Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de setembro de 2019

O ISOLAMENTO SOCIAL E SUAS CONSEQUÊNCIAS



"E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele Dia" (Hebreus 10:24,25).
Cada vez mais pessoas sofrem com o isolamento social. Saiba mais sobre este problema social, que afeta a saúde e o bem-estar, e esteja atento aos sinais. Na sociologia, o isolamento social é um fenômeno sócio cultural que denota a falta de interação social, ou seja, a ausência de contato entre os indivíduos. 

Trata-se, portanto, de uma condição (voluntária ou não) donde alguns indivíduos (isolamento individual) ou grupos sociais (isolamento grupal), por diversos motivos, preferem o isolamento da sociedade. 

Faz parte da condição humana: há momentos da nossa vida em que só queremos estar sozinhos. No entanto, quando os comportamentos de afastamento e alienação são constantes, podemos estar perante casos de isolamento social. 

O que é o isolamento social? 


Este tipo de comportamento acontece quando um indivíduo ou um grupo de indivíduos deixa de manter contato com o mundo que o rodeia, seja de forma voluntária ou involuntária. 

O isolamento social aparece, frequentemente, associado a outros distúrbios psíquicos e os sinais são bastante visíveis: 
  • Falta de empatia e de comunicação com os outros; 
  • Insegurança em espaço público; 
  • Procura constante pelo isolamento; 
  • Sentimento de tristeza e de rejeição constante.
As pessoas que sofrem de isolamento social possuem muitas dificuldades de se relacionarem e, por isso, se afastam do convívio social, o que pode levar a diminuição das funções mentais, e nos casos mais extremos, problemas psiquiátricos. 

Nesse caso, as pessoas deixam de participar de diversas atividades em sociedade, fenômeno que pode ser gerado pela exclusão social. Geralmente esse conceito está relacionado com as minorias, por exemplo, os idosos, os negros, os obesos, dentre outros. 

Atualmente, para reverter os quadros de isolamento social, existem diversas terapias, tratamento psicológicos e psiquiátricos. 

Fatores que potenciam o isolamento social 


O isolamento social pode surgir devido a diversos fatores. Vamos conhecer os principais, de acordo com os especialistas. 

Questões econômicas 


Acabam por impedir a realização de diversas atividades na esfera pública, o que pode implicar uma alienação gradual e constante. 

Questões médicas 


Algumas doenças, como é o caso do HIV, ainda são vistas com algum preconceito e, por isso, estes pacientes podem afastar-se do contato com outras pessoas de forma permanente. Pessoas com algum tipo de deficiência (cegueira ou surdez, por exemplo) podem também acabar afastados das dinâmicas sociais. 

Idade 


Os idosos têm mais tendência a estarem privados do contato com outras pessoas. Em muitos casos, são vistos como um fardo pela própria família e acabam confinados à sua casa ou a um lar, sem contato com o mundo exterior. 

Hoje em dia, o isolamento social também começa a atingir uma parcela considerável da população mais jovem. A razão está, muitas vezes, associada a eventos traumáticos na sua vida, como é o caso de situações de bullying e o vício em internet. 

Barreiras naturais e sociais 


Algumas populações, por causa dos locais onde vivem - os habitantes em cidades distantes e os moradores de vilas e favelas, por exemplo -, acabam por não ter contato com o mundo exterior. Isso implica o total desconhecimento das regras básicas da vivência em sociedade. 

Consequências do isolamento Social 


Também de acordo com os especialistas, as consequências do isolamento social são variadas. Diversas consequências denotam a isolamento social e podem levar a perturbações de ordem psíquica: 
  • Individualismo, 
  • Fobia Social, 
  • Solidão, 
  • Depressão, 
  • Estresse, 
  • Tristeza, 
  • Rejeição, 
  • Loucura, 
  • Ansiedade, 
  • Esquizofrenia, 
  • Toxicodependência, 
  • Misantropia (Aversão e repulsa aos seres humanos ou à humanidade. O misantropo - indivíduo que pratica a misantropia - é alguém que se sente desconfortável com a vida em sociedade, além de desconfiar e antipatizar com as outras pessoas.),
  • Síndrome do pânico, 
  • Suicídio, 
  • Psicoses, 
  • Paranoia, 
  • Baixa autoestima e 
  • Solidão.

O isolamento social é um problema mundial 


De acordo com um estudo apresentado recentemente na Convenção Anual da Associação Americana de Psicologia, o isolamento social pode tornar-se um problema de saúde pública bem maior do que a obesidade. 

Este estudo fez duas análises. Na primeira, que contou com a participação de mais de 300 mil pessoas, chegou-se à conclusão que a interação social diminui em 50% o risco de morte prematura. 

Numa segunda fase, que contou com a participação de mais de 3 milhões de pessoas de todo o mundo, os investigadores perceberam que o isolamento social pode contribuir mais para casos de morte do que a obesidade. 

Assim sendo, este é um problema que poderá agravar-se, já que a esperança média de vida da população continuará a aumentar nos próximos anos. 

Conclusão 

O que fazer para quebrar o ciclo de Isolamento Social? 

"Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união!" (Salmo 133:1).
A interação social é um conceito oposto ao de isolamento social, uma vez que ela promove o contato entre as pessoas, auxiliando na construção dos grupos sociais e consequentemente, da estrutura social. A Bíblia Sagrada, em sua linearidade, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, trás de forma explícita que a convivência em comunidade faz parte do propósito de Deus para o Seu povo. 

Para resolver o problema de isolamento social, antes de mais nada, procure ajuda de quem sabe. Uma conversa franca e aberta com especialistas na matéria pode ajudá-lo a encontrar a solução para o problema. Não se esqueça de investir nas suas relações sociais, seja com a família, amigos e, no caso da comunidade cristã, na comunhão e congregação. Procure se inserir ao seu grupo de pessoas mais próximas e conviva mais com quem gosta de si. O voluntariado também pode ser uma excelente forma de evitar o isolamento social: não apenas irá combater este problema como vai estar ajudando a quem mais precisa. É das maneiras mais edificantes de unir o útil ao agradável. 


A Deus toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário