Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de abril de 2015

BÍBLIAS DE ESTUDO


Estudar a Bíblia está na moda. Nunca houve tantas e tão equipadas versões dos Textos Sagrados à disposição dos crentes. Há opções para quem gosta de doutrina, para aqueles que preferem assuntos temáticos ou mesmo para os que desejam apenas informações complementares. Mulheres, homens de negócios, pastores, ministros de louvor, professores, famílias inteiras, adolescentes, crianças, pregadores. Independente do chamado ou da ocupação da pessoa, do interesse em conhecer de forma sistemática as principais profecias ou apenas ter amparo em seus momentos devocionais, cada uma pode ter voltada para sua área e preferência. As Bíblias de Estudo, que há muito tempo são uma tendência mundo afora, ganharam de vez as prateleiras e estantes de livrarias e casas nacionais. Em um único volume, eles substituem os tradicionais comentários bíblicos e estão cada vez mais parecidas com enciclopédias.

Em todas as edições da ExpoCristã - feira de exposição de empreendimentos voltados ao público evangélico -, as Bíblias de Estudos foram um destaque à parte. Apesar de antigas - acredita-se que a mais velha versão tenha surgido a partir dos estudos produzidos pelos reformadores calvinistas em Genenbra, na Suíça -, as primeiras Bíblias de Estudo ganharam o Brasil nos anos 1960 e 70. Mas a partir da década de 90 é que houve o boom dessas publicações por aqui. Tradicionalmente, os especialistas as classificam em três tipos: as doutrinárias, as temáticas e aquelas que possuem informações complementares ao texto. Porém, na prática, o conceito de Bíblia de Estudo se tornou tão amplo nos últimos anos que deu margem para que versões repletas de estudos profundos e outras com alguns poucos quadros devocionais entrassem no mesmo balaio.

Assim, é possível encontrar entre os textos de estudo, a Bíblia da Mulher, a Bíblia da Liderança Cristã, a Bíblia da Família Cristã, a Bíblia Anotada, a Bíblia de Batalha Espiritual e Vitória Financeira, a Bíblia dos Atletas de Cristo, a Bíblia disso e daquilo outro... Essa enorme variedade de versões tornou-se possível graças às novas tecnologias, algo bastante atual mesmo. Já cheguei a encontrar uma tal de Bíblia de Estudos do Sujeito (???). Aquilo me chamou a atenção e fui olhar as notas e comentários, mas só encontrei espaços em branco. Foi aí que me explicaram que eram reservados para o próprio leitor pudesse fazer seus apontamentos e produzir um material personalíssimo. As Bíblias de Estudo atravessam seu auge. Não acredito que crescerão muito mais no mundo, onde já foram uma tendência, mas ainda há muito material inédito parra ser publicado no Brasil.

A SBB (Sociedade Bíblica do Brasil) é uma das campeãs nesse tipo de publicação. Recentemente, lançou mais três dessas Bíblias. A Avivamento e Renovação Espiritual traz 421 quadros sobre despertamento e observações escritas pelo centenário pastor batista Eneas Tognini. Apesar da grande variedade e de recursos - hoje é possível encontrar muitas Bíblias de Estudo em todas as plataformas tecnológicas - que parecem quase infinitos, é preciso muita atenção na hora de escolher a versão. São obras muito úteis se forem bem utilizadas. Mas é preciso entender que o valor de seus comentários não equivale ao dos próprios textos inspirados. Além do mais, são geralmente indicadas para líderes, estudiosos e pastores. Para os iniciantes, recomendo os bons e velhos textos mais simples, mas igualmente ricos e ilimitados em seus recursos pelo poder de Deus.

Relação de algumas Bíblias de Estudo disponíveis no mercado:


B. E. Pentecostal - CPAD
B. E. Vida Nova - SBB
B. E. Plenitude - SBB
B. E. Dake - CPAD
B. E. Scofield - Holy Bible
B. E. Shedd - SBB
B. E. King James - BV Books
B. E. Thompson - SBB
B. E. de Genebra - SBB
B. E. Vida Plena - Atos


Nenhum comentário:

Postar um comentário