Total de visualizações de página

sexta-feira, 28 de novembro de 2025

ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU

¹ "Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. ² Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; ³ Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus" (Colossenses 3).
Se você soubesse que amanhã seria o seu ultimo dia de vida, você viveria da mesma maneira que você viveu hoje? Faria as mesmas coisas que você fez hoje?
Meus amigos e irmãos, Paulo estava escrevendo para aqueles que já haviam se entregado totalmente ao domínio de Cristo, ou seja, mortos para os rudimentos desse mundo, e que agora, viviam somente para Jesus, o autor de nossa fé.

Vivendo na terra, com o pensamento no que é celestial, é uma decisão que exige bastante esforço e uma completa renúncia para o cidadão que na verdade quer ser um "morador do céu".

O próprio Senhor declarou em Mateus 16:24:
"Então disse Jesus aos seus discípulos: 'Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me'".
Uma vida de total renúncia das vontades próprias e dos prazeres carnais, deve ser contínua, e não apenas momentânea.

Ser santo não é ser alienado, é ser separado


A vida do cristão deve ser de total dedicação exclusiva a Jesus. Viver sempre pensando no céu, é uma das maneiras de não desistirmos de nosso propósito como cidadão da nova pátria celestial.

Jesus preparou no céu um novo lar para nós, Em João 14:2,3, o Mestre declarou aos discípulos: 
"Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vô-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também."
Em Apocalipse 21:1-3, João teve a visão desse lugar e escreveu: 
"E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. 
E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. 
E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: 'Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus'".
Ao ler essa passagem, eu fico pensando no êxtase espiritual do apóstolo João, ao ter essa visão. Para quem já nasceu de novo será prazeroso pensar nas coisas do alto, e não nos prazeres da injustiça que entristece a Deus.

Atitudes para vivermos como se cada dia fosse o nosso último dia


Uma das lições mais importante que devemos aprender, é viver a cada dia como se fosse o nosso ultimo dia de vida.

Se soubéssemos que amanha seria o nosso ultimo dia de vida, como seria o nosso ultimo culto? Último dia de trabalho? Último dia com a família? Último dia como cristão aqui na terra?...

No texto de 2 Reis, Deus disse ao Rei Ezequias: 
"...põe a tua casa em ordem, porque morrerás e não viverás..."
Mas devido às orações e lágrimas do Rei Ezequias, Deus o curou e acrescentou 15 anos de vida a ele (2 Rs 20:1-6Isaías 38:1-5).

Bem diferente de Ezequias, não sabemos qual o nosso ultimo ano, ou último dia de vida, por isso precisamos aprender a viver cada dia como se fosse o último. 

Sem dúvida esta é a melhor maneira de aproveitarmos a vida, e vivermos melhor. 

Vejamos 3 atitudes que devemos tomar, para vivermos assim na Terra como se estivéssemos no céu.

1ª Atitude – Temos que esquecer as feridas do passado – Filipenses 3:13,14


É impossível alguém viver bem, sem se desprender das perdas e traumas do passado.

Não podemos ficar preso no passado remoendo traumas e perdas que marcaram negativamente a nossa vida.

O Apóstolo Paulo, foi um perseguidor da Igreja, e consentia nas mortes dos cristãos, porém, depois que Paulo recebeu Jesus, ele disse que se esqueceu das coisas que para trás ficaram, e avançava para as que estavam diante dele.

Como cristão também temos que ter a mesma atitude de Paulo (2 Coríntios 5:17).

2ª Atitude – Valorize cada momento com sua família – Eclesiastes 9:9


O tempo passa muito rápido, lamentavelmente muitas pessoas passam a vida toda correndo de um lado para o outro, e esquecem de desfrutar aquilo que Deus nos deixou de mais precioso nesta vida; a família.

Muitos tem trocado momentos preciosos com a família, por trabalho, dinheiro, "amizades", etc...

Não sabemos quanto tempo teremos para desfrutar ao lado de nossa família, por isso não podemos trocar a família pelos cuidados e riquezas deste mundo. 

3ª Atitude – Esteja sempre preparado para se encontrar com Deus – Amós 4:12, Tiago 4:14 


Diferente do que pensam algumas religiões, a Bíblia nos ensina que só temos uma vida para determinar onde passaremos a eternidade (Hebreus 9:27).

Não teremos uma segunda vida para escolhermos entre o céu e o inferno. Pode parecer chocante, mas precisamos estar conscientes disto.

Muitos só se preocupam com o aqui e agora, como se essa vida passageira fosse tudo, mas não é. Precisamos viver a cada dia preparado para se encontrar com Deus.

QUATRO COISAS QUE DEVEMOS GUARDAR


Agora, quando falamos sobre a necessidade de guardar valores espirituais, muitas vezes não damos a mesma importância que damos para as coisas matérias.

A Bíblia fala de muitas coisas que devemos guardar, neste estudo estaremos sintetizando quatro coisas essenciais que segundo a Palavra de Deus nós devemos guardar.

1) A Palavra de Deus – Salmo 119:11


Com certeza, a Palavra de Deus é a mais substancial e significativa dádiva que devemos não só adquirir como preservá-la guardando-a no nosso coração.

Esconder a Palavra de Deus em nosso coração é um meio de evitar o pecado, também devemos colocar a Palavra de Deus em prática em nossa vida, fazendo dela um guia vital para tudo o que fazemos (Tg 1:22,25).

2) O Coração – Provérbios 4:23, Marcos 7:21-23


Nosso coração é a sede de nossos sentimentos e desejos, ele dita como viveremos. 

Salomão disse que acima de tudo, devemos guardar nosso coração, tendo certeza de que se nossos desejos estiverem de acordo com os propósitos de Deus, permaneceremos no caminho certo.

3) A Língua – Pv 21:23, Tg 1:26


Em Pv 18:21, está escrito que:
"...a morte e a vida estão no poder da língua..."
O que sai de nossa boca será usado pelo Espírito de Deus ou pelo inimigo de nossa alma.

Quando usamos a língua como um canal de benção é como se ela fosse um manancial de águas cristalinas, porém quando a usamos para murmurar, amaldiçoar ou fazermos comentários pecaminosos dos outros, a nossa boca fica como uma rede de esgotos, por onde só passa aquilo que deve ser lançado fora. 

4) Os Olhos – Mt 6:22, 23


Os olhos são o principal meio de entrada das informações que recebemos de tudo o que nos cerca.

É uma grande porta para que os desejos cheguem ao nosso coração. Por isso devemos vigiar o que olhamos e como olhamos.

O texto lido diz que se nossos olhos forem bons, todo o nosso corpo estará na luz, mas se forem maus, todo nosso corpo estará em trevas. 

Você tem guardado a Palavra de Deus? Tem guardado seu coração, tem guardado sua língua e seus olhos do mal?

Que possamos, a cada manhã, pedir a Deus, que Ele nos ajude a conservar nosso coração, língua e olhos, irrepreensíveis, e também que possamos guardar Sua Palavra em nossos corações para não pecar contra Ele.

Conclusão


Neste artigo aprendemos juntos que para viver o melhor de Deus precisamos viver a cada dia como se fosse o nosso ultimo dia de nossas vidas.

Precisamos esquecer das feridas e perdas do passado, aprender a valorizar cada momento com nossa família e estar sempre preparado para se encontrar com nosso Deus!

Que o nosso alvo maior seja a nova pátria que Deus nos preparou e que a nossa alma tanto anela. Viver na terra e pensando no céu, é manter o alvo maior, que é Jesus.

É como declarou o escritor da carta ao Hebreus no capítulo 12 e o versículo 2:
"Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus."
Devemos pensar mais no céu do que na terra, porque o homem é mais espiritual do que material.

Nossos anos de vida nesse mundo é muito pequeno em relação a eternidade que um dia teremos que enfrentar, com ou sem Deus.

Se pararmos para pensar mais no céu, entenderíamos que todas as dificuldades que aqui nesse mundo enfrentamos não se pode comparar com o que Deus preparou para cada um de nós. Paulo destacou isso em Romanos 8:18: 
"Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada."
Devemos olhar e pensar mais no céu, porque de lá vem tudo o que é perfeito. 

Tiago 1:17: 
"Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação".
Devemos pensar mais no céu, por que lá está o trono de Deus. Onde está a nossa riqueza e sem o risco de perde-la. Jesus disse em Mateus 6:19-21: 
"Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; 
Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. 
Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração."
Amém?


Ao Deus Todo-Poderoso e Perfeito Criador, toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blogue https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização frequentes dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
  • O blogue CONEXÃO GERAL presa pelo respeito à lei de direitos autorais (L9610. Lei nº 9.610, de 19/02/1998), creditando ao final de cada texto postado, todas as fontes citadas e/ou os originais usados como referências, assim como seus respectivos autores.
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário