O capítulo de Provérbios 31 uma bela exposição sobre as características da mulher virtuosa. A mãe do rei Lemuel a descreveu como mais valiosa que o rubis, além de ser rara. Não é fácil encontrá-la.
Sua fidelidade ao casamento e a seus filhos é notada. Ela inspira confiança tanto nele, quanto nos filhos. Não é uma mulher vadia, ela é fiel. Além disso, ela o encoraja todos os dias, em seus lábios não estão as palavras de desânimo, apenas as de ânimo, isso de maneira constante.
Entendendo o contexto divino de virtuosidade
No dicionário da língua portuguesa, a palavra virtuoso é definida como repleto de virtudes (boas caracteristicas morais), honrado, honesto, que expressa boa conduta, em conformidade com o correto, cheio de ânimo e de boa vontade, esforçado, que alcança o propósito esperado e eficaz.
Abíblia também descreve esse atributo, que é direcionado às mulheres, em Provérbios 31:10-31, que destaca que a mulher virtuosa é uma pessoa de muito valor, com boas atitudes e rara.
Quando uma mulher se depara com essa descrição — cheia de adjetivos —, parece que jamais vai alcançá-la, mas não é por acaso que ela é pauta do Texto Sagrado e foi deixada como exemplo pelo Próprio Deus.
O papel da mulher
Feminismo X O princípio de Deus
Deus planejou a mulher de forma que ela, mesmo se mantendo fiel ao PRINCÍPIO DIVINO DA SUBMISSÃO (caso alguma de minhas ilustres e respeitosas leitoras não concorde, sinta-se a vontade para questionar com Deus), ser bem-sucedida nessa tarefa de ser virtuosa. Para isso, é imprescindível que ela se mantenha sábia, só assim que ela irá se tornar virtuosa, mantendo o temor a Deus, que se reflitirá no temor a Ele.
Em Provérbios, a mulher virtuosa é descrita como digna de confiança, sábia, bondosa, caprichosa, prendada, não preguiçosa e com capacidade de liderança. Esse é o tipo de mulher que Deus espera das suas servas: espiritual, que dependa dEle, que faça tudo em harmonia e com o coração voltado em agradar a Deus. Então, em tudo ela será bem-sucedida.
A mulher virtuosa, é, portanto, admirada por todos ao seu redor porque ela procura agir com temor, respeitando o seu marido e auxiliando sua família (no caso dela ser casada).
Infelizmente, por causa dos conceitos feministas que têm sido infiltrado nas fileiras evangélicas, muitas são as mulheres que não têm dado atenção a esse atributo porque estão preocupadas em disputar o espaço com os homens — é o tal do "empoderamento".
A força não é para a mulher, então o seu louvor deve estar em fazer o seu papel de administrar o lar e sua família com sabedoria, providenciando tudo o que é preciso. E essa saberdoria vem dos ensinamentos de Deus, ouvindo a Sua Voz e seguindo a Sua Palavra.
Porque não é fácil ser uma mulher virtuosa?
Família, trabalho, ministério. Cuidados dos velhos e novos tempos na vida de qualquer mulher. Com os desafios do mundo moderno, estes cuidados podem se tornar inconciliáveis, perante a cobrança que a própria mulher se faz.
Porém, pela misericórdia e Graça de Deus e à luz de Tua Palavra, e da fé, as mulheres podem ser e se reconhecer como mulheres virtuosas, vitoriosas em Jesus, também nos dias de hoje.
Como vimos anteriormente, a mulher virtuosa deve ser sábia, edificar a sua casa, administrar seus afazeres, zelar por tudo ao seu redor. Mas, o que é ser uma mulher virtuosa nos novos tempos? Quando o termo mulher virtuosa vem à sua mente, o que você pensa a respeito do seu comportamento? Mesmo vivendo na era da informação, é possível às mulheres terem a virtude do Senhor em suas vidas?
Meditando em Provérbios 31, pode-se obter algumas respostas do Senhor e também relacionar as peculiaridades citadas. Primeiramente, a virtude que o Senhor atribui, tem o significado de força, integridade e qualidade.
O ditado popular diz:
"Por trás de um grande homem, há sempre uma grande mulher".
Mas, a palavra de Deus respalda que devemos estar ao lado, já que Eva, foi criada a partir da costela de Adão, e não da cabeça, para que esteja acima ou dos pés para que esteja abaixo.
Conclusão
À mulher, Deus reservou o papel de auxiliadora, de progenitora, de amor pleno ao marido, honestidade, sobriedade e fidelidade em tudo. Isso, em nenhuma hipótese é algo que diminui e/ou deprecia à mulher. Sua importância no contexto social, profissional, ministerial e familiar é inquestionável, indescutível.
Com o passar dos anos, percebemos que muitas mulheres, ganham muito mais atribuições devido ao espaço conquistado na sociedade. E cada vez mais em postos elevados, mais elas sentem a pressão desta competitividade, e a tendência é distanciarmos de Deus.
Por isso, somente uma maior proximidade de Deus, fará com que elas possam ter e manter essa virtude que a Bíblia relata. Servindo ao Pai, de forma plena, as pessoas reconhecerão nelas, a marca da virtude. O segredo da mulher virtuosa é a maneira sábia de amar a Deus sobre todas as coisas e administrar sua família, seu trabalho e seu ministério.
Examine-se em relação à virtude divina. E em cada divisão de sua vida, seja ela, pessoal, sentimental, familiar, ministerial ou profissional, e cumpra a descrição da mulher virtuosa: aquela que faz o bem, trabalha de bom grado e pratica a sabedoria.
- Escrevi mais sobre este tema nos artigos: "Segura, Varoa! Mulher Empoderada ou Mulher Virtuosa, Qual é a Sua Opção?", "Mãe, Esposa e Profissional: Os Desafios da Mulher Cristã", "De Costela à Mulher", "Feminismo e Virtuosidade, Eis a Questão".
[Fonte: Guia-me, por Patrícia Regina]
A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.
O uso correto da máscara não precisava ser obrigatório, por se tratar de uma proteção individual extensiva ao coletivo. É tudo uma questão não de obrigação, mas de consciência.
Respeite a etiqueta e o distanciamento sociais e evite aglomerações. Não confuda avanço na vacinação e flexibilização com o fim da pandemia
Nenhum comentário:
Postar um comentário