Total de visualizações de página

sábado, 27 de fevereiro de 2016

SEIS OPORTUNIDADES PARA NÃO ORAR

"Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito. Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade" (1 Timóteo 2:1-4).

Nunca precisamos tanto orar e orar nunca é demais. Não nos faltam motivos para orar o tempo todo. Mas, infelizmente, nunca oramos tão pouco quanto atualmente. As igrejas enchem suas agendas semanais com as mais diversas atividades. Eventos há para todos os gostos. Mas quando há o convite para uma reunião de oração, desfia-se um rosário de desculpas para não comparecer. Assim, as reuniões de orações nas igrejas - salvo as raríssimas, mas, graças a Deus, ainda existentes exceções - são frequentadas por alguns gatos pingados. O mais interessante é que todo mundo gosta de pedir oração, mas de orar que é bom mesmo, nada. 

Tenho que fazer menção honrosa ao já clássico círculo de oração da igreja Assembleia de Deus (que eu não nunca entendi porque é frequentado em sua maioria esmagadora por mulheres). Que irmãs virtuosas, mulheres de oração, cheias da unção e do poder de Deus. 

Muitas vezes as reuniões de oração se transformam em reunião de confraternização, reunião social, onde se fala (mal, inclusive) de tudo, onde se faz de tudo, mas pouco (praticamente nada) se ora. Diabo? Nem sempre. Carnalidade pura, isto sim. O que o diabo faz na verdade é aproveitar das oportunidades que lhes são dadas, pois é o que ele é, um oportunista.

Existem seis oportunidades terríveis que o diabo usa para paralisar a vida de oração dos crentes:

1. Cansaço!

Como é paralisante o cansaço que nos impede de perseverar na oração! Mas é justamente na oração que superamos esse estranho cansaço, pois a Bíblia diz: "Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam" (Isaías 40:29,31). A estratégia é, entreguemos-nos à oração, e encontraremos o descanso verdadeiro.

2. Distração!

Não conseguimos nos concentrar? Outros pensamentos nos vêm à mente (o trabalho, a vida sentimental, o próximo capítulo da novela, quem irá vencer o BBB?...) quando queremos orar? Durante a oração, de repente percebemos que nossos pensamentos estão bem longe? Essas são oportunidades dadas ao inimigo que podem ser desfeitas orando em voz alta. Davi diz no Salmo 55:16-17: "Eu, porém, invocarei a Deus, e o Senhor me salvará. À tarde, pela manhã e ao meio-dia, farei as minhas queixas e lamentarei; e ele ouvirá a minha voz". Oremos com voz forte e audível, e as distrações não terão poder sobre nós! Há momentos para orar em espírito, há momentos em que a oração deve ser feita em alto e bom som.

3. Inquietação interior!

Uma inquietação inexplicável toma conta de nós (pecados, as contas, os problemas financeiros, a vida sentimental, os problemas do cotidiano...)? Justamente dessa inquietação é que poderemos nos livrar quando oramos. Seja qual for a causa – pecado, nervosismo ou incredulidade – a Bíblia diz: "Confia os teus cuidados ao Senhor, e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado" (Sl 55:22). E mais: "Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu" (Sl 42"11). Somente na oração receberemos ajuda para nos libertar da inquietação do coração.

4. Pressa (e/ou falta de tempo)

A oportunidade que Satanás provavelmente usa com mais sucesso contra os que querem orar é a pressa ou a falta de tempo. O que diz a Escritura em Eclesiastes 8"3a? "Não te apresses em deixar a presença dele." Não devemos ter pressa em deixar a presença do Senhor. Qual é a causa de nossa pressa? A montanha de trabalho que espera por nós! Nosso trabalho parece não ter fim? Mas é justamente na oração que receberemos as condições para fazer nosso trabalho bem feito e com agilidade. 

Quanto mais tempo oramos, mais trabalhamos. Sei muito bem que isso contraria nossa lógica, mas milhares de experiências confirmam essa receita, e a Bíblia diz em Isaías 55:2-3a: "Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso suor, naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares. Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá." 

Através da oração constante, nossas tarefas diárias serão supridas pelas fontes divinas de força. Admirado, reconheceremos que o tempo que passou investindo em oração fervorosa foi a melhor maneira de usar seu tempo, e a terrível oportunidade da pressa terá perdido seu poder destrutivo sobre nós.

5. Desânimo!

O desânimo é uma oportunidade que neutraliza muitas pessoas que oram. Desânimo é começar e parar. Desanimar é não olhar para longe o suficiente. A Bíblia diz: "Olhando firmemente para Jesus, o autor e consumador da nossa fé." Esse olhar "para cima", para Jesus, é desviar o olhar das coisas visíveis ao nosso redor e voltá-lo para Jesus – voltar-se para Ele orando!

Estamos desanimados por causa de sua fraqueza espiritual, desanimados por nossos fracassos, perdas e frustrações, desanimados pela dureza de coração (nossa e dos outros), desanimado pelas tristes circunstâncias em que vivemos ? Paulo exclama em 2 Coríntios 4:8 que em tudo ficamos "perplexos, porém não desanimados". Por quê? Porque ele era um homem de oração. Isaías conclama: "Fortalecei as mãos frouxas e firmai os joelhos vacilantes. Dizei aos desalentados de coração: Sede fortes, não temais. Eis o vosso Deus. A vingança vem, a retribuição de Deus; ele vem e vos salvará" (Is 35:3-4). 

Existe apenas um meio de nos livrarmos do desânimo e do desalento em nosso coração: através da oração. Enquanto digito estas linhas, parece que poderes das trevas tentam me impedir de dizer as coisas como elas são. Já é tarde e o desânimo me sobrevêm em forma de sono. Sei que Satanás faz todo o possível para nos deixar tão desanimado a ponto de não conseguir crer que a oração de fato nos abre as fontes divinas. 

Mas em Nome de Jesus esses poderes estão derrotados! Suplico a você que está desanimado: Ore! Faça hoje um novo começo! Diga em voz alta: "Eu escolho a vontade de Deus e, em Nome de Jesus, rejeito a vontade de carne da qual Satanás se aproveita.". A vontade de Deus é que oremos. A vontade da carne (e, consequentemente, de Satanás) é que você nos calemos.

6. Preguiça!

A preguiça é uma oportunidade traiçoeira à qual Satanás usa contra aqueles que desejam se tornar pessoas de oração. É a arma da carne, a sensação de impotência. Nos ajoelhamos, até queremos orar, mas não conseguimos dizer uma única palavra. Tudo parece muito difícil. A carne não consegue orar. Como conseguiremos  nos livrar dessa incapacidade e dessa preguiça? A resposta é: orando com a (e a) Bíblia! Leiamos em voz alta as promessas que falam da oração. Jesus disse: "Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis, batei, e abrir-se-vos-á" (Mateus 7:7). 

Conclusão


Na oração podemos louvar, adorar e agradecer ao Senhor por todos os benefícios que Ele nos tem concedido. Oremos, pois, e o inimigo não encontrará oportunidade alma, Vou encerrar este artigo com o mesmo versículo que o abri: 
"Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito. Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade" (1 Timóteo 2:1-4). 
Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário