Total de visualizações de página

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

SERÁ MESMO QUE A CULPA É DO (OU DA FALTA DE) TEMPO?

Hoje em dia a maioria das pessoas reclamam do tempo, ou da falta de tempo. Mas será mesmo que o tempo (ou a falta dele) é o grande vilão, o grande entrave, o grande desafio, o bicho papão no nosso cotidiano? 

Não considero o tempo como aliado nem como inimigo, mas como um recurso finito que deve ser utilizado com sabedoria e eficiência, a exemplo do dinheiro. 

Os verdadeiros aliados ou inimigos somos nós mesmos, os aplicadores do tempo. Não podemos julgar entidades inanimadas pelos males pessoais ou coletivos, pois a verdadeira causa é a ação (ou omissão) humana. 


Os inimigos reais são:

Falta de planejamento


Não fazer uma lista de tarefas para o dia, a semana e o mês, assim como atividades aleatórias e que tiram o foco das realmente importantes. 

Não estabelecer prioridades 


Quando escolhemos o que é mais importante para nós, fica mais fácil fazer o planejamento e excluir aquilo que não gera valor no momento. 

Falta de foco 


Com tarefas importantes a fazer, desperdiçar tempo com distrações ou outras atividades que não contribuem para o atingimento das metas pessoais. 

Utilização do tempo em atividades que não agregam valor, como filas de banco para pagar contas, em lojas para fazer compras ou resolvendo atividades de outras pessoas. Hoje é possível automatizar pagamentos e recebimentos, assim como fazer compras pela internet. 

Falta de conhecimento sobre técnicas de gerenciamento do tempo 


A maioria de nós aproveita mal o tempo pelo desconhecimento de técnicas para otimizar sua aplicação. 

Distrações e entretenimentos 


Perdemos de 3 a 5 horas por dia com TV, filmes, seriados, rádio e internet. Não há mal algum se cumprimos nossas metas e objetivos, mas pode-se achar tempo para tudo o que precisarmos facilmente se abrirmos mão desse tipo de lazer, quando necessário. 

Tempo no trânsito 


Especialmente aqui na capital, gasta-se muito tempo indo e vindo dos lugares. A utilização da tecnologia para evitar deslocamentos nos fará ganhar tempo precioso para fazer o que é mais importante. 

Caso o transporte seja imperativo, pode-se aproveitar o tempo absorvendo conteúdo e informações edificantes, como audiolivros, podcasts, notícias e até cursos. Assim, aproveita-se o tempo para adquirir cultura e ficar informado. 

Mudança de atitudes 


Reiterando os primeiros parágrafos, não podemos rotular uma entidade incorpórea como o tempo como aliado ou inimigo, pois ele é o reflexo de como nós mesmos o empregamos, nos parâmetros dos itens descritos acima. Para fazer uma análise coerente e honesta, precisamos tomar posse de nossa responsabilidade pessoal antes de tudo. 

Conclusão 


Quando julgamos o tempo como bom ou mau, na verdade julgamos a nós mesmos pelo modo como o empregamos. Deus criou o tempo. O mundo todo está sujeito às regras do tempo, ninguém pode fugir. Tudo passa com o tempo e há um tempo para tudo. Mas Deus é eterno. O tempo não o afeta. 

Nosso tempo na terra é curto. A salvação é agora, enquanto ainda há tempo! Essa é uma decisão que não deve ser adiada, porque não sabemos quanto tempo temos. 

A Bíblia nos ensina a usar o tempo de maneira boa. Não devemos desperdiçar nosso tempo com o pecado mas procurar fazer a vontade de Deus enquanto ainda temos tempo. 
"Senhor, tu és o nosso refúgio, sempre, de geração em geração. Antes de nascerem os montes e de criares a terra e o mundo, de eternidade a eternidade tu és Deus. Fazes os homens voltarem ao pó, dizendo: 'Retornem ao pó, seres humanos!' De fato, mil anos para ti são como o dia de ontem que passou, como as horas da noite. Como uma correnteza, tu arrastas os homens; são breves como o sono;são como a relva que brota ao amanhecer; germina e brota pela manhã, mas, à tarde, murcha e seca.  
Por isso diz: 'Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te alumiará. Olhai, portanto, cuidadosamente como andais, não como insipientes, mas como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus. Por esta razão não vos torneis insensatos, mas entendei qual é a vontade do Senhor' (Salmos 90:1-6; Efésios 5:14-17)." 

A Deus toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade 
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário