Total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

UTILIDADE PÚBLICA — "HAVERÁ CHUVAS MAIS INTENSAS EM FEVEREIRO": VERDADE OU BOATO?

Minas Gerais, a capital Belo Horizonte e região metropolitana — além do estado do Espírito Santo —, ainda estão sob o impacto das graves consequências em decorrência das chuvas recordes que atingiram a região desde quinta-feira, especificamente com o temporal da noite de sexta, que causaram alagamentos, deslizamentos de encostas, deixando o triste saldo de mortos, desaparecidos, desalojados e desabrigados em todas as regiões do Estado. 

Segundo o boletim mais recente da Defesa Civil Estadual, divulgado nesta segunda-feira (27), 47 mortes, 4 desaparecidos e a retirada de mais de 18 mil pessoas de suas casas nos últimos dias no Estado, em decorrência do fenômeno meteorológico.

Em meio a toda comoção nacional causada por estes acontecimentos trágicos, não falta o sensacionalismo irresponsável dos disseminadores de boatos, que agora ganharam o pomposo título internacional de fake news (falsas novidades, em livre tradução). E um desses boatos diz que fevereiro terá chuvas mais intensas do que as de janeiro. Mas, até onde há verdade nessa afirmação? 

Para responder a esta pergunta, pesquisei o site oficial do serviço de meteorologia, onde tem a explicação de um dos nomes mais respeitados em todo Brasil, o metrologista dr. Ruibran dos Reis.

A verdade sobre as chuvas em fevereiro


De fato, a população de Minas Gerais deve mesmo se preparar para o retorno, ainda mais forte em fevereiro, do fenômeno meteorológico.

A informação foi confirmada pelo professor e pesquisador em meteorologia Ruibran dos Reis. De acordo com ele, os sistemas meteorológicos já previam, há pelo menos seis meses, que a Zona de Convergência do Atlântico Sul, a ZCAS, ocorreria em Minas em janeiro e, com mais intensidade, em fevereiro de 2020.

Essa estimativa, porém, não apresenta as regiões onde a precipitação será mais mais intensa. Um estudo mais específico só poderá ser feito uma semana antes da ocorrência do fenômeno. 
"Não sabemos ainda onde ele irá se posicionar. Em 2011, por exemplo, o mesmo fenômeno se posicionou na região serrana do Rio de Janeiro, causando tragédias"
relembrou.

Para o especialista, a volta intensa da ZCAS pode ocorrer no Sul, Norte ou parte do Leste de Minas, pegando ainda parte de São Paulo. 
"A maior probabilidade é que não se repita aqui na Central e Zona da Mata, regiões onde ele já atuou. É muito difícil o sistema se repetir"
disse.

Previsão e prevenção sim, porém, sem alardes


Ruibran afirma que o alarme que tem sido feito por parte de alguns veículos de imprensa de que a chuva retornará ainda mais forte em fevereiro sem a explicação de que não deverá se repetir no mesmo local é "desnecessário", pois apavora as pessoas de forma rasa, já que, como foi explicado nesta reportagem, ainda não se sabe onde os temporais irão cair.
"Vai chover em todo o Estado e ainda mais forte em fevereiro do que em janeiro. A princípio, vai ocorrer, mas não tem nada indicando que será na mesma região.
A população fica com medo, mas a probabilidade de se formar no mesmo local é muito pequena. Normalmente, a ZCAS demora anos para se repetir no mesmo local"
afirmou. 
"Por isso, o mais importante é que a população se prepare e acompanhe as atualizações"
complementou.

ZCAS — Saiba o que é a Zona de Convergência do Atlântico Sul


ZCAS em meados de janeiro de 2016
De acordo com Instituto Climatempo, Zona de Convergência do Atlântico Sul é um sistema meteorológico que transporta umidade da Amazônia até o Oceano Atlântico, próximo à costa da região Sudeste do país. 

O fenômeno funciona a partir da variação de pressões: de forma simplificada, a água amazônica é atraída até o litoral e, nesse caminho, ao passar pela zona de convergência da frente fria, precipita-se, causando fortes chuvas. Outros fatores podem intensificar o processo.
Circulação de ventos da Alta da Bolívia e de um VCAN formam a ZCAS
Em muitas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, o elevado volume de chuva produzido durante a atuação da ZCAS, que em média atua por um período de 4 a 10 dias, pode representar grande parte da chuva do trimestre mais chuvoso do ano. 

Quando a ZCAS se forma, uma extensa faixa de nuvens carregadas persiste sobre o Brasil por vários dias consecutivos, cruzando o país do Amazonas ao Rio de Janeiro. As imagens de satélite aparentam ser quase iguais de um dia para outro quando a ZCAS está atuando.

A Zona de Convergência do Atlântico Sul é uma grande e prolongada zona de convergência de fluxos de umidade sobre o Brasil resultado da interação da circulação de vários sistemas meteorológicos: frentes frias na costa do Sudeste, Vórtice Ciclônico de Altos Níveis no Nordeste (VCAN), sistema de circulação ciclônica que se forma em torno de 10 km de altitude, e a Alta da Bolívia, grande sistema de alta pressão atmosférica (circulação anticiclônica) que se estabelece sobre este país em torno de 10 mil metros de altitude.

Ainda de acordo com o Climatempo, fenômenos de escala global como El Niño e La Niña interferem na formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul. As mudanças na circulação dos ventos em diversos níveis da atmosfera causadas pelo aquecimento (El Niño) ou pelo resfriamento (La Niña) anormal das águas do oceano Pacífico Equatorial Central e Leste dificultam ou facilitam a organização da ZCAS sobre o Brasil.

Conclusão


Portanto, como disse o especialista, a atenção e a prevenção são fundamentais para que a população não seja pega de surpresa, para que não ocorram mais vítimas e destruição. Contudo, há que se conformar que mesmo com todo avanço científico e tecnológico, não é mesmo possível ao homem controlar a força da natureza. 

Por isso, além da atenção que todos devemos tomar, não podemos também dar atenção aos boatos que viralizam nas redes sociais (principalmente no WhatsApp) e são divulgados por alguns órgãos de imprensa que buscam destaque midiático através do sensacionalismo barato e irresponsável.


A Deus, toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário