A Igreja Cristã Contemporânea - composta pela a minha, a sua, a nossa igreja local, independente da denominação - tem se firmado muitas vezes em uma sucessão de equívocos na formação de seu compêndio doutrinário. O problema que muitos desses equívocos, apesar de ter provado biblicamente sua inviabilidade teológica, por causa da dureza de muitos líderes que não assumem seus erros, ainda persistem e vão levando outros à disseminação do engano. E é sobre um desses equívocos que irei falar neste artigo: Levitas! Para isso vamos entender o que afinal foi o levirato? Só para adiantar: não existem levitas na Igreja Contemporânea.
Quem foram os levitas?
Deuteronômio 10:8 - “No mesmo tempo o SENHOR separou a tribo de Levi, para levar a arca da aliança do SENHOR, para estar diante do SENHOR, para servi-lo, e para abençoar em seu nome até ao dia de hoje.”
Se pararmos para observar, muitos dizem serem levitas, mas não sabe a responsabilidade tremenda que um levita teve, se soubessem não se autointitulariam como tais. Vamos entender um pouco sobre a palavra que deu origem ao nome levita. Levi do hebraico lêwi ligado a raiz iâwâ significa "juntar", ou ainda hillaweh que significa unir. O nome Hillaweh (Leví) é da mesma família onomatopaica da palavra haleluia... Bem! Agora vamos ver um pouco de história da Bíblia para entender o porque desse nome.
"Outra vez concebeu Lia, e deu à luz um filho, e disse: Agora, desta vez, se unirá mais a mim meu marido, porque lhe dei à luz três filhos; por isso, lhe chamou Levi" (Gênesis 29:34).
Preste atenção no que lemos agora, o nome Levi significa unir, vemos também que essa reunião referida no texto é a união do esposo com a esposa. Analisando direito, podemos concluir que, em figura contextual de linguagem, o levita foi o responsável por unir a Esposa (igreja) ao Esposo (o Senhor). A primeira pergunta a se fazer: sendo você um "levita", está usando o dom que Deus confiou a você para unir o que a quem?
Cantor e músico NÃO SÃO levitas
Talvez uma das mudanças mais equivocadas que vi nesse período tenha sido a transformação do serviço de música em "Ministério Levítico". Há até o absurdo de congressos, seminários, festivais de músicas e afins que são chamados como sendo "de/para 'Levitas'". Primeiramente o que é um levita? Afirmo sem medo de errar que se essa pergunta for feita aos que se autointitulam ou que são intitulados como "levitas" não saberão responder a essa pergunta. Mas, vejamos. Trata-se de uma família, uma das 12 tribos de Israel, que era destinada a TODO serviço no tabernáculo, e mais tarde no templo. Eles eram músicos. Mas também eram porteiros, faxinheiros, sacerdotes. E o nome levita absolutamente nada tem a ver especificamente com a música, mas sim com a tribo/família de Levi, um dos 12 filhos de Jacó.
Acender o menorá, trocar os pães da preposição, a água da bacia, isso era função do levita. Também eram carregadores. Somente eles eram autorizados a carregar a arca da aliança e as partes do tabernáculo, que eles mesmos montavam e desmontavam sempre que a nuvem ou a coluna de fogo estacionassem em algum ponto do deserto. Então a música era apenas uma dentre tantas funções dos levitas. Curiosamente o livro de "Levíticos" não tem nenhuma canção. Nenhum salmo sequer. Nesse ponto alguns chegam a pensar: "Então todo mundo que trabalha na igreja deveria ser chamado de levita"... Ao que caberia a resposta: "Se essa igreja não fosse cristã, pode até ser". Isso porque Jesus, o fundador da SUA igreja, não era levita. Ele era da tribo de Judá, certo? Logo aqueles que foram gerados nele não são gerados pela linhagem de Levi. Isso dá um nó na cabeça? Não deveria. Basta fazer um estudo das Escrituras com o cruzamento de dados obedecendo o principio da contextualidade.
No capítulo 7 do livro de Hebreus há uma excelente explanação sobre o tema. Sobre Jesus, o escritor aos hebreus afirma que ele é "sacerdote eternamente segundo a ordem de Melquisedeque": "De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão?" Então Jesus e nenhum de seus seguidores são feitos levitas. (nem mesmo os músicos e menos ainda os cantores).
Indo à fundo na História
Voltemos um pouco na história, Arão o primeiro sacerdote do tabernáculo (Êxodo 28:1 - Porque Jetro também era sacerdote em Midiã - Êxodo 3:1), ele era levita (Êxodo 4:14). Em Êxodo 28 Deus separa estas pessoas para o cargo de sacerdote (Levita), eles tinham que ajudar nos serviços sagrados do tabernáculo. Seu serviço era cuidar do tabernáculo e de seus utensílios, inclusive carregando tudo isso durante a viagem pelo deserto, veja: “Faze chegar à tribo de Levi, e põe-na diante de Arão, o sacerdote, para que o sirvam, e tenham cuidado da sua guarda, e da guarda de toda a congregação, diante da tenda da congregação, para administrar o ministério do tabernáculo. e tenham cuidado de todos os utensílios da tenda da congregação, e da guarda dos filhos de Israel, para administrar o ministério do tabernáculo. Darás, pois, os levitas a Arão e a seus filhos; dentre os filhos de Israel lhes são dados em dádiva.” Números 3:6-9.
No capitulo 4 de Números, veremos os deveres dos Levitas. Naquele tempo, os levitas não eram responsáveis pela música no tabernáculo. Afinal, não havia uma parte musical no culto estabelecido pela lei de Moisés, embora as orações e sacrifícios incluíssem o sentido de louvor, adoração e ações de graças, mas você deve estar se perguntando: O que, que tem a ver Levita com cantores, músicos, tocadores? Nos tempos do Rei Davi, Davi inseriu a música como parte integrante do culto. Afinal, ele era músico e compositor desde a sua juventude (1 Samuel 16:23). Então, atribuiu a alguns levitas a responsabilidade musical. Em 1 Crônicas (9:14-33; 23:1-32; 25:1-7), vemos diversas atribuições dos levitas. Havia então entre eles porteiros, guardas, padeiros e também cantores e instrumentistas (2 Crônicas 5:13; 34:12) e em Neemias eles ensinavam o povo a Lei, Neemias 8:7. Ou seja, os levitas eram também profundos conhecedores da Palavra de Deus. E você, que se diz levita, tem uma profunda intimidade com a Bíblia?
Levitas?
Continuando... Nos dias de hoje, existe levitas? Quero que você reflita nos pontos que colocarei e você tirará as suas conclusões revendo o que eu já expus acima:
- Como vimos, os levitas eram da tribo de Levi (Nm 3:6), e hoje existe um tocador, músico de sua igreja da tribo de Levi?
- Levita (no hebraico לוי quer dizer; devoto, unido ajudavam no serviço do tabernáculo - Nm 3:6-9), hoje muitos “levitas” só pensam em status, só querem os púlpitos (ou seriam os "palcos"?) mas não querem ajudar na Casa de Deus. Mas você deve estar dizendo: Não existem os cooperadores e diáconos? Sim! Mas temos que todos cuidar da Casa de Deus, dar-te-ei um exemplo: Na sua casa, só porque a sua mãe a limpa, ou tem uma empregada doméstica você vai deixar tudo sujo, mal arrumado, tudo para elas fazerem? Não, eu acho!
- Você se apresenta em sacrifício vivo diante de Deus? (Rm 12:1,2).
- Você está orando, ou vocês acham que os levitas só faziam o que era para fazer no templo e acabava ali? Qualquer um que tem ou deseja ter um cargo/ ministério na igreja tem que viver em constante oração e em total consagração. Essa é regra e aqui não cabe as exceções. (1 Ts 5:17).
- Você ensina a Palavra de Deus a alguém, assim como foi em Neemias na reforma liderada por Esdras, (Neemias 8). Porque quando Esdras foi ler a Lei para o povo Judeu, os levitas ensinam a Lei para o povo, e ensinar não é apenas ler a Palavra de Deus, ensinar no latim ensinaire, significa; alimentar, preparar o indivíduo para fora (mundo).
- A dança faz parte do louvor na forma de culto de algumas igrejas, certo? Sendo assim, seguindo essa "lógica", os que dançam na igreja também são "levitas", certo? Entretanto, os Levitas não dançavam no Templo, a dança tinha um significado isto se vê em Êxodo 15:20 quando Miriã dançou com suas irmãs, mas dançaram por causa da vitória que Deus lhes deu, mas não dançaram dentro do tabernáculo e nem no templo, muito menos dentro da igreja. E, o que tinha Miriã a ver com a tribo de Levi? Absolutamente nada.
Logo...
Se você quer ser um “levita”, espere em Cristo obedeça a sua Palavra, e sua sã doutrina, seja cheio do Espírito Santo, honre e seja submisso a seus pastores (Hb 13:17), seja obediente aos seus pais porque é o primeiro mandamento com promessa (Efésios 6:2), santifique a sua vida ore, jejue, leia, estude e pratique a Palavra de Deus medite nela. Sirva a sua igreja local e esteja sempre disponível "para o que der e vier". Mas, entenda, NÃO EXISTEM MAIS LEVITAS NA COMPOSIÇÃO DOUTRINÁRIA DA IGREJA CONTEMPORÂNEA. Você não vê Jesus, o dono da Igreja e nem os apóstolos citarem absolutamente nada sobre a continuidade do levirato na Novo Testamento. Inclusive, por isso, toda a base bíblica usada neste artigo é de maioria vero testamentária. Para concluir, sugiro que leia atentamente 1 Coríntios 12:14-27 e faça uma leitura com carinho da epístola aos Hebreus, cujo principal tema é o Sacerdócio Superior de Jesus Cristo, o leão da TRIBO DE JUDÁ.
“... vem o dia em que ajuntarei todas as nações e línguas; e virão e verão a minha glória. E também deles tomarei a alguns para sacerdotes e para levitas, diz o SENHOR.” - Isaías 66:18,21
Nenhum comentário:
Postar um comentário