Total de visualizações de página

quarta-feira, 27 de abril de 2022

ORGULHO: UM VÍRUS MORTAL QUE CONTAMINA A MUITOS

"Antes, Ele dá maior graça; pelo que diz: 'Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes'" (Tiago 4:6).
Orgulho é algo que Deus jamais tolera em um ser humano, pois Ele é a essência da humildade; nEle, nunca houve, há ou haverá qualquer tipo de prática semelhante, porque essa característica é uma peculiaridade do Seu arqui-inimigo — o diabo.

O universo da fé caminha na contramão do mundo secular. Enquanto as pessoas trabalham incansavelmente para alcançar sua própria glória — contando com os elogios concedidos pelos homens, os quais lhes proporcionam muito orgulho ­— os que são de Deus trabalham para que a glória e os louvores sejam dados ao Único que é digno de recebê-los — Jesus.

Análise bíblica


Na visão cristã, o orgulho é nocivo a nossa espiritualidade. Ele é como o HIV, que entra no sangue, normalmente, no momento do prazer, do clímax sexual. Quando o parceiro está se deliciando no corpo de seu/sua parceiro(a), portador(a) do vírus, ele jamais sente os bichinhos da morte penetrarem em seu organismo, se alojando até o momento certo de se manifestarem, para destruí-lo completamente.

Da mesma forma acontece com o dependente químico. No momento em que a agulha contaminada está injetando o líquido do prazer em seu sangue, o vírus aproveita a carona e penetra no organismo, causando o fim trágico de uma vida.

Em uma geração tão individualista como a atual, não é raro encontrar quem "se ache" em sua soberba. Muitas vezes, há quem seja orgulhoso mesmo tendo boas intenções, pois tem a ideia de que foi criado para resolver tudo na "força do próprio braço". Por outro lado, também não é incomum a inevitável queda de quem se ensoberbece.

Entretanto esse comportamento não é exclusivo das gerações recentes. Até a Bíblia o registra e orienta o que acontece com quem cultiva esse sentimento e com quem o rejeita: 
"Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós" (Tiago 4:6,7).
Vou explicar o que representa este versículo: resistir significa enfrentar. A quem é soberbo, Deus resiste, ou seja, Ele enfrenta, quebra o orgulhoso. E, citando outra passagem que faz essa afirmação, justifica por que Deus age dessa forma — a Bíblia diz que Deus odeia o orgulho: 
"aquele que tem olhar altivo e coração soberbo não suportarei" (Salmo 101:5). 
O soberbo fica cego e surdo, não ouve ninguém e não enxerga o que está à sua frente.

Válido enfatizar que o orgulho foi o primeiro pecado, cometido pelo diabo Céu: o diabo queria um trono acima do Altíssimo. Em seguida, ele rebelou-se contra Deus e foi banido de Sua Presença, dando origem à fonte de todos os males. 

Por isso, o orgulho é a raiz de muitos problemas. Uma pessoa pode não querer o diabo, mas nutre dentro de si o que gera demônios, porque o que gerou o diabo foi justamente o orgulho.

Em razão desse fato, o primeiro pecado do ser humano também foi consequência do orgulho. A serpente dizia a Eva que, se ela comesse do fruto proibido, seria igual a Deus (não era isso que queria o diabo?). Mas nós não somos e nunca seremos iguais a Ele. Por isso, quando alguém manifesta o orgulho, Deus vê satanás nessa pessoa.

Também destaco que o orgulho acaba sendo cultivado no interior da pessoa. Às vezes alguém pode elogiar nos elogiar tanto, nos dizendo que somos humilde, que aí podemos encher o coração de orgulho.

E, na minha caminhada cristã de quase quatro décadas, já vi gente se perder porque se achava santa demais, pura demais, porque jejuava e orava muito, mas começou a se achar melhor do que todo mundo.

Ao longo da Bíblia, há histórias que demonstram como o orgulho foi prejudicial, mas também como a humildade foi benéfica. Uma delas é sobre Naamã. Ele foi um grande general sírio que só olhava para sua patente, seu título e não enxergava sua lepra, até o dia em que se humilhou e Deus teve misericórdia dele, curando-o (2 Reis 5:1-27).

Hoje em dia, também há histórias de quem entendeu que seus problemas e perdas derivaram do orgulho.

Como a Psicanálise explica o orgulho?

"O homem orgulhoso pode aprender a humildade, mas ele vai se orgulhar disso." — Mignon McLaughlin (✰1913/✞︎1983 — foi uma escritora e jornalista estadunidense)
É muito difícil ajudar uma pessoa orgulhosa. Seu orgulho não lhe deixa reconhecer que precisa de ajuda, e muito menos aceitá-la. Há alguma esperança para essa pessoa? Às vezes me pergunto.

Por outro lado, eu não acho que as pessoas orgulhosas se tornaram orgulhosas por escolha. Não consigo imaginar que a pessoa um dia decidiu: 
"Sabe de uma coisa, de agora em diante vou ser orgulhoso."
Portanto, o orgulho entrou neles sem eles perceberem. Mas como?

Eu não tenho a resposta. Mas eu acho que uma razão é que eles se apaixonaram por si mesmos. De alguma forma, eles começaram a admirar muito mais suas próprias qualidades acima do que as de outras pessoas, a ponto de desprezá-las ou achá-las inferiores.

Não me entenda mal: todo mundo precisa de uma boa dose de amor-próprio. Isso é bom e saudável. Mas as pessoas orgulhosas levam isso longe demais. Não é por acaso que Deus requer que as pessoas O amem acima de si mesmas:
"Se alguém vem a mim e não odeia seu pai e sua mãe, esposa e filhos, irmãos e irmãs, sim, e também à própria vida, ele não pode ser meu discípulo" (Lucas 14:26).
A única segurança que temos contra o orgulho é amar a Deus acima de tudo, todos, e de nós mesmos. Portanto, é impossível que uma pessoa conheça e ame a Deus e seja orgulhosa.

O exemplo do Senhor Jesus


O orgulhoso não ouve Deus, por que o orgulho o faz completamente cheio de si. A palavra de Deus nos orienta sobre como devemos agir. O diabo se encheu de si e o Senhor Jesus Se esvaziou de Si. Satanás quis estar acima de Deus, mas o Messias desceu de Sua posição para nos salvar (Filipenses 2:1-11).

Seguindo a orientação do apóstolo Paulo, o que devemos fazer é ser como Jesus. Quando o indivíduo é orgulhoso, não consegue imaginar aonde vai parar, como satanás, que conseguia imaginar estar acima do Altíssimo, mas não que moraria no inferno. Só que, em vez de subir, ele caiu, enquanto o Senhor Jesus, por Se humilhar, foi exaltado pelo Pai. Essa é a lição que deve ser levada em conta.

Conclusão


É muito difícil falar sobre orgulho sem lembrar (não criticando; porém, tomando como aprendizado, para não cometermos os mesmos erros) de pessoas que estiveram conosco — e Deus, por meio deles, operou muitos milagres, como cura e libertação — mas esqueceram de que eram apenas instrumentos nas mãos do Médico dos médicos.

Você já viu alguém que passou por uma cirurgia bem-sucedida elogiar o bisturi? Ou a pinça utilizada no procedimento? Normalmente, se elogia o cirurgião, e não os instrumentos, não é verdade?

Nós, pastores, obreiros, líderes... não passamos de um bisturi, que deve estar bem afiado e esterilizado para ser usado. Caso contrário, seremos substituídos por outro que esteja apto para a cirurgia espiritual de transformação de vidas.

Que Deus tenha misericórdia de nós e sempre nos faça lembrar que não passamos de um instrumento em Suas mãos.

A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.
Apesar da flexibilização no uso da máscara, onde o uso do acessório já não é mais obrigatório nos ambientes abertos em muitas regiões da Federação, o bom senso e a concientização individual, ainda é uma premissa para a segurança e a proteção coletiva.
Respeite a etiqueta e o distanciamento sociais e evite aglomerações. Não confuda avanço na vacinação e flexibilização com o fim da pandemia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário