Total de visualizações de página

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

CANÇÕES ETERNAS CANÇÕES - "TODOS ESTÃO SURDOS", ROBERTO E ERASMO CARLOS



"Eu te amo", em libras, a língua de sinais usada pela comunidade de surdos no Brasil 
e já foi reconhecida pela Lei, ou seja, é uma língua oficial, tal como nossa língua falada. 
"De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus" (Romanos 10:17). 
O que define uma canção como cristã? O fato de uma música não ser sacra não a define como sendo uma música cristã? 

Essas perguntas fazem muito sentido em consonância com o contexto desse artigo. Antes, vejamos os conceitos:

Música cristã 


Para definir música cristã eu sinto a necessidade de revisar brevemente o que é um cristão, ainda mais atualmente, quando esse conceito tem tido seu entendimento um tanto quanto pejorativo. 

Cristianismo NÃO É uma religião, portanto, um cristão NÃO É um religioso, é um seguidor/discípulo de Cristo, obviamente. É alguém que conhece Jesus e decidiu largar tudo pra andar com Ele (Mateus 16:24). 

Agora, podemos falar especificamente sobre música cristã. 

A palavra "cristã" já nos dá o entendimento de que é algo feito por um cristão, algo feito com os princípios cristãos, e o que vemos hoje em dia é um mercado muito grande voltado pra esse público — o hoje bastante conceituado mercado da música gospel. 

Mas será que tudo que tem recebido a tarja de "música cristã" (detalhe: nada a ver com "música gospel") é realmente música cristã?

Música sacra 


De modo geral, o adjetivo sacro indica que a temática religiosa, ou seja, as coisas sagradas, é o centro do termo que o acompanha. Assim, arte sacra é o conjunto de pinturas, esculturas e arquiteturas que retratam e se inspiram nas coisas sagradas — inclusive, o exímio polímata (pessoa que tem conhecimento em vários assuntos) Leonardo da Vinci, assinou algumas das mais belas obras sacras já vistas, como o famosíssimo quadro da Santa Ceia. Do mesmo modo, a música sacra tem por objeto o sagrado. 

Sacro sim, Litúrgico não 


Entretanto, há que se saber que, em suma, nem todos os cantos que têm o sagrado como sua temática podem ser considerados música litúrgica, embora todo o canto litúrgico seja também música sacra. Porém, para este último, não basta que sua temática seja religiosa, é preciso ainda atender uma série de critérios muito específicos, como letra, melodia e forma de execução, como é o caso específico dos Salmos — o hinário oficial de Israel —, por exemplo. 

A composição litúrgica dos salmos 


Na cultura hebraica e dentro do seu respectivo contexto, cada dia do ano litúrgico possuí seu próprio salmo. Cantar o salmo de um dia em outro é inadequado, por mais que o cantar do salmo em si, quando feito dentro do verdadeiro espírito litúrgico, não o seja. 

Após essa breve explicação, vamos à música. 

"Todos Estão Surdos"

Composição: Roberto e Erasmo Carlos


Foi pensando em nossa civilização que escolhi a música "Todos Estão Surdos" para uma análise neste primeiro artigo da série especial Canções Eternas Canções. 

Embora eu não seja fã e/ou sequer admirador do cantor do "rei"(?) Roberto Carlos — aliás, nunca fui, registre-se —, devo concordar que esta é uma das músicas mais bonitas e inspiradas de sua extensa obra, composta junto com Erasmo Carlos, em 1971, para o 13º álbum "Roberto Carlos".
           Capa do LP "Roberto Carlos", CBS, 1971

E ouvindo-a hoje percebe-se como é atual. "Faço dela um hino", para que nos lembremos do quanto estamos surdos e enganados. O que temos feito conosco? O que temos feitos com o ensinamentos do Mestre Jesus? E se continuarmos assim, para onde iremos nós? Assim continuará caminhando a humanidade?

Os criadores e a criação


Roberto e Erasmo Carlos certamente não não são o que a igreja chamaria de cristãos, apesar de eu ter dúvida se muitos daqueles que os acusam de não serem realmente sejam, mas isso não vem ao caso. Vejamos a letra.
 
"Desde o começo do mundo 
Que o homem sonha com a paz 
Ela está dentro dele mesmo 
Ele tem a paz e não sabe 
É só fechar os olhos 
E olhar pra dentro de si mesmo 

Tanta gente se esqueceu 
Que a verdade não mudou 
Quando a paz foi ensinada 
Pouca gente escutou 
Meu Amigo volte logo 
Venha ensinar meu povo 
O amor é importante 
Vem dizer tudo de novo 

Outro dia, um cabeludo falou:
'Não importam os motivos da guerra 
A paz ainda é mais importante que eles.' 
Esta frase vive nos cabelos encaracolados 
Das cucas maravilhosas 
Mas se perdeu no labirinto 
Dos pensamentos poluídos pela falta de amor. 
Muita gente não ouviu porque não quis ouvir 
Eles estão surdos! 

Tanta gente se esqueceu 
Que o amor só traz o bem 
Que a covardia é surda 
E só ouve o que convém 
Mas meu Amigo volte logo 
Vem olhar pelo meu povo 
O amor é importante 
Vem dizer tudo de novo 
Um dia o ar se encheu de amor 
E em todo o seu esplendor as vozes cantaram. 
Seu canto ecoou pelos campos 
Subiu as montanhas e chegou ao universo 
E uma estrela brilhou mostrando o caminho 
'Glória a Deus nas alturas 
E paz na Terra aos homens de boa vontade' 

Tanta gente se afastou 
Do caminho que é de luz 
Pouca gente se lembrou 
Da mensagem que há na cruz 
Meu Amigo volte logo 
Venha ensinar meu povo 
Que o amor é importante 
Vem dizer tudo de novo 

"Paz" 


Frases do tipo: "ir em paz" (''alak beshalom / leshalôm') ou "vir em paz" ('shûb beshalom' / 'leshalôm') estão por toda a Bíblia, sendo que o Cristo é chamado de Príncipe da Paz em Isaías 9:6

Podemos até discutir que a questão da paz estar dentro de si mesmo é de origem budista, porém sabemos que o Espírito de Deus habita em nós (Romanos 8:9 ou 1 Coríntios 6:19,20) e o que seria esse Espírito, senão o da Paz. Portanto, em consonância com a sintaxe textual da composição, este é o entendimento mais coerente. Além disso, temos o que disse Jesus em João 14:27: 
"Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize." 

"Verdade"


O conceito da "verdade" vem desafiando a humanidade por milhares de anos, Jesus ensinou que 
"Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará"(8:32) 
e que verdade seria esta? 
"Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida..." 
também verbalização de Jesus, de acordo com João 14:1–14. Sobre o amor ser importante, será a declaração 
"Dou-vos um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros; que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei" 
contida em João 13:34 já não dá conta de esclarecer essa questão?

Por fim, foi Jesus também foi quem profetizou que 
"...por se multiplicar a maldade, crueldade e atos de injustiça (iniquidade) o amor de muitos se esfriaria". (Mateus 24:12). 
E aí, alguém tem dúvida de que "muitos estão surdos"? 

Conclusão


Realmente esta música representa uma síntese de sentimentos que os seres humanos jamais vão alcançar! É uma pena que não saibamos conviver em harmonia e amor, e que perdemos a todo momento inúmeras vidas em função da estupidez, da arrogância, da inveja, do egoísmo, do egocentrismo e, principalmente, da ganância que grassam em descontrolado galope no seio da sociedade global. 

O que temos visto no meio eclesiástico? Divisões, dissenções, disputas, invejas, sentimentos espúrios e frontalmente contrários aos princípios cristãos, embalados pela pregação de um evangelho raso, alicerçado no ter em detrimento do ser.

Façamos uma reflexão calmamente antes que tardia, mas façamos para o bem coletivo, mesmo que não chegue na plenitude que queiramos, mesmo ainda que não acreditemos na tão aclamada paz mundial, façamos pelos nossos filhos e irmãos, pai e mãe, pelos mais próximos que nos querem bem.

Embora tenha sido gravada na década de 70, no apogeu do movimento "Paz e amor" da filosofia hippie, é hoje, sob a crença ocultista da tal Era de Aquário, que foi pelos hippies tão proclamada, a letra de "Todos Estão Surdos" perde seus contornos cósmicos e delineia contornos mais "proféticos" do que muito hinos que viram hits nos púlpitos denominacionais Brasil afora. 

Gravações

  • Válido ver o registro em vídeo do "Acústico MTV Roberto Carlos", gravado em 2001 para o projeto da extinta MTV Brasil, que, por questões contratuais (como é sabido por todos, RC tem contrato com a Rede Globo), nunca foi ao ar.
Entenda o imbróglio: Por motivos contratuais, houve um litígio entre Rede Globo e MTV em relação à exibição do show pela rede de TV à cabo. Pelas mesmas razões, a Globo refilmou um show similar ao Acústico MTV em seus estúdios e apresentou como especial de fim de ano de Roberto. O disco, mesmo tendo sido um absoluto sucesso de vendas, assim como o DVD, foi retirado de catálogo.
  • A canção também foi gravada pela banda Chico Science (1966/1997) & Nação Zumbi, para o projeto "Rei — Tributo a Roberto Carlos", gravado em 1994.
  • A banda gospel Palavrantiga também já cantou a música em seus shows ao vivo, mas não tenho certeza se chegou a gravá-la oficialmente.
  • A música também já foi gravada pelo grupo mineiro Pato Fu, no disco "Música de Brinquedo" (2010) e pela banda reggae Cidade Negra, em apresentação da turnê do disco de covers "Diversão Ao Vivo", de 2007, entretanto, ela não consta nem no disco e nem no DVD.
A Deus, toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário