Ninguém gosta de admitir esta dura verdade: todos mentem. Seja para agradar a alguém, escapulir de uma encrenca, ser o herói de alguma aventura nunca vivida, levar vantagem na vida. Com suas pernas curtas, a mentira caminha no passo do homem desde que o mundo é mundo e não dá o menor sinal de perder o fôlego, muito pelo contrário. Prova disso é que atualmente, os termos mais usados são fake news e pós-verdade.
Todos temos um pouco ou muito de Pinocchio. Há milhares de anos, como se estivesse conformado com o fato de que viver sem pregar uma mentirinha e tão impossÍvel como viver sem respirar, o filósofo chinês Confúcio (✩551-✟479 a.C.) recomendava que se apelasse para esse antiquíssimo recurso apenas quando a verdade prejudicasse uma família ou a nação. É um conselho maroto, como sabem os chefes de clãs e dirigentes políticos para quem nunca foi difícil fazer o que pregava o venerando sábio.
Aristóteles (✩384-✟322 a.C.), o pensador grego, só aceitava duas maneiras de mentir: diminuindo ou aumentando uma verdade. O teólogo Santo Agostinho (✩354-✟430 d.C.), no século IV, resolveu complicar o assunto descrevendo seis tipos diferentes de mentira:
- a que prejudica alguém, mas é útil a outro;
- a que prejudica sem beneficiar ninguém;
- a que se comete pelo prazer de mentir;
- a que se conta para divertir alguém;
- a que leva ao erro religioso; e, finalmente,
- a que ele considerava a "boa" mentira, que salva a vida de uma pessoa.
Para as modernas ciências do comportamento, porém seja qual for a história falsa, a realidade é uma só: mentira é aquilo que se queria que fosse verdade. É mais ou menos o que explica a história que vamos relembrar neste capítulo da série Acontecimentos.
A "Grávida de Taubaté"
"O melhor do Brasil é o brasileiro."
2012 foi marcado pelo ano em que uma das maiores mentiras do Brasil veio a tona, milhares de pessoas se comoveram com a história de Maria Verônica Aparecida, conhecida também, carinhosamente, como a "grávida de Taubaté", que afirmava estar esperando quatro filhos, quando tudo, na verdade, era uma grande farsa. Taubaté terra natal do célebre escritor Monteiro Lobato (✩1882-✟1948) é conhecida nacionalmente como Capital da Literatura Infantil e fica localizada no leste paulista, a 130 km de São Paulo.
A frase "o melhor do Brasil é o brasileiro" é perfeita para definir uma história polêmica e engraçada que aconteceu há sete anos. Uma mulher chamada Maria Verônica Aparecida César Santos enganou o país inteiro com a sua falsa gravidez. Ela teve coragem de ir na RecordTV conversar com os apresentadores da revista eletrônica matutina "Hoje em Dia", então sob o comando de Chris Flores, Edu Guedes, Celso Zucatelli e Gianne Albertoni sobre a sua falsa gravidez.
A frase "o melhor do Brasil é o brasileiro" é perfeita para definir uma história polêmica e engraçada que aconteceu há sete anos. Uma mulher chamada Maria Verônica Aparecida César Santos enganou o país inteiro com a sua falsa gravidez. Ela teve coragem de ir na RecordTV conversar com os apresentadores da revista eletrônica matutina "Hoje em Dia", então sob o comando de Chris Flores, Edu Guedes, Celso Zucatelli e Gianne Albertoni sobre a sua falsa gravidez.
E não é que ele acreditou?
Toda vez que você se sentir idiota, lembre-se do choro emocionado do Edu Guedes com o caso da "grávida de Taubaté"
O momento que mais marcou essa mentira, foi quando ela apareceu com Kléber, seu esposo, no programa "Hoje em Dia", e sua possível história fez até mesmo Edu Guedes chorar, entretanto, como ninguém podia tocar em sua barriga, a desconfiança começou a pairar sobre o ar. Inclusive, no final da entrevista concedida ao programa, o casal ganhou todo o enxoval para os quatro bebês.
A principio todas as pessoas ficaram impressionados com a história da moça porque a sua barriga era enorme e surreal. Ela disse aos repórteres e apresentadores do programa da RecordTV que estava grávida de quadrigêmeos e todos, na mais pura inocência, deram os parabéns para ela.
No campo da suposição
O suposto ultrassom dos supostos quadrigêmeos da suposta gravida
Olhem a cara de felicidade (ou seria de bobo?) do "orgulhoso papai"
Parece mesmo que a criativa Maria Verônica pensou em todos os detalhes para não ser descoberta, mas a verdade foi revelada e ela pagou o maior mico em rede nacional. Quem acha que o marido dela sabia de tudo está enganado porque a moça criou uma história tão envolvente que até Kléber Eduardo Melo Vieira, que é o marido, acreditou nessa história.
Maria Verônica também enganou os seus familiares com a falsa gravidez. Foi por isso que, dada a comoção nacional da "pobre senhora", várias doações foram feitas à falsa grávida de Taubaté em dinheiro, roubas e outros produtos para bebês, eletrodomésticos e assim por diante. Ou seja, o enredo criado por Verônica era perfeito para o tipo de programa que o explorou com direito à legenda de "exclusivo".
Pernas curtas
Imagens flagraram a falsa grávida sem a descomunal barriga
A farsa inteira só foi desmascarada quando Maria Verônica passou mal de madrugada e se recusou a ser examinada por um médico. A situação acabou obrigando a grávida de Taubaté a confessar a mentira, deixando todo mundo atônito, inclusive seu marido. A apresentadora Chris Flores foi quem desconfiou primeiro e mandou a produção investigar Verônica, foi então que descobriram que tudo era uma farsa. A descoberta causou grande revolta e até a polícia entrou no caso, quando a verdade veio a tona, a grávida de taubaté virou chacota nacional.
Resumindo, Maria Verônica teria inventado a mentira para chamar atenção da própria família. Seus parentes teriam se afastado dela depois do casamento com Kléber.
Recentemente uma rede de fast food fez meme com a grávida de Taubaté em uma das peças de sua campanha publicitária
E, o pior: ultrassom que ela apresentava era verdadeira. No entanto, era copiada de uma blogueira do sul, que havia postado as imagens na internet.
Conclusão
Como e onde está a "gravida de Taubaté"?
Após a descoberta da farsa, de novo visual e bem mais magra, Verônica aparece na delegacia para prestar depoimentos sobre as doações recebidas
Como resultado de tanta mentira, a falsa grávida de Taubaté foi acusada de falsidade ideológica. Ela também foi processada por tirar vantagem das doações que recebeu.
Hoje em dia, é difícil encontrar fotos e informações da pedagoga. Basicamente, as últimas notícias sobre ela datam de 2014. Em resumo, elas falam sobre o processo de estelionato do qual ela e o marido acabaram escapulindo. No final, o juiz que estava a frente do caso acabou optando por um acordo com o Ministério Público. Por causa disso, a "grávida de Taubaté" e o marido tiveram que cumprir os termos estabelecidos pela Justiça durante dois anos.
Mas, a punição do casal não foi tão exemplar quanto as pessoas esperavam. Basicamente, a grávida de Taubaté e seu marido tiveram que devolver os prêmio que ganharam na TV. Fora isso, Maria Verônica teve que pagar R$ 4 mil como indenização à dona da ultrassom. Ainda de acordo com essa última notícia divulgada sobre o assunto, a "grávida de Taubaté" estava desempregada e se dedicava a cuidar da casa e do primeiro filho do casal, dessa vez uma criança de verdade.
Hoje em dia
Aparentemente, ela leva uma vida normal. Um fato curioso é que Maria Verônica e se tornou uma pessoa extremamente religiosa depois da farsa ter sido descoberta. A história marcou tanto que até nos dias de hoje fazem piada sobre o assunto (a internet está cheia delas), Verônica nunca mais deu entrevista sobre o caso ou explicou sua versão. Atualmente, ela continua casada com Kléber, mora na mesma cidade e abriram um negócio próprio. Confira no vídeo abaixo como a famosa grávida de taubaté está hoje:
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário