Total de visualizações de página

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

VOCÊ TEM CERTEZA DA SUA SALVAÇÃO?

Certa feita, lá nos idos da década de 1990, quando fui convidado para pregar em determinada igreja como o palestrante no culto de encerramento em uma semana missionária que a comunidade promovia, testemunhei um fato inusitado. O culto seguiu a ortodoxia normal nesse tipo de evento. Antes de me passarem a palavra houve apresentações especiais de várias equipes: os jovens apresentaram uma coreografia que chamaram de profética, vestindo roupas de alguns países ainda não alcançados pelo Evangelho; o coral cantou uma canção temática e muito comovente; teve aquele convite missionário, quando muitos irmãos - a maioria jovens - foram à frente atender ao chamado missionário para as nações; teve ainda a apresentação dos homens, dos juniores... 

Quando por fim me passaram a palavra, até mesmo pelo pouquíssimo tempo que sobrou - acho um absurdo cultos onde a pregação da Palavra não é prioridade -, falei rapidamente, mas com muita clareza, ousadia e autoridade sobre a importância de termos a convicção da salvação, para que possamos apresentá-las aos outros. Me lembro bem que usei como base um dos versículos mais conhecidos pelos crentes em todos os tempos: João 3:16! 

Pois bem, após discorrer sobre o versículo, dando um rápido passeio pelas Escrituras, deixando claro o desejo, o projeto e o investimento de Deus no plano de salvação da humanidade, como a igreja estava bem cheia, eu fiz a seguinte pergunta: Alguém aqui tem certeza da sua salvação? O silêncio dentro daquele templo foi constrangedor. Sepulcral. Olhei para aquele povo e quase não acreditei no que estava acontecendo. Após tudo o que eu havia visto e ouvido antes, eu esperava que aqueles irmãos bradassem um uníssono e convicto 'Amém!', seguido de muitos 'Aleluias!' e 'Glórias a Deus!' Mas o silêncio foi incômodo, desconfortável. 

Busquei o pastor da igreja com os olhos. Ele estava ali, no altar, bem atrás de mim, com a cabeça curvada (ele e os outros que ocupavam as várias cadeiras naquele púlpito). Impulsionado pelo Espírito, fiz, então, um convite que, diante das circunstâncias, foi um tanto mais confrontador que a pergunta: Você que tem dúvidas acerca da sua salvação, saia do seu lugar e venha aqui à frente. Mais silêncio. E ninguém se moveu. Mas, afinal, qual era a daquela gente? Afinal, tinham certeza ou não da salvação? 

Quando eu já ia encerrar aquela ministração, sem saber direito que rumo as coisas tinham tomado ('Devo estar na carne', pensei.), eis que um irmãozinho corajoso foi até a frente ('Bom, pelo menos um', pensei.), mas o dito irmãozinho corajoso era ninguém menos que o líder do diaconato da igreja! O que vi a seguir me deixou ainda mais impactado: a maioria absoluta da igreja foi se espremendo lá na frente. Dentre aqueles que não tinham certeza de sua própria salvação, estavam os que cantaram, dançaram e fizeram as apresentações missionárias. Fiquei ainda mais assustado quando alguns daqueles pastores que estavam assentados no púlpito, foram aos prantos para frente da igreja.

Sinceramente, essa foi uma das ministrações que mais me marcaram em minha trajetória como pregador da Palavra. Como poderia em um culto de encerramento de uma semana missionária, as pessoas que se apresentavam como missionários não terem a certeza de sua própria salvação? Que tipo de mensagem levariam aos povos não alcançados? Olhei novamente para o pastor daquela igreja e pude ver o constrangimento corá-lo. 

Orei por aquelas pessoas, incentivando-as a tomarem posse da salvação que lhe fora conquistada por Jesus Cristo em seu sacrifício vicário na cruz do calvário. Vi pessoas caindo de joelhos aos prantos, confessando pecados, pedindo perdão e uma atmosfera insuportável de convencimento e quebrantamento enchendo aquele lugar. Irmãos consertavam entre si, se abraçavam, pediam e liberavam perdão uns aos outros. O saldo daquela noite foram algumas dezenas de pessoas que aceitaram a Cristo sob um mover sobrenatural do Espírito Santo. Fiquei muito feliz e privilegiado por ter sido o instrumento escolhido por Deus para realização daquela obra.

O motivo de eu compartilhar essa experiência aqui é para falar sobre algo muito importante: a certeza da salvação. É fato de que hoje em dia as igrejas estão lotadas de uma enorme multidão de pessoas que cantam e falam de uma salvação sobre a qual não têm a mínima convicção. 

Certeza de Salvação: Será possível?


Certeza de Salvação é possível. Vamos considerar o que 1 João 5:11-13 diz: "E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho. Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas cousas vos escrevi a fim de saberdes que tendes a vida eterna" (Versão Almeida Revista e Atualizada - grifos meus). Deus quer que saibamos que temos a vida eterna. Estes versos explicam claramente que aqueles que têm acreditado em Jesus Cristo e aceito a Ele como seu salvador pessoal têm vida eterna. Vida eterna é o que o nome diz – eterna. 

Romanos 8:38-39 diz: "Porque estou bem certo de que nem morte, nem vida, nem anjos, nem principados, nem cousas do presente, nem do porvir, nem poderes, nem altura, nem profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor." Nada pode separar um Filho de Deus do seu Pai. 

Certeza de Salvação: Por que tantos têm dúvidas?


Muitos crentes têm duvidado de sua segurança de salvação. Eles talvez estejam passando por um período de instabilidade emocional. Talvez eles tenham aberto as portas para dúvidas ou estão sendo levados pelas emoções. Talvez estejam passando por uma época de seca na vida espiritual e não estão experimentando alegria em sua caminhada espiritual. Isso também pode ser causado por pecado não confessado e talvez Satanás está tentando enganá-los e fazê-los acreditar que não são bons os suficientes para receber o perdão de Deus e a recompensa eterna. 

Tenha certeza que muitos lutam com situações assim de vez em quando. Essas sugestões podem ajudar:

  • Peça ao Senhor para lhe revelar algum pecado não confessado. Arrependa-se do seu pecado. 
  • Leia sua Bíblia diariamente. Estude versos específicos sobre salvação. 
  • Ore regularmente. Fale com Deus e peça a Ele para ajudá-lo. 
  • Confie no Senhor. Lembre-se de que Ele o ama imensamente. 
  • Repreenda qualquer dúvida em sua mente. 
  • Ofereça adoração, louvor a ações de graças a Deus. Não deixe seus sentimentos roubá-los de sua alegria da salvação. 

Conclusão

Certeza de Salvação: Compreenda o Suporte Bíblico


Jesus nos diz pessoalmente que Ele nos dá vida eterna e que nada pode tirá-la de nós: "As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, eternamente, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar. Eu e o Pai somos um" (João 10: 27-30 - Grifos meus).

Salvação é um presente da graça de Deus. Efésios 2:8-9 diz: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie (Grifos meus.)." 

Vamos nos assegurar no fato de que "Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo" (Romanos 10:13). 

Ter esse conhecimento deve nos dar esperança. Podemos saber que Cristo vai nos reivindicar como pertencentes a Ele por toda a eternidade. "Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor" (1 Tessalonicenses 4:16-17 - Grifos meus). 

Se você está lutando com dúvidas, faça uma oração parecida com esta: 

"Senhor Deus, não tenho certeza se sou Seu filho. Acredito que Seu Filho Jesus foi enviado por ti para morrer pelos meus pecados. Acredito que Ele ressuscitou dos mortos e está me oferecendo vida eterna. Eu O aceito como meu Salvador. Obrigado por me perdoar e por me dar vida eternamente contigo. Ajude-me a ter certeza de que o Senhor tem respondido a minha oração. Em nome de Jesus, amém." 

Minha conclusão 


Por mais que eu seja pecador por natureza e tenha que viver nesse mundo como se já estivesse vivendo nos céus, e isso realmente é difícil, desafiador, complicado, pois sou pecador por natureza... Quantas vezes me for perguntado se tenho certeza da salvação, minha resposta será convicta e enfaticamente: Claro que sim!!! 

Pela fé, e se tiver que pregar sobre salvação,eu pregarei tendo ênfase na palavra pois na realidade a fé é que nos mantém convictos que o que pregamos é verdade e eu não posso produzir dúvidas no povo de Deus, vamos deixar as dúvidas para o pai da mentira. Produzir dúvidas sobre um assunto tão importante como esse não é edificante para o povo que com sinceridade busca a Deus.

Porque: "A palavra está bem próxima de ti, na tua boca e no teu coração”, ou seja, a palavra da fé que estamos pregando: Se, com tua boca, confessares que Jesus é Senhor, e creres em teu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo! Porque com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação" (Romanos 10-8-10 - Versão King James).

Nenhum comentário:

Postar um comentário