste que se eu fizesse assim, tu responderias e agirias desta e daquela forma, mas isso não aconteceu". 
Quando ouço orações desse tipo, tenho vontade de cair de rosto em terra e suplicar por misericórdia em favor dessas pessoas, pois certamente não sabiam o que estavam dizendo, nem conheciam a natureza de Deus. Deus nunca faria algo incoerente com seu caráter, fora do tempo certo, ou sem um motivo especial.

A essência do avivamento

O que nos ensina a Bíblia?


O avivamento está ligado a vários fatores que estão presentes na vida com Jesus Cristo. O avivamento deve estar presente em nossas vidas, sendo então que devemos a todo o momento viver com Deus. Muitos crentes estão fracos que não conseguem nem mesmo orar mais. 

O princípio do avivamento está predisposto em ler a Palavra de Deus, oração e o principal: arrependimento.

E como está a Igreja do Senhor hoje?


Será que estamos como a Igreja de Éfeso, no tempo de Paulo, somente certa no que apresenta, mas precisa de avivamento, entre seus membros?

A Igreja é o corpo de Cristo, e, nós somos membros do corpo de Cristo, então temos que ser avivados. Como assim avivados? No sentido de acreditar em Deus e seus mandamentos, assim estamos protegidos e avivados, o avivamento é sinônimo de humildade e oração.

Tomando muito cuidado com os excessos, pois, o fervor e o amor podem aos poucos desvanecer. De modo geral quem realmente é, e está avivado, tem consigo ressurreição espiritual, sendo que o avivamento na Igreja produz mudanças espirituais no mundo inteiro. Se uma Igreja é avivada está cheia de membros, porque os membros que ali estão tem em suas vidas esperança e restauração, verdadeiramente estão ali por amor a Deus. Quem estava perdido, pensando até mesmo em morrer, com o verdadeiro avivamento encontra a vida novamente.

Se um membro do Corpo de Cristo, está se sentindo inútil, perdeu sua integridade, o verdadeiro avivamento traz a integridade novamente, ele se sente curado, ele tem prazer em não em estar na, mas sim em ser a Igreja, pois, ele consegue ver que a Igreja é um organismo vivo e está privilegiado, esse membro vai mudar até mesmo suas atitudes, e toda a congregação vai notar, seu olhar vai brilhar novamente, de sua boca vai sair mais Glórias para Deus, ele vai ser uma pessoa que tem muita fome da Palavra de Deus.

Dessa forma, o membro tem tanta comunhão com Deus, que todos conseguem ver o poder do Espírito Santo de Deus – que, diga-se de passagem, é o Único e Verdadeiro Autor e Consumador do avivamento em sua vida e na Igreja.

Mas, hoje tem uma leva de "igrejas" – entenda-se denominações, instituições religiosas, ajuntamentos... , que só pensam em aumentar os membros em quantidade numérica – é o "efeito fermento" – , não se importando como ele está se sentindo, ou vai se sentir. Essas "igrejas" apresentam, anunciam e prometem um falso avivamento. Algo fabricado em série, mudando apenas rótulo e embalagem, mas com mesmo conteúdo. Algo parecido com o que dá forma preenche balões.

Assim como era em Jerusalém, nos tempos de Jesus, que tinha "igrejas" que não tinham somente membros verdadeiramente convertidos, hoje também há. Mas Deus é misericordioso e quando o avivamento chegou com seu Espírito Santo, conforme Ele próprio havia prometido (Jl 2:28-32 cf. At 2) a Igreja mudou.

Assim temos que ser hoje


Irmãos, vamos buscar do Senhor para que nossas congregações sejam verdadeiramente avivadas e cheias do Poder de Deus, para realmente profetizarmos que o avivamento ali está, para que nossa congregação possa levar a Palavra até os confins da Terra.

O Avivamento também é entregue mediante a palavra de Deus, é produzido com a leitura da Palavra de Deus. Tem alguns crentes que se perguntam "por que ler a Bíblia?", mas no caso do avivamento a leitura da Bíblia tem um poder surpreendente, a Palavra de Deus cria vida, transforma, nos mostra a nova vida que obtemos em Cristo, ou seja, a Palavra de Deus é inigualável, imprescindível, vital. A Palavra de Deus é a Espada do Espírito Santo (Efésios 6:17b cf Hebreus 4:12), usada para trazer a luz às nossas vidas. 

A Palavra de Deus nos ajuda a cumprir nossos propósitos perante o Senhor. Obter Avivamento praticando a Palavra de Deus se estuda a Palavra com amor, você consegue gerar avivamento. Seja verdadeiramente avivado em Cristo Jesus, que Deus vai derramar dos céus o seu Espírito Santo, e você vai transbordar.

Conclusão


Não pregamos arrependimento ao povo de Deus. Se alguém começar a falar sobre o divórcio, talvez o presidente do conselho fique bravo porque tem uma filha que já se divorciou com a aprovação dele. Então você não prega contra o divórcio, mesmo sabendo que Deus disse: 
"Eu odeio o divórcio" (Malaquias 2:16). 
O que Deus odeia, devemos odiar também. Hoje em dia, o casa-separa, separa-casa, virou um hábito comum entre as celebridades do hight society gospel. Cito o divórcio aqui só como um exemplo. Poderia usar muitos outros. O debate sobre a licitude bíblica do divórcio já foi discutido por mim no artigo "Até Que a Morte os Separe: O Que a Bíblia Diz Sobre o Divórcio?".

Por que tarda o avivamento? Porque o povo de Deus está cheio de idolatria. Estamos colocando Deus na forma que desejamos, um deus serviu, inverteu se as posições, Deus é tratado como nosso mordomo, sempre pronto a nos servir nos nossos mais egocêntricos desejos e se tentarmos falar sobre o arrependimento, alguém logo fará uma oração: 
"Ó Deus, se houver aqui algum perdido que precisa se arrepender…" 
Mas Deus está dizendo: 
"É você, meu filho, é você minha filha, que precisa se arrepender".
Enquanto isso, estamos suplicando: 
"Ó Senhor, traze avivamento!" 
E Deus responde: 
"Por que deveria? Não há nada em vocês que corresponde com o que exijo para poder vir em grande plenitude".
Assim o avivamento continua distante. O coração de Deus está partido por O termos deixado. Temos andado atrás de tudo que se possa imaginar, menos atrás dEle. Não temos buscado a Sua presença. Não temos confiado nEle. Temos confiado em nosso dinheiro, em nossa inteligência... e em muitas outras coisas – e isso significa deixar Deus. E ainda insistimos em falar sobre avivamento? E há os que até afirmam que o avivamento já veio, já chegou. Se já, onde? Se o avivamento já veio, se já chegou, coitado de mim, 
"miserável homem que sou, quem me livrará do corpo dessa morte?" (Romanos 7:24).
[Fonte: Casa do Senhor]
'Chorem' – Fernandinho (faixa do CD/DVD "Sede de Justiça")

A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 

E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário