Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

PAPO RETO - SIMPATIA NÃO É UMA QUESTÃO DE FÉ, É UMA QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA

Resultado de imagem para Imagem de pessoa simpática
"A respostas branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira" (Provérbios 15:1).
Ser simpático é ser amável, respeitador, simples, bondoso e compreensivo. A simpatia é um atributo humano indispensável para a nossa relação social no dia-a-dia. É claro que nem sempre se consegue manter o sorriso, principalmente nas horas difíceis, mas, se a pessoa tem domínio próprio, sabe como agir nessas horas. Existe algo mais desanimador do que lidar com pessoas iracundas, que estão sempre com aquele semblante carregado, como se carregasse sempre sobre a cabeça nuvens escuras e raios?
Tem muita gente nas fileiras evangélicas que se vangloria por ser "pavio curto", do tipo que "não leva desaforo pra casa". É o "crente pitbull". Vive rosnando pelos cantos, mostrando a presa e sempre pronto a dar uma mordida. Ou o "crente cavalo", que vive dando patadas em todo mundo. Seria esse o perfil de alguém que se diz imagem e semelhança de Deus?
"Entretanto, o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas virtudes não há Lei" (Gálatas 5:22,23 - grifos meus).
Evite usar palavras duras com seus colegas, porque elas podem lhe trazer sérios aborrecimentos. É verdade que ninguém consegue agradar a todos, sempre existe uma ou outra pessoa cujas ideias se contrapõem às nossas. Contudo, se a pessoa mantém uma atitude antipática e não agrada a ninguém, acaba formando muitos inimigos, que num momento ou outro poderão prejudicá-la.
"Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo que é de boa fama, se alguma virtude há e se se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento" (Filipenses 4:8).
Ser simpático com as pessoas, em todos os âmbitos de relacionamentos é algo valioso, independentemente da posição que se ocupa ou do setor onde se trabalha. Desde a pessoa responsável pela limpeza ao mais alto cargo hierárquico da instituição, todos devem tratar-se mutuamente de maneira cortês, portando-se adequadamente. Agindo assim, o irmão estará zelando pela boa imagem do ministério, pela sua própria imagem, mantendo, assim, sua conduta e seu testemunho dignamente.

Conclusão


Lembre-se que a simpatia é algo valioso, independentemente da posição que se ocupa ou do setor onde trabalhe e/ou exerça o seu ministério. Ser simpático é muito importante para sua ficha profissional e ministerial, pois é inconcebível que as pessoas se sintam mal atendidas, mal tratadas, e, certamente, elas irão reclamar se isso ocorrer.

E todos sabemos que há uma máxima no comércio que diz que "o cliente tem sempre razão". Trazendo isso para o âmbito eclesial, encontramos orientação na Bíblia, veja:
"Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros" (Romanos 12:10 - grifo meu). 
"Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros" (Filipenses 2:3,4 - idem).
Tome cuidado quando for tratar com os outros, quer seja por telefone, por meio de redes sociais (tem gente que se esquece que o perfil pode ser pessoal, entretanto a rede social é um espaço de domínio público) e, principalmente, se for pessoalmente - muito mais ainda, se sua comunicação for no púlpito. Não use termos vulgares e grosseiros. Não trate os outros com intimidade, se não for íntimo, mas trate sim a todos, com simpatia e educação.
"Portanto, tudo quanto quereis que as pessoas vos façam, assim fazei-o vós também a elas, pois esta é a Lei e os Profetas" (Mateus 7:12).
A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário