Total de visualizações de página

quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

SERÁ QUE OS JOVENS DA "GERAÇÃO Y" SÃO ESPIRITUALMENTE ALIENADOS?

Você já deve ter ouvido falar da Geração Y, ou Millenium – os nascidos entre os anos 80 e 90 que, atualmente, são o maior número de consumidores em diversos segmentos da economia, e, também, ocupam a primeira posição na pirâmide da geração que mais cria tendências e influencia outras gerações.

Segundo algumas pesquisas realizadas, eles representam cerca de 20% da população brasileira e outros 210 milhões no restante do mundo em desenvolvimento. No entanto, para o desespero de muitas empresas, os hábitos de consumo dessa geração quebram todos os tipos de paradigmas conhecidos atualmente.


O que é a "Geração Y"?

Conceito


A Geração Y nasceu durante o "boom digital" e a globalização, cresceram com disponibilidade tecnológica, como redes/mídias sociais, redefinindo a forma de pessoas se relacionarem entre si, além de ser a geração jovem da história com maior nível de escolaridade, formação e maior flexibilidade de conceitos.

Geração Y, é a geração das pessoas que nasceram após os anos 80, são as pessoas conhecidas também por serem chamadas de geração do milênio ou geração da Internet, que surgiu exatamente por essa época.

A geração Y é conhecida por ser uma geração que vivenciou muitos avanços tecnológicos, crescimento de diversos países, que acabaram tornando-se potências mundiais. Para maior entendimento, veja o quadro abaixo:

Características


As crianças da geração Y cresceram tendo o que muitos de seus pais não tiveram, como TV a cabo, videogames, computadores, telefones celulares, vários tipos de jogos, e muito mais. Por terem esse contato todo com a tecnologia, acabaram ficando conhecidos por serem pessoas folgadas, distraídas, insubordinadas e superficiais, em sua grande parte.

A Geração Y também é conhecida por ter grande ambição, e é normal encontrar jovens dessa geração que trocam de emprego frequentemente, porque no emprego anterior não eram desafiados e não tinham oportunidade de crescer profissionalmente.

As empresas, sempre interessadas com o tipo de público que querem atingir, fazem diversas pesquisas de mercado para saberem qual o produto que a geração Y está interessada, como eles querem ser atendidos, o que eles estão procurando, pois é um público geralmente muito exigente, sempre antenado em novas tecnologias e novos produtos.

A geração Y (também denominada como Millennials) é um público ávido por inovações, querem ter sempre a televisão mais moderna, o smartphone do momento, todos os produtos mais tecnológicos possíveis.

Em contrapartida, a geração Y também ficou conhecida por ser a geração mais preocupada com o meio ambiente, uma vez que seus pais não se preocuparam tanto, eles estão muito interessados em deixar um bom lugar para seus filhos viverem. O fluxograma abaixo explica um pouco mais sobre as principais características dessa geração:
Mas e dentro do segmento cristão, como tem sido o envolvimento ministerial dos jovens dessa geração? Há muitos pastores que os consideram espiritualmente alienados, frios e carnais. Também há pesquisas que revelam que os jovens da Geração Y também engrossam a fileira de um outro tipo de geração: a dos desigrejados.

Luz no fim do túnel

5 Razões por que a Geração Y não está deixando a Igreja


Conforme eu disse acima, todos nós já ouvimos estatísticas sobre jovens da Geração Y deixando a igreja. Sabemos que muitos deles saem após o ensino médio ou a faculdade, e não sabemos se vão retornar. Sabemos que eles tendem a ver a igreja como julgadora, política demais, repressora demais, radical demais, fundamentalista demais, religiosa demais, espiritual demais, com obsessão por regras e pecados, e geralmente fora de sintonia com a ciência, com a filosofia, e com a arte e a cultura moderna.

Demorar-se em tendências pode nos deixar bastante desmotivados, porque elas são mais do que apenas estatísticas. Cada número tem um nome e um rosto – alguns dos quais conhecemos pessoalmente (eu conheço muitos). Como pastor e alguém envolvido com alunos universitários, minha mente e meu coração com frequência ficam pesados com as histórias daqueles que foram embora.

Mas essas não são as únicas histórias. Nem todos os jovens da geração Y deixaram a igreja. Muitos ficaram. E em muitas igrejas, jovens estão chegando, ou retornando, em números significativos. Aqui estão cinco razões por que jovens da Geração Y não estão deixando a igreja (e um pouco sobre os tipos de igreja que não estão deixando).

1 – Eles querem mais de Jesus Cristo


Jovens da Geração Y amam Jesus. Eles amam a humilhação de Sua encarnação. Amam a sabedoria de Seus ensinos. Amam Sua paciência com pessoas obstinadas como Pedro. Amam Seu auto sacrifício realizado na Cruz. Amam a esperança da ressurreição. Eles vibram com o amor que Ele oferece aos excluídos como a mulher samaritana e Zaqueu. Eles adoram ver que Jesus não foi corrompido por facções políticas, e ofereceu uma alternativa de redenção para se relacionar com os poderes dominantes. Eles amam Jesus e querem mais dEle, em toda a Sua glória intacta e sem enfeites.

Não lhes dê um Jesus meloso e diluído. Dê-lhes Jesus com todas as Suas declarações difíceis. Dê-lhes Jesus em todas as nuances e complexidades de Sua identidade como Deus-homem. Claro, alguns dirão que podem conhecer Jesus fora da "religião institucionalizada", mas muitos estão percebendo que as igrejas que proclamam e celebram Jesus de maneira apaixonada oferecem maneiras de conhecê-lO que nenhum indivíduo pode igualar por conta própria. Jesus é o centro da vida de sua igreja? Ele é o tema de cada sermão? É o foco de sua missão? O prazer de sua adoração? Foque-se em Cristo, e os jovens da Geração Y lhe agradecerão.

2 – Eles querem ler a Bíblia inteira


Esta é uma geração que cresceu em meio à superficialidade e à valorização daquilo que é mais fácil. Desde as classes infantis, eles ouvem uma pequena variação de histórias bíblicas – se é que realmente ouvem as histórias bíblicas. Essa realidade não muda quando eles se tornam adultos. Eles crescem ouvindo pregadores e professores falarem apenas sobre suas passagens favoritas e sobre suas histórias bíblicas inspiradoras favoritas. 

Eles percebem como evitamos passagens difíceis e complexas e até mesmo livros inteiros da Bíblia. É bem provável que a maioria dos jovens cristãos da Geração Y nunca ouviram uma série de pregações sobre um dos Profetas Menores. Ou uma explicação convincente sobre por que usamos roupas feitas com tecidos diferentes, cortamos o cabelo dos lados da cabeça e aparamos as pontas da barba (práticas proibidas pelo Pentateuco). Ou sobre como devemos ler o Antigo Testamento à luz de Cristo.

A maior parte da Bíblia permanece fechada aos nossos ouvintes, porque não a abrimos diante deles. Eles estão famintos pela Palavra! Pare de lhes dar papinha e lhes dê alimento sólido! Não deixe de lado as passagens difíceis. Explique a matança dos amalequitas. Mostre a importância das leis do livro de Levítico. Fale sobre o ensino bíblico a respeito do inferno e da ira de Deus. 

Esses temas são abordados no mundo secular em universidades e cafés, em revistas e documentários, mas quase nunca de uma perspectiva bíblica. Pregue e ensine toda a Bíblia, para que as pessoas conheçam a Bíblia inteira. Os jovens da Geração Y têm fome por descobrir o alicerce completo de sua fé. Faça isso, e eles vão agradecer.

3 – Eles anseiam por uma comunidade em que as gerações interagem


A congregação que ajudo a  dirigir está localizada do outro lado da cidade, na periferia, distante dos grandes campus universitários. Entre os nossos frequentadores, 80% são da geração anterior. As idades variam entre 0 (sim, temos um com menos de 1 ano lá, o pequeno Gabriel) e 55 anos. Isso significa que temos dificuldade em algumas coisas. 

Como fazer esse público interagir sem um choque de gerações? E somos um número ainda pequeno. Isso também significa que alguns nos chamariam de "igreja de pobres". Mas não somos. Resistimos a isso, porque isso nos mataria. E não apenas financeiramente. Somos uma igreja de pessoas, diferentes em sua essência, mas de pessoas que aceitaram o difícil desafio do relacionamento. E viva a diferença!

Isso também nos privaria da sabedoria e da experiência das congregações maiores e mais velhas. Nós valorizamos a comunidade vibrante que temos, pequena, contudo, formada por várias gerações, e damos boas-vindas a casais jovens, solteiros jovens e mais velhos, famílias mais velhas e ninhos vazios. E nunca perguntamos sobre a conta bancária de ninguém.
Buscamos maneiras de alcançar essas gerações servindo e vivendo juntos. Embora tenhamos alguns ministérios que se concentram em faixas etárias específicas, os limites são suaves e envolvem outras gerações como mentores e líderes. Não estamos interessados ​​em separar um grupo das outras partes do Corpo de Cristo. Por que faríamos isso? 

Jovens da geração Y são a geração mais excluída, abandonada e negligenciada da história. Eles estão à procura de mães e pais espirituais, tias e tios, mentores e modelos, líderes e pastores. Ajude a conectar esses jovens a pessoas de outras faixas etárias, e eles vão agradecer por isso! Ah, e prepare-se: jovens da Geração Y geralmente não têm dinheiro, portanto, dificilmente serão dizimistas fiéis.

4 – Eles estão à procura de lugares para servir


Jovens da geração Y são uma geração ativa. Embora eles geralmente sejam vistos como entediados, preguiçosos e distraídos, a realidade é que eles são uma geração muito ocupada e ativa. Desde a mais tenra idade, eles foram educados nos valores do serviço comunitário. Eles são experientes em trabalhar em equipes, e estão em busca de lugares aos quais pertencer. As igrejas que cultivam de forma ativa e estratégica maneiras de jovens servirem, encontrarão mais jovens pelo caminho.

No local de trabalho, jovens da geração Y muitas vezes são vistos com desconfiança e até mesmo desprezo por colegas de mais idade. Na igreja, devemos fazer o oposto. Devemos acolhê-los, aceitá-los e ajudá-los a crescer no chamado que Deus tem para eles. Em vez de enviar a mensagem de que eles podem sentar no banco até "crescerem", encontre maneiras de envolvê-los. Dê aos jovens espaço para servir aqui e agora, e eles vão lhe agradecer por isso! Eles não são a igreja do futuro. Eles são a igreja hoje, aqui e agora.

5 – Eles estão desesperados por algo maior do que eles próprios


Jovens da Geração Y estão mais conscientes das necessidades que o mundo enfrenta do que qualquer outra geração da história. Quer se trate de pobreza, cuidados com órfãos, água potável, tráfico humano, dívida do Terceiro Mundo, prevenção de doenças ou outras causas mundiais, os jovens da Geração Y sabem o que há de errado com o mundo. E eles querem consertá-lo. 

Claro, há alguma ingenuidade em suas ideias. Claro, muito do que eles tentam fazer já foi tentado. Mas o entusiasmo e a energia deles superam largamente as desvantagens.

Igrejas que parecem se preocupar apenas com elas mesmas - eu as chamo de "guetos gospel" -, e não estão fazendo algo pelo mundo e pela sociedade, não falarão aos corações dos jovens. Mas igrejas que possuem a mentalidade do Reino, orientadas pelo Espírito Santo e pela Grande Comissão, terão histórias emocionantes para contar, e não devem ter dificuldade em se conectar com os jovens da Geração Y e suas causas. Afinal, o Reino de Deus é a maior "causa" da história!


Conclusão


Esta lista não é uma fórmula infalível, de forma alguma. Nenhum desses itens pode ser falsificado. Tampouco são apenas boas ideias para jovens da Geração Y – são boas para qualquer geração! Se nós entendermos o que os jovens amam e anseiam, e colocarmos esses valores em prática de todo o coração, vamos conectá-los de maneira mais eficaz a nossas igrejas.
"Não os esconderemos dos nossos filhos; contaremos à próxima geração os louváveis feitos do Senhor, o seu poder e as maravilhas que fez. 
De modo que a geração seguinte a conhecesse, e também os filhos que ainda nasceriam, e eles, por sua vez, contassem aos seus próprios filhos. 
Então nós, o teu povo, as ovelhas das tuas pastagens, para sempre te louvaremos; de geração em geração cantaremos os teus louvores" (Salmos 78:4, 6; 79:13).

[Fonte: Cristãos Cansados, Comunicação & Tendências, Significados]

A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário