Total de visualizações de página

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

A NECESSIDADE E A IMPORTÂNCIA DO CLAMOR

Em uma recente reunião de oração, surgiu por parte de um irmão, o seguinte questionamento: "Alguém sabe dizer o significado do clamor?" Não houve resposta por parte dos demais irmãos e, creio eu, que não seja nem pelo fato de eles não saberem, mas pela dificuldade em expressar o significado de algo, cujo significado é tão intenso que se torna difícil uma definição em poucas palavras ou mesmo em palavras. 

Eu mesmo não respondi à pergunta do irmão e não foi por não saber, mas é que acredito que ele queria não uma explicação didática, teológica. E essa explicação que darei no texto desse artigo.

Entretanto, é importante enfatizar que, mais do que uma explicação, o clamor é uma maravilhosa experiência espiritual e sobrenatural com Deus.


Conceito didático do termo "clamor"


Quando fui ao dicionário e encontrei o seguinte:
.t. Proferir em altas vozes; gritar, bradar. / Implorar, suplicar, exorar. / Reclamar, exigir. / — V.i. Soltar altas vozes; gritar. / Vociferar, bradar.
Mas primeiramente precisamos entender o significado do verbo clamar. Verbo de origem latina "clamare", que quer dizer proferir em voz alta, gritar, implorar.

Abaixo cito uns dos significados do verbo implorar, que é sinônimo de clamar, que mais nos chamam a atenção são:
  • pedir com lágrimas ou em tom de súplica chorosa;
  • pedir humildemente a ajuda de;
  • solicitar com insistência.
Na realidade, um clamor é uma súplica, um pedido em voz alta, com fervor, com sentimento de piedade e compaixão. Quem clama por algo, pede ardentemente, insistentemente.

O clamor na Bíblia


Lendo a Bíblia temos vários exemplos, selecionei dois:
  1. Ana a mulher de Eucana (1 Samuel 1:11-17);
  2. O cego de Jericó (Marcos 10:47-52).
Dentro do contexto desses dois exemplos, entendemos que o ato de clamar envolve:

Renúncia


O cego renunciou a capa. Naquela época todo cego usava uma capa como referência de sua deficiência a qual lhe dava o direito de receber esmolas. 

Ana renunciou ao filho e o entregou a Deus.


Percistência


Nenhum dos dois se deixou intimidar pelas forças das circunstâncias. No primeiro exemplo Ana mesmo, sendo mal interpretado pelo sacerdote Eli, ela não se ofendeu mas se entregou totalmente ao seu pedido crendo que seria ouvida.

No segundo exemplo o cego não se deixou ser intimidado pela multidão e nem pelos discípulos, pelo contrário ele clamava cada vez mais alto, tendo fé que seria ouvido.

Notamos em suas orações singelezas e determinação


Ambos reconheceram a Deus como Senhor, e apresentaram a Ele seus pedidos fazendo uso de frases simples mas sinceras.

Humilhação


Ambos entendiam que só Deus podia atender suas necessidades.

Notamos que Jesus pergunta ao cego filho de Timeu: 
"Que queres que te faça?" 
Jesus não tinha a necessidade de perguntar o que ele queria, e como Filho de Deus Ele podia curá-lo sem mesmo lhe perguntar, com isso Deus nos mostra que Ele quer ter intimidade conosco.

Jeremias, o profeta que entendia o valor de um clamor


No capitulo 33 de Jeremias, encontramos no versículo 3 Deus falando com o Profeta, estando ele no cárcere, e é no cárcere que Deus mostra as coisas que sucederão a Israel Ao meu ver este é um dos versículos mais belos da Bíblia, este versículo mostra um pouco da intimidade de Deus com Jeremias. 

Neste versículo trazendo para os dias de hoje Deus nos convida a buscá-lo em oração (sim, a oração é uma das formas que podemos expressar o clamor), e em seguida nos promete que responderá nossas orações (em clamores) de uma forma que vai muito além de nossa compreensão, assim como falou ao profeta. 

Os ouvidos de Deus estão atentos para a nossa oração. Por isso devemos sempre clamar a Ele e por Ele, a Bíblia nos dar vários exemplos de homens e mulheres que clamaram ao Senhor e tiveram o seu clamor respondido. Vejamos alguns:

Agar no deserto


Deus ouviu a voz do menino Ismael, filho de Abraão e Agar, que naturalmente chorava com sede e fome e enviou o Seu anjo com a solução.
"Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino, daí onde está. Ergue-te, levanta o rapaz, segura-o pela mão,porque Eu farei dele um grande povo" (Gênesis 21:17,18).

Moisés de frente ao Mar vermelho


Moisés se encontrava numa situação difícil, estava cercado juntamente com os filhos de Israel por todos os lado e nessa situação ele tinha a vitória garantida por Deus, mas não tomava posse, continuava clamando. A hora de receber a benção havia chegado, Moisés e todo o povo estavam ainda chorando e clamando pela benção que o Senhor já havia dado.
"Disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem" (Êxodo 14:15).

Jonas no ventre do grande peixe


Jonas se encontrava em uma situação angustiante, porém fez a Deus um clamor e Ele lhe ouviu à sua oração.
"Então, Jonas, do ventre do grande peixe, orou ao SENHOR, seu Deus, E disse: 'Na minha angústia, clamei ao SENHOR, e ele me respondeu; do ventre do abismo, gritei, e tu me ouviste a voz'" (Jonas 2:1,2).
Mas o mais importante é que quando clamamos agradamos o coração de Deus. Contudo, é preciso que entendamos que o maior gesto não está nos gritos, no exterior de nossas atitudes, mais no nosso coração, precisamos ter um coração contrito para realmente Deus ouvir nosso clamor. Vemos assim que clamar nada mais é do que buscar o Senhor, chamar por Ele expor-lhe o nosso coração – comunicar-se com Ele.

Isto é algo para ser feito em todos os momentos de nossas vidas, porque buscar se comunicar com o Senhor sobretudo em nossas orações é algo que nos é determinado em Sua Palavra (1 Tessalonicenses 5:17), e especialmente nos momentos de angústia e aflição. O apóstolo Paulo definiu o clamor de uma forma bem intrigante e peculiar: dores de parto (Gálatas 4:19).


Conclusão


Assim como Deus falou com Jeremias, Ele também nos pede que façamos um clamor com fé e confiança como fizeram: Agar, Ana, Moisés, Jonas e o cego filho de Timeu. São nos momentos mais difíceis de nossa vida que temos que clamar por Ele, e como disse o salmista, Ele é o nosso refúgio e fortaleza, socorro presente na angústia (46:1).

Mesmo quando nos encontramos em um lugar escuro e parece que ninguém nos ouve, que estamos sozinhos e achar que não há mais esperança, podemos nos lembrar que existe um Deus que nos criou e que comanda todas as coisas e ouve a nossa voz. Um Deus que se importa com cada detalhe de nossas vidas e está no controle de todas as coisas, por isso é só ter plena confiança nEle e clamar, pois com certeza Ele estará pronto a nos revelar coisas grandes e ocultas que ainda não conhecemos. Para Deus há um grande valor no clamor de um filho seu.

A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.

3 comentários:

  1. Que postagem incrível! Fui muito edificada! Glória a Deus por esse ministério de evangelismo!!!! Que o Senhor continue gerando recursos para que vocês alcancem ainda mais pessoas!

    ResponderExcluir
  2. Uma bênção! Em forma de palavras. Esses exemplos foram bem utilizados facilitando o entendimento, trazendo uma compreensão que abriu meus olhos.

    ResponderExcluir
  3. Palmas,Paraná 17 de maio de 2023.
    Sem palavras pra descrever a gratidão de aprender sobre o clamor.
    Agradeço a Deus por ter colocado pessoas que se dispõem para trazer essas mensagens esclarecedoras e edificantes para minha vida espiritual.

    ResponderExcluir