Total de visualizações de página

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

QUANTO VALE UM PASTOR?

“Esta é uma palavra fiel: Se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja” - 1 Timóteo 3:1.

Ser Pastor. A cada dia o ministério pastoral tem se tornado um ministério difícil, não que tenham aumentado os aspectos ministeriais em si, mas sim por um fato que entristece: a falta de dignidade de algumas pessoas que se intitulam pastores. Sim, de alguns que se intitulam, pois não foram conduzidos ao ministério pastoral pelo reconhecimento da igreja e pela sua forma de agir como crentes. Entretanto, Deus deve ser louvado pelos verdadeiro pastores, chamados pelo Senhor para este ministério.

No segundo domingo do mês de junho é celebrado o Dia do Pastor, data na qual, entre tantas outras, separamos como para agradecer a Deus por aqueles que aceitaram o seu chamado para o exercício do ministério pastoral. É  dia onde também homenageamos aos que foram chamados por Deus para o exercício deste ministério.

Ninguém ingressa no ministério sem que tenha a sua vontade direcionada, trabalhada e persuadida para o mesmo. Este direcionamento da vontade é fruto da chamada de Deus, o que é um fator decisivo. Ninguém pode, como tentou Simão (Atos 8:18-19), comprar um dom espiritual. Deus chama e trabalha na vontade humana, direcionando-a ao ministério. 

Todos os crentes foram chamados por Deus para a salvação, para o serviço cristão, para testemunhar de Jesus Cristo e promover o seu Reino, na medida dos talentos e dos dons concedidos pelo Espírito Santo. Entretanto, Deus escolhe, chama e separa certos homens, de maneira especial, para o serviço distinto, definido e singular do ministério da sua palavra. 

O pregador da palavra é um porta-voz de Deus entre os homens. Cabe-lhe missão semelhante àquela realizada pelos profetas do Velho Testamento e pelos apóstolos do Novo Testamento, tendo o próprio Jesus como exemplo e padrão supremo.

A chamada envolve a aceitação de alguns atributos, de alguns postulados indispensáveis ao exercício do ministério pastoral: fidelidade consciente à Palavra de Deus, crença inabalável no valor da alma humana, convicção firme de que fora de Cristo não há salvação, reconhecimento de que existe um inimigo pessoal e dedicação completa da vida ao Espirito Santo. 

O ministério pastoral é uma obra de excelência e exige caráter cristão maduro e estável e uma vida pessoal boa e ordenada. Não há pastores perfeitos, mas o pastor há de ser alguém que persegue a perfeição, já que a obra do Ministério da Palavra é uma obra excelente, que exige excelência. O pastor tem como seu modelo e exemplo Jesus Cristo, o que faz com que tenha a incumbência de apascentar o seu rebanho e treiná-lo no serviço da igreja. Já a igreja tem a missão de expandir o Reino de Deus. 

Os pastores vão e vem, mas a igreja, como corpo de Cristo, permanece. Quando o pastor é fervoroso, ativo e eficiente os membros da igreja são espiritualmente vigorosos e ativos. Daí a importância da pregação pastoral. É neste sentido que o apóstolo Paulo desenvolve a doutrina do ministério cristão no texto de 2 Coríntios 2:14-7:16. Sem a convicção inabalável da incumbência divina ninguém deve entrar no serviço ministerial.

Com a certeza da sua vocação, a experiência do poder do Evangelho na sua vida, o amor ao povo e o desejo ardente de servir como embaixador de Cristo, o pastor terá prazer no estudo das Escrituras, no preparo dos sermões para a orientação de conforto espiritual do seu povo e no desenvolvimento da sua igreja no cumprimento da missão.

O valor de um pastor


Apesar dos escândalos morais nos quais têm se envolvidos muitos dos que se intitulam pastores. Apesar das barbaridades heréticas que são feitas por muitos dos que auto-intitulam pastores. Apesar da queda de pastores que mesmo sendo sérios sucumbem às armadilhas carnais - afinal, não existem "super-pastores", todos, por mais sérios que sejam, são imperfeitos e estão suscetíveis à queda. Apesar de muitos encararem o pastoreio como uma profissão ou uma posição de status na Igreja e não como um ministério, como dispenseiros, há valores que são proeminentes e que devem estar impressos no caráter de todo pastor. Vejamos quais são e, caso você se sinta chamado a servir como pastor no Reino de Deus, veja se você se enquadra nesse perfil:

  • O valor de um pastor não é medido por sua popularidade, poder de persuasão ou quantidade de pessoas que atrai, mas sim por seu caráter e fidelidade a Deus (João 6:66 e 67);
  • O valor de um pastor não é medido pela aprovação de homens, mas pela aprovação de Deus. O pastor é segundo o coração de Deus e não segundo o coração dos homens (Jeremias 3:15);
  • O valor de um pastor não é medido pelo tamanho de sua igreja, mas por suas qualidades éticas, morais e espirituais;
  • O valor de um pastor não é medido pelo volume das entradas financeiras de sua igreja, mas por sua capacidade de suprir seu rebanho com a Palavra de Deus. Há pastores que se preocupam com a lã. Há pastores que se preocupam com as ovelhas.
  • O valor de um pastor não é medido por sua capacidade política e de articulação, pois muitas vezes ele deixa de ser “politicamente correto” para permanecer justo e reto diante de Deus;
  • O valor de um pastor não é medido pelos cargos que ele ocupa na denominação, mas pelo serviço que presta à Obra de Deus;
  • O valor de um pastor não é medido pela satisfação de seus ouvintes, mas por sua pregação coerente aos valores do evangelho bíblico capaz de transformar vidas. A sua mensagem, ao invés de massagear o ego humano, às vezes desagrada por confrontar o ouvinte com a verdade;
  • O valor de um pastor não é medido pelo seu poder ou status, mas por sua submissão e obediência a Deus;
  • O valor de um pastor não é medido por sua auto-suficiência. O poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza de homens que às vezes julgamos fracos e incapacitados (2 Coríntios 12:9);
  • O valor de um pastor não é medido por sua condição física, mas por sua condição espiritual;
  • O valor de um pastor não é medido pela quantidade de amigos ou pessoas que o rodeiam, mas sim por seu amor às pessoas;
  • ·O valor de um pastor não é medido pelos seus discursos, mas pela autoridade de seu viver (Mateus 7:9);
  • O valor de um pastor não é medido pelo crescimento quantitativo ou não da membresia de sua igreja, mas pelas transformações que suas mensagens geram em seus ouvintes. Há por aí templos cheios de pessoas perdidas, vazias, confusas, controversas em sua maneira de viver e igrejas pequenas onde pessoas experimentam a salvação,  em Cristo com demonstração do poder de Deus e frutos de arrependimento;
  • O valor de um pastor não é medido pelo seu poder de empolgar sua igreja ou plateia, pois seu chamado é para pastorear e não para “animar” auditório;
  • O valor de um pastor não é medido pelas crises que passa ou deixa de passar, mas pela maneira como se comporta em momentos difíceis;
  • O valor de um pastor é medido por critérios divinos e não humanos.
  • O pastor é dependente de Deus, e não de homens;
  • O pastor é homem frágil e pequeno, por meio do qual Deus realiza coisas grandes e extraordinárias;
  • O pastor sabe que seu chamado é para pastorear e não para gerir empresas; ele não se preocupa com números mas com a saúde de suas ovelhas;
  • O verdadeiro pastor não se “contextualiza” ao mundo, mas se esforça para tirar vidas do mundo (Romanos 12:1, 2);
  • O pastor de valor forma valores.

Conclusão


Se você tem um pastor (e/ou uma pastora, que seja), agradeça a Deus, ore por ele (e/ou por ela) e ame-o(a)! 
“Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil” - Hebreus 13:17.

2 comentários:

  1. Em relação ao texto “O VALOR DE UM PASTOR”, publicado neste site, peço gentilmente que façam a devida citação do autor: Pr. Cleber Montes Moreira. Isso é justo, honesto e agradável a Deus.
    Grato.

    https://apalavra.net.br/2021/06/08/o-valor-de-um-pastor/

    https://adiberj.com.br/o-valor-de-um-pastor/

    ResponderExcluir
  2. A partir de agora resolvi adotar o seguinte expediente: após entrar em contato e pedir, com gentileza a edição das postagens com a devida menção ao autor, tendo como resultado o silêncio, a recusa, ou mesmo alguma resposta negativa (algumas vezes ásperas), divulgarei aqui, bem como por minhas redes sociais e outros meios, uma lista atualizada periodicamente dos sites, perfis e páginas nas redes sociais com publicações do texto sem o devido crédito:

    https://www.apalavra.net.br/2022/06/questao-de-honestidade-e-de-carater.html

    ResponderExcluir